quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Vitaminas adequadas para a calopsita

Nunca dê à sua ave :   abacate, chocolate, café, leite, chá, tomate, alimento com sal, feijão, sementes de maçã.

"A semente da maçã e outras espécies relacionadas como pessego, cereja, etc possuem cianoglicosídeos, ou seja, açúcares que quando digeridos liberam cianeto, uma substancia toxica para as hemácias e o transporte de oxigenio. Na verdade, nem nós deveríamos comer tais sementes! O problema é que pelo pequeno porte e peso, qualquer dose pode levar uma calopsita à intoxicação, coisa que dificilmente aconteceria com um humano. 
O abacate mexicano, aquele pequeno e com casca bem escura possue um ácido graxo (gordura) chamado persina que é toxico para aves e outros animais. Quando ingerido pode causar disritmia e síndrome respiratória aguda, podendo levar a ave ao obito dependendo da dose intoxicante. 
O outro abacate nacional, à priori não teria problema algum, caso fosse manejado em pouca quantidade devido ao alto teor de gordura, na dúvida, melhor não fornecer abacate à ave."
Fonte :  Dra. Claudia Niemeyer - Médica Veterinária

 

LARVAS DE TENÉBRIO TEM UMA BOA FONTE NUTRICIONAL?
 

Os insetos não fazem parte da alimentação das calopsitas, a relação cálcio e fósforo é ruim, tem mais fósforo que cálcio, níveis de proteína baixos, excesso de proteína não digerível (não aproveitável), e um alto teor de gordura.  Pode ter também a presença de vermes que comprometem a saúde do pássaro.


Quando criamos tenébrios em casa, ou compramos em pet shop, é muito importante manter a colônia saudável.  Como qualquer outro animal, os tenébrios também podem desenvolver doenças.  É comum a colônia ser invadida por fungos quando usamos muitos alimentos úmidos para alimentar as larvas.  O correto é primeiramente cuidar da colônia antes de oferecer as larvas como alimento.

 

SUBSTÂNCIAS ESSENCIAIS

CARBOIDRATOS 
Açúcares 
-> Forma mais importante de produzir energia e calor.
 -> Cereais, grãos e frutos

GORDURAS 
-> Servem como fontes de alguns ácidos graxos essenciais e participam na absorção de vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K).  O excesso é estocado no organismo sob forma de gordura.

PROTEÍNAS 
-> Importantes alimentos para músculos, penas, bico, pele, unhas e ovos.

VITAMINAS 
-> As vitaminas são essenciais ao crescimento, reprodução, saúde e manutenção das atividades normais do metabolismo e fisiologia das aves. Quando as vitaminas estão ausentes na dieta ou são pouco absorvidas e utilizadas, pode haver deficiências metabólicas específicas. Em geral, sinais de deficiência de vitaminas (quando abaixo dos níveis exigidos) são observados mais rapidamente em aves jovens e nos embriões em desenvolvimento.
As vitaminas são substâncias nutritivas que, apesar de necessárias em pequenas quantidades, devem ser fornecidas na dieta, e estão presentes nos alimentos naturais.

Vitaminas lipossolúveis
São vitaminas solúveis em lipídios (gordura) e não solúveis em água.  Após a absorção no intestino, elas são transportadas através do sistema linfático até aos tecidos onde são armazenadas. Vitaminas A, D, E e K. 
Vitaminas Hidrossolúveis
São vitaminas solúveis em água, não são armazenadas pelo organismo em quantidades apreciáveis, sendo normalmente eliminadas pela urina. Vitaminas B1, B2, B6, B12, H (biotina), Colina, Niacina, Ácidos Fólico, Pantotênico e Ascórbico.


2 comentários:

  1. Bom dia vita gold e bom para as calopsita qual vitamina posso compra para dar a elas e qual ração e a mais recomendadas para elas

    obrigado

    ResponderExcluir
  2. tenho uma caturra, ela come muito pouco, que tipo de vitaminas posso dar para ajudar a comer ?

    ResponderExcluir