sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Passando o bastão

Chega novembro e, como todo final de ano, a hora de algumas despedidas.

Após um ano de pura dedicação, resolvendo problemas e trabalhando duro para criar as condições e um ambiente propícios à prática saudável de esportes, além de confraternizações tanto internas do curso quanto externas, de RI com outras faculdades, o fim do ano chega para lembrar que é hora de passar o bastão.
A Gestão Cangaia de Jegue assumiu a AAAGR por acreditar que nosso curso, mesmo sendo estruturalmente limitado, possui um enorme potencial de realizar grandes feitos. Uma visão ousada, dado que seria um salto muito alto dado de forma repentina, mas mesmo assim seguimos com a ideia.

Um dos principais pontos que enxergávamos como forma de estruturar a Atlética era a necessidade do CNPJ. No entanto, logo percebemos que não seria algo tão simples de conseguir, dado que a documentação da instituição não era registrada em cartório há mais de 5 anos. Dessa forma, procuramos iniciar a organização burocrática e documental para viabilizar que a próxima gestão finalmente adquirisse o CNPJ. Isso está sendo feito e acreditamos que em breve a AAAGR terá o documento, mínimo necessário para poder de fato crescer da forma que queremos.

Outro ponto que acreditamos ter sido um avanço foi a presença da Atlética na vida dos estudantes de RI ter se tornado mais constante. Dificilmente passou-se um mês em que a Atlética não promovesse pelo menos uma cervejada para reunir o pessoal no IRI, e acreditamos que isso seja de fundamental importância tanto para uma consolidação financeira da instituição quanto para trazer de fato a Atlética para o cotidiano do curso, afinal, a AAAGR é algo feito por e para os estudantes de RI e não tem porque se considerar algo fora do âmbito estudantil. E nesse ponto percebemos que tivemos sucesso. Realmente pudemos contar o apoio de todo mundo do curso, que comparecia mesmo em noites chuvosas de quarta-feira. Ou seja, tanto a Atlética aumentou sua presença na vida do RIano quanto o RIano aumentou sua presença nos ambientes atleticanos. Inclusive nesse blog, o qual torcemos para que continue tendo cada vez mais acessos!

Presença essa que não se deu, entretanto, apenas em eventos. Uma das maiores demandas de RI sempre foi por mais produtos do curso. E mesmo com um orçamento limitado, buscamos sempre trazer novos itens que completassem o guarda-roupa do jegão. Moletom, camisetas, cueca e canecas (inclusive de metal, para finalmente podermos beber sem medo de cair e quebrar!) foram feitos dentro dos moldes possíveis, ou seja, geralmente por encomenda, praticamente a preço de custo, com pagamento antecipado, etc. Preferimos sempre, primeiramente, estabelecer a Atlética dentro do curso a ganhar dinheiro em cima das demandas dos estudantes.

No ponto que mais interessa, os esportes, também consideramos 2012 um ano positivo. Muitas equipes se reestruturaram e obtiveram grandes resultados. Como todos sabem, não pudemos participar do BIFE, mas voltamos ao JOPRI, dessa vez deixando de lado os individualismos e caminhando para estabelecer o Inter RIano como um evento confiável e divertido para todas as partes. Logicamente ainda existem muitas críticas a serem feitas, e por isso temos certeza que a AAAGR continuará fazendo de tudo para contribuir com o projeto de crescimento do JOPRI. Buscamos uma maior aproximação com as equipes, apoiá-las dentro do possível mesmo que de forma humilde como fornecendo bolas novas ou até mesmo cones e coletes novos. Ou seja, sabíamos que não seria em um ano que conseguiríamos criar uma base para as equipes crescerem da forma que queremos, mas tentamos iniciar esse trabalho. Temos certeza que dentro de alguns anos comemoraremos títulos de alto nível! E o JOPRI? Voltamos esse ano para sentirmos novamente o gostinho da pressão e da rivalidade, e 2013 ninguém vai segurar o Jegão.

Por fim, gostaríamos de agradecer a todos que ajudaram a Atlética em 2012. Temos absoluta certeza que, internamente, a amizade e coesão criada pelos membros da Gestão Cangaia de Jegue foi fundamental para trabalharmos de forma agradável e motivadora. Passamos por dias e até semanas seguidas de muito trabalho, mas tudo isso era mais do que recompensado quando víamos todo mundo curtindo. E era isso que nos levava a fazer cada vez mais, tentando melhorar espaços já consagrados como a Feijegada, Jeguina ou Volta ao Mundo, ou criando novos, como o Beer Pong, o CIRI e tantos outros.

Da mesma forma, a amizade entre Atlética e estudantes é basilar para crescermos. Tudo o que a AAAGR faz é tentando agradar todos os gostos tão diversos em RI, de forma a se estabelecer e poder reverter isso às equipes que batalham o ano inteiro faça chuva ou faça sol. Esperamos que esse projeto de crescimento se fortaleça ainda mais em 2013, e que a cada ano que se inicie, bixos e bixetes se deparem com um ambiente acolhedor e equipes fortes. Boa sorte à nova Gestão Jegue Mate!

Muito obrigado!
E VAI RI!!!!

Aqui se encerra,
Gestão Cangaia de Jegue (2011-2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário