terça-feira, 19 de maio de 2009

Artigo: A Comunicação Organizacional

A CONSTRUÇÃO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL EM UMA EMPRESA:

A comunicação organizacional serve como plano para criar um clima motivador dentro de uma empresa onde educa, constrói valores e valoriza indivíduos. Ajuda a produzir comunicação para o mercado organizacional e criar valores no mercado consumidor através da propaganda institucional.
Nós profissionais de comunicação somos os mais indicado para assessor na comunicação organizacional enquanto esta estiver no plano de comunicação interna, ou seja, mídia interna que vai de um memorando a técnicas aprimoradas.
Cada vez mais as empresas tem se preocupado em criar departamento de assessoria de comunicação.
A comunicação interna cria uma sintonia na empresa transformando-a em mais leve e se estruturando sobre uma base do endomarketing provocando uma modificação cultural na empresa onde novos hábitos são criados nos colaboradores internos de busca e transmissão de comunicação.
As empresas estão cada vez mais preocupadas com a comunicação interna seus colaboradores internos estão mais integrados as intenções da empresa e valorizados também pela atenção e instrução recebidas gerando motivação no grupo. A comunicação se bem administrada oferece a qualquer empresa agilidade e leveza, ela e responsável pelo desenvolvimento do ser humano e sua organização.
Para concluir podemos compreender que a comunicação organizacional está ligada ao mercado produtor que consome entre si, trocando matéria prima, servilos e produtos formando um mercado transformador para o mercado consumidor final. Mas para que esta troca seja feita sem maiores esforços, este, busca produzir para um mercado alvo do mercado consumidor. Ele segmenta o mercado produzindo e buscando aquilo que interessa a uma única categoria de consumidor. Essa segmentação serve não só para produzir produtos específicos para grupos específicos, como administrar a comunicação. A comunicação externa no caso da publicidade serve para tornar público um produto ou serviço, através de promoções associado a uma empresa produtora e anunciante. A comunicação interna, dentro de uma organização serve para uma comunicação institucional, que gera nos colaboradores internos um sincronismo com a filosofia e a as práticas da empresa.



A INTERFACE DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

A comunicação interna integra serve para conciliar o discurso externo da empresa. È imprescindível que cada ação externa seja comunicada, explicada e incorporada pelo ambiente organizacional. Seus colaboradores internos devem sempre saber das ações da empresa no mercado organizacional de consumo. Comunicação organizacional relata à comunicação interna que em determinado momento colabora para a comunicação externa.

EMPREENDENDO NA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

Pude perceber ao ler o arquivo que existem diferentes possibilidades de se prestar serviços de assessorias de comunicação organizacional. Pelo vínculo empregatício o profissional de comunicação tem que montar um departamento na empresa e sintonizar-se com a mesma. Tudo isso tem inicio a partir de uma pesquisa com o corpo funcional, logo depois se cria um sistema de mídia, projetam-se planos e ações para desenvolver a comunicação que sempre será o objetivo de resolver problemas organizacionais. Essa busca de informações é o que alimenta os projetos e elas devem ser localizadas dentro e fora da empresa. Dentro de seus departamentos e nos funcionários e fora no discurso dos concorrentes.

3 comentários: