Derme: camadas e funções


Figura 1 - Camadas da derme

Derme é um tecido conjuntivo sobre o qual se apóia a epiderme. A derme apresenta espessura variável de acordo com a região observada, atingindo um máximo de 3 mm na planta do pé.

Sua superfície externa é extremamente irregular, observando-se saliências que acompanham as reentrâncias correspondentes da epiderme. A essas saliências deu-se o nome de papilas dérmicas. Admite-se que a função das papilas seja aumentar a zona de contato derme-epiderme, trazendo maior resistência à pele. É na derme que se localizam os anexos da pele (pêlos, glândulas sudoríparas e sebáceas e unhas), os vasos sanguíneos, linfáticos e os nervos. Existem variações de espessura, sendo geralmente mais finas nas mulheres. A derme pode ser dividida em camada papilar (mais superficial) e camada reticular (mais profunda).

Camada papilar

É a camada mais delgada, preenche as concavidades entre as cristas epidérmicas. Constituída de tecido conjuntivo frouxo, é formada por feixes delicados de fibras colágenas, reticulares e elásticas, dispostas em uma rede frouxa. Estas fibras são circundadas por um gel de mucopolissacarídeos, havendo alças capilares e terminações nervosas. As fibras estão dispostas em sentido vertical.

Camada reticular

Localiza-se entre a camada papilar e a tela subcutânea (hipoderme). É mais espessa, constituída por tecido conjuntivo denso, e apresenta, portanto, menos células e fibras colágenas mais abundantes e espessas do que a camada papilar. Ambas as camadas contêm muitas fibras elásticas, responsáveis, em parte, pelas características de elasticidade da pele. A maior parte das fibras corre em sentido horizontal.

Funções da Derme

  • Promove flexibilidade à pele;
  • Determina proteção contra traumas mecânicos;
  • Mantém a homeostase;
  • Armazena sangue para eventuais necessidades primárias do organismo;
  • Ruborização quando de respostas emocionais;
  • Segunda linha de proteção contra invasões de microorganismos, pela ação de leucócitos e macrófagos aí existentes.

Figura

Figura 1: http://www.webs.ulpgc.es/vethistologia/ij.JPG

Referências

Sampaio, S.A.P.; Rivitti, E.A. Dermatologia. 2ed. São Paulo. Artes Médicas, 2001.

Cucé, L.C.; Festa, C. Manual de Dermatologia 2ed.. Atheneu, 2001.

Junqueira, L. C. e Carneiro J. Histologia Básica. Editora Guanabara, 1990.

http://www.dermatologia.net/