Nota

"Os textos aqui postados, tem por objetivo criar um fórum de debates para se discutir o trabalho do arquivista que se dedica a área jurídica. Buscando o debate e a evolução das idéias desse ramo da arquivística. Não são e não tem por objetivo servir de orientação jurídica, trabalho jurídico ou mesmo a se prestar como a qualquer forma de aconselhamento ou orientação que são atividades exclusivas dos advogados inscritos na OAB."



segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Procurações e substabelecimentos são tão importantes quanto os recursos nos processos.

As procurações são documentos que servem para dar poderes (outorgando) a alguém para que este responda (assine) por você ou pela empresa nos processos.
Em escritórios de advocacia os advogados sempre procuram por esses documentos, pois neles está quem pode assinar naquele processo, ou seja, caso o advogado não encontre a procuração no processo e ele assine a defesa/recurso sem estar com o nome presente na procuração ou substabelecimento, este pode ser julgado extinto (ter o pedido cancelado), perdendo o prazo para efetuar a defesa de seu cliente.
Daí a importância de ter à procuração no processo e saber qual advogado está nela.

Então onde encontro à procuração no processo?

A procuração é um documento obrigatório em ações judiciais. Quando se inicia uma ação, ou seja, na petição inicial junta-se a procuração indicando o(s) advogado(s) que entrou com o processo, e se o seu cliente for o réu na ação, quando seu escritório efetuar a defesa ele deverá juntar a procuração indicando o(s) advogado(s) que irá defender nos demais procedimentos jurídicos.

As procurações sempre têm em seu cabeçalho seu nome em destaque “PROCURAÇÃO”, e em seu conteúdo estarão: a identificação do cliente (outorgante) e a identificação do(s) advogado(s) (outorgado).
As procurações também devem ter a firma reconhecida. (assinatura registrada em cartório, com carimbo de autenticação)
Existem procurações para fins específicos, ou seja, somente para este ou aquele processo. E procurações sem fins específicos, onde o cliente autoriza o advogado a realizar qualquer coisa em seu nome. Ex.: Compra de imóvel, carros, movimentação bancaria, etc.

*Dica: ao se deparar com uma procuração sem fins específicos, deixe-a em um lugar de fácil localização (saquinho na pasta do cliente). Esta procuração será indispensável caso o advogado não encontre a do processo que está trabalhando.

Substabelecimentos


Os substabelecimentos são as procurações de advogados para advogados nos processos, ou seja, se um advogado quer que outro também trabalhe neste processo, ele faz um substabelecimento e o outro advogado pode atuar no processo.
Assim como as procurações, os substabelecimentos têm em seu cabeçalho seu nome em destaque “SUBSTABELECIMENTO”, e também podem ser para fins específicos (vista dos autos, retirar cópia dos autos, retirar em empréstimo e etc), ou dando os mesmos poderes do advogado que está na procuração.


Os substabelecimentos poder ser com reserva de poderes, (quando o advogado pode realizar atividades em nome do cliente e o advogado que consta na procuração também realiza) ou sem reserva de poderes (quando o advogado da procuração passa a outro advogado seus poderes e sai do processo).

Quando se junta um substabelecimento sem reservas o advogado deve fazer uma petição de renuncia, informando sua saída do processo.

Os substabelecimentos não são documentos obrigatórios, portanto podem ser interpostos a qualquer momento no processo. (digo que não são obrigatórios, pois mesmo que não tenha um substabelecimento no processo, o processo continua. Já no caso da procuração, caso não haja o pedido inicial é indeferido).

Então onde encontro o(s) substabelecimento(s) no processo?

Para os advogados juntarem um substabelecimento em um processo, eles fazem uma petição (pedido) juntando o substabelecimento, os seja, você encontrará o substabelecimento logo após esta petição de juntada.

*Dica: Coloque se possível uma cópia (em ordem cronológica) dos substabelecimentos em um saquinho no final do processo, ou se o seu sistema de cadastro de processos permitir, cadastre o nome dos advogados que estão na procuração e nos respectivos substabelecimentos.


11 comentários:

  1. Muito bom, elucidou todas as dúvidas. Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Se o cliente solicita um substabelecimento, ele necessita assinar os papeis pessoalmente para o novo advogado?

    ResponderExcluir
  3. Se o cliente solicita um substabelecimento, ele necessita assinar os papeis pessoalmente para o novo advogado?

    ResponderExcluir
  4. tenho um cliente, que já tem advogado constituído porem o advogado vai sair do processo devo fazer um substabelecimento sem reserva de poderes ou faço uma petição de juntada de procuração e rovogo a do advogado anterior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. N.Mello,
      Infelizmente, não posso dar orientações quanto a procedimentos processuais, pois estaria prestando de certa forma consultoria jurídica, atividade prestada por advogados com carteira da OAB e protegida por Lei específica. O Blog tem como objetivo ajudar colegas bibliotecários e principalmente arquivistas inseridos no ambiente jurídico.
      Obrigado por acessar.

      Excluir
  5. Olá N.Mello, na verdade quem deverá substabelecer para você é o advogado já constituído do cliente. O substabelecimento com reservas de poderes significa que você atuará no processo juntamente com o advogado que fora constituído primeiro. Por outro lado, o substabelecimento sem reservas de poderes significa que você poderá atuar sozinho no processo.
    quanto à revogação da procuração, quem deverá fazê-lo é o cliente.
    E por fim, você não pode juntar nova procuração sem que o advogado que foi constituído primeiro pelo cliente renuncie ou substabeleça a procuração, sob pena de ferir o código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil.
    Espero tê-lo ajudado.
    PS: sou advogada e atuo no Estado do Tocantins.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, fiz uma solicitação ao meu advogado sobre o valor depositado da empresa ao qual esta sendo processada devido as minhas necessidades.. ele me explicou que pelo valor não ter sido homologado não era de praxe fazer esse pedido, porem em carater excepcional ele explicaria ao juiz a necessidade que me encontro, bom eve uma atualização em meu processo onde esta assim:


    27/07/2016 11:10:31
    02 SUBSTABELECIMENTO | Documento Diverso (documento restrito)7/07/2016 11:10:30
    01 PET. LIBERAÇÃO DEPÓSITO RECURSAL | Manifestação (documento restrito)

    como não tenho acesso, gostaria de saber o que isso significa?

    ResponderExcluir
  7. ola amigo boa tarde, sabria me dizer qual lei estabelece prazo de guarda para o documento procuração ? grato pela atençao.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, o advogado de uma empresa substabeleceu com reserva de poderes 03 advogados em agosto de 2016 e em outubro substabeleceu mais 12 advogados com reserva de poderes em outubro de 2016, ai em novembro de 2016, um dos 03 advogados fez a Contestação e assinou. Esse advogado tem legitimidade para tal procedimento? Por favor, tire essa minha dúvida. Desde já Obrigado.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...