• Páginas dos professores

  • Coloque o seu endereço de email para receber as atualizações do blog no seu email.

    Junte-se a 12 outros assinantes
  • Também estamos aqui:

Pronúncia dos verbos regulares no passado

OK,você aprendeu que os verbos regulares no inglês são formados com o acréscimo de -d ou -ed. Mas, e a pronúncia correta desses verbos? Muita gente acaba cometendo erros que podem, sim, interferir na comunicação por causa da pronúncia errada.

Como não é

A pronúncia não é a pronúncia do -ed /éd/ ou /id/ como muita gente pensa. Ao pronunciarmos os verbos dessa forma, corremos o risco de sermos mal interpretados, inclusive passando uma impressão de sermos rudes. WATCHED acaba sendo entendido como WATCH IT.

Ou seja, não devemos acrescentar uma nova sílaba aos verbos. Ou melhor dizendo, não devemos acrescentar uma nova sílaba a todos os verbos regulares no passado. Em alguns casos, há esse acréscimo.

Mas então, como é?

O -ed tem 3 pronúncias diferentes: /d/, /t/, ou então o /id/. O /id/ é o único caso no qual o verbo ganha mais uma sílaba. Mas, vamos as regras?

Vibração das cordas vocais

Ao colocarmos os dedos ao redor de nossa garganta e falarmos AAAAAAAA, perceberemos uma vibração nas cordas vocais. Se falarmos SSSSSSSSSS, perceberemos que não há essa vibração. Essa diferença de som também pode ser percebida ao taparmos os ouvidos e produzirmos os dois sons. Podemos chegar à regra de duas formas: decorando final dos verbos, ou então aprendendo a descobrir quando há a vibração das cordas vocais e quando não há no som final do verbo que colocaremos no passado.

Som de /t/

Quando, ao pronunciarmos o verbo no infinitivo, não houver vibração nas cordas vocais no último som do verbo, a pronúncia do verbo no passado será igual ao verbo no infinitivo mais /t/. Vamos ver alguns exemplos?

  • walk – walked /wókt/ *o L não é pronunciado em WALK, mas isso é assunto pra outro post.
  • kiss – kissed /kist/

Quando falamos WALK, o som final /K/ não causa vibrações nas cordas vocais, portanto o -ed tem som de /t/, sem nenhuma vogal entre o som do K e o som do T.

Som de /d/

Quando, ao pronunciarmos o som final do verbo no infinitivo, há a vibração das cordas vocais, o -ed passa a ter som de /d/, assim mesmo, sem nenhuma vogal. Exemplos?

  • clean – cleaned /cleand/
  • phone – phoned /phond/

Mesmo que o verbo termine em E, como em PHONE, o som final é o som de N. Ou seja, pronunciamos o passado com /nd/ e não /ned/.

Som de /id/

Agora as coisas ficam mais fáceis. Se formos tentar seguir a regra, veremos que os verbos WANT e END terminam em sons que não permitem que a regra se aplique. WANT termina em /t/, que não causa vibração e, consequentemente, teria seu passado com o som de /t/ (wantT???). E o caso de END é o mesmo – o som final, /d/, causa vibração. Ou seja, teríamos que falar endD???

Não, é bem mais simples que isso. Quando os verbos terminam em T ou D, aí sim acrescentamos mais uma sílaba e pronunciamos o /id/. Vejamos:

  • walk (1 sílaba) / walked (1 sílaba)
  • clean (1 sílaba) / cleaned (1 sílaba)
  • want (1 sílaba) / wanted (2 sílabas)
  • end (1 sílaba) / ended (2 sílabas)

Na verdade, quando estamos conversando, o que causa o maior problema é a adição de sílabas, e.g. pronunciarmos uma sílaba onde não deveria haver sílaba. Os sons de /t/ e /d/ não vão interferir tanto na comunicação se forem trocados, mas lembrem-se que as palavras terminadas em sons de consoantes tem o seu último som ligado à vogal da próxima palavra. (Não lembra? Leia aqui!)

Enfim, da próxima vez que você houver caminhado (walked), não diga que você caminha algo (walk it).

2 Respostas

  1. […] correta do S no meio das palavras, sobre os casos em que o B é mudo, e mais recentemente sobre a pronúncia correta dos verbos regulares no passado. Vamos falar agora sobre os sons dos finais das palavras em inglês. Começamos hoje […]

  2. […] do post sobre a pronúncia dos verbos regulares no passado? Para conseguirmos pronunciar corretamente, é necessário se lembrar da questão dos sons que […]

Deixe um comentário