» Saraus

A primeira Assembléia ocorreu aos 12 de novembro do ano de 2003 com a presença das 20 sócias fundadoras, a seguir nominadas:

Maria Dolores Oenning Andrade
Suzana Collaço Paulo
Rosemari Andrade
Arlene Maria Schultz Mansur
Marli Clasen Koerich
Ana Maria Pinotti dos Santos
Juarina França Oenning
Rita de Cássia Kauling
Maria da Grassas Santos
Eni Terezinha Aragão Duarte
Sônia S. da Siva
Clarice Silva Paulo
Sandra Maria melillo Bitencourt
Ester de Souza F. de Macedo
Maria Olívia de Brito Ramos
Salete Maria Damiani
Maria Lígia Luz Narciso
Vera Lúcia Duliwe
Márcia S. May Del’ Valle Araújo
Gelda Inez Tavares da Silva

A reunião ocorreu na do Ópera Games em Florianópolis com o objetivo de se criar uma entidade civil com fins culturais e assim ocorreu . Ficou decidido, pela maioria, que a entidade, naquela ocasião criada, se denominaria “Academia Catarinense do Livro” e suas sócias, “ Acadêmicas do Livro”. Foi escolhida a Diretoria que ficou assim composta: Para Presidente a Acadêmica, Maria Dolores Oenning Andrade, para Secretária, Suzana Collaço Paulo e para Tesoureira, Sônia S. da Silva.

A segunda Assembléia ocorreu aos 10 de dezembro de 2003, também na sede do Ópera Games onde foram discutidas questões da constituição da entidade e admitida novas sócias:

Edna Hauverroth Coelho
Carmem Z. Baldissera
Rufina Panizza Maciel
Eunice Kulinen
Vara mnaria Kleinubing
Eliana Rocha Ranger
Vera Lúcia Schuwengher
Neusa Mello Pietra
Maria José Marcondes de Souza
Marilete Stringhini
Tânia A Schara
Maria Zita Koerich d’Avila
Suzana Karam Althoff
Ida Áurea da Costa
Sônia Maria Effting Zanetti
Carmen Sílvia Meyer Amaral
Sônia S. da Silva

Posteriormente em novos saraus foram convidadas como sócias beneméritas:

Linda Koerich
Liene Collaço Paulo
Ivone Wosgraus
Alice Kuerten.

A Terceira Reunião se deu aos 14 de janeiro de 2004, no mesmo local das anteriores. Teve como convidadas, a Psicóloga Yara Sanches que discorreu sobre o tema “ auto conhecimento” e a Soprano Rute Gebler que interpretou várias e lindas canções.

O Quarto encontro foi promovido também no Ópera Games tendo como palestrante a pintora, Marilda Zamboni, hoje falecida, a quem ora homenageamos. Estava presente, mais uma vez, a Soprano Rute Gebler.

Quinta Reunião ocorrida aos 17 de março de 2004, no mesmo local das anteriores, ocasião em que foi reeleita a atual presidente, sendo, ainda, eleita a vice presidente, Ester de Souza Macedo, primeira secretária, Suzana Collaço Paulo, segunda secretária, Maria Lígia Luz narciso, primeira tesoureira, Clarice Silva Paludo e segunda tesoureira, Sônia S. Silva. Nesse encontro discutiu-se, ainda, a formalização da academia e a catalogação e rodízio das obras literárias.

Aos 14 dias do mês de abril de 2004 se deu a sexta assembléia na sede da Confraria das Artes com a presença do médico oncologista Marcelo Collaço Paulo que proferiu palestra sobre a doença “ câncer”, matéria do livro lançado naquele ano “ Câncer o lado invisível”.

O sétimo encontro ocorreu em data de 12 de maio de 2004 no local de realização da amostra “ Casa Nova “. Teve participação do artista plástico Rodrigo de Haro que discorreu sobre seu livro “ Mistérios de Santa Catarina ou Livro dos Emblemas de Alexandria.” A renda dos livros adquiridos foi revertida para o Lar Recanto do Carinho.

A oitava reunião foi datada de 16 de junho de 2004 na sede do Golden Café e contou com a presença do Cronista, Sérgio da Costa Ramos .

Aos 14 dias do Mês de julho de 2004, no Restaurante Píer 54, ocorreu a nona assembleia da ACALI. Esteve presente o Colunista Social do Jornal “ A Notícia” que discorreu sobre sua carreira profissional e apresentou seu livro “ Chuvas de Prata- Casos do Cotidiano”. Em decorrência do centenário do poeta Chileno, Pablo Neruda, foi lida sua biografia pela Presidente da ACALI e lidas várias poesias de autoria do poeta. Várias Acadêmicas comentaram sobre obras lidas pelas mesmas.

Décimo sarau – datado de 18 de agosto de 2004, no restaurante Bragança. Foi palestrante o Advogado Adriano Zanoto, presidente da OAB/SC que presenteou a academia com seu livro “ Poemas de Amor e Solidariedade”, lendo uma de sua poesias. A escritora e Acadêmica, Liene Collaço Paulo, leu o conto “As Telhas do Luar Encantado”, contido no livro de sua autoria, “Sabor de Amora”. José Ferreira de Macedo declamou poesias de sua autoria. Várias outras poesias foram lidas por acadêmicas.

Décima primeira assembléia – 11 de setembro de 2004 . Local - Feira do Livro no Beira Mar Shopping. Tema do encontro Obras de William Shakespeare. Foram lidas várias poesias bem como a biografia do escritor e poeta. Foram lidas, também, biografias e poesias dos poetas, Virgílio Várzea, Cruz e Souza e Pablo Neruda .

Aos 20 de outubro de 2004 ocorreu a décimo segundo encontro no Ópera Games. Rita Kaulin discorreu sobre o stress na vida moderna. Eliane Rocha Rayes declamou poesias de sua autoria, intitulada “ Um Mundo Novo”. Maria Dolores Oenning Andrade discorreu sobre a autora austríaca, Elfriede Jelinek que naquele ano recebra o prêmio Nobel de Literatura. Várias acadêmicas leram trechos da poesia “ Anbita Mulher, Uma Trajetória de Amor”, da escritora Catarinense Leatrice Moellmann. A escultora ilhoa, Cléa Espíndola apresentou obra sua, “ Uma Máscara de Anita Garibaldi, seguida pelo hino de Anita Garibaldi e outras canções.

Em data de 17 de novembro de 2002 reuniram-se as acadêmicas na Confraria das Artes para comemorar o primeiro ano de instituição da ACALI. A programação contou com a presença do colunista Moacir Benvenutti. O tema principal foi a obra e biografia do pintor Leonardo da Vinci. A acadêmica Suzana Collaço leu o comentário feito pelo Arcebispo de Florianópolis, Dom Murilo Krieger sobre o livro “ O Código da Vinci”, de Dan Brown. Maria Dolores fez comentário sobre o mesmo livro e apresentou outros livros sobre o mesmo tema.

Dezembro de 2004 – Décimo quarto sarau . Local - Ópera Games. O encontro teve a participação d a Prefeita , a época, Ângela Amin. Maria Dolores leu um poema de sua autoria , “Ângela” em homenagem à Prefeita. Ester Macedo apresentou biografia do escritor, Érico Veríssimo . Várias acadêmicas interpretaram a poesia “ Formigas”. Na oportunidade foi comemorado o aniversário da Presidente da Academia, Maria Dolores, com as homenagens das acadêmicas.

Ano 2005

09 de março – Décima quinta reunião – Local – Hotel Magestic. A acadêmica Ester Macedo lançou livro de sua autoria “ Origem de Famílias Importantes “ A presidente da ACALI prestou homenagem à nova escritora, Ester. Para lembrar o Dia Internacional da Mulher, as acadêmicas, Ana Maria Pinotti, Eliana Rayes , Maria Olívia e Marize Cunha se pronunciaram. A renda dos livros adquiridos pelas acadêmicas foi revertida para a obra social do Padre Wilson Groh.

13 de abril – Décima sexta - Local – Ópera Games – A acadêmica Sandra M. Bitencourt apreciou com muita propriedade a obra do Papa João Paulo Segundo. Várias acadêmicas apresentaram vida e Obra de Miguel de Cervantes . Foram lidos trechos da obra “ Don Quixote”

11 de maio – Décima sétima. Local – Píer 54. Teve destaque nesse encontro a figura da mulher no mundo moderno. Estavam presentes dois escritores que mais se destacaram na imprensa e opinião pública, Sérgio da Costa Ramos e Alcides Buss que discorreram sobre o tema “ Mulher”

15 de junho Décima oitava. Local – Ópera Games. Foi convidada a psicóloga Iara Sanches que proferiu palestra sobre o tema “ Auto estima e Mudanças.

13 de julho – Décima Nona. Local- Restaurante Quinta da Bica D’Agua. A programação contou com a presença da Professora e Escritora catarinense, Maria de Lourdes Krieger que proferiu palestra exaltando a importância dos avós para as crianças. A Acadêmica Eni Duarte feaz análise do texto publicado na revista Veja, “ A Revolução da Decência” Maria Dolores comentou sobre a feita de Literatura de Paraty ( FLIP) . Rita Kaulin apresentou trabalho literário sobre a obrada convidada, Maria de Lourdes Krieger.

24 de agosto. Vigésimo Encontro. Local – Restaurante Fino Trato. Estava presente no evento o Reverendíssimo Arcebispo Dom Murilo Krieger que analisou, do seu ponto de vista da Igreja, o livro de Dan Brown, “ O Código da Vinci’. Criticou a obra e op autor, ressaltando seu interesse comercial. Após a palestra deu uma benção a todos os presentes, com extenção aos respectivos lares. Maria Dolores comentou a ação social da academia que ajudou a implantar a primeira biblioteca no Centro de Convivência no bairro de Monte Cristo

21 de setembro. Vigésimo segundo – Local – Pizzaria Serra Basillis. Foi comunicado pela Presidente a aquisição de livros para a biblioteca da Oficina do saber. Maria Dolores analisou as obras: “ Memória de minhas putas trsites de Gabriel Garcia Marquez e “ O Enigma de Emanuelle” de autoria da acadêmica, Liane Collaço Paulo, presente à sessão, ocasião em que se manifestou e dou alguns exemplares à ACALI. O convidado presente, Professor Celestino Sachet discursou sobre “ A Arte de Ler”.

26 de outubro – Vigéssimo terceiro – Local - Residência de Neusa Melo- Lagoa. Foi destacado o trabalho da acadêmica , Marilene Orleans Casagrande, artista plástica que recria em suas obras, inscrições rupestres deixadas pelos índios catarinenses. Ester Macedo comentou a obra do escritor inglês, Harold Pinter, bem como um resumo da viagem que a acadêmica fez à China com representant5es da FIESC. O sarau do dia era estudo sobre o escritor, Erico Veríssimo, com destaque para a obra, “ O Tempo e o Vento” composto pela trilogia: O Continente, O Retrato e o Arquipélago. As obras foram comentadas pelas acadêmicas, Sandra Bitencourt, Maria Lígia , Eni Duarte e Rita Kaulin. Maria Olívia comentou a obra “ Olhai os Lírios do Campo.”

28 de novembro – Vigésimo terceiro Sarau – Local- Salão de Festas do Edifício Aquariane. Foi celebrado o segundo aniversário de instituição da ACALI. Foram palestrantes o Desembargador Jorge Mussi, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina e o Presidente da Comissão de Ética e Disciplina da OAB/SC, Renato Kadletz, que discorreu sobre “ Ética e Justiça”.

Ano de 2006

15 de março – Vigésimo quarto encontro –Local - Ilha do Papagaio. Tema – Vida e Obra de Carlos Drumond de Andrade. Foi eleito o Conselho Fiscal , composto pelas acadêmicas, Gelda T. da Silva e Ida Costa. Foi relatado pela Presidente que a Academia angariou mil livros infanto juvenil para a Biblioteca Oficina do saber, no Bairro Monte Cristo. Foi homenageada a Sra.Liene Collaço Paulo como sócia benemérita da Academia, com várias obras publicadas. As acadêmicas, Maria Olívia, Eni Duarte, Maria Marta, Ana Maria, Lígia pinto da Luz declamaram várias poesias.

19 de abril - Vigésimo quinto – Local Opera Games. O tema em estudo foi a obra de Dante Aliguiere, “ A Divina Comédia”. Ester Macedo leu a biografia do autor e Maria Emília, Maria Olívia e Gelda, Sandra Bitencourt e Tânia Schara analisaram, analisarm e declaram parte da obra , Inferno, Purgatório e Paraíso.

16 de maio – Vigésimo sexto – Local Amostra Casa Nova. Tema: A mulher e a Felicidade. Rita de Cássia, Vera Kleinubing, Marilete e Scheila Blasi discorreram sobre o tema. Ester Macedo e Helena Althoff abordaram o mtema “ Mãe”. A Sra Linda Koerich foi homenageada pelos serviços sociais prestados à Comunidade. Maria Dolores leu uma poesia de sua autoria à homenageada.. Lair Bernardoni, convidada para o evento autografou seu livro de poesias “ Girasol Giralua”

28 de junho - Vigésimo sétimo – Local Píer 54. Tema : Educação. Destaque para a obra “ Educação pelo Amor” de Antônio Ermírio de Morais e artigo do Jornalista, Gilberto Dimenstein que relata experiência ousada do Estado de Pernambuco com base no desempenho. Feita referência sobre os livros que mais influenciaram a humanidade. Estava presente o Secretário Municipal de Educação, Sr. Rodolfo Pinto da Luz. A Presidente do Clube das soroptimistas, apresentou livro de crônicas elaboradas por alunos carentes. A ma da acadêmica Marília, interpretou no piano “ Consolação” de Franz Lisght.

02 de agosto. Vigésimo oitavo. Local Restaurante Magestic. Tema: “ 150 anos de Freud” Foi palestrante a psicóloga Maria Carmelita Teixeira Gorsby que trabalha com psicanálise

13 de setembro. Vigésimo nono Local espaço Maria Raquel. Tema: FLIP – 4ª. Edição. Maria Dolores que, entre outras acadêmicas, participou do evento, relatou que o autor homenageado no naquele evento foi Jorge Amado e que foram convidados os autores estrangeiros: Tomé Morrison por “Beloved”; Cristopher Hitchens por “Amor Pobreza e Guerra”, David Toscana por “ Santa Maria do Circo, Ricardo Piglia por “ Cânone Ocidental”. Ester Macedo comentou sobre o convidado a FLIP, Wiliam Ross e sua obra “ Reportinh”. Gelda comentou sobre o poeta Maranhense, Ferreira Gullar. Miriam discorreu sobre a escocesa Ali Smith e sua obra “ Por Acaso”e Ana Maria analisou a poetisa brasileira, Adélia Prado e sua obra “ Quero Minha Mãe”.

25 de outubro. Trigésimo. Local Espaço do Hotel Porto da Ilha. Maria Dolores analisou vida o obra do romancista turco, Orthan Pamuk, prêmio Nobel de Literatura em 2006, e seus livros publicados no Brasil, “ Meu Nome é Vermelho” , “ O Castelo Branco” e “ Neve”. Foi, também, prestada homenagem ao poeta gaúcho, Mário Quintana , pelo centenário de seu nascimento. Eni Duarte, Sandra Bitencourt, Maria Olívia e Ana Maria abordaram o tema. Ester Macedo leu um artigo de sua autoria.

21 de novembro. Trigésimo Primeiro. Espaço do Hotel Magestic. Tema “ A Paz”. A convidada Dulce Magalhães discorreu sobre o Festival da Paz e analisou o livro que escreveu “ Paz como Caminho”. Recitaram poesias, Tânia Schara e Leatrice Moellmann. Foi eleita a diretoria, por aclamação, assim constituída: Presidente: Maria Dolores O. Andrade; Vice Presidente, Ester Macedo; Tesoureiras, Clarice aludo e Maria Olívia B. Ramos; Secretárias, Suzana C. Paludo e Ana Maria P. dos Santos; Conselheiras Fiscais, Gelda T. da Silva e Ida Costa; Fotógrafas, Maria Lígia L. Narciso e Eliane Barth. Houve apresentação de tango com a dupla, Fabian e Geovana. Fundo musical, saxofonista, Joel Brito.

Ano 2007

14 de março. Trigésimo primeiro. Local - Ilha do papagaio. Tema: Dia Internacional da Mulher. Maria Dolores reverenciou as Mulheres com a leitura de um texto de Danusa Leão. Várias acadêmicas leram poesias de autores diversos, dando destaque especial

11 de abril. Trigésimo segundo. Local – sala do Hotel Sofitel.. Tema : Literatura. Convidado, o Jornalista Moacir Pereira que discorreu sobre a Literatura em geral dando destaque a importância da ACALI e sobre o Museu de Literatura em São Paulo. Apreciou o livro de sua autoria “ Santa Catarina de Alexandria”. Leatrice Moelman declamou várias poesias de sua autoria.

03 de maio. Trigésimo terceiro. Local – Casa colonial de propriedade do médico, Marcelo Collaço em São Pedro de Alcântara. Tema: Obras de Arte. Maria Dolores leu uma poesia de sua autoria, “Minha Mãe Maria”e reverenciou todas as mães. Convidado, Professor Henrique Pereira Oliveira, que analisou e traçou paralelo entre as principais Obras de Arte de todas as épocas. Após almoço houve apresentação de violino pelas crianças da escolinha da comunidade mantida pelo Dr. Marcelo em conjunto com a Prefeitura.

20 de junho. Trigésimo quarto. Local – Vinícola Villa Francioni em São Joaquim. Tema : Cultura do vinho. Apreciação de um DVD sobre os aspectos da vinícola desde seu projeto pelo catarinense Dilor Freitas, sua construção, cultivo da uvas até as “caves”. Apreciação do especo cultura onde se realizava exposição da escultora Camille Claudel. Houve eleição para o Conselho de Ética. Conselheiras eleitas: Vera Kleinubing, Ani T.Aragão Duarte e Sônia Silva.

08 de agosto. Trigésima quita. Local – Opera Music. Tema: Análise da FLIP ( 5ª. Edição). Maria Dolores resumiu trabalhos apresentados na FLIP onde o debate girou em torno da importância das letras. O homenageado da Feira foi Nelson Rodrigues com a célebre “ Cabra vadia”, com destaque, também, para leituras do sul africano J.M. Cotzze que foi prêmio Nobel de literatura em 2003, do israelense, Amóz Oz, conhecido como defensor da paz , da moçambicana, Mia Couto e do inglês, Robert Fisk, além dos americanos, Laurence Wright e Jim Dodge. A acadêmica, Eliane Padilha comentou a obra “ Cem Anos de Solidão” de Gabriel Garcia marques. O convidado Cláudio Kremer falou sobre sua obra “ Corpo, Emoção e Linguagem. O também convidado médico dermatologista, Dra. Frederico Abdo explanou sobre os avanços da medicima dermatológica.

19 de setembro. Trigésimo sétimo. Local Casa Rosa. Destaque para a reabertura do museu Victor Meireles com a exposição intitulada “ O mestre e seu Discipulo: Tommazo Minardi e Victor Meireles”. Foram ressaltadas as obras expostas entre elas: Combate entre Cavaleiros, Nu Viril e a Caridade de Minardi. Foi destacada, também a exposição das amostras de réplicas de de Invenções e Arte de “ Da Vinci”. Vera Kleinubing e Vera Stefanelo discorreram sobre vida e obra de Thomas Mann. O convidado, Comandante Ronaldo Shara, destacou fatos interessantes ocorridos no Estado e o Professor Lauro Junckes, destacou e comentou suas obras e fez digressões sobre escritores catarinenses, destacando João da Cruz e Souza e Luiz Delfino.

08 de novembro. Vigésima oitava. Local - dependências do Magestic Hotel. Escritor convidado, Romaric S. Buel. Daniela Freitas leu biografia do convidado. Romaric narrou sua trajetória de vida destacando que foi adido cultural do Governo Francês e que trouxa para o Brasil exposições prestigiadas como as mostras Rodin, Picasso, Monet, Renoir, Camile Claudel, Surrealismo e Paris 1900. teceu comentários sobre suas obras e lançou seu último livro, “ Imperatriz do Café “ da coleção: “ O Lírio e a Quimera”. Esteve presente, ta,bem, a Juíza aposentada e Deputada Federal, Denise Fossard que se manifestou sobre a ética.

Ano 2008

05 de março – Vigésima nona. Local – dependências do Hotel Costão do Santinho. Convidado especial, o Jornalista e Cronista, Sérgio da Costa Ramos. A Presidente Maria Dolores reacendeu os objetivos primordiais da ACALI que são os de ler, analisar e comentar obras literárias e comentou a obra “ Como Falar dos Livros que não Lemos”, de autoria do professor de Literatura Francesa, na Universidade de Paris e Psicanalista, Pierre Bayard . Sérgio da Costa Ramos apresentou sua última obra, A Costela de Adão e deu autógrafos.

07 de maio – Trigésimo sarau. Local - Bar e Restaurante Bianco – Convidadas, as Professoras da Universidade Federal de Santa Catarina, Deise Freitas e Tânia Piacentini, doutoras em Literatura. A Professora Deise Freitas discorreu sobre o projeto de elaboração da obra eletrônica de machado de Assis, projeto do MEC/UFSC, o qual ela executa . Discorreu, também sobre a obra de Machado de Assim que completou 100 anos de seu falecimento. Abordou biografia, estilo e principais contos escritos pelo autor. Foram lidos trechos do romance, Memórias Póstumas de Brás Cubas e Memorial de Aires. A professora Tânia Piccentini discorreu sobre o trabalho literário que faz, na Lagoa da Conceição, a Barca dos Livros, com o objetivo de difundir a leitura de obras literárias entre crianças, adolescentes e adultos. Foram sorteados várias obras de Machado de Assis entre as acadêmicas.

25 de junho – Trigésimo primeiro. Local – Restaurante Pimenta Limão. Convidada, a mestranda em Letras na Universidade Federal de Santa Catarina, Maria Helena de Carvalho, que discorreu sobre a obra de Guimarães Rosa, Grandes Sertões Veredas, se comemorava o centenário de nascimento do escritor nordestino. Além da técnica e da linguagem surpreendente deve-se destacar o poder de criação do romancista e sua aguda análise dos conflitos psicológicos presentes na história. Foram lidos trechos da obra onde ficou bem evidenciado o regionalismo verdadeiro e autêntico que se projeta e conquista a dimensão universal sintetizada na condição humana. Destacou, ainda, as grandes obras que encerram análise do povo nordestino, iniciando-se com Euclides da Cunha em “ Os Sertões”, Guimarães Rosa e finalmente com Ariano Suassuna.. Foram sorteadas algumas obras.

25 de agosto – Trigésimo Segundo. Local – sede da Barca dos Livros, na Lagoa da Conceição. Com a presença de Trinta e sete acadêmicas e membros da barca entre eles , a Presidente, Tânia Picentini. Também prestigiou o evento, o artista plástico, Rodrigo de Haro que ofereceu uma tela,para angariar fundos a entidade, Barca dos Livros . Tânia fez explanação sobre os objetivos da entidade, das dificuldades financeiras encontradas bem como das atividades desenvolvidas. Foram lidos vários poemas de autores brasileiros. Foi lançado, ainda, o livro da acadêmica, Sra. Liene Colaço, intitulado, “ Isaías”.

29 de novembro – Trigésima terceira reunião. Cobertura do Hotel Magestic. A Academia se reuniu festivamente, com familiares para comemorar o 5º. Aniversário de constituição da ACALI. Foi celebrado com um jantar dançante, acompanhado pelo conjunto “Stagium Dez”. Foram sorteados entre os presentes, o livro dos escritores catarinenses, Sérgio da Costa Ramos e Flávio José Cardoso. “ Duas Violas Arteiras”.

Ano 2009

15 de abril. Trigésima quarta. Local – Restaurante Píer 54. Convidada, a Professora da Universidade Federal de Santa Catariana, Lúcia Nassib Olimpio que discorreu sobre o tema “ Nova Ortografia Portuguesa”. A Acadêmica Helena Althoff interpretou algumas músicas.

02 de julho. Trigésima quinta. Local – Espaço Tina Bauer no evento “ Casa Nova” A Sra Presidente, Maria Dolores, ao abrir os trabalhos destacou que em comemoração ao ano da França no Brasil, a ACALI escolheu como tema de estudo literário, o escritor francês, Le Clézio Jean Marie Gustave. A acadêmica Eni Aragão Duarte discorreu sobre a biografia do escritor. A acadêmica, Suzana Paulo analisou a obra “ Quarentena”, Ida Costa “ O Africano”e Maria Olívia Ramos, “ O Peixe Dourado”. Foi convidada, a florianópolitana, Anita Hoepck que interpretou várias canções francesas, co0m destaque para as músicas de Edith Piaf. Foram sorteadas várias obras literárias.

02 de setembro. Trigésima sexta. Local Restaurante Pimenta Limão. O convidado foi o Professor Fernando Cabral que discorreu sobre seu livro “ Elas e o Vinho”, cujo terma foi “ harmonizando os vinhos e os amores. Teve degustação de vinhos e sorteio de 10 livros do autor que os autografou.

12 de novembro. Trigésima oitava - Local – Cobertura do Hotel Magestic. Para comemorar o 6º. Aniversário de instituição da ACALI. No evento foi relançado o livro da Presidente, Maria Dolores, A Saga de Geni”. Estavam presentes, o Presidente da Academia Catarinense de Letras, Lauro Junckes , o escritor e artista, Rodrigo de Haro, o cronista Sérgio da Costa Ramos e o cinéfilo, Gilberto Gelarch e o Professor Celestino Sachet. Foi apresentada pela Sra. Presidente uma retrospectiva dos trabalhos da Academia. Para abrilhantar o evento foi apresentado um show de dança de salão, por dançarinos profissionais.

Ano 2010

13 de abril. Quadragésimo oitavo sarau literário. Local - Restaurante Villa Maggione, dependências do Centro Integrado de Cultura, evento Casa Cor 2010. O encontro teve por objetivo homenagear o Poeta Catarinense, Lindolf Bell, de Blumenau bem como promover a eleição da Diretoria que dirigirá a ACALI no biênio 2010/2011. A Sra presidente, após saudações, apresentou novas acadêmicas inscritas e teceu comentários ao poeta homenageado. Após foram lidas pelas acadêmicas, Maria Dolores, Ana Maria, Maria Olívia, lindas poesias da autoria de Lindolf Bell. Foi reeleita, por aclamação a Presidente Maria Dolores Oenning Andrade e a vice, Ester Macedo. Os demais cargos foram assim constituídos: Ana Maria Pinot dos Santos, Tesoureira; Marilete Stringhiani, Vice Tesoureira, Fotógrafas, Maria Ligia Luz Narciso e Elaine Barth, Vera Kleinubing, Eni Terezinha Aragão Duarte e Sônia Staroshi Silva, Conselho de Ética, Ida Costa e Gelda Tavares da Silva, Conselho Fiscal e Maria Olívia de Brito Ramos, Secretária. A convidada Ceres Azevedo fez digressões sobre seu recém lançado livro de culinária, “ Cardápios para o Dia a Dia”. Deu autógrafos.

11 de maio. Quadragésimo nono. Local – Cobertura do Magestic Palace Hotel Foi recebida como sócia benemérita, A Sra. Alice Kuerten, por seu trabalho comunitário. A convidada, Mestra em Comunicação, Dulce Magalhães proferiu palestra com o tema: Manual de Disciplina para Indisciplinados e super dicas para administrar o tempo e aproveitar melhor a vida, tema do livro lançado pela palestrante. Entre os tópicos, destacou: gerenciamento dos imprevistos, reconhecimento do essencial, tempo livre, mudanças, acomodações, ousadia, realização de sonhos, criatividade, excessos e outras dicas para aproveitar o tempo e viver melhor. Após debate foram sorteados alguns volumes da obra da palestrante.