Friday, May 4, 2007

Uma sociedade em costante mutação e suas possíveis consequências!


Para decidirmos sobre o tema do nosso projecto começamos por fazer uma pesquisa e “avaliação” inicial do contexto, de forma a verificar que tipo de projecto seria interessante e importante desenvolver nesta comunidade. O que mais nos inquietou e nos levou a elaborar um projecto/programa de animação deste âmbito, foi o facto de estes serem problemas com os quais vivemos diariamente(exclusão social, drogas «alcoolismo e toxicodependência», violência doméstica e pobreza) e sobre os quais existe muita informação, dado fazerem parte, e cada vez mais, da realidade de hoje. Sendo, por isso, aspectos que achamos importantes trabalhar, pois por mais esforços que se façam e por mais acompanhamento que se faça a estas famílias, não chega, é preciso criar novos planos de intervenção, é necessário acompanhar “todos” os passos destas famílias de forma a poder ajudá-las na maior dimensão possível.
Está bem patente o facto de que a cidade de Braga é uma das maiores do país e, também, é uma cidade que conhece graves situações de pobreza, drogas, violência doméstica e exclusão social. Porém, se estendermos o olhar sobre o concelho, tal imagem ainda é mais marcada e visível quando contrasta com outra Braga rica e luxuosa. Não só do ponto de vista económico, como do ponto de vista social, estamos perante uma dualidade, em que de um lado encontramos um nível de vida de riqueza e de um outro lado sinais de exclusão social. Basta vaguearmos por alguns locais/bairros da cidade e encontramos estes problemas bem patentes nos dias de hoje e por mais que não queiramos ver, eles, os problemas, continuam lá, não deixam de existir quando fechamos os nossos olhos porque não os queremos ver, ou enfrentar. Este é um problema, é uma realidade que precisa ser trabalhada e moldada, com vista à (re)inserção social.
Para identificarmos o problema foi apenas necessário olhar para estas comunidades/famílias, pensar nelas e pensar em facultar-lhes o bem-estar.

No comments: