quinta-feira, 13 de agosto de 2009

ASPECTOS CULTURAIS – FRANÇA

GENERALIDADES

Nome: França
Superfície: 547026km2
População: 60 milhões de habitantes
Capital: Paris
Religiões: catolicismo, muçulmana, protestantismo, judaísmo
Idioma oficial: Francês

POPULAÇÃO

A população de França foi estimada em 60 milhões de habitantes em 1997, 20% dos quais têm menos de 15 anos e 15% mais de 65. Ao longo da sua história, a França sofreu múltiplas influências de países europeus ao acolher uma enorme quantidade de imigrantes da zona do Mediterrâneo: Portugal, Espanha, Itália... assim como das suas antigas colónias norte africanas.

A França conservou sempre uma influência política e diplomática especialmente em sectores como os direitos do homem e os problemas dos países em vias de desenvolvimento. Conserva uma imagem internacional de país de acolhimento de refugiados políticos.

GOVERNO

A França é uma república cujo presidente é também o chefe de estado, eleito por sufrágio universal. O presidente tem o poder de dissolver a Assembleia Nacional e de nomear o primeiro ministro, chefe do governo. O parlamento é composto por duas câmaras: a Assembleia Nacional e o Senado. Desde há uma dezena de anos que se está produzindo uma prática política de regionalização em detrimento da tradição francesa de um governo muito centralizado

INDÚSTRIA

Ainda que situada no segundo posto europeu (atrás da Alemanha), a indústria francesa oferece um forte contraste: baixa nos sectores em crise desde os anos 60 (carvão, têxtil, siderurgia, naval...) e progresso nos sectores modernos relacionados com o petróleo, a química orgânica, o automóvel, a aeronáutica... assim como os campos das novas tecnologias (electrónica, biotecnologia).

A indústria sofre o contragolpe da redistribuição das actividades industriais a escala mundial a chegada da robotização que permite ganhos de produtividade importantes. É por isso que a indústria em 1996 não ocupa mais do que um trabalhador activo em cada quatro.

TECNOLOGIA

A inovação é o motor do êxito industrial. A França impulsiona o domínio da investigação consagrando-lhe 2,5% do seu PIB em sectores de alta tecnologia (Aerospacial, Alsthom) e desenvolvendo pólos tecnológicos associados à investigação científica universitária (ciências e técnicas da informação, ensino, ciências da saúde, etc.)

AGRICULTURA

Enquanto que o número de explorações agrícolas continua baixando, a produção aumentou consideravelmente até colocar a França no primeiro lugar europeu e designar o sector agro-alimentar como o "petróleo verde" da França. Este é o resultado de uma concentração das explorações em unidades cada vez maiores e de um esforço de modernização e de abertura dos mercados.

COMÉRCIO

A França é igualmente a quarta potência mundial graças a um esforço de abertura nos mercados europeu e mundial. Durante muito tempo deficitária, a balança comercial converteu-se em excedentária graças a uma competitividade melhorada do aparelho produtivo e a importações limitadas pelo débil crescimento económico.

Além disso a riqueza turísticas da França, baseada na variedade das suas paisagens e na sua posição geográfica, entre a Europa do norte e a mediterrânea, convertem-na na segunda potência de serviços do mundo.

Por último, o recente equilíbrio entre investimentos estrangeiros em França e investimentos franceses no estrangeiro expressa uma aceleração da integração francesa na economia mundial.

ORGANIZAÇÃO SOCIAL DA EMPRESA

As relações entre a empresa e os trabalhadores são reguladas por lei: o código do Trabalho, que é uma verdadeira bíblia que serve de referência nos litígios entre os protagonistas sociais. Este código estabelece os direitos e deveres de todos.

Para além desta legislação, cada ramo de actividade (hotelaria, distribuição, etc.) negoceia acordos sociais (chamados convénios colectivos) entre trabalhadores (representados pelos sindicatos) e o patronato (representado pelas suas organizações). Estes convénios condicionaram alei e são muitas vezes mais proveitosos que os direitos sociais de base decretados pelo estado.

O comité de empresa não é uma instância de decisão o de gestão mas sim um lugar de diálogo entre empregados e direcção. Tem que ser informado, por lei, da situação social, económica e financeira da empresa. Preocupa-se com a melhoria das condições de trabalho, com os problemas de higiene e segurança bem como da formação e do estabelecimento dos dias feriados

CONVENÇÕES SOCIAIS E VIDA QUOTIDIANA

Cada manhã as pessoas saúdam-se com apertos de mão. Tratam-se pelo apelido (senhor ou senhora) até que um dos interlocutores (o mais idoso ou a mulher) convida a usar o nome próprio.

A pontualidade é obrigatória hoje, sobretudo para encontros de negócios, nos quais o traje é importante. A escolha da roupa depende do grau de responsabilidade na empresa mas também dos códigos vigentes.

Diz-se que os franceses respeitam mais a polícia que a lei. Se é certo que o espírito rebelde e contestatário é uma característica nacional como o são a baguette e o queijo camembert, há que reconhecer uma recente tomada de consciência sobre os grandes problemas sociais: campanhas nacionais contra a violência rodoviária, apoio a associações humanitárias, criação do rendimento mínimo para os mais desfavorecidos...

Diz-se também que os franceses sabem dedicar o tempo a viver. As diferenças regionais relativizam estes juízos: da "exuberância" do mediterrâneo à "frieza" alsaciana, existe um mundo de matizes que só se descobre no contacto com os habitantes de cada região. Os franceses, em regra, tomam 3 refeições por dia: pequeno almoço simples (café e croissants em Paris, por exemplo) um almoço, por tradição, a refeição principal e um jantar. No entanto, a pausa para comer encurta-se cada vez mais, constatando-se a influência crescente do pequeno almoço britânico e a pausa para a sanduiche ao meio dia, ajudado nisso pela proliferação de estabelecimentos de comida rápida.

As actividades de tempos livres são muitas e dependem do meio social. Pode-se dizer que os franceses são aficionados da caça, pesca, marcha e footing. O futebol

É o desporto com mais seguidores, mas o rugby é muito popular no sudoeste.

Ver televisão, ir ao cinema ou ao restaurante são, tradicionalmente, os gostos mais compartilhados pela grande maioria.

Festividades e dias feriados

Festa Nacional: 14 de julho
Festa do trabalho: 1 de maio
Armistícios: 11 de novembro (1918)
8 de Maio (1945)
Ano novo: 1 de janeiro
Festas religiosas: Sexta-feira Santa (Alsácia-Lorena). Domingo e Segunda-feira de Páscoa, Ascensão, Domingo e Segunda-feira de Pentecostes, Assunção (15 de Agosto) e 25 e 26 de Dezembro.

3 comentários: