Pensando nos sete momentos de
Grando (2004), elaborei situações problemas onde o professor poderá trabalhar o
quinto e sexto momentos do jogo, ou seja, registro do jogo e a intervenção
escrita.
1.
Em cada jogada poderíamos dizer que a melhor jogada é sempre capturar o
maior número? Por quê? Dê um exemplo.
2.
Um jogo está na seguinte situação:
-
4/5
|
- 3
|
15
|
|5|
|
|
|
|
|
|
|
- 2
|
- 2
|
|
|
|
|
|
|
|-
10|
|
- 4
|
|
|
|
|
- 3
|
|
3
|
3/2
|
|
|
|
|
- 2/3
|
|
|
5
|
|
|
|
|
5
|
0
|
*
|
3/7
|
|
|
|
|
|
|
|
|
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|
|
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|
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|
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|
a) O próximo jogador (A) retira na horizontal (®), qual a melhor jogada? Por quê?
b) Jogando da melhor maneira possível, quantos pontos o
jogador A vai fazer a mais que o jogador B, nas próximas 3 jogadas de cada
jogador?
3.
O jogador A conseguiu as seguintes peças: 8, |-2|, 0, -2, 7, -5/2, e 3/2.
Quantos pontos ele fez? Registre sua conta.
4.
O jogador A está com 37 pontos. O jogador B está com as seguintes peças:
8/7, -4, 15/7, 6, |-2|, -3 e |–5|. Quantos pontos faltam para o jogador B
retirar do tabuleiro para empatar o jogo?
5.
Em uma jogada, o jogador tem 2 possibilidades de peças para capturar. E com
2 jogadas, quantas possibilidades diferentes ele tem de peças para retirar? E
com 3 jogadas?
6. Em uma
jogada, as peças estão colocadas no tabuleiro da seguinte maneira:
|
|
|
-5
|
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|
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|
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-5
|
-4/3
|
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|
-1
|
|
|
|
0
|
*
|
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-2
|
|
-4
|
-3
|
|
|
|
|
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|-10|
|
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|
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|
|
|
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O jogador A
movimenta as peças no sentido vertical e o B, no sentido horizontal. Estando na
vez do jogador B retirar uma peça e movimentar a estrela, qual seria a melhor
jogada para que em seguida, o jogador A, perdesse o maior número de pontos?
7. As peças
encontram-se dispostas no tabuleiro da forma como mostra o desenho abaixo:
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|
|
|
|
|
3
|
|
|
|
|
|
0
|
|
2
|
|
|
|
|
-10
|
*
|
-4
|
|
|
-5
|
-4
|
|
|
-1
|
|
|
|
|
-3
|
|
|
|
-4
|
2
|
|
Sabendo que o jogador A movimenta as peças na vertical e o B
na horizontal, qual deve ser a melhor jogada de A, de maneira a
impedir que B faça muitos pontos?
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