quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Jardim de Infância de Garfe

Educadora Graça

O computador possui qualidades que justificam o seu êxito e impacto dos últimos anos.
As escolas têm assim ao seu alcance um instrumento que, sem ser mágico, pode fazer magias.
Em muitas profissões, este tornou-se num instrumento de trabalho primordial.
Para o professor também as novas tecnologias constituem cada vez mais um elemento incontornável da sua actividade regular.

Estas colocam o professor perante a necessidade de adquirir um conjunto diversificado de competências e conhecimentos que incluem uma compreensão do seu papel, um conhecimento das suas limitações como instrumento educativo, a capacidade de encontrar, seleccionar, e usar programas.

Para as crianças do jardim-de-infância, esta tecnologia, também lhes proporciona um mundo “imaginário” ao seu alcance.
O educador, deve conhecer e utilizar os programas educacionais que tenha ao seu dispôr, adequada a estas faixas etárias, pois o software educativo, cada vez mais com características multimédia, é um domínio em grande desenvolvimento.

No exercício da minha actividade, com as crianças , pretendi integrar esta tecnologia de um modo criativo, participativo, e diversificado, afim de captar, despertar a atenção dos mais pequenos, o que tem vindo a verificar-se através de múltiplas utilizações, e com estas crianças pode-se explorar variadas situações programáticas como são:


-a interpretação (histórias);
-a imaginação;
-a comparação;
-as capacidades de relacionar, de aquisição de vocabulário,
- de transmissão e captação de conceitos matemáticos.

Sem comentários: