Agrupamento de Escolas das Laranjeiras

Agrupamento de Escolas das Laranjeiras

Abril com música da Banda Sinfónica do Exército

No primeiro dia de aulas do 3.º período, a 8 de abril, a EB23 Professor Delfim Santos recebeu um Grupo de Música de Câmara (Quarteto de Saxofones) da Banda Sinfónica do Exército Português. A atuação decorreu no refeitório da escola e contou com a presença de 4 turmas (5.º E, 5.º G, 6.º A e 7.º A).
A iniciativa, integrada no projeto Fala-me da Revolução, projeto vertical do Agrupamento, preparado pelos docentes do Departamento de Ciências Sociais e Humanas (História) e, neste caso, no âmbito do projeto apresentado pelo 2.º Ciclo (HGP, EV/ET e Biblioteca) foi muito apreciado pelos alunos e pelos docentes presentes. O grupo de saxofonistas, sob orientação do Sargento Nelson Inácio, teve o cuidado de se preparar de forma específica para o evento, apresentando um programa exclusivo, com um medley de músicas relacionadas com o 25 de Abril e outro alusivo à Disney. Agradecemos o cuidado e o magnífico concerto.

Projeto 25 de abril sempre

O projeto que aqui apresento, integrado no tema DAC do Agrupamento de Escolas das Laranjeiras Património na Era digital” (Domínio de autonomia curricular) e da área da Cidadania, destina-se, em particular, aos alunos do Ensino Secundário e vem no seguimento das atividades desenvolvidas no âmbito dos projetos que tenho efetuado nesta escola desde o ano letivo de 2018/19 designadamente o projeto “Auschwitz nunca mais”.

A temática deste projeto tem como âncora principal o conceito de LIBERDADE. No entanto, pretende ser um projeto transdisciplinar e flexível, sem estar circunscrito apenas à dimensão histórica, embora reconheça que tem uma forte matriz histórica. Tal facto justifica-se porque este ano celebramos os 50 anos da Revolução de Abril sendo um excelente pretexto para os alunos conhecerem diferentes dimensões de Portugal, antes e depois de 1974. Por outro lado, tendo em conta, que em 2024 teremos dois eventos políticos que merecem a atenção e participação cívica de todos, como é o caso das eleições legislativas de março e as eleições dos deputados ao Parlamento Europeu. Desta forma, é deveras importante despertar as consciências para que todos participem ativamente no processo democrático e o defendam.

Num tempo que se tem assistido, por todo o mundo, ao ressurgimento de movimentos com discursos nacionalistas e xenófobos, ao crescimento da corrupção, à desinformação, ao agudizarem-se os contrastes entre níveis de desenvolvimento, entre muitas outras questões, que nos devem preocupar enquanto cidadãos e educadores, este projeto foi pensado e estruturado para ir ao encontro de objetivos que sirvam interesses maiores e que contribuam para a problematização, reflexão e mobilização destes jovens que estão a terminar o ensino secundário, para a defesa e salvaguarda dos valores de abril que estão a ser atacados por pensamentos e ideais populistas. Por outro lado que reconheça que os níveis de progresso e desenvolvimento que Portugal hoje usufrui são devedores do pós 25 de abril e da sua integração no projeto Europeu.

Numa perspetiva intergeracional, com a participação e envolvimento de várias gerações -Alunos, Encarregados de Educação/ Pais, avós…- todos eles foram desafiados a envolverem-se na construção do projeto. Neste sentido, o mesmo foi delineado para ser desenvolvido num projeto DAC em articulação com as temáticas de Cidadania e Desenvolvimento e integrado no projeto vertical do agrupamento designado “Fala-me de revolução”.

A par de todos estes aspetos que apontei sumariamente é importante referir que este projeto permite o desenvolvimento de competências transversais tão importantes como a análise crítica, a capacidade de reflexão e de emitir opiniões, a pesquisa, a análise, a seleção, entre muitas outras que, como bem sabemos, constam do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Este projeto está em articulação direta com o projeto “Meio século de Democracia: Testemunhos e Memória Intergeracional” coordenado pela Equipa do Projeto Estudo Em Casa”.

O Professor Guilherme Cortesão Portela

Mural dos Trabalhos da turma 12º6 Projeto “25 de abril Sempre”

TURISMO – Empregabilidade após Estágios

No passado dia 14 de março, realizou-se no Auditório Chaves Santos, o evento “TURISMO – Empregabilidade após Estágios”, organizado e produzido pela turma 12.12 TT/OT, este evento funcionou como um Open Day, onde todas as turmas do Curso Profissional de Turismo puderam ver esclarecidas questões inerentes ao futuro profissional. Estiveram presentes a convite da Turma organizadora, responsáveis do Deptº. de Recursos Humanos de várias cadeias hoteleiras, nacionais e internacionais, tais como, Grupo Altis Hotels, representado pelo Dr. Artur Conceição, InterContinental Hotels Group, representado pelo Dr. Elisiário Costa, Hilton Hotels, representado pelo Dr. Nuno Marques, Hotusa Hotels, representado pelo Dr. David Branco, Porto Bay Hotels & Resorts, na pessoa da Dra. Vera Pereira.
Este evento, foi dividido em duas partes, entre as quais, os alunos presentearam os convidados e espectadores, com um elaborado Coffee Break.
Agradecemos a sempre disponibilidade da Direção, em especial ao Sr. Diretor Amilcar Santos, pela sua presença e agradecimentos.

Viagem de Estudo a Praga

Viagem de Estudo a Praga – Entre a II Guerra Mundial e a Guerra Fria – 15 a 18 de Março 2024

Junto ao relógio astronómico medieval na torre da antiga Câmara Municipal (cidade Velha)
No antigo Cemitério Judeu, em Josefov, antigo bairro judeu de Praga
À entrada do Campo de Concentração de Terezin
A aguardar que chegássemos para jantar a bordo.
Frente à estátua de Franz Kafka do escultor tcheco Jaroslav Rona, (junto da Sinagoga espanhola, no bairro Judeu.)
Durante a visita guiada ao Bunker Nuclear de Praga.

Num presente em que cada vez mais os alunos vivem com o digital, assimilando o virtual, torna-se imperativo que contactem e valorizem a memória histórica e desenvolvam valores de inclusão e respeito pelos direitos humanos tal como se propõe o Projeto Educativo do AEL – Educar para a inclusão.
A visita de estudo a Praga foi proposta como uma experiência única de formação para a cidadania e [con]vívio com a História. O contacto dos alunos com uma realidade histórica que vai para além da sala de aula, da sua escola, da sua cidade, do seu país, e o contacto com um presente, um património, um espaço, um povo que vivenciou experiências de exclusão/segregação no decorrer de um período histórico conturbado, constituíram aprendizagens únicas.
Profícuo foi igualmente a experiência desta viagem ter decorrido de uma parceria entre dois Agrupamentos (Agrupamento das Laranjeiras e Agrupamento Lindley Cintra). Um grupo de 44 alunos de turmas do 12º ano da Escola Secundária D. Pedro V, e do 9º ano da Escola Secundária do Lumiar, acompanhados por 4 professores, evidenciaram uma verdadeira experiência de cidadania.
Em quatro dias os alunos da ESDPV foram transportados até à época da II Guerra Mundial: chegámos a Praga no dia 15 de Março, no mesmo dia em que Hitler, em 1939, invadia a cidade. Presenciaram a face escondida de Praga durante a guerra, a sede secreta da resistência de Praga, recordaram, na visita ao Museu do Comunismo, os anos do regime comunista da atual Chéquia, desde a implantação do modelo político em 1948 até à sua queda em 1989, com a Revolução de Veludo. Experienciaram a entrada no Bunker Nuclear de Praga. Mas também imergiram na cultura judaica ao visitar Bairro Judaico, o Museu Judaico, as Sinagogas Judaicas, o Cemitério Judaico, que durante mais de 300 anos foi o único lugar onde era permitido enterrar judeus. Ficaram a conhecer a lenda do Golem. Refletiram sobre o Holocausto ao visitar, a alguns quilómetros de Praga, Terezin com as suas duas fortalezas: a grande, antigo gueto judeu onde viveram mais de 150.000 judeus, e a pequena, o Campo de Concentração. A uns kilometros de Terezin conheceram a nova Lidice, a anterior pequena aldeia foi destruída a 10 de junho de 1942, depois do assassinato de Reinhard Heydrich, posteriormente sob comando de Karl Hermann Frank. Passearam, observaram, ouviram leituras, leram poemas e ficaram a conhecer a Hradcany ou a zona do Castelo, a Catedral de S. Vito, com destaque para o antigo Palácio Real, a Basílica de S. Jorge e a célebre Rua do Ouro, o Mosteiro de Strahov. Na Cidade Velha – a Praça da República, Casa Municipal, Torre do Relógio e estátua Jan Hus. Mas conviveram e divertiram-se a jantar a bordo contemplando o rio Vltava, ou a saborear os trdelník enquanto ouviam o guia nos seus áudios.
Os alunos da ESDPV regressaram cheios de emoções e reconhecimento pela sua conduta exemplar.

  • Pais e encarregados de educação dos alunos do 9º ano da Escola Secundária do Lumiar: “agradecer aos alunos da ESDPV, pela colaboração prestada”; “ agradecer todo o apoio dado pelo (…) e pela (…) ao meu filho” ; “o cuidado que tiveram em relacionar-se como amigos ou irmãos mais velhos”.
  • Professores acompanhantes da Escola Secundária do Lumiar manifestaram atitudes louváveis dos alunos participantes da ESDPV, quer durante, quer após a viagem.
    -Dos encarregados de educação da ESDPV, o reconhecimento foi algo reconfortante para qualquer professor querer repetir desafios iguais: “um agradecimento que não há palavras que o descrevam (…). A minha filha teve uma oportunidade que nunca mais ninguém lhe proporcionou até agora (…). Fiquei tão feliz por ela poder usufruir desta viagem fantástica, de conhecer outros mundos, outras realidades! Foi de certeza mágico, andar pela primeira vez de avião” P.C. ; “grata pela iniciativa e pela forma rigorosa, cuidada e plena de conteúdo com que brindou os nossos filhos nesta Inesquecível Viagem a Praga” M.C ;“ tenho a agradecer que tenha tido esta iniciativa, proporcionando aos alunos terem uma visão da história mundial tão de perto, é muito enriquecedor para eles e inesquecível. Hoje em dia não é frequente ver professores que tentem ir além do programa e arranjar formas diferentes de cativar os alunos e incutir a curiosidade pelo conhecimento, por isso mais uma vez Muito obrigada! A L. adorou, o entusiasmo com que contava as experiências que passou era notório, criando laços mais fortes com quem partilhou a viagem”. V.F.
  • Dos alunos, ficam algumas reflexões da experiência inesquecível:
    “Para mim esta viagem foi algo muito marcante, não só pelo facto de nós, alunos, podermos ter tido a oportunidade de adquirir conhecimento de uma forma mais interativa, mas também pelo espírito de amizade entre todos. Sem dúvida uma experiência que ficará na minha memória como uma das melhores viagens que fiz.” Laura Maciel 12º5 ;
    “Um destino inesquecível, onde foram criadas memórias incontáveis que serão para sempre um marco nas nossas vidas. Obrigada, professora Ângela, por proporcionar-nos uma experiência tão fresca e única.” Yasmin Hespanhol 12º 5ª;
    “Até ao dia de embarque a ansiedade e a vontade de ir eram gigantes e nem por isso as expectativas criadas se desmoronaram. Desde o conhecer uma nova cultura, abraçar novos costumes e uma nova gastronomia, ou se conhecerem novas pessoas, novos lugares e histórias que não se remetem somente ao passado, fizeram desta viagem a mais indicada a quem quer explorar o seu mundo exterior e interior. Tivemos a oportunidade de sentir e de nos fazermos ligar a vivências pelas quais nunca antes passámos e tivemos o privilégio de adquirir o seu conhecimento, juntos. A todas as peripécias, a todas as gargalhadas e a toda a confraternização entre alunos, professores e grupo no geral, esta viagem ficará para sempre na mente dos que a lembrarem e no coração dos que a sentirem. Obrigada”. Diana Martins- 12.º5
    “A visita de estudo a Praga foi uma experiência fantástica, inesquecível e bastante enriquecedora. Contribuiu bastante para enriquecer o nosso conhecimento e permitiu-nos ter novas experiências de vida. Ao longo desta aventura, que exigiu esforço intelectual e físico, creio que cada um de nós teve a possibilidade de crescer e aprender. Face à adversidade, somos muitas vezes forçados a evoluir e alcançar uma melhor versão de nós mesmos. De facto creio que qualquer complicação ou obstáculo que tenha surgido ao logo do percurso foi propício para o nosso desenvolvimento individual e colectivo”. Mariana Contente – 12º8ª
    A viagem para Praga foi uma incrível experiência que nunca irei esquecer, ter visto pessoalmente só coisas que via nos livros de História com certeza vai ficar marcado na minha mente para sempre
    Obrigada a todos por me ajudar a ter essa experiência inesquecível. Júlia Souza – 12º 8ª

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