HISTÓRIA

Arcadismo

O Arcadismo, também conhecido como Neoclassicismo, palavra que também designa o estilo desta fase literária, é utilizado para explicitar a atitude que os escritores tinham em escrever como os clássicos renascentistas. Surgiu no continente europeu no século XVIII, durante uma época de ascenção da burguesia e de seus valores sociais, políticos e religiosos. Esta escola literária caracterizava-se pela valorização da vida bucólica e dos elementos da natureza. O nome originou-se de uma região grega chamada Arcádia, região da Grécia onde pastoreiros viviam em harmonia com a natureza, gostavam de poesia e eram chefiados pelo deus Pã. Neoclassicismo, palavra que também designa o estilo desta fase literária, é utilizado para explicitar a atitude que os escritores tinham em escrever como os clássicos renascentistas.




O Arcadismo no Brasil (1768-1836)

No Brasil, o arcadismo chega e desenvolve-se na segunda metade do século XVIII, em pleno auge do ciclo do ouro na região de Minas Gerais. É também neste momento que ocorre a difusão do pensamento iluminista, principalmente entre os jovens intelectuais e artistas de Minas Gerais.
O Arcadismo também ficou marcado por dois aspectos centrais. O dualismo dos escritores brasileiros do século XVIII, que, ao mesmo tempo, seguiam os modelos culturais europeus e se interessavam pela natureza e pelos problemas específicos da colônia brasileira; e a influência das idéias iluministas sobre os escritores e intelectuais brasileiros, que resultou no movimento da Inconfidência Mineira e seus trágicos resultados: prisão, morte, exílio, enforcamento.


Características do arcadismo no Brasil:

- apego aos valores da terra: a simplicidade na poesia e a idéia de abolir as inutilidades( inutilia truncat) foram os objetivos dos arcades brasileiros. 

- Incorporação do elemento indígena: a valorização do índio foi destaque  nesta época, era o reflexo do “bom selvagem”, de Rousseau, onde a natureza faz o homem feliz e bom, mas a sociedade o corrompe.

- Sátira política:  um exemplo foi Cartas Chilenas, onde é bem clara a sátira política aos tempos difícieis da exploração portuguesa e à corrupção dos governos coloniais.



Arcadismo em Portugal (1756-1825)

O clima de renovação atingiu também Portugal que, no começo do século XVIII, passava pelo período final de sua reestruturação econômica, política e cultural.

Em Portugal, o Arcadismo estende-se desde 1756, com a fundação da Arcádia Lusitana, até 1825, com a publicação do poema “Camões”, de Almeida Garret, considerado o marco inicial do Romantismo português. Nesse momento, surge as primeiras arcádias, reuniões, grupos de poetas que buscavam a recuperação dos ideais clássicos, considerados fontes de equilíbrio e sabedoria.


Iluminismo

Costuma-se dar o nome de Iluminismo ( ou Ilustrações ) a esse período de renovação cultural que se caracteriza , em linhas gerais , pela valorização da Ciências e do espírito racionalista . Os métodos experimentais desenvolvem-se ; a análise crítica dos valores sociais e religiosos aguça-se , provocando polêmicas ; há uma grande confiança na capacidade do homem em promover o progresso social , e a tendência de libertar o universos cultural da influência da religião acentua-se cada vez mais.