AB SESIMBRA

Existimos para glorificar a Deus, fazendo discípulos de Jesus Cristo de todas as Nações, até que Ele volte.

terça-feira, março 28, 2006

Servo ou Filho???

É muito triste esta constatação: os estudiosos da vida cristã afirmam que cerca de 90% dos crentes não têm uma identidade plena de filho de Deus! Muitas vezes esta identidade é apenas intelectual, mas não real...
.
O texto a seguir escrito por Lucas, capítulo 15, versículos 22 a 24, mostra uma diferença fundamental entre ambos, servo e filho: Mas o pai disse aos seus servos: "Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Coloquem um anel em seu dedo e calçados em seus pés. Tragam o novilho gordo e matem-no. Vamos fazer uma festa e comemorar. Pois este meu filho estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi achado." E começaram a festejar.
.
De facto, a chamada parábola do filho pródigo ( que seria melhor denominada de parábola do pai cheio de amor) e outros textos assinalados ressaltam em seu todo as seguintes diferenças entre a identidade de servo e a identidade de filho:
.
1. o filho tem o coração correcto; o servo tem o comportamento correcto
2. o filho é aceite pelo que ele é; o servo é aceite pelo que ele faz
3. o pai restaura o filho; o chefe substitui o servo
4. o filho é herdeiro; o servo trabalha para receber (Gálatas 4:4-7)
5. o filho obedece porque entende o coração do pai; o servo obedece sem entender (João 15:15 e 17)
6. o filho tem motivação interna; o servo tem motivação externa (Mateus 8:9)
7. o filho que falha é restaurado; o servo que falha é deitado fora (Mateus 24: 45-51)
8. o filho vive pelo chamado; o servo vive pelo activismo
9. o chamado tem sua raiz em Deus; o activismo tem sua raiz em si mesmo
10. o filho senta-se à mesa com o pai; o servo trabalha sem parar - para sentir-se útil, por obrigação ou por compulsão (Lucas 17: 7-10)
.
Por fim, é vital OUVIRMOS do Pai cheio de amor o que até mesmo nosso irmão mais velho, Jesus, precisou ouvir em várias ocasiões: "Este é o meu filho amado em quem me agrado (em quem mem alegro)" . (Mateus 3:17 e outros). Você tem ouvido essa declaração de amor do Pai? (AR)

5 Comments:

Blogger Paula said...

Olá Pr. Rudolpho, gostei mto do artigo pq mexe mesmo na ferida. Infelizmente muitos dos filhos não experimentaram ainda essa partenidade do Pai Celestial, aquele a quem podemos chamar PAIZINHO. Muitos filhos pensam que são servos, na teoria sabem que são filhos, mas agem e comportam-se como servos. Foi quando eu entendi a minha condição de filha e o amor tão grande, tão terno e tão real do Pai que a minha vida mudou radicalmente, e o meu relacionamento com o Pai de amor também.
Que Deus constranja os corações de cada filho e os faça conhecer a sua condição.

quarta-feira, março 29, 2006 9:15:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Olá Paula, graças a Deus pela "gloriosa liberdade dos filhos de Deus" conquistada por si...Rodolpho

quarta-feira, março 29, 2006 12:36:00 da tarde  
Blogger Tinoca Laroca said...

Amen!
Levsmos algum tempo a perceber o que é ser filho.
Mas... vale a pena.
É maravilhoso viver sem culpa!
Aleluia!
Obrigada pelo texto. É muito bom, mexe connosco e re - escreve em nossas mentes o que precisamos não esquecer quando somos pressionados por "n" coisas que nos tentam afastar da condição de filhos e nos aproximar da condição de servos.
Imprimi.
Bjs.
T.

quarta-feira, março 29, 2006 2:38:00 da tarde  
Blogger Dermeval Araujo Santos said...

Ola Pr Rudolpho, graça e paz, gostaria muito em nome de nosso mestré,Jesus Cristo que deu a vida por nós, que o irmão lesse os textos de Isaias 42:1-10,50:10,53:11,32:13,Atos 3:13,atos 3:26 atos 4:27 Atos 4:30 e Filipenses 2:5-11, onde o proprio Jesus sendo filho de Deus, conforme o proprio Deus declarou nos textos acima e em Mateus 3:17, se coloca como servo, será que da pra explicar a verdadeira essencia de um filho, que se comporta como servo.

segunda-feira, agosto 10, 2009 3:24:00 da tarde  
Blogger dorinha said...

Preciso saber noticias de algumas pessoas amigas,que são membros da igreja Batista do Pastor Dermeval Araujo Santos.Sou uma velha amiga da familia,que hoje reside em Livramento Bahia.Inclusive fui madrinha de casamento de uma prima do pastor citado acima.meu nome é Dorinha e eles me chamavam por (Mel).Agradecida,espero receber resposta direto no meu email.

domingo, novembro 20, 2011 12:58:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home