Tigres asiáticos

 Na década de 80, países asiáticos começaram a mostrar uma crescente e forte ecônomia e também com grande influência mundial. Tal grupo de países é denominado Tigres Asiáticos.
 Os países que faziam parte eram Hong Kong, Taiwan, Singapura e Coréia do Sul. Tem como caracteristica uma economia agressiva e usaram táticas elaboradas para atrair capital estrangeiro, por meio de insenção de impostos, mão-de-obra barata e baixos custos para a instalação de empresas.

 Influência: Para que houvesse um estímulo economica e de criação de um forte mercado na regiãodo pacífico, estes países tomaram como influência o Japão, já que o mesmo vinha e todavia apresenta uma forte economia tornando-se uma potência.


 Desenvolvimento consequente: Com a criação deste mercado, alguns países deste grupo tiveram um grande desenvolvimento, principalmente a Coreia do Sul, que na época antes de 1980 era um país frágil economicamente e socialmente, e com este avanço, hoje apresenta alta taxa de renda e de um alto nível de IDH. Países como Taiwan, participante do grupo, seguiram a influência mas com menor sucesso.
De 1980 para 1990: 
As exportações chegaram a 202% do PNB, em Singapura e em Hong Kong, chegaram a 135%.  Apopulação atingiu um alto nível de alfabetização e uma significante melhora no IDH. Suas economias giravam em torno de construção naval, produtos textêis e elétricos, e na área da petroquímica.
O maior avanço ocorreu em Hong Kong, apesar das desvantagens deixadas do colonialismo pela China.

Economia: Adotaram uma economia de exportação, produzindo qualquer tipo  de produto que podia ser exportado com foco na área eletrônica. Além de tudo pensavam que a educação aumenta a produtividade além de aumentar a capacidade do trabalhador e abrir novos tipos de mercado.


Jonas
Nicolli
Menin

Nenhum comentário:

Postar um comentário