quarta-feira, 13 de abril de 2011

Azulão - O novo ônibus de Curitiba

Pois então, como foi pedido através do twitter pelo @Williaan_Reis , falaremos sobre o novo ônibus, que começará a rodar em breve para auxiliar no transporte público de Curitiba.

Como sabemos, Curitiba é uma cidade modelo no que se diz respeito a transporte público, pelo menos é o que dizem lá fora.

Muitos curitibanos não concordam com isso, reclamam de ônibus hiperlotados, de tarifas absurdamente caras, má conservação dos ônibus, entre outras coisas mais. Porém, quem veio de cidades como São Paulo e Brasília dizem que reclamamos de barriga cheia.

Veja você, que na maioria das cidades a passagem está em torno de 2,10 à 2,30, porém, não existe interligação entre linhas. Se você precisa pegar 2 ônibus para ir a algum lugar, pagará duas passagens. Já em Curitiba, você pode rodar a cidade inteira de norte a sul e até mesmo ir para a região metropolitana gastando apenas uma passagem.

Quanto a hiperlotação, nem comenta-se os metrôs de São Paulo que a população é submetida a coisas muito piores do que sentimos dentro de um Circular Sul lotado.

Isso sem falar da conservação, quando fui pra Brasília, conversando com algumas pessoas, descobri que todos tem nojo de usar ônibus lá, só usam em último caso, se não houver outra alternativa, porque além de não existir um horário para cada linha, os ônibus são nojentos. Depoimentos de alguns brasilienses com quem conversei.



Mas é lógico que nosso transporte público necessita de muitas melhorias ainda!




E levando isso em conta, chega a novidade de Curitiba, o novo ônibus que rodará pela cidade: "Azulão" ou "Pepsi do asfalto", como li no twitter outro dia, o Biarticulado Azul.

Ele promete melhorar um pouco mais o noss transporte público e rodará nas linhas Ligeirão Boqueirão, que vai do terminal do Boqueirão até a Praça Carlos Gomes, passando por 3 terminais (Boqueirão, Carmo, Hauer) e 2 estações tubos (UTFPR e Praça Carlos Gomes), e Pinheirinho/Carlos Gomes, que como o próprio nome diz, vai do terminal do Pinheirinho até a Praça Carlos Gomes, traçando seu caminho pela Linha Verde.

Ele será o maior ônibus do mundo, com 28m de comprimento e terá capacidade de conduzir 250 passageiros, 45% a mais que o normal.

Pensando nas pessoas com necessidades especiais, as suas portas terão sinais luminosos para indicar abertura, ajudando assim os deficientes auditivos e para os deficientes visuais existirão plaquetas em braile, indicando o nome do ônibus, nos braços e encosto dos bancos especiais.

Ele operará somente com biocombustível a base de soja, o que significa 50% na redução de poluentes. Isso significa muito para a Apogee, que apoia projetos de responsabilidade social, principalmente porque, quanto menos poluirmos o meio ambiente, melhor ficará o planeta para nossos filhos e netos!

Para diminuir o tempo de locomoção de um ponto a outro, ele possuirá sensores que lhe dão prioridade nos semáforos.

E o bom é que não para por aí, a inclusão do biarticulado azul no transporte público de Curitiba é
só o começo, até o final do ano, a prefeitura promete ligeirinhos, que serãos fabricados com as mesmas vantagens do azulão.

Serão inclusos agora 24 biarticulados azuis e até o final de 2011 mais 520, ao todo 544 ônibus, divididos entre biarticulados e ligeirinhos, o que significa 28% da frota curitibana.



Um comentário: