segunda-feira, 9 de abril de 2007

[leia] Márcio Morais entrevista José Alexandre, o Xandy Avião.

Alexandre e Danilo, Respectivamente padrinho e cantor da banda NaPisada.


Duruguduuuuuuuuuuu! Você já ouviu esse grito por aí? Pois se não ouviu é porque deve não conhecer direito o autor dessa façanha, o novo fenômeno da música forrozeira nordestina. É o chamado Alexandre Avião. Estrela maior do forró moderno. Esse itauense, mas filho adotivo de Apodi, é hoje um dos cantores mais tocados do eixo Norte/Nordeste.
Mas quem pensa que Alexandre Avião conseguiu o sucesso com facilidade está enganado. Ele lutou muito para chegar ao estágio onde se encontra. O cantor, oriundo de uma família humilde de agricultores, desde criança teve sua vida voltada e dedicada à música, nutrindo o sonho de ser um dia cantor famoso. Ainda muito jovem ganhou de seu pai um violão, que na época comprou com muita dificuldade e começou logo seus primeiros acordes.
Apesar de concorrido, o mercado forrozeiro vem ganhando espaço em âmbito nacional, e os melhores cantores de forró do País na atualidade são da região do Médio Oeste Potiguar, como é o caso do cantor da banda Saia Rodada, Ray, que é natural de Umarizal, Alexandre Avião, que é de Itaú, mas naturalizado apodiense, e Daniel da banda Calcinha Preta, que é mossoroense.
O DE FATO vem fazendo uma série de entrevistas com os cantores da região. Já foram entrevistados Ray e agora Alexandre. O próximo será Daniel, vocalista da banda Calcinha Preta, que vem conquistando o mundo com sua bela voz.
Quando visitava o município de Apodi para rever seus filhos e amigos, o cantor Alexandre Avião concedeu entrevista à reportagem do DE FATO. Confira.

Alexandre com suas filhas e a namorada numa de suas visitas a Apodi.

JORNAL DE FATO – Como a música surgiu em sua vida?
ALEXANDRE AVIÃO – Desde pequeno eu gostava de cantar e me interessava muito pela música e tive o prazer de conhecer o rei do baião, Luiz Gonzaga, que era muito amigo do meu pai quando a gente morava em Exu (PE). Tive o prazer de ficar duas vezes com Luiz Gonzaga, e vendo-o tocar a sanfona, achei muito bonito. Isso me despertou muito. Comecei a cantar o forró de Gonzagão. Logo, pedi um instrumento ao meu pai e, com muita dificuldade, ele me deu de presente um violão e comecei a treinar. Mas, a música apareceu mesmo no meu caminho em Apodi.

VOCÊ só canta ou também compõe?
EU AINDA não compus nenhuma música, mas toco vários instrumentos, como bateria, teclado, guitarra. Estou na luta.

VOCÊ tem uma atuante carreira profissional no eixo Norte/Nordeste. Como está a receptividade lá fora de seu trabalho?
AONDE nós chegamos hoje, graças a Deus, não só no Norte/Nordeste, mas em todo o Brasil, somos bem-recebidos. Já tocamos para multidões em São Paulo, Acre, Rondônia, Manaus (AM), Belém (PA), Brasília (DF) e em todo o Nordeste. A gente só ainda não foi ao Rio Grande do Sul e para o Exterior, mas estamos com um projeto para neste ano tocarmos nos Estados Unidos.

QUAL o momento mais marcante que você viveu em sua carreira?
SÃO tantos. Mas quando estou cantando em Apodi é um momento marcante, como a última vez que toquei na vaquejada. Fizeram uma homenagem para mim. Fiquei muito emocionado, chegando a chorar, e quando eu volto para Apodi volto realizado, porque foi daqui que eu saí. Apesar de não ter nascido em Apodi, e sim em Itaú, eu passei a maior parte da minha vida nesta terra. Meus filhos moram aqui e meus principais amigos, que sempre me incentivaram, estão em Apodi. Por isso, eu me sinto totalmente realizado quando visito a cidade.

QUAL avaliação você faz da sua carreira até os dias de hoje?
SINTO-ME realizado. Não peço mais nada a Deus. Só tenho mesmo é que agradecer a Ele pelo que me ajudou até hoje. Tenho uma família maravilhosa, trabalho no que gosto e, com a ajuda dos amigos, tento manter o sucesso que a banda Aviões do Forró vem fazendo até hoje. Estamos entre as melhores bandas do Brasil. Nesta vida e nesta carreira já encontrei altos e baixos, elogios e críticas, mas a gente vai tentando, com a ajuda de Deus, superar as dificuldades e seguir em frente.

PARA você chegar onde chegou teve a ajuda de alguém ou foi descoberto pelo seu talento?
ACHARAM-ME aqui em Apodi. Na época, eu trabalhava na Rádio Cidade FM, de propriedade de Fábio Soares, que me deu uma oportunidade e tocava na banda Estilo Musical. Não sei como foi que me acharam. Só sei que ligaram para mim e pediram um CD e a minha foto para Fortaleza (CE), depois fui fazer um teste e fui aprovado. Até hoje não sei como foi que me acharam. Eu não tenho dúvida de que foi Deus que me ajudou.

APESAR do sucesso, você é uma pessoa que conservou a simplicidade. Como você lida com a fama?
EU TENTO lidar com a fama como se fosse uma brincadeira. Quando chego às cidades as pessoas pedem autógrafo, para tirar fotos, mas eu sempre quero não me sentir famoso, para isso não subir a cabeça e atrapalhar a minha carreira. Há alguns dias eu estava em São Paulo (SP), gravando um programa de TV, e conversei com vários artistas renomados que estavam no camarim e percebi a simplicidade da maioria, e acho que a simplicidade tem que ficar acima de tudo.

QUANTOS shows você realiza por mês e quais a principais cidades onde você já cantou?
VARIA muito de mês e época. Os meses que a gente toca mais são os de junho e julho. Eu estava vendo a agenda para junho, e já temos 50 shows agendados. Geralmente, a gente faz três shows por noite, e as principais cidades em que os Aviões do Forró são aceitos são Recife (PE), João Pessoa (PB), Natal, Fortaleza e São Paulo, e em Fortaleza a banda é muito bem recebida. Se eu for falar nas cidades onde a gente é bem aceito vamos ter de passar o dia conversando.

QUE bandas de forró você admira ou se inspira para montar o repertório e estilo dos Aviões do Forró?
OS AVIÕES têm um estilo próprio. Eu admiro várias bandas e cantores, mas o cantor que me inspira, e do qual sou fã de carteirinha, é o Toca do Vale. Mas, escuto todas as bandas, como Calcinha Preta, Tropicália, Limão Com Mel, dentre várias outras.

NO PALCO, qual o maior mico que você já pagou?
O SHOW dos Aviões já é uma brincadeira, e o que surge de mico a gente leva na brincadeira e o pessoal pensa que faz parte do show.

E O Alexandre fora dos palcos?
MUITO brincalhão. Gosto de farrear, e nas minhas folgas venho para Apodi rever meus filhos, meus amigos e a minha cidade. Sou um cara normal como qualquer outro, só que faço a minha diversão do meu jeito.

VOCÊ acredita que fazer sucesso hoje está mais fácil que antigamente?
ACHO que não. Fazer sucesso é muito fácil. É só fazer uma banda e botar o negócio para frente. O difícil mesmo é manter o sucesso. Muitas bandas surgiram, fizeram sucesso e depois sumiram e outras estão fazendo sucesso até hoje. O mercado de trabalho está muito concorrido. Todos os Estados estão com bandas de forró que não deixam a desejar.

COMO você vê o atual mercado da música forrozeira no Brasil?
CRESCENDO a cada dia. O forró está tomando conta do Brasil. Hoje, você liga a televisão e vê o forró em vários programas de televisão em âmbito nacional. Isso é a maior prova que o forró está avançando e tomando conta do País. Antes, forró era coisa de nordestino, de cangaceiro de homem do campo, mas hoje é dançado em todo lugar.


Quais seus próximos projetos na carreira musical e pessoal?
NA MINHA carreira pessoal não tenho muitos projetos. Manter o sucesso e cantar o que mais amo na minha vida. Sempre vim em Apodi, porque isso já é de lei. É isso mesmo.

DEIXE uma mensagem final para a grande legião de fãs e para os que ainda não conhecem você de perto.
QUERO agradecer o carinho que a gente tem recebido dos fãs e amigos apodienses que abraçaram o nosso forró, coisa que nunca esperei. Fui para Fortaleza, mas sempre tive aquela insegurança de não ser aprovado e voltar para Apodi. Mas, graças a Deus, está dando tudo certo, e peço que os amigos e fãs continuem acreditando no nosso trabalho.

Carlinhos Aristides, José Alexandre e o famoso marujo.

Fonte: Jornal de Fato.

17 Comentários:

Unknown disse...

Esse alexandre é muito é falso.
Muito BOSSAL!!!

Anônimo disse...

ainda tem corage de dizer q o sucesso ñ subiu pa cabeça!!!!!! maz rapaz!!!!!!!
bixo falso.

Anônimo disse...

Esses dois ai de cima sao mto otarios, falam sem pensar e o de baixo e um covarde q nem aparece. O q tenhoa comentar e q tudo o q tem na reportagem e real e verdadeiro, isso ai q eles falaram sao a criticas comu xandy falo na reportagem, mas e isso ai mermo sempre tem alguem q n acredita na verdadeira historia.

Flw pessoal

abracçoooo

Anônimo disse...

Eu gostei da entrevista, mas não posso falar muito, pois sou suspeito. Sou super fã da banda. Tenho 37 cds que juntei em 2anos e meio. Adoro as músicas e as resenhas. Mas fiquei triste quando tive a oportunidade de conhecer pessoalmente o Xandy: ele demonstrou-se antipático e apático, mas não tem como ele se esquivar do sucesso. Não existimos p/ julgar, ainda mais quem não temos contato direto, quem não conhecemos. Eu não acredito que a fama trouxe maus hábitos à quem sempre batalhou. Desejo sucesso à todos na banda!!

Anônimo disse...

eu gostei da intrevista ñ tive ainda a oportunidade de conhecer o xandy pessoalmente ainda mais gosto muito dele i adoro aviões como cantor pra mim ele é 1000

Thiago Santana disse...

Talvez não seja bossal, possa ser tímido.. más que ele não colocar Aracaju como uma das melhores cidades para aviões foi covardia.. Nenhuma cidade colocou 200 mil em um show de aviões, EU GARANTO!
Apesar de tudo, aviões a número 1!

Anônimo disse...

o,esses ai de cima que falaram que xandy é falso talvez seja os que malhavam dele lá no apodi.ta certo xandy seja na sua voce pode tudo.não esqueça dos otarios que tiravam onda comtigo no passado,agora vão todos para o seus shows.é isso mesmo!!!!!

Unknown disse...

Ei vcs que falam mal do XANDY e AVIÕES,eu convido vcs a falar mal do aviões lá na minha cidade,é JAGUARIBARA-CE.Aviões e Xandy tem que dar valor a quem os apoiou e butar é quente em quem malhava eles,ta ligado!!!

Anônimo disse...

VALEU GALERA QUE ME DEFENDEM UM GRANDE ABRACO DO XAND E ESSES QUE ME CRITICAM UM OBRIGADO DOBRADO PQ SE NAO FOSSEM VCS EU NAO ESTARIA ONDE ESTOU HOJE VCS QUE ME DAO TUDO QUE EU TENHO FIQUEM COM DEUS E MUITA SAUDE PRA TODOS XAND AVIAO.

Anônimo disse...

Eu admiro aviões!! Aqui em Brasília vou em todos os shows! :)

Unknown disse...

j.ademar,sou potiguar e moro em salvador a quatro anos e gosto muito de ver o aviões tocar aqui,admiro muito o xande,o seu jeito simpres com que conduz o show,o ultimo que foi na cidade camaçari .um bom filho sempre a casa retona.parabens xande,parabens apodi.

Anônimo disse...

esses q/ falaram mal morre de inveja va procurar uma lavagem de roupa bamdo de urubu..........

Aurea Aviozeira Pura disse...

VOCES DE APODI DEVERIA AGRADECER A XANDY AVIAO PORQUE ELE E UM DOS MAIORES PUBLICADORES DO NO DA CIDADE DE APODI E SE ELE FOSSE DEIXAR O SUSSESO SUBIR A CABEÇA ELE NAO NLEMBRARIA NEM DESTA CIDADE DE INGRATOS.
AUREA AVIAOZEIRA PURA

Leodésio Tôrres disse...

a etrevista foi uma maravilha.
e Quanto aos que só falam besteira do Alexandre pq não vão ralar e batalhar trabalhando como ele fez ainda faz até hoje????? Pessoal, a hitória de sse cara ae é bacana não brincadeira eu falo pq eu sei que a gente sofria para trabalhar durante e ainda ter que estudar a noite. Valeu Alexandre que nos abençoe e que o sucesso continue!!!!

Anônimo disse...

eu já falei com alexandre pessoalmente é um cara sinpatico e legal,ele merece mesmo o suceso q deus o deu;e veio mesmo de uma familia pobre,ele é um cara muito batalhador por exemplo eu ouvi uma história aqui ñ sei se verdaderia mais muitos falam q no perido q ele estudava ia pra aula de bicicleta ou a pé como muitos,ai ele juntou um dinherinho com muito trabalho,ai pediu ao seu cunhado q morava em natal pra comprar uma moto,q esse dinherinho só deu pra comprar uma simples "today94",q ter essa moto na quele tempo foi seu maior sonho realizado.

tarcisio de souza disse...

ei galera eu acopamho a historia do aviões des de 2002 eu nunca tive a oportunidade e o prazer de esta pesoalmente com o alexandre mas pelo o que eu vejo, ele e um cara muinto humilde batalhador brincalhão e estrovestido, a intrevista foi boa de mais, e so desejo muinta saude felisidade suseso, e deus na vida dele. by [aviãozero numero 1]

Anônimo disse...

ele não tem duas filhas... nessa foto aiii em sim é uma menino pequeno e uma menina chamada de - Aguida e o menino chamado de - Adrean Alexandre !

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO