segunda-feira, 3 de maio de 2010

Fatores de qualidade da imagem.

As imagens radiográficas em filme são avaliadas em 04 fatores de qualidade:

Densidade
Contraste
Resolução
Distorção


DENSIDADE


DEFINIÇÃO: Quantidade de enegrecimento na imagem de um filme radiográfico processado.

FATORES DE CONTROLE: Mas

RAZÃO DO INVERSO DO QUADRADO: Também apresenta um efeito sobre a densidade da imagem, de forma que, quando a distância é duplicada a intensidade do feixe de raio-x , logicamente, será reduzida a 1/4.

EFEITO ANÔDICO: A intensidade de radiação emitida pela extremidade catódica da ampola de raio-x é maior do que aquela da extremidade anódica. Isto porque existe maior absorção dos raio-x na extremidade anódica devido ao angulo do anodo, porque os raios-xe emitidos mais profundamente no interior do anodo precisam atravessar mais material anódico antes de serem liberados, sendo assim, são mais atenuados ou absorvidos!

E NA PRÁTICA? COMO USAR O EFEITO ANÓDICO? O paciente deve ser posicionado de forma que a porção mais espessa do seu corpo esteja sob a extremidade catódica e a porção mais fina sob a extremidade anódica. (Para sabermos qual é a extremidade catódica ou anódica é só reparar na ampola, existe uma marcação de cada lado, com os sinais de - e +, onde - é a extremidade catódica e + é a extremidade anódica.)
Os exames que ficam de melhor qualidade com o uso do efeito anódico são: Ap de coluna torácica, Femur ap e perfil, Úmero, Perna e Antebraço.

FILTROS DE COMPENSAÇÃO: São utilizados para filtrar o feixe primário de radiação que vai em direção das partes mais finas do corpo, existem os de formato em cunha, a parte mais espessa do filtro deve ser posicionada na área mais fina do paciente para que o feixe primário de radiação seja atenuado ou absorvido. Os filtros de compensação posuem o mesmo efeito genérico do efeito anódico, sendo que, são mais eficazes!


CONTRASTE


DEFINIÇÃO: Diferença de densidades em áreas adjacentes.

FATORES DE CONTROLE: Kv

DIFERENÇA ENTRE ALTO CONTRASTE E BAIXO CONTRASTE: O contraste nos dá os diferentes tons de cinza na radiografia.

Quando usamos um alto contraste significa que nossa kv está mais baixa que o nosso mas, já que isto nós dará vários tons de cinza, logicamente a escala será curta, de kv baixo.

Então o contraste entre as áreas adjacentes para ser de vários tons de cinza é necessário o uso de kv de curta escala e de alto contraste.

Quando utilizamos um baixo contraste, significa que nossa kv deverá estar mais alta que o nosso mas, já que isso nos dará poucos tons de cinza e mais tons brancos( para visualizar melhor arcos costais), logicamente nossa escala será de longo kv, ou seja, kv alto.

Então para que o contraste entre áreas adjacentes seja de poucos tons de cinza e mais branco é necessário o uso de kv de longa escala, ou seja de baixo contraste.

REGRA DOS 15%: Um aumento de 15% na kv é identico a duplicar o mas.

RADIAÇÃO SECUNDÁRIA: É a radiação que teve sua direção e intensidade modificadas como resultado da interação com o corpo do paciente. Esta radiação tanto afeta a nós técnicos, como ao nosso filme que recebe influência desta energia. A quantidade de radiação secundária depende da espessura e do tipo de tecido irradiado, uma colimação precisa é essencial para reduzir esse efeito desagradável e que não colabora em nada para nossa radiografia e saúde.

GRADE: Este equipamento se encontra dentro do buck e é utilizado para absorver a maior parte da radiação secundária antes que ela atinja o filme. Uma regra geral nos diz que a grade deve ser utilizada para radiografar estruturas que meçam mais de 10 cm.


RESOLUÇÃO OU DETALHE.

DEFINIÇÃO: Nitidez de estruturas no filme, das bordas e linhas mais delicadas dos tecidos.

FATORES DE CONTROLE: Distância foco filme, distância objeto filme e menor ponto focal.

A utilização de uma pequena área focal resulta em menor falta de nitidez.
A fonte real de raio-x é chamada de área focal, normalmente o aparelho de raio-x tem duas áreas focais, uma grande e uma pequena, a utilização da pequena resultará sempre em radiografias melhores com mais nitidez e com mairo aspecto de real, caso contrario, causará penumbra que é borramento das borodas da imagem projetada.

MOVIMENTO DO PACIENTE: Podem ser voluntários, pela respiração e segmentos do corpo, ou involuntários que são movimentos peristalticos dos orgão abdominais, tremores e calafrios.

Para controlarmos essa situação, para que nossa radiografia não fique com falta de nitidez ou penumbra, é necessário o uso de tempos de exposições menores e cooperação do paciente se possivel.


DISTORÇÃO:

DEFINIÇÃO: Deformação do tamanho e forma do objeto a ser radiografado.

FATORES DE CONTROLE:Distância foco filme, distancia objeto filme, alinhamento do paciênte e alinhamento correto do raio central.

A distorçao pode ser de 02 tipo: De tamanho que é a magnificação e de forma.
Isto ocorre devido a divergencia dos raios-x. Os raios-x são produzidos dentro da ampola e divergem atravez de um ponto chamado ponto focal.Quando os raios-x são perpendiculares o ponto central que atinge o filme faz um angulo de 90 e neste ponto exato, encontramos o raio central, que não é divergente, é linear. A partir do raio central as outras porções que atingem o filme ja não fazem um angulo de 90 e assim são divergentes, produzindo uma imagem que não é real e ampliada.A maior magnificação sempre será nas extremidas do raio-x onde os angulos são maiores que 90 graus.

Isto explica porque usamos uma distancia foco filme de 1,80 cm para raio-x de torax, logicamente uma distancia maior causará uma nemor ampliação da imagem, tornando-a o mais real possivel e fazendo com que desta forma não haja ampliação da área cardíaca e de outras estruturas dentro do nosso torax.

Quanto mais perto o objeto que está sendo radiografado estiver do receptor de imagem, menor será a magnificação e a distorção da forma e melhor será o detalhe ou a nitidez.

O alinhamento daestrutura ao filme e o alinhamento do raio central na estrutura são importantes para que não fiquem deformadas as imagens e em algumas radiografias como as das extremidades, as articulações sejam melhores visualizadas sem ditorção.






14 comentários:

  1. Adorei a homenagem amiga, me ajudou muito. Continue mantendo o blog atualizado pq estou estudando por ele rsrsrs. Bjsss! Shirlei.

    ResponderExcluir
  2. gostei muito do conteudo

    ResponderExcluir
  3. adorei me foi muito útil o conteúdo para um trab escolar parabéns !!!!!

    ResponderExcluir
  4. obrigada,tudo o que eu precisava

    ResponderExcluir
  5. obrigada pelas informacoes
    Imprimi a pagina para estudar

    bjusss thalita

    ResponderExcluir
  6. nossa aninha nunca iria imaginar te encontrar assim por acaso...estava estudando e entrei na net para tirar duvidas e olha aonde fui cai .....rsrrrs. Adorei seu trabalho me foi muito util e tirei bastante duvidas , continue assim....mil bjs e saudades.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde ...Vc conseguiria me ajudar...Estou fazendo um trabalho FATORES QUALIDADE DE IMAGEM ...
    Gostaria de imagens que fizesse com que nos alunos entendessemos o assunto abordado...Seria possivel me indicar ou postar aki alguma imagem..Abraço..Andra

    ResponderExcluir
  8. Aninha, como trabalhar com um aparelho de rx com seletores separados ma kv e s? Não consigo calcular ma separado do s. obrigada

    ResponderExcluir
  9. Muito bom, bem explicado. Me ajudou bastante. Muito obrigada =)

    ResponderExcluir
  10. Oi boa tarde queria saber sobre a lei de kepler

    ResponderExcluir