APEOESP obtém vitória em ação coletiva em prol dos especialistas em educação

07/10/2011 at 13:29 102 comentários

A APEOESP obteve sentença favorável em mandado de segurança coletivo em favor dos especialistas em educação que são filiados ao Sindicato.

A sentença confirma a liminar que havia sindo concedida no início do ano de 2011 e beneficia todos os especialistas que foram impedi­dos de fazer uso do artigo 22 por estarem no período do estágio probatório.

Os efeitos da sentença só valem para o ano de 2011, mas ainda as­sim a vitória é importantíssima por­que vai se consolidando no Judiciá­rio a tese defendida pela APEOESP ano a ano, o que facilitará sobre­maneira a obtenção de liminares individuais e coletivas nos anos vin­douros se a Secretaria da Educação insistir em praticar a ilegalidade de impedir professores e especialistas de fazerem uso do artigo 22 por motivos não expressos em qual­quer ordenamento jurídico.

Entry filed under: Artigos.

Se os professores não tiverem 30 dias de férias consecutivos em janeiro, o ano letivo não começa

102 Comentários Add your own

  • 1. Lu  |  07/10/2011 às 16:52

    Bebel e os professores que estão em estágio probatório, também poderão fazer uso do artigo 22?

    Responder
    • 2. apeoesp  |  12/10/2011 às 02:59

      Prezada professora Lu,
      Não. É necessário ingressar com ação judicial individual.
      Bebel

      Responder
  • 3. Regina  |  09/10/2011 às 02:28

    OI Bebel gostaria de saber se a nota de merito vai servir para prova do ofa f o ano que vem

    Responder
    • 4. apeoesp  |  12/10/2011 às 02:52

      Prezada professora Regina,
      Sim.
      Bebel

      Responder
  • 5. Erick  |  09/10/2011 às 03:02

    Olá professora.

    Eu sou professor ingressante de 2011. Entrei com uma ação indivudual na APEOESP tentando participar de uma nova escolha de vagas, mas foi negada.

    Pela legislação vigente nao posso participar da remoção, nem tentar o art 22.

    Essa vitória me afeta de alguma forma? Existe a possibilidade de eu conseguir me remover antes do término do estágio probatório?

    Érick Araújo

    Responder
    • 6. apeoesp  |  12/10/2011 às 02:51

      Prezado professor Erick,
      Não. A ação beneficia os especialistas.
      Bebel

      Responder
      • 7. André Plez  |  21/07/2012 às 02:06

        Olá, Professora.
        Estou no mesmo caso. Estarei ingressando no ano de 2013, e gostaria de saber os aparatos legais para solicitar a remoção, visto que tenho cônjuge e filho recém nascido em outra cidade. Se entrar em ação individual, não consigo? O que seria esse “especialista”. Grato pela resposta.

      • 8. apeoesp  |  22/07/2012 às 13:16

        Prezado professor André,
        Especialistas são os profissionais da educação, com formação em pedagogia, e que não atuam na sala de aula e sim no suporte pedagógico. Quanto aos ingressantes, a APEOESP, legalmente, só pode ingressar com ação coletiva, ou individual, após a posse.
        Bebel

  • 9. silvia miranda  |  11/10/2011 às 12:03

    Bom dia Bebel

    Com esse resultado maravilhoso e que pode ser juntado com o meu que entrei por conta e ganhei, mais CPP que provavelmente ganharam e tantos outros montar uma planilha e apresentar ao secretário e mostrar o que vai acontecer novamente, o tumulto que ocorre com as atitudes que ele toma no art 22 colocando falta de qq natureza. Esse ano vou entrar com recurso pois tirei as folgas que tinha direito do TRE e já ultrapassei as 12 faltas. Por que não mostrar por números o que acontece com medidas como essa. Tenho certeza que o sindicato e o CPP tem esses dados e de como tumultua as atribuições. Se vocês conseguirem se unir inclusive com a UDEMO, todos falando a mesma língua teremos alguma esperança dele mudar alguma coisa agora.
    Sei que conseguiram mudar de 6 para 12, mas o que estou falando é mostrar para ele que o professor trabalhando perto do seu serviço produz muito melhor e não provoca nenhum gasto para o governo.

    Por favor algo tem de ser feito agora e não na semana da atribuição o decreto ele já publicou, como coloquei em outro artigo seu e não obtive resposta.

    Desde já obrigada

    Responder
    • 10. apeoesp  |  12/10/2011 às 02:36

      Prezada professora Silvia,
      Como já informamos aqui inúmeras vezes, a APEOESP é contra essas restrições impostas pelo governo do PSDB que, no entanto, não abre mão delas. Temos ingressando com ações individuais, vencendo na quase totalidade dos casos, e continuaremos a fazê-lo.
      Bebel

      Responder
  • 11. Mario  |  11/10/2011 às 21:45

    Olá amiga Bebel, vc se lembra do ano passado o caso dos professores gordinhos que foram impedidos de assumir ? neste ano vários amigos estão reclamando do teste psicológico, é possível um professor ser retido por causa de um ( digo 1 só) desenho da figura de um homem,? eu nem sei desenhar uma casinha!!!!! fiz letras, não artes!!!! que fazer caso isso ocorra, cabe recurso? passei exame físico, oftalmo, exames dentro da normalidade! fui literalmente enganado no este psicológico, a moça disse que não tinha problema nenhum era só fazer um desenho que eu quisesse, fiz, mas uma outro moça disse: vc não passou!!!! fiquei pasmo, mas tenho que esperar a divulgação na imprensaoficial, um bom dia bebel!!!!!

    Responder
    • 12. apeoesp  |  12/10/2011 às 02:31

      Prezado professor Mário,
      Qualquer professor que se sinta prejudicado deve imediatamente recorrer ao departamento jurídico da APEOESP.
      Bebel

      Responder
    • 13. André  |  13/10/2011 às 23:50

      Nossa Mario isso só me deixa mais indgnado, e ao mesmo tempo ansioso, pois tambem irei fazer a pericia

      Responder
  • 14. RENATO  |  12/10/2011 às 04:17

    Olá a todos os professores.
    Gostaria de dizer algo sobre a perseguição inexplicável(quase esquizofrênica mesmo!) que o governo tem contra os que se utilizam do artigo 22. Eu, por duas vezes, fui previamente “desqualificado” para a prova do “mérito” devido ao artigo 22. Nenhum outro fator poderia ter sido considerado. Como professor, eu sou considerado um dos melhores da minha escola. Fui pré-desqualificado pelo artigo 22.
    Diga-se de passagem, que eu SOU ABSOLUTAMENTE CONTRA ESSA “provinha”. Mesmo se “qualificado”, não a faria. É, claramente, mais uma armadilha contra nós professores. PURA PROPAGANDA QUE NADA RESOLVE CONCRETAMENTE. Aliás, em minha escola, todos, repito, TODOS os que prestaram, passaram. Inclusive professores bem, eu digo BEEEMMM fraquinhos no que diz respeito ao conteúdo. Essa “prova” é UMA FARSA ÓBVIA.
    Realmente, estamos lidando com um governo HIPÓCRITA ao limite, e que vive de mentiras e invencionices simplesmente insanas.
    Quadro muito triste para todos nós. Será que algum dia teremos alguém lúcido e competente nessa área povoada por cretinos(as)?

    Responder
    • 15. Dalva  |  22/10/2011 às 10:17

      Humm, acredito q ñ a faria, prepotente vc, dizer q é considerado um dos melhores em sua escola, e fazer comentários de colegas, chamando-os de bem fraquinhos, AH se enxergue e respeita mais seus colegas vc se acha rsrsrs.
      Fico furiosa com certos comentários, mesmo qdo ñ é dirigido a mim.
      Coloque se no seu lugar, pois vc ñ é melhor q ningém.
      Dalva.

      Responder
  • 16. Solange Gurgel  |  12/10/2011 às 20:09

    Estou em dúvidas em relação ao processo seletivo para atribuição de aulas de 2012. Sou professora OFA com 4. 232 dias no magistério, e, na prova do ano passado acertei 35 questões, porém, em meu comprovante de inscrição de classes e aulas/2012 encontra-se em situação de inscrito para o processo seletivo, já que na inscrição não pude optar por NÃO fazer a prova, o próprio sistema faz a opção SIM automaticamente. A minha dúvida é a seguinte:
    Sou obrigada a fazer a prova novamente?
    O não comparecimento no dia da prova me exclui do processo seletivo para atribuição de aula em 2012?

    ALGUÉM PODE ME RESPONDER????????

    Um grande abraço.

    Responder
    • 17. apeoesp  |  15/10/2011 às 16:06

      Prezada professora Solange,
      Já lhe respondi mais de uma vez: houve um erro no sistema e vc não precisará fazer essa prova novamente.
      Bebel

      Responder
  • 18. marina Taubaté  |  13/10/2011 às 00:00

    Bebel, ficar no magistério fica complicado a cada ano, seu professora categoria F, passei no concurso passado, não chegou na minha vez, passei novamente e estou aguardando, fiz a prova no mérito ano passado consegui 6,6 não fui promovida, estou na mesma escola esse ano e com professores F com menos tempo de escola que também fizeram prova ano passado, mais não atingiram os 6,0 necessário, esse ano eles puderam fazer prova novamente, e eu não pude pois não tinha assiduidade 2, nunca falto, nem as abonadas o que realmente esse governo pretende, quando liguei para São Paulo eles informaram (mais ou menos é claro pois ninguem realmente sabe de nada) que comecei a contar o tempo novamente pois atingi acima de 6 na prova passada mais se nem promovida fui? Fui na apeoesp de Taubaté mais aqui tmb ninguém sabe de nada.

    Responder
    • 19. apeoesp  |  15/10/2011 às 16:10

      Prezada professora Marina,
      De fato esse governo só complica as coisas. Sugiro que busque orientação no departamento jurídico na sede central da APEOESP.
      Bebedl

      Responder
  • 20. Maria Regina  |  15/10/2011 às 13:43

    Bebel, gostaria que a Apeoesp se manifestasse publicamente através da mídia sobre os descalabros da Prova de Mérito. Veja bem, os professores que obtiveram nota igual ou maior que 6 em 2010 mas não foram contemplados com os 25% , ficaram impedidos de poder prestá-la em 2011. Um ano esperando nova chance e essa chance foi negada. É surreal o tratamento dado aos professores pelo PSDB. Não tem lógica nenhuma e ficamos à mercê de normas que mudam ano a ano. Nesse dia do Professor, não há muito a comemorar, visto que somos a única categoria profissional que além de todas as mazelas que verificamos no dia-a-dia, ainda sofremos o vexame de passar por provas e pior, mesmo aprovados não nos é garantido o direito ao aumento.

    Responder
    • 21. apeoesp  |  15/10/2011 às 15:29

      Prezada professora Maria Regina,
      A APEOESP tem se pronunciado publicamente contra a prova de mérito e temos duas ações judiciais (em SP e Brasílai) contra essa prova. Mas faremos novas manifestações, incorporando as questões que você aponta.
      Bebel

      Responder
  • 22. Gerson Oli  |  17/10/2011 às 11:29

    Naõ estão falando das datas das provas da categoria F (PROVINHA), quando será ? e mudou algo ?

    Responder
    • 23. apeoesp  |  19/10/2011 às 14:43

      Prezado professor Gerson,
      Ainda não foi divulgada a data.
      Bebel

      Responder
  • 24. lavitabelana  |  17/10/2011 às 14:08

    Bom dia! Gostaria de saber se você tem alguma informação sobre novas chamadas para o concurso PEB II? Att.

    Responder
    • 25. apeoesp  |  19/10/2011 às 14:43

      Prezada professora Carina,
      Segundo a SEE haverá nova convocação no primeiro semestre de 2012.
      Bebel

      Responder
  • 26. Erica Cristina Marconni  |  17/10/2011 às 16:06

    Professora Bebel

    O que acontecerá com a categoria “L” em 2012 , será que cairá para “O”, e os anos trabalhados, de nada valeu? O que o Sindicato tem feito para reverter esse quadro?
    Obrigada
    Profª Erica Cristina Marconni

    Responder
    • 27. apeoesp  |  19/10/2011 às 15:07

      Prezada professora Erica,
      Estamos lutando há muitos meses para reverter essa situação. Desde agosto propusemos à SEE uma alteração na lei para que os professores da categoria L permaneçam na rede estadual de ensino.
      Bebel

      Responder
  • 28. Andréia  |  17/10/2011 às 22:00

    Gostaria de saber quando será realizado a prova do Ofa???

    Responder
  • 29. Marisa  |  18/10/2011 às 20:46

    BOA TARDE, QUERO SABER SE TEM ALGUMA NOVIDADE SOBRE A CATEGORIA “L”, FICO NO AGUARDO.
    GRATA,
    MARISA

    Responder
    • 30. apeoesp  |  19/10/2011 às 14:12

      Prezada professora Marisa,
      Infelizmente ainda não.
      Bebel

      Responder
  • 31. Marisa  |  21/10/2011 às 19:59

    NOSSA ESTOU PRERPLEXA ACABEI DE SABER QUE A PROVA DOS OFAS SERÁ DIA 30 E NÃO SAIU O EDITAL DO QUE VAI CAIR NA PROVA E INFELIZMENTE VOCÊS NÃO VÃO FAZER NADA, SEM EDITAL DE MATÉRIA COMO SE PODE ESTUDAR E A DATA EM CIMA DA HORA,NOSSA AGORA ACABEI DE ACREDITAR QUE INFELIZMENTE NÃO SOMOS NADA.

    Responder
    • 32. apeoesp  |  26/10/2011 às 16:40

      Prezada professora Marisa,
      A bibliografia das provas e concursos foi unificada pela SEE.
      Quanto à sua opinião de que não vamos fazer nada, creio que não condiz com a postura do nosso sindicato. Sempre fomos contra essa prova e lutamos contra ela desde que ainda era um projeto. Na gestão da ex-secretária Maria Helena Guimarães de Castro conseguimos derrubá-la na justiça e, depois, a própria secretária foi exonerada.
      Bebel

      Responder
  • 33. alex  |  21/10/2011 às 21:27

    BOA NOITE BEBEL! ENCONTREI ESTA MATÉRIA INFORMANDO QUE A SEE VAI CONVOCAR MAIS 9000 REMANESCENTES DO CONCURSO PEBII AINDA NESTE ANO.
    ASS:ALE.

    Agora, 20/08

    Educação convocará mais 9.000 professores neste ano
    Tatiana Cavalcanti e Cristiane Gercina
    A Secretaria de Estado da Educação irá convocar, ainda neste semestre, mais 9.000 professores. O salário é de R$ 1.894,12 para jornada de 40 horas semanais. Segundo Herman Voorwald, responsável pela pasta, os novos docentes passarão pelo curso de formação do Estado e deverão ser contratados no ano que vem.
    “Até o segundo semestre de 2012, a rede de ensino terá completo o quadro de 25 mil novos professores”, disse ele, lembrando que, hoje, há 16 mil docentes em formação.

    Responder
    • 34. apeoesp  |  26/10/2011 às 16:35

      Prezado professor Alex,
      Obrigado pela contribuição. Divulgamos essa informação na época.
      Bebel

      Responder
  • 35. Sebastião Miguel  |  22/10/2011 às 02:42

    Bebel, boa noite.

    O professor da categoria “L” poderá completar a nota da prova com o tempo de serviço como em 2010?

    Com relação a essa categoria o que tem sido feito -sei que a senhora já enviou um novo modelo de redação que muda a lei. Por favor insista nisso.

    Abraços.

    Responder
    • 36. apeoesp  |  28/10/2011 às 13:24

      Prezado professor Sebastião,
      Sim. Tudo continua igual.
      Bebel

      Responder
  • 37. Sebastião Miguel  |  22/10/2011 às 02:46

    Estive na República e fiquei decepcionado; nem os professores da categoria L e O estavam lá.
    Pessoal, é hora de luta! Se observarem no site do TJSP verão que há muitas ações sendo ganhas, mas se não lutarmos – não há o que fazer.

    Bebel, é preciso mais comando nas escolas.

    Responder
  • 38. debora  |  22/10/2011 às 17:29

    OLÁ BEBEL
    BOA TARDE
    DE NOVO PROVA !
    ESTÃO LOUCOS !!!!PROVA DOMINDO DIA 30/10/2011
    ISTO CONTINUA SENDO A EDUCAÇÃO
    UM GRANDE ABRAÇO
    DEBORA

    Responder
  • 39. Prof. Fernando (DE de Araçatuba)  |  24/10/2011 às 09:50

    Não consigo entender, não postam meus comentários, não respondem minhas perguntas e na subsede de Araçatuba advogado e funcionários nunca estão por dentro de nada, hoje mesmo vou até a subsede falar com quem quer que seja e não pagarei mais a APEOESP, pois não serve pra nada mesmo.
    Aconselharei em meu blog, facebook e twitter a todos os meus colegas a pararem de pagar e ouvir ao sindicato, fico triste, pois num passado distante eu tinha orgulho de dizer que pertencia a esse sindicato. Pessoa que responde no lugar da Bebel, caso não publique eu entenderei, censura faz parte da atual APEOESP.
    Um grande abraço a todos os colegas de profissão, sintam orgulho do que fazem.

    Responder
    • 40. apeoesp  |  27/10/2011 às 19:23

      Prezado professor Fernando,
      Creio que sua atitude é precipitada. Tenho muitas atribuições em momentos como esse, em que a APEOESP está negociando com a SEE plano de carreira, a divisão de nossas férias em dois períodos de quinze dias, atribuição de aulas, a situação dos professores categoria L e O e outras questões fundamentais. Sem pretender me justificar, de fato escapou-me uma mensagem anterior enviada por você, que dizia: “O próprio sindicato se enfraquece tomando atitudes fracas, vamos nos unir então em passeata e eu particularmente irei armado aconselho os colegas que façam o mesmo, pois a polícia nesse Estado só tem duas serventias dar multas e bater em professor..” Não houve qualquer tipo de censura, mas apenas uma falha, pela qual me desculpo novamente. Espero que isto não motive sua saída do sindicato, pois temos muitas lutas ainda para encaminhar.
      Bebel

      Responder
      • 41. Fernando A. de Souza  |  04/11/2011 às 19:21

        Não consigo enxergar essas vitórias tão importantes. Só vejo nós professores nos afundando cada vez mais, fui na passeata (greve) onde apanhamos dos políciais. O que aconteceu? Nada.

      • 42. apeoesp  |  06/11/2011 às 23:17

        Prezado professor Fernando,
        É verdade que o governo vem impondo muitas medidas prejudiciais à categoria, mas também é verdade que sem a nossa luta implementaria na totalidade projetos ainda mais prejudiciais. Conseguimos mudar parcialmente muitas dessas medidas, 80 mil professores hoje tem estabilidade e, graças à nossa greve, houve reajuste, embora não no percentual e forma que queríamos. Se não acreditarmos na nossa lurta, somente conseguiremos desanimar os colegas e, aí, não adianta responsabilizá-los.
        Bebel

  • 43. Benedito  |  24/10/2011 às 09:58

    O governo do PSDB, tem atacado o direito dos professores sistemáticamente. A cada ano que passa, vemos que os ataques aos nossos direitos são mais contundentes, de uma prova ele passa a outra, de uma organização na grade curricular ele passa a tirar aulas dos professores de língua português , inglês,etc,de uma reforma educacional ele passa a tirar nossas férias; de um novo secretário, nossos reajustes saláriais são parcelados em quatro anos ;de uma pseudo democracia , ouvir os professores nos pólos ele passa a usar o que falamos contra nós; de uma vitória ,1/3 de horas atividades ele quer usar para nos fazer ficar mais horas na escola aumentando os dias letivos, a hora aula de 50 para 60 minutos de uma prova de mérito ele a usa para nos dividir, enquanto uma pequena parcela da categoria não foi fazer a prova a maioria da categoria foi fazer a prova e uma parte siginificativa de nossos CR e represntantes do sindicato foram fazer a prova do demérito.
    Das apostilas dos alunos a perda de nosso direito de cátedra.
    De nosso direito de greve, a coersão velada de certos diretores e coordenadores, em que nos impede de falar sobre as questões sindicais em nossos HTPCs, ou até mesmo em nossos intervalos quando temos uma visita de algum representante do sindicato que na maioria das vezes é interrompido com palmas do diretor ou até mesmo de um funcionária dizendo que todos devem ir trabalhar , pois já bateu o sinal . De altivos que somos passamos a receber ordens de qulaquer um na hierarquia dentro da escola e , pegamos nossas coisas abaixamos a cabeça e como gado vamos sendo tangidos para o matadouro.
    Da pontuação pelos anos trabalhado, á prova anual para atribuição de aulas; de uma única categoria, para uma variada salada de letras, que ofendem a nossa dignidade
    È , realmente o professor já perdeu quase tudo ,só falta perder o medo.
    Benedito.

    Responder
  • 44. benedito  |  24/10/2011 às 18:00

    O que houve com meu comentário?

    Responder
    • 45. apeoesp  |  27/10/2011 às 16:45

      Prezado professor Benedito,
      Desculpe. Foi publicado.
      Bebel

      Responder
  • 46. Fátima Leme  |  25/10/2011 às 00:27

    Boa Noite.
    Gostaria de saber quando a APEOESP terá vitória para a categoria “L”, porque em uma escola, a secretária já avisou todos os professores “L” que serão dispensados dia 31 de dezembro, e, passarão para categoria “O”. Isso seria uma VITORIA!?

    Responder
    • 47. apeoesp  |  27/10/2011 às 15:03

      Prezada professora Fátima,
      A secretária da escola segue a legislação em vigor. Estamos negociando com a SEE mudança na legislação.
      Bebel

      Responder
  • 48. Ira  |  25/10/2011 às 01:20

    Boa noite,gostaria de saber se vc tem alguma novidade da categria l depois do dia 21?
    Grata,
    Iracema

    Responder
    • 49. apeoesp  |  27/10/2011 às 16:16

      Prezada professora Iracema,
      Desde agosto propusemos ao secretário uma nova redação para a lei complementar 1093 que resolveria o problema. A SEE afirma que nossa redação está em estudos e estamos cobrando uma posição. É fundamental a mobilização de todos/as, sobretudo no assembleia do dia 25/10.
      Bebel

      Responder
  • 50. Alfredo Oliveira  |  25/10/2011 às 11:54

    O Feriado dde 28/10 dia do funcionário publico será mesmo na sexta feira ou pode ser mudado para 31/10 ou 01/11 como está ocorrendo em algumas Prefeituras Municipais?

    Responder
    • 51. apeoesp  |  27/10/2011 às 15:45

      Prezado professor Alfredo,
      Não temos ainda nenhuma informação a respeito.
      Bebel

      Responder
  • 52. alex  |  25/10/2011 às 15:06

    BOA TARDE BEBEL! SERÁ QUE NÃO EXISTE UMA CHANCE DE A SEE TER SE ENGANADO? POIS A MATÉRIA ACIMA DO JORNAL AGORA, INFORMA QUE HAVERÁ UMA NOVA CONVOCAÇÃO DE REMANESCENTES AINDA NESTE ANO.
    POR FAVOR! COMENTE A RESPEITO DESTE TEMA.
    DESDE JÁ AGRADEÇO.
    ASS:ALEX

    Responder
    • 53. apeoesp  |  27/10/2011 às 14:58

      Prezado professor Alex,
      Por ora, a única informação oficial que temos é a de uma convocação no início de 2012.
      Bebel

      Responder
  • 54. Luiz Paulino Ferreira  |  25/10/2011 às 23:04

    Bebel. Olá. Fiquei sabendo que ganhamos uma ação coletiva(adicional) calculo dos quinquÊnios sobre o salário integral. Gostaria de saber da veracidade da noticia.
    Nome: Luiz Paulino Ferreira-RG.4.765.027-8, Favor resp. através de meu Email. Obrigado;

    Responder
    • 55. apeoesp  |  26/10/2011 às 16:32

      Prezado professor Luiz Paulino,
      Ainda cabe recurso do Estado, mas é muito improvável que ganhe, pois a sentença dos juízes, em segunda instância, é muito consistente.
      Bebel

      Responder
  • 56. Rosemeire Dias  |  25/10/2011 às 23:47

    Prezada Bebel,

    Será que você tem um parecer a respeito da situação do professor categoria “L”, viraremos mesmo “O” em 2012 ? Quais medidas o Sindicato tem tomado para evitar isso sou filiada a muito tempo e espero que façam algo de verdade por nós, já que a respeito da prova do OFA, temos que passar mil vezes e a categoria “F” faz a mesma prova e nem precisa passar.
    Obrigada desde já pela atenção.
    Rosimeire

    Responder
    • 57. apeoesp  |  26/10/2011 às 16:31

      Prezada professora Rosemeire,
      Já apresentamos solução à SEE desde agosto e pressionamos todos os dias por uma resposta: seria uma modificação na lei 1093 mantendo esses professores na rede estadual de ensino.
      Bebel

      Responder
  • 58. Válquíria Moraes  |  26/10/2011 às 00:01

    Querida BEBEL,
    Meu Diretor Filho da P… está APAVORANDO todos os professores da categoria OFA da minha unidade escolar, dizendo que ”o professor OFA que acertou no mínimo 32 questões e mesmo que tenha mais de dois mil dias de efetivo exercício é obrigado a fazer novamente a Prova, pois quem faltar ou não fizer a mesma ficará fora da atribuição de aulas para 2012”. Expliquei a esse Filho da P… que no meu caso, no ano passado acertei 34 questões e possuo 3 679 dias de efetivo exercício, porém quando fiz a inscrição o Sistema NÃO permitiu a opção de NÃO fazer a prova, fez automaticamente a opção SIM. Contudo, NÃO quero fazer mais essa merda dessa provinha. O filho da P… alega que quem foi APROVADO POR EXCEÇÃO, ou seja, acertou 32 questões e mesmo que tenha mais de 2000 dias de efetivo exercício tem que fazer a Prova.
    Por favor, Bebel, tire minha dúvida, no meu caso, preciso fazer essa merda de novo, esse filho da P…está falando algo consistente?

    Agradeço desde já sua preciosa atenção. Muito obrigada.
    Um grande abraço.

    Responder
    • 59. apeoesp  |  26/10/2011 às 16:30

      Prezada professora Valquiria,
      O professor categoria F que usou o tempo de serviço para compor a nota da prova, não precisará fazê-la novamente. A informação é do DRHU, mas houve um problema no sistema, por isso constou a opção pela prova.
      Bebel

      Responder
  • 60. ROSANA  |  26/10/2011 às 21:35

    OLÁ! BEBEL

    HOJE COM MAS DE 21.000 PONTOS NO ESTADO SOU CATEGORIA “O” E FUI APROVADA NA PROVINHA DO OFA.NÃO QUERO FAZER ESSA PROVA DE NOVO, QUAL SERIA O PROCEDIMENTO PARA EU NÃO SER EXCLUÍDA DA ATRIBUIÇÃO EM 2012?
    GRATA!
    ROSANA

    Responder
    • 61. apeoesp  |  27/10/2011 às 14:53

      Prezada professora Rosana,
      Há dois problemas:
      1) se seu contrato já foi prorrogado uma vez você corre o risco de entrar na quarentena (200 dias fora da rede). Estamos lutando para alterar a lei, de forma que isso não aconteça.
      2) os professores da categoria O tem que fazer a prova todo ano.
      Bebel

      Responder
  • 62. Mauro  |  26/10/2011 às 22:35

    Bebel

    Boa Noite, por favor, como está à negociação com a S.E.E. a respeito do cumprimento da lei sobre o 1/3 das aulas fora da sala.

    Caso seja estabelecido à nova carga horária a carga integral será de 26 ou de 27 aulas.

    Veja o que vocês podem fazer por nós o mais rápido possível, afinal nas salas dos professores esse assunto está nos deixando agoniados e infelizmente descrentes.

    Sinceramente você acredita que a S.E.E. vai cumprir essa lei ou vai nos enrolar mais alguns anos para implantá-la?

    Aguardo respostas.

    Grato.

    Mauro.

    Responder
    • 63. apeoesp  |  27/10/2011 às 14:50

      Prezado professor Mauro,
      O assunto está sendo discutido em nível nacional. A SEE afirma que cumprirá a lei e está estudando como fazê-lo. Para nós a lei deve ser cumprida, ponto. Estamos estudando que medidas judiciais tomar, pois a SEE não declarou que não cumprirá a lei, ao contrário.
      Bebel

      Responder
  • 64. Joseany  |  26/10/2011 às 22:40

    Essa prova será eliminatória ou classificatória?

    Responder
    • 65. apeoesp  |  27/10/2011 às 14:49

      Prezada professora Joseany,
      Nos moldes das anteriores.
      Bebel

      Responder
  • 66. claudia  |  27/10/2011 às 01:54

    Bebel,gostaria de saber como faço para mudar minha categoria de L para F, pois já entrei com ação e consegui ganhar em primeira estancia e perdi na outra.
    Sou portadora de necessidades especiais, em 2007 a diretoria de Apiai me forneceu um documento para marcar um laudo, onde fui para Sao Paulo no Departamento Médico protocolar onde só consegui passar no mes de setembro, onde fiquei prejudicada pois não pude participar de outras atribuições,membros da diretoria alegavam que tinha aulas reservadas e não poderia pegar outras.Isso aconteceu em fevereiro na primeira atribuição ate setembro,não tive pagamento, meus pontos pararam sem contar que fui muito descriminada pela minha situação.
    Desde já agradeço pela a sua atenção.

    Responder
    • 67. apeoesp  |  27/10/2011 às 18:56

      Prezada professora Cláudia,
      A APEOESP foi uma das primeiras entidades a lutar para que os professores com necessidades especiais participem das atribuições em lista especial, o que hoje é legislação. Quanto ao seu processo, o departamento jurídico está recorrendo da decisão de primeira instância.
      Bebel

      Responder
  • 68. Sebastião Miguel  |  27/10/2011 às 19:00

    Bebel, boa tarde. Por que não publicam meus comentários? Vou a TV Record e Rede TV levar todos os meus papéis e o nome da dirigente e da secretária do Alípio – escola do Taboão da Serra por fazer eu assinar dispensa. Sim, fui obrigado a assinar caso contrário eu não poderia assumir as aulas de leituras que Dona Rosa- da comissão de atribuição me atribuiu em 2009.
    Ganhei liminar, não cumpriram – o processo está prá ser julgado. Seja qual for o resultado vou entrar por danos morais contra essas incompetentes!!! Não tenho medo de dirigente. Muito menos de supervisores – já está agendado com a rede Record – falta confirmar.
    Abraços.

    Responder
  • 69. Eufrasia Maria  |  27/10/2011 às 21:56

    Bebel estou perdendo a confiança no sindicato que deixa tudo acontecer e não nos ajuda em nada, estou desesperada sou categoria L e posso ficar sem emprego tenho vinte anos de serviço e só vejo desgraça nada de bom, o governo só apronta e vocês ficam sabendo depois, olha só essa prova caiu de paraquedas faça me o favor dá para confiar em vocês, estamos perdidos e mal pagos infelizmente a nossa categoria está completamente sem apoio, não há nenhuma ação efetiva, só fica em promessas, se algum professor resolver fazer algo conte comigo eu tenho varias colegas na mesma situação, não vamos ficar calados, porque é nossa vida de muitos anos que está em jogo, vá procurar um sindicato eles nem falam com você direito, querem ficar livre lógo, somos nós os PREJUDICADOS SEM EMPREGO !!!

    Responder
    • 70. apeoesp  |  28/10/2011 às 13:45

      Prezada professora Eufrásia,
      Creio que críticas justas devem aceitas, mas as injustas não. Como pode culpar o sindicato pelas atitudes do governo?
      Como pode dizer que nada fazemos se nos opomos o tempo todo a todas a medidas desse governo que prejudicam a nossa categoria, como nos opusemos e lutamos contra todas as demais medidas, também de outros governos? Nós não ficamos calados e desenvolvemos, sim, ações efetivas. Você está chamando os professores a fazerem “algo”, mas esteve presente à assembleia do dia 21/10? Esteve presente às manifestações que temos feito, aqui em SP e no interior? Temos que lutar juntos e não ficar fracionando a categoria contra o sindicato, que é nosso instrumento de luta.
      Bebel

      Responder
  • 71. ADELAIDE ALVES DE FREITAS DA SILVA  |  28/10/2011 às 21:34

    OLÁ BEBEL, ESTOU MUITO PREOCUPADA POIS ATE AGORA NÃO TEM NEHUMA NOVIDADE PARA CATEGORIA L. GOSTARIA DE SABER SE O CRITERIO DA PROVA SERÁ O MESMO DOS ANOS ANTERIORES, QUEM FIZER 32 PONTOS PODE COMPLETAR COM OS PONTOS. OBRIGADA – ADELAIDE.

    Responder
    • 72. apeoesp  |  01/11/2011 às 18:42

      Prezada professora Adelaide,
      Sim, a regra continua válida.
      Bebel

      Responder
  • 73. Wilson  |  30/10/2011 às 22:31

    Um professor desesperado
    Bebel nunca chega uma resposta para categoria L estamos desesperados. Fui a assembléia e voltei novamente sem respostas para essa tortura. Se o sindicato não tentar reverter essa situação agora no mês de dezembro depois que passarem para a categoria O não tem processo judicial que consiga mudar essa situação.Por favor Bebel da mesma forma que vocês lutaram pela categoria F e conseguiram estabilidade mantenha pelo menos os direitos do L que é a de usar o servidor publico, meus pais fazem tratamento de saude lá, gostaria muito de não perder esse convenio.Por favor Bebel nos ajude.Estamos as vesperas do final do ano e nenhuma mudança é muita tortura.

    Responder
    • 74. apeoesp  |  01/11/2011 às 17:16

      Prezado professor Wilson,
      Ao contrário do que pode pensar, o sindicato está tentando reverter essa situação desde o início do ano. Em agosto, por não haver iniciativa da SEE nesse sentido, entregamos proposta de redação da lei complementar 1093 e o mesmo fizemos em setembro, para a permanência dos professores categoria L na rede. Aguardamos posicionamento da SEE.
      Bebel

      Responder
  • 75. Raquel Regiane  |  31/10/2011 às 00:16

    Gostaria de saber o que pode acontecer com os professores categoria F não aprovado?
    Raquel

    Responder
    • 76. apeoesp  |  01/11/2011 às 17:09

      Prezada professora Raquel,
      Mantem-se nas unidades escolares, com horas de permanência.
      Bebel

      Responder
  • 77. Erik Ribeiro  |  01/11/2011 às 14:56

    Olá Bebel,

    Sou professor da categoria “O” e gostaria de saber se meu tempo de serviço ajudará na minha nota da ultima avaliação dos OFAS realizada no dia 30//10/2011.
    Alguns colegas de trabalho disseram que somente os professores da categoria ” F ” poderá usufruir desse recurso, isso é verdade?

    Responder
    • 78. apeoesp  |  01/11/2011 às 16:40

      Prezado professor Erik,
      Sim, poderá ser utilizado.
      Bebel

      Responder
  • 79. Kinho  |  01/11/2011 às 15:02

    Bebel,
    Qual é o prazo para a extinção da categoria L e I ?

    Responder
    • 80. apeoesp  |  01/11/2011 às 16:39

      Prezado professor Kinho,
      31/12/2011, se não conseguirmos reverter a situação.
      Bebel

      Responder
  • 81. Erik Ribeiro  |  01/11/2011 às 15:43

    Bebel

    Sou categoria “O” e participei da avaliação do processo seletivo OFAS no dia 30/10/2011. Infelizmente acertei apenas 39. E pela lei estou reprovado; Minha dúvida é; Meu tempo de serviço pode me ajudar a ser aprovado? Tenho 3 anos na rede.

    Responder
    • 82. apeoesp  |  01/11/2011 às 16:35

      Prezado professor Erik,
      Sim você pode usar o tempo de serviço.
      Bebel

      Responder
  • 83. Marli  |  03/11/2011 às 22:37

    Boa Noite Bebel…

    Sou categoria L, e no ano de 2010 acertei 35 questões e juntaram o meu tempo de serviço e consegui os 40 pontos. Porem, mesmo assim fui para a lista dos reprovados, assim com outros colegas. Aqui em Santo Andre, somente quem é categoria F, pode juntar o tempo de serviço e ser considerado aprovado. Nesta prova que fizemos domingo acertei apenas 32, e então como fica??? Pois, acima, conforme perguntas de outros colegas, dá a entender que mesmo não passando na prova e sendo categoria O pode juntar o tempo de serviço e ser consderado aprovado??? Aguardo retorno.
    Grata
    marli

    Responder
    • 84. apeoesp  |  04/11/2011 às 17:06

      Prezada professora Marli,
      Todos podem utilizar o tempo de serviço para completar os 40 pontos.
      Bebel

      Responder
  • 85. daniela pereira da silva  |  04/11/2011 às 17:20

    Olá,por favor,gostaria de saber o que pode acontecer com os professores da categoria F que não conseguiram passar na prova?porém eu estou trabalhando no projeto da sala de leitura,muito obrigada pela atenção.Daniela.

    Responder
    • 86. apeoesp  |  04/11/2011 às 17:40

      Prezada professora Daniela,
      Permanecem em idêntica situação.
      Bebel

      Responder
  • 87. Loise  |  04/11/2011 às 22:28

    Olá Bebel

    Lendo a situação da amiga acima. Estou no mesmo caso. Se contarem meu tempo de serviço, serei aprovada. Digamos que isso não aconteça. Há quem devo recorrer?

    Responder
    • 88. apeoesp  |  06/11/2011 às 23:12

      Prezada professora Loise,
      Se você é categoria F, seu tempo será contato. Se é categoria L, será contato se conseguirmos evitar a extinção dessa categoria. Se é O, o tempo não ser´´a contado.
      Bebel

      Responder
  • 89. IRACEMA  |  17/11/2011 às 14:20

    Olá Bebel!
    Lendo os fax da peoesp não vejo que vc falão da categoria l.
    Só vejo falar das ferias divididas se como os professores f tivessem muitos preocupados com isso eles ja estao com estabelidade.

    Responder
    • 90. apeoesp  |  20/11/2011 às 15:01

      Prezada professora Iracema,
      Temos falado várias vezes desse assunto nos boletins da APEOEDSP, no site e aqui no blog. Apresentamos redação para uma emenda á lei 1093 que está em análise juridica na SEE. Porém, se os professores não vierem às assembleias e mobilizaçõesd, nenhuma solução será possível.
      Bebel

      Responder
  • 91. ira  |  29/11/2011 às 21:48

    Olá Bebel!
    Vc tem alguma resposta sobre a categoria?

    Responder
    • 92. apeoesp  |  02/12/2011 às 15:17

      Prezada professora Irasema,
      Infelizmente, não houve mobilização suficiente da categoria L para impedir que isso ocorresse. São 17 mil professores cuja maioria, infelizmente, não veio às ruas para lutar por soluções para a sua própria situação.
      Bebel

      Responder
  • 93. Helio.  |  02/12/2011 às 18:46

    Olá Bebel,
    Em relação a categoria O, com a redução da quarentana de 200 dias para 30, teremos chances de participarmos das atribuições no dia 27/01/2012?

    Responder
    • 94. apeoesp  |  06/12/2011 às 01:10

      Prezado professor Helio,
      Acredito que sim, pois o prazo da quarentena (uma vez alterada para 30 dias) se refere á data do contrato e não da atribuição.
      Bebel

      Responder
  • 95. ira  |  02/12/2011 às 21:54

    Olá Bebel!
    Creio que naõ foi esse motivo por não ter 17mil professores l ,que nossa categoria não ganhou .
    Também não foram tantos f e eles ganharam a proposta da poesp de que as ferias não fossem divididas.
    Minha diretora já havia falado que vcs não ganhariam pois o governo ja havia lançado a lei em 2009.Só fico triste que todos ganham e nós vamos ser rebaixados para o.
    Os advogados também até agora não conseguiram nada a meu favor . Já estou desistindo, pois nem os advogados são capazes de
    falar que já teve l que ganhou no Juiz de primeira Instancia.
    Desse jeito nunca iremos ganhar nada.

    Responder
    • 96. apeoesp  |  06/12/2011 às 01:32

      Prezada professora Ira,
      O papel do sindicato é lutar sempre. Uma luta não tem seu resultado definido a priori. Muitas vezes não alcançamos nosso objetivo de imediato, mas temos que ser perseverantes e continuar a lutar. Acredito, sim, que uma maior mobilização poderia ter alterado os rumos dessa história, mas não há como saber agora.
      Boa sorte.
      Bebel

      Responder
  • 97. ira  |  09/12/2011 às 02:17

    Olá Bebel!
    Enfelismente em 2012 não vou trabalhar, o governo está jogando todos meus anos de conhecimentos fora, passei em todas as benditas provas justo quando eu e minhas colegas fomos rebaixadas de categoria eu não passei,e não só estou de quarentena mas também estou sem trabalho,o quesabemos ao longo desses anos para ele não é nada.
    gostaria de saber se vcs vão reverter essa situação?
    Tenho amigas desesperadas por que ja estavam perto de se aposentar.
    Espero que vc nós de uma boa resposta.

    Responder
    • 98. apeoesp  |  11/12/2011 às 21:21

      Prezada professora Ira,
      A melhor resposta que podemos dar é continuar lutando sempre em defesa da categoria e para melhorar a escola pública. Governos vem e vão, mas nós, professores, continuamos, organizados no nosso sindicato.
      Bebel

      Responder
  • 99. ira  |  21/12/2011 às 14:22

    Prezada Bebel!
    Eu não ouvi no dia da asembreia vcs falarem sobre a categoria o e l fiquei em duvida e coloquei na pagina da poesp e também não ouvi nada sobre isso só falaram das ferias devididas.
    como vc pode cobrar da categoria não ter ido se quem foi também não ouviu como vc pode nos cobrar se vcs nem falaram da categoria.
    IRA

    Responder
    • 100. apeoesp  |  21/12/2011 às 17:21

      Prezada professora Ira,
      Acredito que você está enganada. O boletim APEOESP urgente anterior e posterior à assembleia, assim como outros boletins e informes, inclusive aqui no blog, trataram várias vezes da categoria L. Durante a assembleia eu própria e outros oradores tratamos dessa questão.
      Bebel

      Responder
  • 101. Ana Claudia  |  22/01/2012 às 10:39

    Bom dia, quero saber como proceder diante da minha situação:
    Sou professora titular ingressante, tomei posse sexta-feira(20/01/2012) por causa da perícia que foi agendada para dois dias antes, sei que vou poder participar da atribuição no dia 23, mas qto a inscrição para os termos do art 22, minha inscrição como efetivo nao aparece no GDAE, portanto não permite minha inscrição…

    Ana Claudida

    Responder
    • 102. apeoesp  |  22/01/2012 às 13:33

      Prezada professora Ana Cláudia,
      Procure imediatamente o departamento jurídico da APEOESP. Você não pode ser prejudicada por problemas administrativos do Estado.
      Bebel

      Responder

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Mensagem da Presidenta da APEOESP às professoras

Clique no play para ouvir.

Blog Stats

  • 5.493.698 hits

Comentários

Daniel Amolin Pinhei… em REUNIÕES TÉCNICAS ENTRE A APEO…
Maria Imaculada Teix… em