O mercado de franquias
no Brasil está bastante acelerado devido ao crescente aumento no número
de modelos de franquia. Muitas são as empresas que estão investindo na
ampliação de seus negócios a partir deste tipo de modelo, e isso tem
gerado uma grande quantidade de franqueadoras. Com a vasta oferta, um
levantamento realizado pela Rizzo Franchise aponta para a abertura de 3
franquias por hora, 25 franquias por dia, ou, uma média aproximada de
750 franquias por mês.
Mas embora esses dados revelem o sucesso
do franchising no país, existem riscos que devem ser levados em
consideração no momento de se decidir por abrir uma franquia. Alguns
fatores podem estar sendo deixados de lado em busca de resultados
satisfatórios e lucro rápido. Então, atente para nossas observações
sobre o mercado.
Novas franqueadoras
Embora vivamos um momento de
desaceleração econômica, os juros permanecem baixos e os empresários se
mantém dispostos a correr riscos. O Brasil está optando por aumentar o
número de empresas franqueadoras ao invés de apostar no aumento de
franqueados, ou seja, cada vez mais, surgem novas empresas dispostas a
se tornarem franqueadoras. O problema é que muitas delas (31%), não
possuem a experiência recomendada para se tornar uma franquia. Alguns
franqueadores sequer comandaram o próprio negócio antes de se tornarem
donos de franquias. O setor de alimentação foi o que mais apresentou
aumento, são 13 novas opções na área.
Sendo assim, convém observar atentamente
os dados apresentados em relação aos anos de atuação da empresa de seu
interesse, para formar um conceito sobre o know how que a
empresa possui e que você deverá receber. Os modelos de franquias devem
ser baseados na sua experiência, esse é o maior produto que elas têm a
oferecer.
De olho no mercado do interior
As cidades pequenas, que vivem do setor
agropecuário, se mostram fortes financeiramente e esse pode ser um fator
interessante para os investidores. Muitos deles estão de olho no
mercado do interior do Brasil.
Alguns modelos de franquias se adaptaram
para atender este público, que vive distante dos grandes centros e
capitais, mas se interessam em consumir seus produtos. O problema é que
muitas vezes uma falha no estudo de mercado de determinada região não
prevê o gosto da maioria da população pelo produto que a empresa está
disposta a oferecer, e acontece da empresa não suportar as dificuldades
impostas pela cultura da região.
Outro problema a ser levado em
consideração, são os shoppings. Embora ocorra um aumento no número de
shoppings pelas cidades do interior, muitos deles custam a dar certo
pela falta de fluxo de pessoas, e as franquias dependem muito desses
centros de compras. A maioria das franquias possuem modelos específicos
para shoppings e não lojas de rua.
Então, antes de optar por abrir uma franquia na sua região, observe atentamente as nossas dicas
e analise com cuidado todas essas questões. Realize um bom planejamento
de negócios, pesquise o mercado e dê andamento a seus projetos com
confiança.