quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

TEORIA E TERAPIA FREUDIANA

O homem é retalhado por dentro na visão freudiana,tendo impulsos primitivos e básicos:
ID =SEXO E AGRESSÃO
SUPER-EGO =CONSCIENCIA E RÉU
EGO =ÁRBITRO O SER CONSCIENTE
Na visão freudiana,existe uma guerra entre ID e SUPER-EGO,gerando um conflito,gerando um sentimento de culpa,ou a falsa culpa,que é imposta.
ID+SUPER-EGO=IRRESPONSABILIDADE
EGO=RESPONSABILIDADE
Assim,TERAPIA para a teoria, seria livrar o ser humano da culpa,seria uma *ventilação*,livrar-se da falsidade,fortalecendo o ID,arejando o reprimido,derrotando o SUPER-EGO,fazendo o que ele chama de RE-SOCIALIZAÇÃO.
Albert Ellis aplicador atual dessa terapia freudiana,afirma mudar o comportamento e perso
nalidade do indivíduo pelo método de modificação de valores.
O chamado MODELO MÉDICO é a usurpação da vocação eclesiástica.Como prova,fazemos as perguntas:PORQUE NOSSA GERAÇÃO É TÃO DOENTE?PORQUE A MORAL É DOENTE?
Existe hoje uma revolução na psicologia.Não se fala do ID REPRIMIDO,mas do SUPER-EGO
REPRIMIDO.A culpa psicológica é o medo de colocar às claras...ao invés de *ventilar*,tem que confessar erro cometido,pois o problema é de conduta e não de sentimentos,não doença mental,mas comportamento irresponsavel.
Assim,não sabemos responder a questão:FREU:INIMIGO OU AMIGO???
Ele abriu seu consultório num domingo de Páscoa(havia uma razão pra isto),não respeitava religião,principalmente para com o cristianismo.Ele se dizia*JUDEU ÍMPIO* e *IRREMEDIAVELMENTE PAGÃO*,chegou a jurar que "...vingaria seu pai de uma humilhação feita por cristãos..",alguns chegam a afirmar que a psicanálise seria a arma desta vingança.Na visão de Freud o cristianismo era uma ilusão a ser eliminada,um sinal de neurose,um fruto do medo.Tinha como código:fruto para a sobrevivencia...consciencia po causa da punição,a religião é a afse de infancia da raça e,crescendo não precisa dela
Freud influencia o irresponsável a continuar sendo e aumenta-la.Suas idéias exigem a terapia,assim ele deu o fundamento racional para a irresponsabilidade filosófica e científica.
Diante disto...para onde vamos???
O grande desafio é impedir o alargamento da hostilidade,ressentimentos e brechas da comunicação,colocando a culpa nos outros.Prestar assistencia aos doentes mentais.Trazer disciplina para as escolas.Reassumir privilégios e responsabilidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário