quinta-feira, 17 de maio de 2007

Web design - profissão ou não?


Um dos maiores designers do Brasil Alexandre Wollner disse:

"o web design é um fragmento do design. Não existe web designer. Existe o designer que faz web e este profissional tem que aprender tudo, tipografia, fotografia, semiótica, gestalt, matemática, ótica, percepção, comportamento humano, etc. Senão, ele não consegue fazer web".
Sou grande fã do trabalho do Wollner e o admiro como profissional, porém acho que extramente errado afirmar que não existe web designer.
Bom, como eu discordo totalmente dessa afirmação, vou citar o designer que faz web como web designer mesmo, imagine, vou me apresentar a um cliente: "Olá, meu nome é Ana Paula. Eu sou designer de produto que faz web." Meio confuso, não???
Na graduação temos noções básicas de tudo relacionado ao design, cabe a cada um se aprofundar mais naquilo que acha interessante.
Trabalho com web desde 97, sei da importância do meu curso de desenho industrial onde aprendi tipografia, fotografia, semiótica, gestalt, matemática, ótica, percepção, comportamento humano, etc., mas também sei que tive que correr atrás de muita coisa relacionada a programação, aos conceitos, padronização, enfim...
Não acho produtivo ficar discutindo a existência deste profissional.
Se não existe web designer hoje como profissão, vou reclamar pro meu chefe, pois estou registrada como tal.
Ana Paula Aires

>

Nenhum comentário: