Boletim Informativo nº 2

ABICAB News
29 de Janeiro de 2010 – nº 2 – ed. 1 Notícias da indústria de chocolate, cacau, amendoim, balas e derivados
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MATÉRIAS-PRIMAS
Alta recorde do preço do açúcar
O preço do açúcar no Brasil e no mundo está batendo recordes. Em 21/01/2010, o indicador Cepea para a saca de 50 quilos fechou o dia valendo R$ 71,46.
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CONJUNTURA

Commodities em alta
Os preços das commodities estão subindo no Brasil. As matérias-primas avançaram 11,8% na moeda brasileira entre outubro e novembro do ano passado.
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EXPORTAÇÃO
Estatísticas do setor
Já estão disponíveis na extranet as Estatísticas Brasileiras de Exportação relativas ao período de Janeiro a Dezembro de 2009, em comparação a Janeiro a Dezembro de 2008.
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Projeto Apex-Brasil
Em março será apresentado na FIESP o Planejamento Estratégico Setorial, que contém um plano operacional com 43 ações indicadas às empresas do setor de chocolates, balas e amendoim, interessadas em exportar.
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RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Comércio com países emergentes
A CNI – Confederação Nacional da Indústria defende perante o governo brasileiro a concessão de 20% de redução tarifária sobre 70% dos produtos que constam do SGPC – Sistema Global de Preferências Comerciais entre Países em Desenvolvimento.
Leia maisCompartilheMinistério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

FEIRAS

Agende-se para a ISM
Os participantes da ISM 2010 - International Susswaren Messe, a maior feira mundial de chocolates e balas que se realiza em Colônia (Alemanha), terão a oportunidade de aprender em detalhes como exportar para os Estados Unidos, durante atividade especial programada no evento.
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CONVÊNIO
Confira os serviços do Senai São Paulo Design
Os associados da ABICAB que necessitam colocar em prática seus projetos de desenvolvimento de marcas, produtos, embalagens, rótulos, layout comercial e projetos de fachada, entre outras ações no âmbito do design, contam agora com os serviços do SENAI São Paulo Design, graças à parceria firmada entre essa entidade e a ABICAB. 
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PESQUISA
Indústria de alimentos lidera crescimento
Estudos feitos pela FGV – Fundação Getúlio Vargas mostram que o setor de alimentos projeta para 2010 um faturamento 10,6% superior a 2009. A estimativa está acima da média geral da indústria, que acredita em crescimento de 10,1% para as vendas deste ano. 
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ASSOCIADOS
Perfetti Van Melle lança a nova Fruitella Natural
A Perfetti Van Melle, fabricante global de balas e gomas de mascar, promoveu extensa reestruturação em sua linha de balas mastigáveis Fruitella, que apresenta agora nova formulação com ingredientes naturais.
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MERCADO

Franquias
Fábricas de chocolate com lojas franqueadas estão comemorando os bons resultados obtidos nas festas natalinas de 2009. Novos produtos em embalagens atraentes trouxeram boas vendas e as empresas não sentiram os efeitos da crise ocorrida no 3º terceiro trimestre de 2008.

Panetones Cacau Show, Kopenhagen e Brasil Cacau
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Franquias lucrativas

      Fábricas de chocolate com lojas franqueadas estão comemorando os bons resultados obtidos em 2009, especialmente nas festas do final do ano. As vendas foram altas e os fabricantes não sentiram os efeitos da crise econômica que teve início no terceiro trimestre de 2008.

      A crise passou bem longe da Cacau Show, a maior rede de franquia de chocolates finos do país, que conta atualmente com 765 lojas em 24 estados do Brasil. Em 2009, a empresa ampliou sua principal fábrica, que passou de 18 mil m2 para 36 mil m2. Além disso, inaugurou 146 novas lojas, aumentou o número de funcionários das suas quatro fábricas e escritórios, ampliou o leque de fornecedores e lançou novos produtos com excelente aceitação no mercado.

        As vendas da Cacau Show, no Natal de 2009, foram 72% superiores ao mesmo período de 2008. O  faturamento total em 2009, por sua vez, foi 65% superior ao de 2008. O volume de produção em 2009 atingiu a cifra de  9 mil toneladas de chocolate. O resultado animador, segundo Stefenson Soalheiro, Gerente de Marketing da Cacau Show, é resultado do grande número de lojas franqueadas da marca no país e ao sucesso de vendas dos lançamentos e também à remodelagem das embalagens das linhas tradicionais.


     Dentre os lançamentos  se destacam a versão inédita do panetone Trufa de Limão e o bombom Montebello, recheado de marshmallow coberto com muito chocolate, que ganhou dois sabores bem natalinos: Panettone e Nozes. Outra novidade foi a Caixa Quadrados Artesanais de Natal, a linha ChocoArte e o ChocoArte Trio, produzidos especialmente para a festa de reveillon. Outro lançamento para o Ano Novo foi a Garrafa Artesanal de Champagne, recheada com drágeas de licor de champanhe. O Boneco de Neve e o Papai Noel foram criados para decorar a mesa da ceia natalina e a linha de Pirulitos  de chocolate foi reforçada  com diferentes desenhos para encantar a garotada,  como o Papai Noel, Anjinho, Pinheirinho e Estrela.

      “Essas novidades estimularam o consumo per capita dos nossos clientes e as lojas conseguiram resultado melhor. Para isso, divulgamos os lançamentos na mídia, dando respaldo aos nossos franqueados”, comenta Stefenson Soalheiro. Segundo ele, a franquia é o principal negócio da Cacau Show e a abertura de novas lojas consegue alavancar negócios, tornando a marca mais conhecida e mais forte em vendas. A Cacau Show foi fundada em 1988e durante 13 anos vendia somente por catálogo, tendo aberto sua franquia em 2001. Sua meta é chegar a mil lojas franqueadas em 2010.

Novos investimentos

      O Grupo CRM, controlador da Kopenhagen, Brasil Cacau e Dan Top, afirma que  não sentiu os efeitos da crise em 2009. Os investimentos foram mantidos, especialmente os recursos destinados à construção do novo parque fabril em Extrema (MG), na ordem de R$ 80 milhões. Renata Vichi, Vice-Presidente do Grupo CRM, explica que não houve alteração no cronograma de lançamentos do Grupo CRM e nenhum investidor recuou na abertura de novas franquias. “O Natal para a Kopenhagen foi, como sempre, mágico. Tivemos 11 lançamentos para a data e ainda inovamos com um projeto cultural no qual os clientes eram presenteados com um livro de crônicas natalinas inéditas e um DVD com canções de Natal brasileiras gravadas em um show produzido especialmente para a Kopenhagen”, revela. Segundo ela, a produção destinada ao final do ano atingiu 275 toneladas, com a expectativa de arrecadação de R$ 34 milhões de faturamento.

     Neste último Natal, a Kopenhagen investiu em itens com maior valor agregado. Dentre eles, a edição limitada da caixa Special Fruits, que vinha com damascos e figos semicobertos por chocolate ao leite e laranjas cristalizadas e passas, totalmente cobertas pelo puro chocolate ao leite Kopenhagen. Em parceira com a Real Companhia Velha, também lançou garrafinhas de chocolate recheadas com o legítimo vinho do porto de qualidade superior, jovem e encorpado, o Porto Dom José Tawny. E em outra nobre parceria, com a Valrhona, criou um trio de tabletes de chocolates de origem, a partir de favas originárias da Ilha de Madagascar, Gana e Equador. Este produto continua em linha nas lojas, embalado em tabletes individuais.

      “O crescimento da rede pelo formato de franquias, sem dúvida, é um multiplicador de resultados e alavanca vendas. Em 2009, operamos com 260 lojas e temos como meta, para 2010, a abertura de mais 33 lojas. Nosso sistema de franquias começou há 20 anos, o que dá à Kopenhagen o título de precursora no sistema de franquias em lojas especializadas de chocolates finos”, assegura Renata Vichi.

     Desde 2000, a empresa acumula 259% de crescimento real no seu faturamento. Em 2009, a Kopenhagen registrou faturamento de R$ 160 milhões, com uma produção anual de cerca de 1.500 toneladas. Para 2010, a projeção é faturar R$ 181 milhões, com 15% de aumento nas vendas.

Início promissor   

      Na outra empresa do Grupo CRM, a Brasil Cacau, as vendas de dezembro superaram as expectativas. Inaugurada em janeiro de 2009, a mais nova controlada do Grupo surpreendeu pelo sucesso. Neste primeiro Natal da Brasil Cacau, a nova empresa apresentou o espírito do Natal brasileiro com uma linha composta por 3 tipos de panetones: Frutas, Gotas de Chocolate e Trufado, além de 2 sabores de trufas: Panetone e Nozes, Estrela de Chocolate, Caixas de Presente, Papai Noel e Boneco de Neve de chocolate,  todos elaborados com as melhores matérias-primas e o exclusivo chocolate Brasil Cacau.

      O processo de franquias também é recente, iniciado em junho de 2009 com a participação da Brasil Cacau na feira da ABF- Associação Brasileira de Franchising. Hoje, esta franquia já conta com 46 lojas, sendo 80%  franqueadas, o que contribuiu para os bons resultados de 2009. A meta é chegar a 500 lojas até 2011. Em 2009, seu primeiro ano de existência, a Brasil Cacau produziu 500 toneladas, aproximadamente. A intenção é a de multiplicar o volume produzido e atingir 5.000 toneladas/ano até 2011.


Fruitella com ingredientes naturais

     A Perfetti Van Melle, fabricante global de balas e gomas de mascar, promoveu extensa reestruturação em sua linha de balas mastigáveis Fruitella, marca ativa no mercado brasileiro desde 1970. A marca foi alterada para Fruittella Natural, indicação clara de que a nova formulação contém ingredientes naturais.

     A nova Fruittella Natural chega às prateleiras dos principais pontos de vendas do Brasil nos sabores morango (aroma natural de morango e corante natural vermelho de beterraba), melancia (aroma natural de melancia e corante natural de clorofila), caramelo (aroma e corante de caramelo) e morango com iogurte (aroma natural de morango e iogurte e corante natural vermelho de beterraba) . O produto está disponível em duas diferentes apresentações: sticks individuais com 10 balas, no preço sugerido de R$ 1,10, ou em multipacks com três sticks (ideal para vendas em gôndolas e expositores de supermercados), no preço sugerido de R$ 3,30.

     Com este lançamento, a empresa quer atender à nova tendência do consumo de doces. Segundo dados do instituto de pesquisas Nielsen, 60% das mulheres e 40% dos homens brasileiros das classes A, B e C consideram importante ter uma vida saudável. “Esses números justificam a importância do investimento nesta mudança de conceito da linha Fruittella”, observa Ariane Santos, gerente da marca.  “Trata-se de um produto diferenciado, que deverá agradar não só para seus consumidores mais fiéis, como também vai atrair novos clientes que procuram o prazer de degustar uma bala saborosa, além de natural e saudável”, completa a gerente.

     Esta linha hoje representa 18% do volume faturado pela Perfetti Van Melle no Brasil. Com a nova formulação natural, deverá saltar para 25% nos próximos dois anos. Mesmo antes da reestruturação, a Fruitella registrava expansão anual de 7% , ao passo que o crescimento médio do mercado de balas situava-se em torno de 3,5% ao ano.

     A marca Fruittella é fabricada e distribuída pela Perfetti Van Melle, uma das líderes globais do mercado de candies e gomas. A empresa foi fundada em 1946, na Itália. Em 2001, uniu forças com a van Melle da Holanda. Hoje, a companhia, com sedes na Itália (Lainate – Milão) e na Holanda (Breda), está presente em 150 países entre Europa, Américas, Ásia, África e Oriente Médio, com mais de 12 mil empregados. No Brasil, a companhia está sediada em Vinhedo, interior de São Paulo, e emprega cerca de 450 pessoas.


Indústria de alimentos deve liderar crescimento em 2010

      Tudo indica que 2010 será mesmo o ano da recuperação da economia, após a crise financeira que abalou o mundo em 2008/2009. Estudos feitos pela FGV – Fundação Getúlio Vargas mostram que o setor de alimentos projeta para 2010 um faturamento 10,6% superior a 2009. A estimativa está acima da média geral da indústria, que acredita em crescimento de 10,1% para as vendas deste ano. Ou seja, a projeção da indústria de bens de consumo não-duráveis, como alimentos e bebidas, é superior às projeções de todas as outras categorias industriais.

      Essa pesquisa foi realizada pela FGV a pedido da Agência Estado de notícias. Ela mostra ainda que a expectativa de faturamento da indústria de bens de consumo não-duráveis ficou acima das estimativas de aumento de vendas para 2010 de bens de consumo duráveis (8,2%); bens de capital (10,0%); material de construção (10,0%) e bens intermediários (9,9%).

     Por sua vez, a ABIA - Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação acredita que os números finais de produção nacional mostrem elevação de 1,3% ante 2008 - bem abaixo da alta de 4,2% verificada em 2008 sobre 2007. "Mas esse aumento de 1,3% é um resultado razoável se o compararmos com o PIB (Produto Interno Bruto) de 2009, que deve encerrar o ano entre zero e 0,5%", afirma Denis Ribeiro, Diretor do Departamento de Economia e Estatística da ABIA. Para ele, um fator que poderá impulsionar o faturamento da indústria de alimentos é a recuperação gradual da demanda no mercado externo. Veja a integra da noticia, publicada no jornal O Estado de S. Paulo, no site: http://aeinvestimentos.limao.com.br/economia/eco40085.shtm


Serviços de Design em condições especiais para associados

     Os associados da ABICAB que necessitam colocar em prática seus projetos de desenvolvimento de marcas, produtos, embalagens, rótulos, layout comercial e projetos de fachada, entre outras ações no âmbito do design, contam agora com os serviços do SENAI São Paulo  Design, graças à parceria firmada entre essa entidade e a ABICAB.  

     Uma vantagem dessa parceria são os financiamentos e descontos para os projetos de design. Caso a empresa que deseja o serviço tenha uma receita bruta anual de até R$ 2,400 milhões, poderá utilizar o Programa SEBRAEtec, que apóia até 80% do custo total do projeto, sendo que o valor máximo para aperfeiçoamento tecnológico é de R$ 15.000,00. No caso das empresas associadas que não se enquadram nesses critérios, o SENAI São Paulo Design oferece desconto de até 20% no valor do projeto e condições especiais de pagamento. Um beneficio adicional é o cartão BNDES - um produto que visa financiar os investimentos das micro, pequenas e médias empresas  - , ao qual o SENAI-SP é credenciado.

      O SENAI São Paulo Design ressalta que o design é uma atividade de extrema importância que deve ser usada por todas as empresas, de qualquer porte. Ao aplicar e renovar o conceito de design, a empresa ofertará produtos com identidade de forma sustentável e coerente com o seu mercado, tornando-se mais competitiva.

     O convênio com SENAI São Paulo Design oferece os seguintes serviços:

     PRODUTOS - Desenvolvimento de projetos de produtos - Aperfeiçoamento de produtos.

     EMBALAGEM - Design estrutural - Forma e materiais - Concepção gráfica.

     MARCAS - Identidade visual (desenvolvimento de logotipos e materiais de comunicação) - Sinalização industrial - Projetos iconográficos.

     PONTO DE VENDA - Projetos de Layout - Displays / Gôndolas – Sinalização - Design Promocional.

     CAPACITAÇÃO - Palestras - Cursos customizados in company - Oficinas e Workshops.

     O SENAI São Paulo Design está à disposição, para informações, esclarecimentos e agendamento de reuniões. O contato pode ser feito pelos telefones:11-3146-7697 ou 3146-7698 (tratar com: Natália, Raquel ou Renata) ou por e-mail: prodesign@sp.senai.br


Como exportar para os EUA

    Os participantes da ISM 2010 - International Susswaren Messe, a maior feira mundial de chocolates e balas que se realiza em Colônia (Alemanha), terão a oportunidade de aprender em detalhes como exportar para os Estados Unidos, durante atividade especial programada no evento. Os consumidores dos EUA gastam cerca de US$ 73 bilhões anualmente com doces e snacks, e, portanto, continua a ser um dos mercados mais promissores do planeta. Para ingressar e conquistar espaço neste grande mercado, a National Confectionery Association - NCA irá apresentar seus programas e serviços.

     O encontro vai acontecer no dia 1º de fevereiro, durante o café da manhã, no horário das 7h30 às 8h30. Na ocasião, os participantes assistirão palestras de especialistas que apresentarão todas as informações necessárias sobre exportação de chocolates, balas e similares. As empresas vão receber orientações de como alinhar os produtos a serem exportados com as determinações do FDA e promovê-los nos canais comerciais dos Estados Unidos.

    Para garantir a sua vaga e obter mais informações, faça contato com Theresa Anthony, no e-mail theresa.anthony@candyusa.com

     Visite a Sweet Brazil na ISM

     Visite o stand da ABICAB/SWEETBRAZIL na ISM 2010, de 31 de janeiro a 3 de fevereiro 2010 em Colônia, na Alemanha. Na 40ª edição, a ISM 2010 - International Susswaren Messe é a maior feira de balas e chocolates do mundo. O número recorde de 37 empresas brasileiras estará presente, sendo 30 sob o guarda-chuva da Sweet Brazil (Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados - ABICAB). Em projeto da ABICAB em parceria com a Apex-Brasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, os expositores vão se instalar em uma área de 720m, a maior já ocupada pelo Brasil na ISM.

      O Brasil é o 1° produtor mundial de açúcar e o  5° maior produtor mundial de cacau, com grande mercado interno constituído por 85 milhões de consumidores ativos numa população de 192 milhões de habitantes. Esses fatores criam as condições essenciais para que as indústrias brasileiras de balas, confeitos e chocolates sejam competitivas e conquistem mercados no exterior.

    Na opinião de Getulio Ursulino Netto, presidente da ABICAB, é importantíssimo que os exportadores marquem presença em feiras, especialmente nas internacionais. “É uma excelente oportunidade para o contato pessoal, o que significa estreitamento de laços e novas oportunidades de negócios”, enfatiza.

     A ABICAB/SWEET BRAZIL estará presente na ISM 2010 no Hall 4.1, Brazilian Pavilian. Para mais informações entre em contato com:

betise@ajasolutions.co.uk, London

Maria Luiza Abbott:  +44  772 0297199, cuca@ajasolutions.co.uk , London

ABICAB – exportacao@abicab.org.br


Comércio com países em desenvolvimento

     A CNI – Confederação Nacional da Indústria defende perante o governo brasileiro a concessão de 20% de redução tarifária sobre 70% dos produtos que constam do SGPC – Sistema Global de Preferências Comerciais entre Países em Desenvolvimento. A próxima etapa da negociação está prevista para meados de maio, porém ainda não há uma data confirmada para o encontro. 

     Caso seja concedida, essa redução de tarifas de exportação é significativa por incidir em 70% da lista de produtos dos países signatários do SGPC, beneficiando as empresas exportadoras. Os países signatários do SGPC são: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Argélia, Chile, Cuba, Egito, Índia, Irã, Indonésia, Malásia, México, Marrocos, Nigéria, Paquistão, República da Coréia, República Democrática Popular da Coréia, Sri Lanka, Tailândia, Vietnã e Zimbábue.

     Informações adicionais sobre o SGPC podem ser acessadas por meio do link: http://www.mdic.gov.br/sitio/interna/interna.php?area=5&menu=408


Alta recorde do preço do açúcar 

O preço do açúcar no Brasil e no mundo está batendo recordes. Em 21/01/2010, o indicador Cepea para a saca de 50 quilos fechou o dia valendo R$ 71,46. Trata-se da maior cotação desse produto desde abril de 1997. Na mesma data, o preço do fechamento do pregão na bolsa de New York ficou em US$ 0,29 por libra peso. No mercado internacional, essa commodity registra as maiores cotações desde 1981.
 
São dois os principais fatores responsáveis pela disparada do preço do açúcar, importante matéria-prima do setor de balas. Desde 2008, vem ocorrendo a quebra da safra da Índia, segundo maior produtor mundial de açúcar, abaixo do Brasil. Na Índia, a produção caiu de 28,6 milhões de toneladas na safra 2007/2008, para 16 milhões no ciclo seguinte. Devido à quebra da sua produção, a Índia passou de grande exportador a importador, quando adquiriu 4 milhões de toneladas do Brasil, do total importado de 6 milhões de toneladas em 2009. Ou seja, as exportações brasileiras para a Índia registram aumento de quase 12.000% , na comparação com o ano anterior.

Outro motivo que acarreta a alta dos preços é o excesso de chuvas que retarda a colheita na região Centro-Sul do país, onde se concentra 90 % da produção nacional. Estima-se que 50 milhões de toneladas de cana ainda estão em pé, esperando serem colhidas (isso é o equivalente a 2,7 milhões de toneladas de açúcar que deixaram de ser comercializadas). Além disso, o excesso de água diminui a concentração de sacarose nos pés e reduz a produtividade da safra.
De acordo com a Única – União da Indústria de Cana de Açúcar, embora a safra tenha rendido 540 milhões de toneladas em 2009, contra 505 milhões em 2008, a produção final de açúcar e álcool foi menor. Essas duas situações fazem com que haja a escassez da matéria-prima no mercado e o avanço do consumo. E conforme a lei da oferta e da procura, a falta de disponibilidade de açúcar acaba alavancando o seu preço, ocasionando um processo especulativo.

Mesmo diante do cenário pessimista, tanto a Única quanto o Ministério da Agricultura descartam o risco de desabastecimento de açúcar no mercado interno. Há uma expectativa de crescimento de 6,6% na moagem da cana na safra de 2010, que começa no início deste ano. Do total da produção, em torno de 75% serão exportados e 25% ficarão para o abastecimento interno. No entanto, há algumas ressalvas. Deve-se notar que, devido às chuvas, haverá uma perda de qualidade no percentual a ser absorvido no mercado interno, com uma quebra na produtividade da tonelada de cana moída por quilo de açúcar produzido (o chamado ATR). Ou seja, embora a produção de açúcar cresça 8,5% sobre a safra passada, ocorrerá uma queda de 7,2% devido à baixa qualidade da cana moída.    

As exportações de açúcar do Centro-Sul devem crescer 4,5 milhões de toneladas em 2009. Entretanto, a produção ira aumentar apenas, 2,3 milhões. Isso mostra que grande parte do volume que será exportado se origina dos estoques disponíveis antes da safra, ou seja, da produção anterior que foi estocada, também chamada de estoque de passagem. Na verdade, as exportações aumentaram significativamente (23%), com um adicional de mais de 2 milhões de toneladas, que foram atendidas pelos estoques da safra passada.

Previsão de preço estável em 2011

O Banco Barclay Capital, de Londres, estima que os preços do açúcar, que registraram aumento de 130% no mercado internacional em 2009,  devem continuar em ascensão até o terceiro trimestre de 2010. Isso porque o valor dessa commodity estará mais ligado à produção da Índia do que à recuperação econômica global, que está se ajustando depois de um período de crise.

A produção indiana de açúcar nos três primeiros meses da safra de 2010 será 8,3% menor do que em igual intervalo do ciclo passado, o que torna difícil atingir a meta de 16 milhões de toneladas  previstas para este ano. Por isso, o governo indiano já prorrogou, até o fim de 2010, a suspensão da tarifa de importação de açúcar refinado, diante da expectativa que a Índia terá de importar entre 4 milhões e 6 milhões de toneladas nas  safras de 2010/2011. E como a colheita no Brasil ocorre no início do ano, o Banco Barclay avalia que não haverá açúcar suficiente no mercado para suprir a demanda global nos próximos 8 meses.

Em contrapartida, tudo indica que o alto preço do açúcar irá estimular os produtores indianos a plantar mais cana-de-açúcar na Índia. Caso a safra deste ano não quebre por fatores climáticos, deverá diminuir o movimento especulativo com a redução dos preços no mercado internacional.  Prakash Naiknavare, diretor executivo da Maharashtra State Cooperative Sugar Factories Federation Ltd. , afirma que a alta causada pelo déficit poderá acabar dentro de menos de um ano. Segundo ele, a produção indiana de açúcar deverá saltar até 52% (25 milhões de toneladas) no ano-safra 2010/2011, em relação aos 16,5 milhões do período 2009/2010.


Planejamento para exportar

     Em março, a ABICAB irá apresentar em evento, a ser realizado na FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, o Planejamento Estratégico Setorial desenvolvido especialmente para a área de exportação do setor de chocolates, cacau, amendoim, balas e derivados. O plano foi realizado graças ao apoio da Apex-Brasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, e está baseado no resultado de visitas e pesquisas feitas com associados e de reuniões realizadas na ABICAB para discussão do tema.

     O estudo contou com a participação de 38 empresas exportadoras e não-exportadoras e pesquisou seus principais anseios e necessidades. A partir desse material foi possível consolidar, para os próximos cinco anos, o Planejamento Estratégico Setorial com metas e objetivos bem definidos. Além disso, para os próximos dois anos, as empresas associadas já poderão contar com um plano operacional composto por 43 ações voltadas para exportação, a serem detalhadas durante o lançamento em março.

     Em síntese, as ações visam promover a exportação e a capacitar as empresas que desejam exportar, bem como estimular a promoção comercial dos operadores, entre outras estratégias de estímulo e apoio. O evento será aberto a todos os associados da ABICAB. Para obter detalhes sobre esta apresentação, entre em contato com Jorge Ferreira no e-mail exportacao@abicab.org.br


Exportação recua 10,8%

Já  estão disponíveis na extranet as Estatísticas Brasileiras de Exportação relativas ao período de Janeiro a Dezembro de 2009, em comparação a Janeiro a Dezembro de 2008. Como estava previsto, houve um decréscimo nas exportações em 2009, sendo que o principal fator dessa queda, tanto em valor quanto em volume, foi a crise econômica mundial que abalou especialmente os EUA, Europa e Ásia. 

No total, as exportações de Amendoim, Chocolates, Balas, Confeitos e Gomas de Mascar decresceram (no período Jan/Dez 2009 contra Jan/Dez 2008)  -10,8% em termos de valor, e de -10,6% em volume.

No segmento de Balas, Confeitos e Gomas de Mascar, as exportações no período decresceram -9,4% em valor exportado e -10,5%, em de volume, repetindo assim movimento idêntico ao período de 2008.

No setor de Chocolate, no período em referência, as exportações registraram queda de -12,3% em valor e -11,7% em termos de volume exportado.

No segmento de Amendoim no período Janeiro a Dezembro de 2009, em comparação a Janeiro à Dezembro de 2008, as exportações registraram queda de - 25% em valor, porém registrou aumento de 5% no volume exportado.

Os dados completos das Estatísticas Brasileiras de Exportação estão na extranet. Para acessá-los, entre no site do ABICAB: http://www.abicab.org.br/extranet/default.asp

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Commodities registram tendência de alta

     Os preços das commodities estão subindo no Brasil. As matérias-primas avançaram 11,8% na moeda brasileira entre outubro e novembro do ano passado. Nas commodities agrícolas, a alta chegou a 22,8%. Este aumento em reais está causando um fenômeno curioso, pois, até o final de 2009, o impacto do aumento do preço das matérias-primas e alimentos não chegava ao mercado, compensado pela valorização do real. O Banco Central mostra-se preocupado já que o aumento das commodities é um fator que pode resultar em aumento da inflação no médio prazo.  Neste cenário, os preços dos alimentos poderão se constituir num dos fatores que impulsionará o IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo. Por enquanto, o IPCA continua dentro da meta de 4,5% prevista pelo BC para este ano.

      Também no exterior as commodities estão em alta, devido a vários fatores como a desvalorização do dólar; a busca dos investidores por ativos mais rentáveis e a demanda maior de matérias-primas por parte da China. Algumas empresas produtoras, como a Petrobrás e Vale do Rio Doce, irão se beneficiar com o aumento das commodities. Alguns especialistas, no entanto, acreditam que essa alta é enganosa, pois está atrelada a fatores como o excesso de liquidez no mundo, provocado por taxas de juros baixas, e pacotes de ajuda aos países mais afetados pela crise econômica de 2008/2009.

      No Brasil, o consumidor agora sente os efeitos de viver num país com moeda forte, o que acaba tornando os preços de produtos e serviços daqui tão ou mais caros que no exterior. Um sanduiche da rede McDonald’s custa US$ 4,02 no Brasil, contra os U$ 3,57 cobrados nos EUA. Estudos da Euromonitor, por sua vez, mostram que o quilo do iogurte no Brasil é de US$ 2,90, o mesmo que na França. Já a comida de bebê, aqui no país, fica em US$ 4,40, contra US$ 3,30 nos EUA e US$ 3,80 na França.


Edições anteriores

Notícias da indústria de chocolate, cacau, amendoim, balas e derivados

ABICAB News nº 51 – 31 de maio de 2012
ABICAB News nº 50 – 16 de maio de 2012
ABICAB News nº 49 – 2 de maio de 2012
ABICAB News nº 48 – 17 de abril de 2012
ABICAB News nº 47 – 31 de março de 2012
ABICAB News nº 46 – 16 de março de 2012
ABICAB News nº 45 – 01 de março de 2012
ABICAB News nº 44 – 15 de fevereiro de 2012
ABICAB News nº 43 – 31 de janeiro de 2012
ABICAB News nº 42 – 15 de janeiro de 2012
ABICAB News nº 41 – 15 de dezembro de 2011
ABICAB News nº 40 – 30 de novembro de 2011
ABICAB News nº 39 – 15 de novembro de 2011
ABICAB News nº 38 – 31 de outubro de 2011
ABICAB News nº 37 – 15 de outubro de 2011
ABICAB News nº 36 – 30 de setembro de 2011
ABICAB News nº 35 – 15 de setembro de 2011
ABICAB News nº 34 – 1 de setembro de 2011
ABICAB News nº 33 – 15 de agosto de 2011
ABICAB News nº 32 – 1 de agosto de 2011
ABICAB News nº 31 – 15 de julho de 2011
ABICAB News nº 30 – 30 de junho de 2011
ABICAB News nº 29 – 15 de junho de 2011
ABICAB News nº 28 – 03 de junho de 2011
ABICAB News nº 27 – 19 de maio de 2011
ABICAB News nº 26 – 02 de maio de 2011
ABICAB News nº 25 – 12 de abril de 2011
ABICAB News nº 24 – 6 de abril de 2011
ABICAB News nº 23 – 14 de março de 2011
ABICAB News nº 22 – 16 de fevereiro de 2011
ABICAB News nº 21 – 4 de fevereiro de 2010
ABICAB News nº 20 – 18 de janeiro de 2010
ABICAB News nº 19 – 17 de dezembro de 2010
ABICAB News nº 18 – 01 de dezembro de 2010
ABICAB News nº 17 – 18 de novembro de 2010
ABICAB News nº 16 – 29 de outubro de 2010
ABICAB News nº 15 – 8 de outubro de 2010
ABICAB News nº 14 – 21 de setembro de 2010
ABICAB News nº 13 – 16 de agosto de 2010
ABICAB News nº 12 – 15 de julho de 2010
ABICAB News nº 11 – 24 de junho de 2010
ABICAB News nº 10 – 14 de junho de 2010
ABICAB News nº 9 – 27 de maio de 2010
ABICAB News nº 8 – 14 de maio de 2010
ABICAB News nº 7 – 30 de abril de 2010
ABICAB News nº 6 – 14 de abril de 2010
ABICAB News nº 5 – 24 de março de 2010
ABICAB News nº 4 – 8 de março de 2010
ABICAB News nº 3 – 12 de fevereiro de 2010
ABICAB News nº 2 – 29 de janeiro de 2010
ABICAB News nº 1 – 14 de janeiro de 2010


Imagens



 
 








Boletim Informativo nº 1

Untitled Document
14 de Janeiro de 2010 – nº 1 – ed. 1 Notícias da indústria de chocolate, cacau, amendoim, balas e derivados
ABICAB News
Visite nossos sites ABICAB e SICAB Dúvidas e sugestões
PALAVRA DO PRESIDENTE

ABICAB News traz informações úteis aos Associados
Manter nossos associados sempre bem informados é uma das obrigações da ABICAB. Por isso, a Vice-Presidência de Comunicações desta entidade, sob o comando do Sr. Luiz Felipe Rego (Nestlé), decidiu criar o ABICAB NEWS, um boletim informativo eletrônico com o principal objetivo de oferecer uma síntese dos principais temas de interesse dos fabricantes do setor.

Sabemos da dificuldade, nos dias de hoje, de se filtrar informações realmente relevantes da grande massa de notícias veiculadas diariamente nos meios impressos e eletrônicos. Assim, caberá ao ABICAB NEWS fazer a seleção e apresentar tópicos e notícias essenciais para o setor de chocolates, cacau, amendoim, balas e derivados. No final de cada tópico, haverá um link que permite ao leitor buscar mais informações, caso seja de seu interesse, e mesmo reenviá-las imediatamente a quem deva tratar do assunto em sua empresa.

Esta primeira edição do ABIGetúlio Ursulino NettoCAB NEWS está sendo lançada no dia 14/01/2009 e será renovada a cada 15 dias, dando destaque à movimentação dos setores de produção, marketing,e de relações com o governo, entre outros. Sugestões serão sempre bem-vindas. Nossa intenção é aprimorar este novo veículo informativo criado com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento dos Associados.

Getúlio Ursulino Netto
CompartilhePresidente

EXPORTAÇÃO


Indústria propõe fórum para competitividade
O jantar “Apresentando o Melhor do Brasil”, promovido pela Apex-Brasil, no Rio de Janeiro, contou com a presença do Presidente Lula que estimulou o maior número de empresas a operar no exterior.
Leia maisCompartilheApex-Brasil

Produtos brasileiros incluídos no SGP dos EUA
Balas e chocolates exportados por fabricantes brasileiros estão beneficiados, até 31/12/2010, pelo mecanismo do Sistema Geral de Preferências dos Estados Unidos, principal mercado comprador.
Leia maisCompartilheFIESP

Referências para a empresa internacional
A Câmara de Comércio Exterior (CAMEX) e a Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) apresentaram na FIESP o documento Termo de Referência: Internacionalização das Empresas Brasileiras.
Leia maisCompartilheMinistério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

FEIRAS


ISM na Alemanha em 31/01 e GulfFood em Dubai em 21/02/2010
Logo no início de 2010, fabricantes brasileiros têm ótimas oportunidades para conquistar novos mercados no exterior. Na ISM 2010, a comitiva brasileira conta com a participação recorde de 37 empresas em 720m de área de exposição. Em Dubai, nos Emirados Árabes, na GulFood 2010, estarão presentes compradores do Oriente Médio e da África.
Leia maisCompartilheISM e GulFood

Salão de Páscoa acontece em 24/02/2010 em São Paulo
O tradicional encontro de Páscoa terá novo formato e será realizado em 24/02 no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo. Na exposição, estão confirmadas 14 fabricantes associados da ABICAB.
Leia mais CompartilheABICAB

MERCADO


Sebrae-SP lança o Projeto Franqueador para apoiar o sistema
Consultores especialistas irão avaliar e orientar empresas e empreendedores para estruturar sistemas de franquias. O projeto tem duração de 120 horas em até 6 meses.
Confira no link: SEBRAE
Leia maisCompartilhe

Otimismo entre as pequenas empresas
A expectativa das MPEs Paulistas para 2010 foi analisada na pesquisa realizada pelo Sebrae-SP no final de 2009. 88% dos micros e pequenos empresários ouvidos citam que irão aperfeiçoar e lançar novos produtos e serviços.
Confira no link: SEBRAE
Leia maisCompartilhe

GOVERNO


BNDES anuncia ampliação de investimentos
Durante o I Seminário de Avaliação da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP), realizado na FIESP em dezembro passado, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho informou que uma das metas em 2010 é efetivar a operacionalização do Fundo Garantidor de Operações (FGO) do BNDES junto ao sistema bancário.
Leia maisCompartilheFIESP

ASSOCIADOS


Vonpar adquire a Neugebauer
Fundada em 1891 em Porto Alegre, a Neugebauer, que pertencia à Florestal Alimentos desde setembro 2002, foi adquirida pela Vonpar, produtora da  Coca-Cola para os mercados gaúcho e catarinense. Além da Neugebauer, participam da nova divisão de alimentos da Vonpar a linha de doces de leite de de frutas Mu-Mu e as balas Wallerius, adquiridas no final de 2009.
Leia maisCompartilheVonpar

FINANÇAS


Estudo comparativo sobre juros no Brasil
O DEPECON - Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP elabora estudo comparativo, com atualização semanal, sobre as taxas de juros aplicadas por bancos de varejo. O estudo pode auxiliar os industriais a negociarem melhores condições para suas operações de crédito.
Leia maisCompartilheFIESP

CURSOS


Ensino à distância para empresas
Boas Práticas nos Serviços de Alimentação: Gestão e Segurança e Atendimento a Cliente são dois temas dos cursos de Educação à Distância (EAD) do Sebrae. Os cursos são gratuitos e os interessados (empresários, funcionários e estudantes) devem se inscrever no site: EAD – SEBRAE
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ABICAB – Av. Paulista, 1313 - 8º andar - Cj. 808/809 - Fone: (011) 3266-4366 - Fax: (011) 3266-4366
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