O Portal de Divulgação da Aquicultura Brasileira.
 
 
 
XIII Simpósio de Citogenética e Genética de Peixes: "Biodiversidade, Variabilidade e Aplicações". 13 a 16 de outubro de 2009 Ponta Grossa, Paraná, Brasil. Saiba mais.
XVI Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca: A Importância da Engenharia de Pesca na Produção de Alimentos de Recursos Aquáticos". 18 a 22 de outubro de 2009. Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. Saiba mais.
III Simpósio internacional de Nutrição e Saúde de Peixes: 04 a 06 de novembro de 2009. UNESP - Fazenda Experimental Lageado. Botucatu, São Paulo, Brasil. Saiba mais.
VII Semana de Aquicultura da Universidade Federal de Santa Catarina: 09 a 13 de novembro de 2009. Centro de Ciências Agrárias da UFSC. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Saiba mais.
Grand Shrimp Festival - Festival do Camarão de Acaraú, I Encontro do Arranjo Produtivo Local de Carcinicultura do Litoral Oeste e I Feira Gastronômica de Camarões da Costa Negra: 26 a 29 de novembro de 2009. Acaraú, Ceará, Brasil. Saiba mais.
 
 
 

Embrapa articula para acelerar sua chegada em Tocantins.

 
As negociações para viabilizar a efetiva instalação da Embrapa Pesca, Aquicultura e Sistemas Agrícolas no estado do Tocantins estão chegando ao fim. No dia 29 de outubro, em audiência com o presidente da Assembléia Legislativa (AL) do estado, Júnior Coimbra, houve um compromisso do governo do Tocantins em agilizar o processo de doação das terras para a Embrapa instalar a nova Unidade em Palmas. A Unidade conta com R$ 12 milhões, provenientes do PAC Embrapa, para concretizar sua instalação no estado do Tocantins.

Estiveram presentes na audiência o Secretário de Infra-estrutura e Fomento da Pesca e Aquicultura (MPA), José Claudenor Vermohlen, o Secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Tocantins, Roberto Sahium, os deputados estaduais Marcelo Lelis e Stalin Bucar, o Superintendente do MPA no estado, Jozafá Ribeiro Maciel, o presidente da Naturatins Stálin Júnior e os Chefes da nova Unidade da Embrapa: Ariovaldo Luchiari (P&D) e Cristina Oliveira (Comunicação e Negócios).

Na noite de 30 de outubro Luchiari, juntamente com o Sahium, estiveram reunidos com o Governador Carlos Henrique Gaguim, com o Vice-Governador Eduardo Machado Silva, além de Deputados, para agilizarem o processo de doação das áreas à Embrapa. Desse encontro ficou acordado que a aprovação da proposta será realizada no dia 4 de novembro pela Assembléia Legislativa.

"As ações realizadas foram no sentido de concretizar o previsto no PAC Embrapa e de estarmos trabalhando com a expectativa de lançar a pedra fundamental da Embrapa Pesca, Aquicultura e Sistemas Agrícolas no mês de dezembro próximo, daí a importância de acelerarmos esse processo junto ao governo do Tocantins", esclarece Homero Aidar, Chefe Geral da Unidade.

WOKSHOP PSICULTURA

A Embrapa marcou presença no Workshop de Piscicultura, realizado em Palmas (TO), no período de 30 a 31 de outubro, promovido pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e pelo Sebrae/TO, oportunidade em que a Embrapa Pesca, Aquicultura e Sistemas Agrícolas foi apresentada às autoridades e comunidade local, além da palestra da pesquisadora Emiko Resende, da Embrapa Meio Ambiente, que apontou os resultados obtidos com o projeto Aquabrasil (www.macroprograma1.cnptia.embrapa.br/aquabrasil ), sob sua liderança.

"Existe uma grande expectativa para que a Unidade já inicie suas atividades no estado, como forma de acelerar a busca de soluções tecnológicas para os gargalos enfrentados nos setores de pesca e aqüicultura", comenta Ariolvaldo Luchiari, Chefe de P&D da Embrapa Pesca, Aquicultura e Sistema Agrícolas. Quanto aos sistemas agrícolas, Homero Aidar esclarece que a Unidade já está instalando em fazendas particulares do estado os campos de validação e transferência de tecnologias sobre Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), sob terras altas e várzeas tropicais do vale do Javaés. Em função de sua localização estratégica, as linhas de atuação da Unidade envolvem a competitividade dos produtos, qualidade, sustentabilidade dos sistemas de produção e industrialização.

A UNIDADE

A Embrapa Pesca, Aquicultura e Sistemas Agrícolas possui uma missão de abrangências nacional no que diz respeito à pesca e aquicultura e regional no tocante aos sistemas agrícolas.

A criação da unidade foi aprovada pelo Conselho de Administração da Embrapa (Consad) em agosto de 2009. No mês seguinte a Diretoria da Embrapa nomeou a chefia da Unidade, que ficou assim composta: Homero Aidar (Chefe Geral), Ariovaldo Luchiari (Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento), Neusa Santos (Chefe de Administração) e Cristina Oliveira (Chefe de Comunicação e Negócios).

Durante a construção da sede da Unidade, a chefia será temporariamente instalada na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Tocantins (Seagro), em Palmas, capital do Estado. A expectativa é de que até final de novembro próximo a chefia já se instale no seguinte endereço:

Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Tocantins
Praça dos Girassóis, s/n – Marco Central
CEP 77.003-020
Palmas/TO

FONTE

Embrapa
Cristina Oliveira - Jornalista

 


Outras notícias:
 
- DNOCS abre inscrição para Curso de Aquicultura Continental. Leia>>
- Porto de Galinhas sedia reunião internacional de recursos pesqueiros. Leia>>
- Peixes da Bahia Pesca chegam ao mercado consumidor da RMS. Leia>>
- Aquicultura ganha força no Estado. Leia>>
- Isenção fiscal para o peixe. Leia>>
- Embrapa articula para acelerar sua chegada em Tocantins. Leia>>
 
 
 
 
© Aquanordeste - 2009

Aquanordeste Represent. Consult. Ltda.

Desenvolvimento: