Moagem do Trigo

Esta operação divididas em etapas, que em conjunto tem a função que abrange desde a limpeza e a moagem do grão, a peneiração, classificação e distribuição.

O trigo chega aos moinhos com toda a espécie de impurezas: sementes diversas, palha, varredura, pedras, torrões, poeira, partículas metálicas, etc. Estes corpos estranhos são eliminados por meio de uma série de operações de limpeza. A presença de impurezas causa danos aos equipamentos e também desqualifica o produto final.

A moagem é feita em moinhos de cilindros, entre os quais os grãos são dilacerados e separada a farinha do farelo. Esta separação e a classificação da farinha são obtidas por repetidas peneirações. O objetivo do processo de moagem é separar na forma mais pura o endosperma para que este possa ser moído e convertido em farinhas não contaminadas com o germe ou o farelo, os quais são comercializados separadamente.


 

O principal produto derivado de trigo é a farinha, seguida do farelo e o germe. Embora a composição química da farinha seja variável, a seguinte distribuição pode ser considerada como uma média normal: fécula, 65 a 70%, protídios, 9 a 14%, celulose e gordura, 1%, açúcares, 2,5%, substâncias minerais (cinzas) 0,5% e água, 13 a 15%.Existem vários tipos de farinha de trigo, estas são especificadas de acordo com o produto que se deseja produzir.

Na etapa de armazenamento e distribuição dos produtos acabados, eles são armazenados sempre em ambientes limpos, secos e arejados. A distribuição sos produtos é feita pela própria frota do moinho ou transportadoras.

 
 

Produtos Comercializados pela Angasil


Cereais
Trigo em grãos à granel
Farelo de Trigo ( 30 kg ) -
Triticale em grãos à granel

Milho em grãos à granel
Milho em grãos ( saca de 50 kg )
Milho moído ( fubá) - ( saca de 50 kg )
Milho de pipoca ( saca de 50 e 25 kg )
Canjica Branca ( 30 kg )

Soja em grãos à granel
Farelo de Soja à granel

Feijão ( 60 kg )