Procurando por:

2/05/2008

Planeta Brasil da Globo Internacional terá novidades em 2008

A primeira novidade do Planeta Brasil da TV Globo Internacional em 2008 trará ao programa a estréia do jornalista Renan Leahy como repórter titular da atração semanal da TV Globo Internacional.A nova "cara" do Planeta Brasil, atração dos sábados à noite da TV Globo Internacional, e único programa produzido por grande rede brasileira em função da comunidade brasileira no exterior, é Renan Leahy, um paulista que, sem negar sua cidade de nascimento, faz questão de dizer que, com muito orgulho, que é alagoano.

Renan foi escolhido para a nova função depois de um processo de seleção realizado com jornalistas de várias partes do Brasil. Nascido em São Paulo , o repórter tem mãe gaúcha e pai alagoano. Ainda criança, foi para Maceió e se formou em direito. Mas a paixão pelo jornalismo falou mais alto. Na TV Gazeta, afiliada da Rede Globo em Alagoas, Renan estagiou e trabalhou como apresentador, editor, repórter e produtor. Em 2006, se mudou para São Paulo, onde ficou durante um ano e meio como repórter da Rede Gazeta. Logo após ter se formado em jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas, foi contratado como editor-chefe da TV Educativa de Alagoas, onde também atuou como produtor. Um ano depois já assumia a posição de âncora do AL TV, jornal local da TV Gazeta, afiliada da Rede Globo.

Renan já era conhecido da emissora, por ter estagiado nela durante seu curso de jornalismo. Em meados de 2006 ele foi para São Paulo trabalhar no jornalismo da Rede Gazeta, em nível nacional.

Sua expectativa eh a mais otimista possível:"Estou muito feliz com essa oportunidade e já percebi que será um grande desafio substituir Luciana e Cesar. Que se tornaram muito queridos pelo bom trabalho que desenvolveram. Estou muito ansioso para conhecer melhor essa vida de imigrante.

No pouco tempo em que estou nos Estados Unidos, já pude sentir na pele algumas das dificuldades de quem leva a vida em terras estrangeiras. E percebi a força do apoio da comunidade brasileira, a importância que tem a união com pessoas que também deixaram para trás sua terra natal.

E muito bom saber que há alguém por perto, vivendo experiências semelhantes. "Quero conhecer o mais profundamente a nossa comunidade. Conversar muito, ouvir as lideranças e o imigrante brasileiro, que é para quem se destina o Planeta Brasil e é essa cumplicidade que quero levar para brasileiros nos quatro cantos do mundo", disse.
Casado com a jornalista Manoela que deixou a Rede TV em São Paulo para acompanhá-lo em seu novo posto em New York, Renan está definitivamente nos EUA já envolvido com o Planeta Brasil, desde a pimeira semana de Janeiro.

No Planeta Brasil, Renan substitui o casal de jornalistas César Augusto e Luciana de Michelli. Depois de quatro anos no programa, os repórteres decidiram se dedicar a novos projetos. "O Planeta Brasil é um marco na história da televisão. Não por ser o primeiro programa da TV Globo Internacional, mas por ser o primeiro programa de TV que, ao invés de roteiro, tem alma", afirmou César Augusto.

'Saímos do Planeta Brasil, mas o Planeta Brasil nunca vai sair da gente'. Pegamos carona nessa frase tão famosa entre os imigrantes para falar que a Globo Internacional nos deu a oportunidade de viver as histórias contadas por brasileiros espalhados pelo mundo.
Rimos, choramos, nos emocionamos e vibramos com os entrevistados, sabendo exatamente o que eles estavam sentindo. Depois de milhares de entrevistas, depois de vários países visitados, chegou a hora de seguir a caminhada", completou Luciana.

Isso porque o telespectador tem um papel fundamental na pauta do programa.Muitas dúvidas e angústias de imigrantes de todas as partes do mundo, assim como histórias de sucesso, chegam diariamente ao email da produção. Essas histórias se transformam em reportagens e, depois, em programas.

A cada semana, o Planeta Brasil apresenta um tema diferente, mostrando como o brasileiro se adapta aos novos países que decidiram chamar de casa, e como seu estilo de vida influencia outras culturas. O programa aborda soluções criativas para problemas comuns enfrentados por todo imigrante: como educar uma criança entre duas culturas diferentes, o desafio da legalização, o objetivo da estabilidade financeira, o sonho de voltar para o Brasil. O programa também apresenta a trajetória de empreendedores que abrem novos mercados para produtos brasileiros ou que se destacam em suas comunidades, nas artes, cultura ou na ciência.

Amauri Soares, CEO da Globo Nova York e diretor-geral do Planeta Brasil, fez questão de cumprimentar a todos. "Neste lançamento da temporada 2008 do Planeta Brasil temos muito a dizer. Ao César e à Luciana, o nosso agradecimento pela paixão com que se dedicaram ao programa nestes quatro anos. Ao Renan, nossa melhor acolhida e os votos de que ele tenha uma jornada marcante junto com os incríveis brasileiros que formam o Planeta Brasil. E à Patrícia Poeta, o orgulho de toda a equipe que vê a apresentadora do Planeta Brasil se tornar apresentadora do Fantástico. São os sinais de que teremos um ano marcante", afirmou Amauri.

O papel do telespectador

O primeiro episódio do Planeta Brasil foi ao ar no dia 7 de dezembro de 2003. Desde então, mais de 200 episódios já foram exibidos, falando daquilo que todo imigrante conhece, mas que só o brasileiro tem uma palavra para definir: a saudade. Não demorou para que o programa se transformasse num fórum de idéias e discussões para os brasileiros espalhados mundo afora. Isso porque o telespectador tem um papel fundamental na pauta do programa. Muitas dúvidas e angústias de imigrantes de todas as partes do mundo, assim como histórias de sucesso, chegam diariamente ao email da produção. Essas histórias se transformam em reportagens e, depois, em programas.

Nesses quatro anos, o Planeta Brasil já entrevistou mais de três mil pessoas em 23 países como Brasil, México, Alemanha, França, Japão, Inglaterra, Itália, Holanda, Marrocos, Canadá, Argentina e Portugal, entre outros. Nos Estados Unidos, país que tem o maior número de imigrantes brasileiros, o programa já visitou 14 estados e virou referência para a comunidade brasileira.

Tamanho reconhecimento rendeu vários prêmios ao Planeta Brasil, como o Press Award que homenageia as personalidades, instituições e iniciativas comprometidas com a promoção cultural e imagem positiva do Brasil.

Quem é quem no Planeta Brasil

O Planeta Brasil é um programa semanal, co-produzido pela Globo Nova York e pela produtora independente FJProductions, com sede em Los Angeles.

A direção-geral é de Amauri Soares, apresentação de Patrícia Poeta e reportagem de Renan Leahy (New York), Luis Fernando Silva Pinto (Washington) e Tanira Lebedeff (Los Angeles). A edição é de Eduardo Canto Machado.

A produtora independente FJProductions, do brasileiro Fabio Golombek, é a responsável pela co-produção, edição e finalização.

O programa é exibido com exclusividade pela TV Globo Internacional, primeiro canal brasileiro a ser transmitido, via satélite, 24 horas por dia, para brasileiros e demais comunidades de língua portuguesa no exterior.

Atualmente, mais de 400 mil assinantes premium em 110 países nos cinco continentes recebem o sinal da Globo Internacional. Para mais informações e sugestoes de pautas entre em contato com Roberta Margarit pelo e-mail: roberta.margarit@tvglobo.com.br


Fonte: ABI-Inter.

2 comentários:

Paul disse...

Caro Renan Leahy
Muito interessante o que voce se propoe a fazer como parte desta extraordinaria equipe. Voce diz que quer conhecer melhor a comunidade brasileira.
Permita-me comunicar-me com voce por telefone ou correio eletronico.
Rev. Paulo Ribeiro
E.Mail: Paulotarso72@gmail.com

Unknown disse...

Assisti ao ultimo programa do planeta Brazil, cujo assunto foi Censo e fiquei impressionada com a divergencia de opinioes entre pessoas esclarecidas q representam nossa comunidade com relacao ao Censo aqui em USA.
Parabens pelos programas e em especial pelo ultimo. Eu ja tenho minha opiniao formada, mas acho q a opiniao do Sr. Fausto Rocha vai influenciar muita gente, visto ele ter um cargo de relevancia.
Moro na regiao de Boston e posso afirmar q todos nos imigrantes aqui somos beneficiados pelos impostos e q a maioria nao os paga.Usamos todos os meios de transporte , usamos e abusamos do sistema de saude, e ninguem pergunta se vc e legal ou nao, se vc paga impostos ou nao.
O servico de imigracao nao precisaria fazer muito esforco pra encontrar ninguem pois quem tem carro tem seguro, tem registro . Temos todas as utilidades como gaz, luz, telefone nominais., e endereco fixo.Ate mesmo pessoas q nao tem carteira do Pais, ou do estado , usam carteira internacional fria, e conseguem registrar carro, ter seguro e dirigir , claro q correndo riscos, mas dirigem. E porque entao nao participarmos e responder ao questionario do censo?

Uma vez mais, parabens pelo programa
Maria