Wednesday, November 04, 2009

COMUNICADO AOS MORADORES

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DA QUINTA DA LUZ

COMUNICADO AOS MORADORES

ESTACIONAMENTO

Devido às recentes alterações verificadas no estacionamento, a Associação de Moradores julga ser pertinente levar ao conhecimento de todos a sequência dos acontecimentos que precederam a implememtação do actual sistema de estacionamento.

24 de Dezembro de 2005
Um 2º incêndio no bairro alerta para a dificuldade que os bombeiros têm ao entrar no Bairro devido ao estacionamento desordenado.

1º semestre de 2006
São efectuados vários contactos com a Câmara e pedido o parecer dos Sapadores Bombeiros.
É elaborada uma lista de ocorrências que poderiam provocar situações de insegurança para ser entregue à Junta e CML.

Maio 06
Realiza-se uma reunião da EMEL com o Executivo da Junta e AMQL sobre os problemas de estacionamento e existência de lugares vagos nos Parques subterrâneos. Nesta reunião é posta em questão pela EMEL a solução com parquímetros. A AMQL defende que esta solução terá de ter um estudo prévio e os moradores terão de ser ouvidos.

Outubro 06
O Parque de estacionamento na Avenida do Colégio Militar é-nos retirado. Os contactos sobre o destino daquele espaço com a junta e CML são infrutíferos.

13 de Outubro 06
A Junta envia um ofício para a Vereadora Marina Ferreira solicitando reunião.
“... sendo esta zona caótica em estacionamento... fomos informados que seria um parque para viaturas rebocadas pela PM...”

10 Novembro de 06
Realiza-se uma reunião em que se forma um Grupo de Trabalho com elementos da AMQL e Assembleia de Freguesia. Decide-se implementar um Inquérito para se averiguarem dados sobre as dificuldades de estacionamento.

15 Dezembro 06
Em reunião com Executivo da Junta decide-se como proceder com os inquéritos para o estacionamento. Fica a AMQL de redigir os termos do mesmo e da carta que os acompanharia e enviar à Junta o conteúdo dos mesmos para apreciação. Somos informados que a Vereadora assinara um acordo com Polícia Municipal para o Parque da Avenida ser para viaturas rebocadas.

18 de Dezembro 06
Reunião com Executivo da junta, AMQL e elementos do Gabinete da Vereadora:
- alegam que o espaço já se previa desde há muito ser entregue à PM e só provisoriamente tinha sido cedido para estacionamento;
- o Presidente da Junta propõe a troca deste espaço por outro existente na freguesia e fazer a gestão deste para estacionamento.

Assembleia de Freguesia - Dezembro 06
São aprovadas Moções sobre o estacionamento na Quinta da Luz.

1º trimestre 2007
O Parque da Avenida é entregue à PM.
A Associação elabora os Inquéritos com colaboração da Junta.
É feito um pedido (recusado) da recuperação de alguns lugares de estacionamento na R. Adelaide Cabete.
É enviado um texto sobre a situação na Avenida para o Boletim da Junta, Portugal em Directo e Sic.
Com Agentes da PSP faz-se o levantamento dos lugares de estacionamento à superfície.

27 de Março 07
Assembleia Geral da AMQL – o estacionamento é o problema mais focado.

9 Maio 07
Reunimos com o Executivo da Junta. O Presidente da Junta informa que em reuniões deste com a EMEL esta entidade tem posto como solução avançar com parquímetros. A AMQL defende, mais uma vez que uma solução destas teria de ser muito bem estudada e ponderada.

Setembro de 07
Faz-se a implementação dos inquéritos sobre as necessidades de estacionamento distribuindo-os por todos os apartamentos com a colaboração das administrações.
Reunimos com Executivo da Junta e as Administrações do Hospital da Luz, C. C. Colombo e PSP com vista a encontrar soluções para o estacionamento.

6 Novembro 07
Assembleia Geral de Moradores – novamente o assunto “estacionamento” é levantado.

Outubro /Novembro 07
Tratamento dos resultados dos inquéritos (por apartamento) sobre as necessidades de estacionamento:

Respondem 42,7% e verifica-se:
2,7 carros por cada lugar de estacionamento à superfície
0,7 carros por residente
1,9 carros por apartamento

1º trimestre 2008

Entregam-se à Junta os resultados dos inquéritos.

24 Março 08
Assembleia geral da AMQL – Novamente o assunto mais discutido é o estacionamento e são pedidas medidas para o retorno do Parque da Avenida.

30 Outubro 08
É aprovado (dia 28) em Assembleia Municipal o documento “Aplicação do Regulamento Específico de Estacionamento de Duração Limitada Zona 045- Quinta da Luz” e publicado a 30 de Outubro, no Boletim Municipal - II Suplemento n.º 767.

17 Fevereiro 09
Reunimos com Executivo da Junta. Depois de analisada a situação já definida pela EMEL e que seria implementada no decorrer do 1º semestre, foi decidido pelos presentes defender que:
-fosse incluída também bolsa de residentes nas traseiras dos n.º 1, 3 e 5 na Rua Ana de Castro Osório;
-devido à proximidade do CCColombo, Estádio da Luz e Interface Colégio Militar, as Zonas de Acesso Automóvel Condicionado (Bolsas Exclusivas a Residentes) tivessem vigência 7 dias por semana e 24h dia;
- que estas Zonas fossem devidamente sinalizadas e igualmente fiscalizadas;
- fosse pedido novamento, para estacionamento, o retorno do Parque da Avenida.

12 Junho 09
O Sr. Presidente da Junta envia-nos um e-mail a informar que o novo modelo de estacionamento seria implementado a partir de Setembro.

28 Agosto 09
Realiza-se uma reunião com EMEL, Executivo da Junta e AMQL. Somos informados da resolução final apresentada pela EMEL:

Bolsas Exclusivas a Residentes (Zonas Amarelas- conforme folheto distribuido pela EMEL) 24h sobre 24 horas todos os dias inclusivé fins de semana;
Zonas de Parquímetros (Zonas Azuis- confome folheto distribuido pela EMEL) das 8h às 20h nos dias úteis e livres para todo o tipo de estacionamento durante a noite e fins de semana;
As viaturas identificadas com distíco de residentes podem ser estacionadas em ambas as Zonas;
Retorno do Parque na Avenida para estacionamento.

Outubro 09
Uma reunião da EMEL com Executivo da Junta e Comerciantes Locais põe em causa a Bolsa de Residentes na R. Adelaide Cabete.
Não somos informados oficialmente de nada e são alguns moradores que nos alertam.
A AMQL pede reunião com todos os parceiros presentes.

2 Novembro 09
Início da aplicação do sistema com multas.
É agendada uma reunião com a EMEL, Executivo da Junta, AMQL e Comerciantes para dia 9 de Novembro.

Aguardamos para breve a conclusão de todo este longo processo.

A Direcção da AMQL


amquintadaluz@yahoo.com

http://amquintadaluz.blogspot.com


9 Comments:

At 4:13 AM, Anonymous Anonymous said...

Obrigado por esta divulgação dos acontecimentos e por todo o trabalho que têm desenvolvido.
Joana

 
At 2:06 PM, Anonymous Anonymous said...

Estas datas são pura aldrabice.

Tal questionário não foi recebido em 2007, mas sim em 2008 já quase em 2009.

E já muitas foram as pessoas que tiveram multas (moradores) antes do mês de Novembro.

E mesmo se fosse verdade, não há qualquer benefício para a maioria dos moradores da Quinta da Luz.

Ora os "piquenos" da EMEL aparecem por cá das 8h às 20h, quantos moradores chegam depois dessa hora? Quantos jogos no SLB acontecem depois das 20h? Que raio de vigilância é essa que falam que não acontece depois das 20h?

Certamente estão familiares com a crise que se instalou a nível mundial e as dificuldades no mercado de trabalho. Quantos moradores têm os seus filhos a morar com eles? Muitos deles ainda estudar, mas já com carro. Alguns certamente a estudar em horário pós-laboral. Onde arranjam os filhos desses moradores um lugar para estacionar quando chegam muito depois das 20h? Certamente conseguem arranjar um lugar bem distante do seu prédio e têm que passar por zonas muito mal iluminadas. Faltou isto nos vossos "estudos". As ruas estão muito pouco iluminadas e como tal, não existe qualquer segurança...

Outra sugestão que faço, é que em andem pelas ruas durante a noite (das 20h até à meia noite" e reparem na quantidade de parques desportivos que temos que pouco são utilizados. Em alguns lugares críticos em estacionamento, como é o caso da Rua Maria Veleda, o lugar onde estão os dois parques (parques esses onde já foram assaltadas algumas crianças) daria certamente para muito estacionamento. Actualmente a situação com que nos deparamos só beneficia a EMEL e mais ninguém.

De futuro, gostava que esta Associação se "manifastasse" mais vezes, pois toda a minha vida morei aqui e apenas agora com a EMEL a invadir este espaço se ouve falar desta associação.

Cumprimentos.

 
At 6:57 PM, Anonymous Anonymous said...

Tem razão vizinho no que diz sobre as multas. Por chegar à noite do trabalho e não encontrar lugar onde estacionar e ser obrigado a deixar o carro mal estacionado por duas vezes fui multado e tive de ir buscar o carro à Praça de Espanha e pagar a multa que não foi tão pequena como isso. Sabe como resolvi o problema? pago todos os meses o aluguer no Colombo. Concordo com as bolsas e vou exigir que sejam vigiadas.
Parabéns à associação pelo trabalho feito
por mim podem continuar

 
At 5:50 AM, Blogger manelostar said...

QUINTA DA LUZ 34 ANOS DEPOIS
Parte 1

O bairro da QUINTA DA LUZ construído em 1975, começou a ser habitado em 1978, anos críticos na nossa sociedade que levou a que os EDIFICIOS fossem construídos sem que arruamentos e iluminação estivessem executados E A MAIOR PARTE DELES SEM ESTACIONAMENTO INTERIOR.
Hoje é um bairro quase de excelência e sobretudo se o virmos apenas pela sua localização geográfica não o será tanto se o virmos pela perspectiva do que o rodeia ou pela concretização levada a cabo no seu ordenamento viário (inclui pedonal) e aspectos de acessos de emergência no seu interior.
Isto tem de ser dito e encarado pelos que se preocupam com quem aqui mora.
Torna-se necessário por isso, 34 anos depois de habitado levar ao conhecimento das autoridades actuais aspectos da vivência deste bairro que devem ser melhorados, exigindo-se um estudo de pormenor participativo.
Assim defende-se que deve ser feito esse estudo de pormenor para este bairro, tendo em vista colmatar os diversos problemas apontados.


1 ACESSIBILIDADE


As vias construídas entretanto à volta, como circular de Benfica que liga Benfica a Telheiras (representa a 3ª circular) a Av Lusíada e a execução do eixo norte sul e a para breve abertura do novo troço da CRIL em Benfica e Av da Pontinha, darão a este bairro que convive de perto com a 2ª circular, uma melhor qualidade de vida devido à redução evidente de tráfego que estas vias oferecem e com a redução de faixas da Av. Col Militar, procurarão os que a atravessavam outros fluxos que não o atravessamento desta.


2 ACESSOS DE EMERGÊNCIA

O facto de o bairro ser uma concha para quem cá vive, beneficia o sossego que todos queremos ter, mas o acessos aos edifícios encontra-se prejudicado hoje mais de que ontem, motivado pelos acrescidos factores como crescimento de árvores, colocação de candeeiros, estacionamento abusivo no topo dos impasses devido à má execução geométrica, que não permitem uma carga e descarga junto às portas dos edifícios aos seus moradores, pois em todo o bairro só existem dois espaços para carga e

 
At 5:51 AM, Blogger manelostar said...

parte 2
descarga que estão sempre ocupados com estacionamento permanente, o que resulta que qualquer carga e descarga a ser feita prejudicará tudo e todos e como é assim em toda a cidade. Estaremos todos resignados com isso? Todos os edifícios têm de ter um acesso de emergência permanente e uma zona de cargas e descargas que será conciliável com esse mesmo espaço de proibição. Não foi nem será esta intervenção da EMEL que vai melhorar aspectos como impasses mal concebidos onde não é possível cruzarem-se duas viaturas e onde não se deu atenção ao aspecto de se fazer circulação de sentido único a solução conveniente que facilitaria a circulação e segurança em caso de emergência.

3 ESTACIONAMENTO

O estacionamento ainda é deficitário mesmo atendendo a que foram feitos 2 parques subterrâneos (a preços de 3 mil contos cada lugar de 11 mts2). Atendendo a que a média por fogo é de 2 viaturas, mesmo que os lugares ainda livres estivessem ao alcance das bolsas dos residentes, não resolveria a falta de estacionamento. É visível a falta estacion. a partir das 20 horas.
Havendo que contar com estruturas envolventes como COLOMBO, ESTÁDIO DO BENFICA, HOSPITAL DA LUZ, BOMBEIROS DE CARNIDE, (áreas onde o estacionamento é ilegal e caótico e travessias pedonais não existem! E a saída directa do hospital para a Av. Lusíada tem de ser repensada!) a proximidade com o terminal de metro que futuramente ligará a linha de Telheiras a Carnide e com a CASA DO ARTISTA onde ocorrem eventos não havendo na sua envolvente capacidade para tal, havendo dois parques que servem a estação de metro Pontinha, sendo que a sua distância e a inoperância de caminhos pedonais, não aconselha a grandes caminhadas.
A possibilidade de haver mais estacionamento no interior da Q. da LUZ acontecerá se usarmos de melhor capacidade técnica par o fazer, não sendo necessária grande obra regulando também o perfil de passeios e vias com sinalização horizontal, mantendo o interesse do peão e conseguindo-se arrumar mais veículos no mesmo espaço. Agora que a EMEL vai recolher lucros do que vai passar a cobrar nas máquinas e o que já cobrou aos moradores que vão pagar anualmente uma média de 50 euros ano pelas suas duas viaturas, pode ser que faça uma pequena obra de arranjo viário onde ela é necessária. Não acontecerá se nada fizermos.
Continua-se a verificar falta de estacionamento posteriormente a implantação EMEL em Outubro de 2009 e a partir das 20h como não é vigiado é vulgar ver viaturas em cima de cruzamentos dado que não há marcação de espaço p estacionar, nem passadeiras nem linhas de limite de cruzamento, retirando a visibilidade e dificultando inscrição de qualquer

 
At 5:51 AM, Blogger manelostar said...

parte 3
viatura. Pode e deve aproveitar o momento para fazer deste bairro um exemplo para os condutores desde que estes tenham as condições necessárias para tal, exigindo-se aos outros intervenientes no processo a sua parte activa.


4 CIRCULAÇÃO PEDONAL

Esta pode ser melhorada a fim de que a população idosa possa dar um passeio pelo seu bairro acedendo a todo o equipamento de utilidade prestativa. Para isso torna-se necessário fazer pequenas rampas em locais vários perfeitamente integradas no meio, possibilitando também a circulação de carrinhos de BÉBÉS e de COMPRAS o que é de todo impossível na maior parte do bairro (E OS DEFICIENTES E AS CADEIRAS DE RODAS?). Havendo a questão da baias pedonais por colocar à vários anos que urge dar execução.


5 VÁRIOS


a) MOBILIÁRIO URBANO

ECOPONTOS: Não fazendo parte de mobiliário urbano são por isso sempre ignorados nos estudos de urbanização e traçado viário fazendo-se à posterior as emendas para os entalar nos lugares de estacionamento. Defende-se aqui a colocação destes em desnível e colocados em locais estratégicos limitando o seu número e verificando a sua acessibilidade evitando escadas.


b) ÁRVORES



Foram a maior parte delas plantadas à 20 anos e só quando estas estão a entrar pela casa dentro das pessoas é que alguém da CML vem tardiamente “dar um jeitinho”. Em alguns locais é nítida a obstrução que fazem numa situação de emergência, há palmeiras a menos de 3.00mts das janelas das pessoas e não raramente impedem uma vida normal.

 
At 5:52 AM, Blogger manelostar said...

c) ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Parte 4
Não ficámos surpreendidos com o facto destes em alguns casos ficar completamente anulada a sua eficácia pelo crescimento despudorado das árvores, sendo que para isso também contribuiu a sua proximidade das mesmas árvores, alguns deles convirá mesmo reposicioná-los.


6 OBRAS RECENTES

a) CICLOVIA

Deveria esta ter sido feita no lado nascente e ter sido criado na mesma o estacionamento longitudinal. Sendo desejável a sua construção, padece esta de alguns acertos e clarificação na sua presença, não sendo uma via de favor terá de gozar de prioridade junto às garagens e passadeiras sobre os veículos. É habitual sofrerem os ciclistas com estes dois aspectos que não acontece pela Europa fora. Deverá ser feita a correcção ao escorrimento natural das águas pluviais. Deverão ser feitas dentro do bairro vias para bicicletas mais rudimentares de modo a alcançar-se a ciclovia principal com alguma segurança.

d) AV COL. MILITAR
O estreitamento da Av. Col. Militar, não é de forma nenhuma grave, era até desejável. Ficou mais segura.Com tantas vias à volta deste bairro, é bom que os antigos utilizadores mudem os seus hábitos de formiguinhas e deixem esta AVENIDA para o trânsito mais local. A ver vamos.
Incorre nalguns erros técnicos para que funcione melhor: corrigir espaço paragem bus para o legalmente standerizado por lei; corrigir passeio junto ao ex parque PSP; correcção da semaforização na sua visibilidade e na colocação de detectores de velocidade, etc.
É necessário também tirar-lhe a prioridade em todos os cruzamentos de modo a que quem saia do bairro possa usufruir dela.

É necessário PARAR! VER! OUVIR! DISCUTIR! E FAZER!
Para isso conta-se com o empenhamento de todos os intervenientes. Isto não vai lá com medidas a vulso. Tenho o projecto feito que é do conhecimento de responsáveis autárquicos.

Lisboa, Novembro de 2009

Manuel Jorge
(técnico de tráfego na reserva)
(Membro desta associação)

 
At 6:03 AM, Blogger Ana said...

MJ:
Muito bom resumo dos problemas estruturais do nosso bairro. Parabéns pela compilação.
É realmente necessário levantar estes problemas, reuni-los, e procurar soluções. Fico contente por ver que a 'nossa' associação tem membros activos assim.

AMQL:
Gostaria uma vez mais de dar os parabéns pelo trabalho que têm vindo a fazer ao longo do tempo.
Sei que para o fazerem de forma util é necessário despender muito tempo (e paciência), e que que todos os seus membros são pessoas que, sem qualquer obrigação, dão a cara pelos problemas que não são só seus, mas sim de todos nós.

Parabéns e continuem com o bom trabalho.

 
At 9:45 PM, Anonymous Anonymous said...

Agradeço o resumo feito pelo vizinho Manuel Jorge e concordo com o mesmo.

Paulo Costa

 

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