O que é a discriminação socioeconómica?

on terça-feira, 16 de março de 2010

Olá novamente, já que estamos em aulas para fazer auto e hetero avaliação aproveitamos para publicar aqui as nossas fichas de pesquisas corrigidas, esta é sobre "Discrimnação Socioeconómica".

Refere-se a discriminação, ou classificação das pessoas apenas pela sua condição económica, ou posição que ocupa na sociedade de classes.
Numa sociedade onde as pessoas são avaliadas pela sua posição socioeconómica, pelos seus sinais exteriores de riqueza, seu status social, enfim, torna-se difícil diferenciar discriminação racial e discriminação socioeconómica. Esta segunda, também um pouco como se passa na discriminação racial, abrange sobretudo negros, índios brancos e amarelos mas, de um modo geral, podemos dizer que abrange especialmente os indivíduos pertencentes a estratos sociais mais baixos.
Confunde-se, como já referi, com a discriminação racial, contudo, nem todos os comportamentos racistas têm motivação racial. Por exemplo, os vendedores têm tendência a servir mais gentilmente e com mais atenção indivíduos que aparentam pertencer a estratos sociais mais elevados, independentemente da sua raça.
Este sistema de injustiça e desigualdade com que nos deparamos hoje gera, principalmente, miséria, exclusão, depressão e ignorância, este sim, são os principais problemas que resultam desta injustiça social.
Relativamente aos Direitos Humanos de cada individuo, este problema social “desrespeita” os direitos de cada pessoa, essencialmente abarcando a igualdade, que devia ser um dos direitos mais importantes e mais respeitados. Uma sociedade desenvolvida, justa e solidária, onde a igualdade de direitos seja um facto e não uma ficção, somente pode ser produto da luta organizada dos trabalhadores de todas as raças e culturas. Este é o futuro que se pretende alcançar, maximizando a igualdade e minimizando a injustiça social!
Boa leitura!

7 comentários:

Anónimo disse...

GOVERNO DISCRIMINA APOSENTADOS.
Se todos são iguais perante a lei, artigo primeiro da constituição federal, porque há desigualdade no direito a aposentadoria entre trabalhadores e funcionários do governo neste País? Principalmente se o fundo (INSS) é o mesmo?
Por que discriminar os 8 milhões de contribuinte abaixo do teto dos 21 milhões acima do piso de contribuição?

Anónimo disse...

toh cagando pra isso ..

Unknown disse...

boa reflexao, eu gostaria de estudar o tema em causa no que refere aos seus efeitos no processo do desenvolvimento conjunto ou coeso da omunidade

Anónimo disse...

A descriminação socioeconómico em Portugal é um sistema implantado desde sempre, existe perseguição e exclusão de pessoas e não são abrangidas pelas leis em vigor, a lei em vigor com estas pessoas são as da região criadas na hora a favor do bem estar dos que governam na hora, e a ignorância da vitima torna impune muitos actos de perseguição tortura e até em alguns pode causar a morte de inocentes.
Até as autoridades abusam do poder quando lidam com pessoas pobres sem meios de sobrevivência pois sabem de suas ignorâncias da lei e direitos que supostamente tem não existe.
A segurança social torna também a seus benefícios a ignorância do cidadão relativamente a seus direitos, isto também o IEFP usa também o mesmo sistema, onde a lei é que querem impor a prol de não dar os subsídios de desemprego ou social ou RSI, a vitima é alimentada com mentiras, tem que fazer isto ou aquilo ou simplesmente não tem direitos nenhuns isto a comando do director que transmite não ter dinheiros ou fundos e exige aos empregados criar mecanismos de adiar e retirar direitos, pois sabem que o vitima é ignorante e descriminado economicamente, até as finanças com as multas cria engenhos de não comunicar os delitos de forma a obter lucros de incumprimentos.
Quando o cidadão descobre e se empoe estes tendem a entrar em ciclos viciosos de forma a adiar longos prazos para ver se desistem ou simplesmente tomam o prejuízo, e quando são apanhados em flagrante simplesmente dão os direitos devidos e esquecem os anos de espera e prejuízos causados na equação e rezam que o cidadão aceite tal coisa, o suposto erro do estado deve ser perdoado coitadinhos, tentam transmitir, mas são calculistas e burlistas profissionais disfarçados.

Unknown disse...

Sou gay e sou discriminado pela sociedade

Unknown disse...

Nak soiu gaie

Neemias disse...

São fundos diferentes. O INSS gere o RGPS, os servidores tem RPPS. O servidor paga sobre o total da remuneração, não sobre o teto. Recebe mais pq paga mais.

Enviar um comentário