terça-feira, 2 de novembro de 2010

POSSE RESPONSÁVEL – Parte I

Ao domesticar o cão e o gato, há milhares de anos, o homem tornou-se responsável pelo bem-estar desses animais. Conviver com um bicho de estimação é um privilégio e pode mudar nossa vida para muito melhor. No entanto, alguns cuidados devem ser observados para que essa relação seja realmente harmoniosa e feliz.
            Se você pretende ter um animal de estimação, precisa pensar em pontos fundamentais. O animal que o homem escolher como companheiro, nunca deverá ser abandonado.
            Um animal de estimação não é bicho de pelúcia, as pessoas precisam ter em mente que um animal sente tristeza, alegria,  fome, frio e calor.
            A posse responsável nada mais é que um conjunto de normas para que você ajude seu animal a viver bem. Sendo um proprietário responsável, seu animal estará protegido e viverá com você por mais tempo.
            Os 10 mandamentos da posse responsável:
01-   Antes de adquirir um animal, considere que seu tempo médio de vida é de 12 anos. Pergunte à família se todos estão de acordo, se há recursos necessários para mantê-lo e verifique quem cuidará dele nas férias ou em feriados prolongados. Portanto, se você e sua família costumam viajar para lugares onde não se pode levar  animais melhor não adotar, a menos que você possa contar com pessoas próximas no convívio para que cuidem do animal na sua ausência. Em último caso, recorra aos hotelzinhos para animais, porém, certifique-se de que o animal não ficará confinado.
02-   Adote animais de abrigos públicos e privados (vacinados e castrados), em vez de comprar por impulso. Cuidado com o impulso de comprar animais em feiras de filhotes. Inúmeros cães de raça são comprados no Natal e abandonados no Carnaval, quando a família resolve viajar e não tem com quem deixá-los. Diga NÃO as feiras de filhotes. A realidade em nosso País não comporta a venda indiscriminada de animais. Para cada filhote que se compra, muitos morrem na carrocinha ou abandonados nas ruas. Não pense que animais de raça não são abandonados. É possível ver inúmeros cães de raças nos abrigos de animais Posse responsável começa na ADOÇÃO e não na compra de filhotes. Animais sem raça definida – SRD, os populares “vira-latas” são tão bons companheiros quanto os de raça., são mais versáteis e mais saudáveis também. Lembre-se cães de raça são moda, antes eram os poodles hoje são os Shi Tzu.
03-   Informe-se sobre as características e necessidades da espécie escolhida – tamanho, peculiaridades, espaço físico.
04-   Mantenha o seu animal sempre dentro de casa, jamais solto na rua. Para os cães, passeios são fundamentais, mas apenas com coleira/guia e conduzido por quem possa contê-lo.
05-   Cuide da saúde física do animal. Forneça abrigo, alimento, vacinas e leve-o regularmente ao veterinário. Dê banho, escove e exercite-o regularmente. Cuidados veterinários também custam dinheiro e você precisa pensar se vai ter condições de dar assistência ao seu animal quando necessário. Vacinação é tão imprescindível quanto a esterilização do cão ou gato que você pretende adquirir.
06-   Zele pela saúde psicológica do animal. Dê atenção, carinho e ambiente adequado a ele. Cães sentem tristeza assim como os humanos, principalmente quando estão sozinhos. O melhor é ter mais de um animal, pois um faz companhia para o outro, brincam e não ficam tão dependentes emocionalmente dos donos como ficariam se estivesem sozinhos. Se você trabalha fora o dia todo e quer um bichinho para lhe fazer companhia, o gato é ideal, pois ele é mais auto suficiente, embora ele também se apegue ao dono. Gatos dormem muitas horas, portanto suportam melhor à ausência do dono.
07-   Eduque o animal, se necessário, por meio de adestramento, mas respeite suas características.
08-   Recolha e jogue os dejetos (cocô) em local apropriado.
09-Identifique o animal com plaqueta e registre-o no Centro de Controle de Zoonoses ou similar, informando-se sobre a legislação do local. Também é recomendável uma identificação permanente (microchip ou tatuagem).
10-   Evite as crias indesejadas de cães e gatos. Castre os machos e fêmeas. A castração é a única medida definitiva no controle da procriação e não tem contra-indicações.
Agora que você já sabe o que é Posse Responsável conte aos seus outros amigos. Assim, com essas simples atitudes, você pode salvar muitas vidas.


Simone Bortoluzzi
Presidente da AMAA

Nenhum comentário:

Postar um comentário