Novo espaço para se pensar e discutir a dinâmica do mercado e das marcas de luxo, dos produtos e serviços com alto valor agregado e para todos aqueles que se interessam pelos temas do consumo e novas tendências, moda e estilo, design, branding e marketing. O crescimento e a valorização do luxo é uma questão central do consumo contemporâneo e faltam especialistas e espaços para discutir este tema com seriedade.

Wednesday, August 16, 2006





Marcas Customizadas & Produtos Customizados

Customizar produtos é uma coisa comum. Nas mais diversas sociedades uma série enorme de produtos era criada e 'desenhada' para atender o gosto, a necessidade e os desejos do cliente mais exigente e exclusivo. Mas marcas customizadas são uma coisa recente.
Marcas customizadas são marcas que se adaptam as circunstâncias, necessidades e desejos particulares dos seus clientes. Neste caso, não se trata se marcas massivas com uma gama de consumidores extensa e pouco conhecida. Seriam marcas que tem uma base de clientes bastante reduzida e que mantêm um relacionamento estreito com a empresa. São clientes mais que consumidores, que são atendidos de forma personalizada. A marca conhece e entende suas exigências e desejos pessoais mais particulares e oferece a cada um, uma experiência de marca individualizada. Desta forma marcas de luxo mais acessíveis poderiam criar marcas que atendessem a certos nichos e segmentos menores e mais exigentes customizando seus produtos e oeferecendo serviços e tratamentos mais persoalizados

Há diversos exemplos de customização. Na verdade, o que acontece é que muitos produtos raramente são feitos segundo as especificações exatas e ao gosto único do 'fregûes'. Esta idéia de feito especialmente pra você por pessoas que conhecem quem vc é, é balela de marketing. O que existe é uma tentativa de satisfazer o consumidor trazendo-o para o processo de desenvolvimento do produto, ou co-criação, como faz empresas como Dell, HP, Lego, Starbucks, Burger King, Mc Donalds, AmericanFit e Levis. Os consumidores podem transformar ou remodelar produtos ou serviços pré-fabricados. Com o acesso dos clientes a web se criou um poderoso canal de marketing que possibilitou que os consumidores colocassem suas experiencias, expressando suas necessidades e desejos e se relacionassem melhor com a empresa. Hoje falamos de produção em massa de bens customizados ou de experiências de customização que já foram citadas aqui. Outros bons exemplos são a Nike, a Benetton e a Shirt Creations - http://www.shirtcreations.com/ que permite uma costumização adaptativa ao gosto do cliente e as possibilidades parecem infinitas. A camisaria Nacional aqui no Brasil também já faz o mesmo via internet. Alguns produtos permitem a customização total. Mesmo isso exigindo mais do produtor, em alguns setores, como o vestuário, o preço cobrado por este tipo de conveniência personalizada não é tão alto assim já que se paga por uma peça única e exclusiva. Em algumas lojas americanas da Levi´s, o processo é mais hightech. A pessoa pode entrar com um jeans da marca no corpo, em um 'túnel' de vento, onde o jeans se ajustará ao seu corpo. Nesta espécie de bodyscanner, pode se definir a modelagem perfeita de um jeans da Levi´s para o corpo do cliente.
Mas é diferente na indústria automobilística. Diferente do que uma GM, a Rolls Royce ou a Porsche ('car configurator') pode fazer com seus carros ou a Dell com computadores.
Em geral a customização é adaptativa e colaborativa, em muitos casos é cosmética, quando se cria embalagens menores, algum molho especial ou uma mistura diferente para seu café no Starbucks.

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