Quem Somos   Casa Arte Palha Hor

História da Arte Palha Horn

Ínicio

 

Meinrad Anton Freidrich Horn, nascido na cidade de Neusdadt, Alemanha, em 1939, formado em economia, trabalhava em um escritório de recursos humanos. No ano de 1974, em companhia de um amigo decidiu realizar uma viajem pelo Atlântico, em um pequeno veleiro, com destino final nas ilhas caribenhas, com previsão de retorno a Europa.

Mas o destino mudou o rumo de sua viajem quando fez quebrar o leme  do pequeno veleiro, que navegando a deriva, somente sob influência das correntes marítimas, chegou a costa norte brasileira, onde mesmo sucumbiu num naufrágio.

Depois de salvos do acidente e legalmente instalados no país, Meinrad, ao lembrar-se da existência de alguns parentes no Sul do Brasil, deixou o companheiro de viajem, que retornou a Europa, e foi ao encontro deles. Seus parentes moravam mais precisamente na cidade de Rio Negro, estado do Paraná, divisa com o estado de Santa Catarina.

Ao decidir por permanecer e ir ao encontro dos parentes no sul do Brasil, Meinrad não sabia que sua vida mudaria por completo. Chegando em Rio Negro, encontrou não só seus parentes, mas a oportunidade que perseguia há muito tempo, a de revelar todo seu talento, criatividade e individualidade, começando um trabalho que o motivou pelo resto de sua vida.

Na casa onde Meinrad se instalou trabalhava uma jovem chamada Doralice Dransfeld, que contribuiu enormemente para que ele não voltasse a terra natal até o final de sua vida.

Eles se apaixonaram e casaram-se em 12 de junho de 1976. Após sete anos morando em Rio Negro, o casal, com três filhos já constituídos, sempre trabalhando com o artesanato, mudaram-se para a localidade de Vila Ruthes município de Mafra – SC, onde Meinrad passou a ser conhecido por um apelido carinhoso, o “Alemão da Vila Ruthes”. A família continuou a desenvolver o artesanato com palha de milho e o modelismo naval, paixão de Meinrad.

Neste local a família crescia com mais um filho. E Meinrad e Doralice passaram a desenvolver trabalhos cada vez mais elaborados, realizar exposições especiais, encomendas específicas além de trabalhos temáticos, pelos quais receberam vários prêmios, aliado ao reconhecimento do público. Destes, o mais famoso deles é o presépio em palha de milho, exibindo mais de 1700 peças, considerado o maior presépio em palha de milho do mundo, em exposição no antigo Seminário Seráfico da cidade de Rio Negro, onde hoje se encontra instalada a Prefeitura Municipal de Rio Negro – PR.

Nestes mais de 25 anos passados, a família Horn continuou a desenvolver a arte em palha de milho com um sucesso cada vez maior.

Em março de 2003 Meinrad desenvolvia mais dois trabalhos importantes, um deles contava em módulos as principais batalhas da Guerra do Contestado, que se passou nas terras do Paraná e Santa Catarina no final do século XIX, e o outro contava a vida de Santo Antônio. No entanto uma complicação de saúde o leva ao hospital. Após 10 dias lutando bravamente contra um extenso infarto cardíaco, Meinrad não suportou, e após esta data, deixou somente a saudade e os últimos trabalhos inacabados.

Desde então, Doralice e família continuaram o desenvolvimento da arte em palha de milho no mesmo local, perpetuando a criação, o brilhantismo e a alegria do trabalho iniciado por este artista.