sábado, 6 de novembro de 2010

Terapia com Animais



A companhia de um animal de estimação é sempre gratificante. Quem não quis ter um cão ou um gato na infância?
Uma casa com a presença de um animal tem uma energia diferente, positiva. As alegrias do contato com os bichos, no entanto, são apenas um dos aspectos do que chamamos de interação homem-animal. Os benefícios, para animais e para o homem, vão muito além.
A ciência vem comprovando que os bichos colaboram muito no tratamentos de doenças, auxiliando na recuperação de pacientes. Esse trabalho já é uma realidade em alguns países, como EUA e Bélgica e começa a ser implantado no Brasil. Chama-se Terapia Assistida por Animais (TAA). Funciona da seguinte maneira: profissionais ligados à saúde, como fisioterapeutas, psicólogos e pedagogos utilizam cães ou gatos para incrementar o tratamento de seus pacientes. Por exemplo: um garoto sofre de dificuldades motoras devido a um acidente de carro. O fisioterapeuta adepto da TAA pode adotar a ajuda de um cão nos exercícios de recuperação de movimentos. O que poderia ser sacrificante para o menino torna-se prazerozo e divertido.
O benefício vai além do simples exercício. Estudos comprovam que o contato com animais em casos como este fazem a auto-estima do paciente aumentar. Essa técnica acelera a recuperação com resultados satisfatórios.
Além de ajudar na cura de doenças e problemas físicos os animais podem ser úteis na educação das crianças. A visita de um cão numa escola, por exemplo, pode dar aos alunos a oportunidade de conhecer de perto o bicho e de aprender a lidar e respeitar o animal. Isto é a Atividade Assistida por Animais - AAA. Pode-se também realizar visitas monitoradas com animais a asilos ou centros de recuperação de menores.
Para que todos esses benefícios ocorram, é importante não esquecer da relevância da posse responsável. Tratar o animal com respeito e com carinho é fundamental para o sucesso da interação. O animal é um amigo do homem e muitas vezes um parceiro valioso, como vimos nos casos da TAA e da AAA.
Simone Bortoluzzi
Psicóloga CRP 08/07760

Nenhum comentário:

Postar um comentário