quarta-feira, 11 de maio de 2011

Mas, o que vem a ser ânus imperfurado?

Diante dessa novidade (saber que Tales nasceu com essa má formação), comecei a pesquisar sobre o que vem a ser ânus imperfurado. Achei vários sites com palavras bem complicas, mas achei essa explicação bem simples, que dá para entender o que vem a ser tal anomalia:


Definição:

Um ânus imperfurado é a ausência de uma abertura anal normal. Geralmente, o diagnóstico faz-se brevemente depois de a criança nascer através de uma exame físico de rotina. O ânus imperfurado ocurre em aproximadamente 1 de cada 5000 nascimentos e desconhece-se a sua causa. As crianças que têm um ânus imperfurado também podem ter outras anomalias congénitas.

Tratamento:

O tratamento cirúrgico das crianças com um ânus imperfurado depende da gravidade da condiçõa. Um ânus imperfurado baixo pode ser reparado durante o período de reciém-nascido através de um procedimento chamado anaplastia perineal. Geralmente, com um ânus imperfurado alto, faz-se uma colostomia (para desviar o caminho das fezes). Dessa forma, uma criança com uma lesão alta tem de crescer até que se possa fazer uma reparação definitiva mediante uma operação de deslocamento (na qual o recto é "chegado para baixo" e suturado numa abertura anal nova no períneo). Dspois da cirurgia, necessita-se dilatar frequentemente o ânus novo durante vários meses até se conseguir uma cicatriz madura e suave. Depois pode-se fechar a colostomia.

Sintomas:

Ânus sem uma abertura normal.
No caso, Tales tinha ânus imperfurado baixo, não precisando no momento fazer a colostomia, mas precisou fazer as dilatações no ânus com as VELAS DE HEGAR, que aqui em Recife nós só encontramos na D Rodrigues (próximo ao Hospital Memorial São José).
Tudo parecia bem, mas quando ele estava com 06 meses, começou a ter constipações frequentes, foi ai que surgiu o segundo diagnóstico MEGACÓLON CONGÊNITO, ou seja uma parte do intestino grosso que não funciona direito, por isso é necessário uma cirurgia para retirada dessa parte. Como ele ainda era muito pequeno, decidiram fazer uma colostomia (abertura na parte inferior do abdômen para saída das fezes), e assim ele ficou durante 8 meses. Não precisou usar o saquinho, pois achamos melhor (menos agressivo) colocar uma fralda descartável  (sem abas e cortada ao meio) presa em um esparadrapo da Cremer (hipoalergênico) transparente, comprava sempre na Medical. Foi muito difícil, muito trabalhoso, e muito dolorido ver as pessoas olharem para ele como se fosse um coitadinho, uma criança doente, as vezes até enojadas com àquela situação.
Novamente terei que parar agora, pois Ele precisa de mim. 

12 comentários:

  1. Ola Me interresso mt por este assuntoe gostaria de falar com alguem que esteja passando pelo mesmo que eu passei,por favor se poder entre em contato cmg.
    msn:dricka_4even@hotmail.com
    facebook; Adrielle santos 148
    ate logo.

    ResponderExcluir
  2. Oi, tbm me interesso por este assunto, pois meu filhote tbm teve anus imperfurado ao nascer, hoje esta com dois anos e realizaou a cirurgia no segundo dia vida, porém estou assustada pois as constipações estão cada vez mais frequentes e não encontro esclarecimento junto com os medicos, que parecem achar tudo ¨normal¨, fazendo parecer que eu sou maluca de preocupar-me tanto. Por favor, se puder entre em contato, galyporsche@hotmail.com. Obrigada e boa sorte com o Talles.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tenho um filho que nasceu com ânus imperfurado, hoje ele está com 4 anos. Gostaria muito de poder conversar com alguém que passa ou passou pelos mesmos problemas que eu, são tantas dúvidas...
      Meu email: linstaty@gmail.com
      Facebook: Tatiana Nascimento

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  4. Boa noite eu me chamo Renan Soares Borges e nasci com o anus imperfurado e gostaria muito de saber como estão seus filhos hoje em dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renan td bm? Meu filho também nasceu com o ânus imperfurado, ele só tem 4 meses, vai fazer um exame em janeiro p ver como tá o intestino. E vc quantos anos tem e vc leva uma vida normal?

      Excluir
    2. Olá Boa Noite tdb com vocês?Primeiramente quero dar os Parabéns p/ cada um de vocês que também teve ou tem filhos que nasceram com a Impe perfuração,pois só quem tem sabe o quanto se torna uma luta todos os dias em busca de informações e agilidade em cada Cirurgia.

      Excluir
    3. Tive uma Gestação tão Perfeita,parto Cesariana,minha primeira Filha...Assim que ela Nasceu o Médico fez avaliações e que a nossa bb tinha nascido com Impe furação Anal,em seguida retirou o meu Marido da sala p/dar a notícia.No segundo dia de Vida Rafaella Vitoria minha filha teria que ser transferida da Santa Casa de Mogi Das Cruzes p/ o Santa Marcelina De Itaquera onde foi realizado a primeira Cirurgia dela.Segundo os Médicos quando ela completasse 4 meses de vida ela teria a sua Segunda Cirurgia de Deslocamento p/ abaixar e fazer a Perfuração Anal,porém os meses foram se passando e a gente sempre correndo atrás com ajuda da minha Sogra e do meu Sogro entrando em contato com o Hospital pra saber da Cirurgia e nada.Hoje a minha filha está com 9 meses de Vida,dia 27/09 ela completa 10 meses e Graças a um e-mail que o meu sogro enviou pra Área responsável do Hospital eles finalmente haviam marcado a data da Segunda Cirurgia da Rafa no dia 04/09 ela Internava e dia 05/09 seria realizado,mais Infelizmente ou Felizmente no dia 04/09/2016 quando a Médica avaliou ela,a Rafa estava com o nariz um pouco congestionado nisso tudo a Médica prescreveu Inalação durante a noite p/ ver se no dia seguinte ela estaria melhor,mais a Rafa começou apresentar tosse seca e o nariz não melhorou RESUMINDO:Cirurgia Cancelada,mais Graças Adeus conseguimos sair de lá com o encaminhamento pra Passar novamente com Anestesista no dia 28/09/2016 e com certeza vamos ter a nova data da Cirurgia.

      Excluir
  5. Ola meu nome eh Janaina eu nasci com o anus imperfurado , hjee tenho 22 anos , porem tive ke passar por varias cirugias no total fora 16 cirugias so naum me lembro se tdas foram desse problemas! fiz minha ultima cirurgia aos 15 anos mais de uns 3 anos pa ca meu intestino naum esta mtu beim pois tem vez ke passo 3 meses sem usar o banheiro , sinto varias dores porem neim lavagem de hospital e neim remedios me ajudaa , os medicos naum sabem o k fazer por isso procuro alguem ke esteja ou tenha passado pelo msm k eu para trocarmos experiencias e assim um poder ajudar o outro no que poder !
    caso alguem keira flar entre em contato comigo porr e-mail : moaciir.lucenaa@hotmail.com
    ou facebook : Moacir Janaina Lucena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu filho esta hoje com 18 e ainda sofre com isso o que ainda ajuda e rapilax em liquido mais passa miunto tempo meu taniasilva151@hotmail.com

      Excluir
  6. Bom dia meu nome Eliane meu filho tbm nasceu com o ânus inperfurado hj ele tem 10anos quando ele nasceu nois sofremos muito pois quando ele tinha 6meses descobrimos e ele só tinha um Rin ele usava bolsa de colostomia pra mim doía ver os outro ficar olhando pra ele ou vinhao me perguntar pq ele usava aqui meu filho graças a Deus teve um ótimo médico mais depois da cirurgia ele ainda continua fazendo coco nas calças e eu fico muito triste pois as vezes as pessoas pensam que ele faz pq quer

    ResponderExcluir