Países comunistas


  • China: Em primeiro de outubro de 1949 foi proclamada a República Popular da China, resultado de sucessivos anos de embates entre o campesinato e o Partido Kuomitang, de Chiang Kai-shek. Apesar de antigos desacordos, Mao Tsé-tung, então chefe supremo, procurou construir o socialismo chinês, seguindo o modelo soviético. Chiang kai-shek fugiu para Formosa, atual Taiwan, onde, com o apoio dos Estados Unidos, fundou a China Nacionalista. Em 1952, a reforma agrária foi concluída de uma forma geral em grande parte do país. 
  • Cuba: Cuba é o único país nas Américas de doutrina comunista. O país adotou essa ideologia em 1959 através de uma revolução liderada por Che Guevara Fidel CastroO novo regime fez a reforma agrária, distribuindo terras a pequenos produtores, e nacionalizou empresas. Milhares de cubanos descontentes deixaram o país.
  • Coréia do Norte: No dia 17 de dezembro, faleceu o ditador norte-coreano Kim Jong-il, vítima de um problema cardíaco. Entre 1910 e 1945, o território da Coreia esteve ocupado pelo Império do Japão, e essa ocupação só se encerrou com o fim da Segunda Guerra Mundial, da qual o Império Japonês saíra derrotado. A partir de então, a Coreia foi divida na altura do paralelo 38 N, passando a ser administrada pela União Soviética ao norte, e pelos Estados Unidos ao sul. 
  • Vietnã e Laos: Fizeram parte dos territórios coloniais da França no sudeste Asiáticos, na região conhecida como Indonésia. Países muito pobres, a história recente de ambos está marcada pelas consequências da Guerra do Vietnã (1959-1975), que devastou toda a região. 
Luiz Eduardo
Fernando
Caio

  

Um comentário: