FACULDADE
INTERNACIONAL DE CURITIBA
APARECIDA DE SOUSA
DOS SANTOS
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
DE PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL
AQUUIDAUANA
2011
APARECIDA DE SOUSA DOS SANTOS
RELATÓRIO DE
ESTÁGIO DE PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL
Relatório de Estágio institucional
Apresentado como
requisito parcial para obtenção do título de especialista no curso de
pós-graduação em
Psicopedagogia Clínica e Institucional, na modalidade à
distância, da Faculdade Internacional de Curitiba - Facinter.
Prof.ª Me Regiane B. Bergamo
AQUIDAUANA
2011
FACULDADE
INTERNACIONAL DE CURITIBA
Relatório
Final de Estágio de Psicopedagogia Clínica apresentado à Faculdade
Internacional de Curitiba - Facinter, do curso de especialização em Psicopedagogia Clínica
e Instrucional.
Nota: _____________ ( ) A = Aprovado ( ) R = Reprovado
__________________________________________
Profº Orientador
Responsável pela Prática Psicopedagógica
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
A instituição escolar, assim
como a família tem apresentado algumas queixas com problemas escolares
apresentados pelos alunos. Diante disso faz-se necessário investigar os
aspectos que possam estar contribuindo para essa problemática a fim de intervir
para que nós, enquanto psicopedagogo possa contribuir para um melhor
funcionamento institucional.
Portanto, o presente
trabalho consiste num relato descritivo da experiência de estagio em uma Escola Estadual
da rede Pública do Município de Aquidauana, MS, realizado a partir da proposta
de ensino do curso de pós-graduação em Psicopedagogia Clínica
e Institucional da Faculdade Internacional de Curitiba – FACINTER.
A relevância deste trabalho
oportuniza aos pós-graduandos o aperfeiçoamento e o entrelaçamento do
conhecimento teórico com a construção de um exercício profissional no campo de
atuação da Psicopedagogia de cunho institucional.
2. DESENVOLVIME
NTO
2.1. IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
O Estágio Psicopedagógico Clínico realizou-se
na Escola Estadual Coronel Antônio Trindade, localizada na Rua Giovani Toscano
de Brito, nº380, Vila Trindade, telefone (67) 3241- 2730 municípios de
Aquidauana – MS
O município de Aquidauana possui cerca de 45.623 habitantes (Censo -IBGE,2010)
e está
situado ao sul da região Centro-Oeste do Brasil, no Pantanal
Sul-Mato-Grossense, está distante cerca de 130 km da capital de Mato
Grosso do Sul, Campo Grande.
Fundada em 15 de Agosto de 1892, Aquidauana encontra-se é rodeada de
distritos e aldeias indígenas dependentes do município. As atividades relacionadas à
industria, serviços e agropecuária são a base da economia do município.
A Escola Estadual Coronel Antônio
Trindade foi fundada em março de 1950 como escolas municipal e somente em 30 de
Agosto de 1972, passou a ser uma Escola Estadual, por determinação do então
governador do estado de Mato Grosso. Durante as cinco décadas de funcionamento,
a escola ofereceu apenas os quatro primeiros anos do ensino fundamental, e
somente em 2002 implantou-se o então quinto ano.
A instituição, que funciona
em dois turnos (diurno e vespertino), conta hoje com um total de 14
funcionários para atender a demanda de 309 alunos matriculados no Ensino
Fundamental. No período da manhã estão
matriculados 154 alunos nas turmas de 1º a 5º ano. E no período das tarde 153
alunos do 1º ao 5º ano. A equipe é composta por
2 merendeiras , 7 funcionários que atuam na secretaria distribuídos em ambos os
períodos, 5 auxiliares de limpeza, 1 diretora, 2 coordenadoras ( uma em cada
turno), 14 professores distribuídos em número iguais nos período matutino e
vespertino.
A instituição atende crianças
da zona rural, vilas e bairros próximos à escola. A clientela da escola, quase
na sua totalidade, é composta por alunos provenientes de famílias de baixa
renda, muitas delas em situações de vulnerabilidade social, são filhos de
trabalhadores rurais, domésticas, pedreiros, diaristas, garis, trabalhadores
sem qualificação profissional, etc. Uma grande parcela das crianças também
participam de programas sociais Federais, como Bolsa Escola, Bolsa Família,
Segurança Alimentar, Agente Jovem, Programa de Erradicação do Trabalho
Infantil, etc. A escola atende ainda alunos Portadores de Necessidades
Especiais que estão inclusos nas diferentes turmas do ensino fundamental. Entre
os alunos matriculados encontram-se algumas crianças indígenas originárias das
aldeias existentes no município de Aquidauana.
Quanto à estrutura física a
instituição está instalada em um prédio de construção muito antiga, onde
durante décadas não passou por grandes reformas nem ampliações. Devido à
necessidade de espaço físico, em 2011 o Estado locou uma residência em frente à
escola para poder funcionar duas salas de aula. O prédio antigo possui quatro
salas de aula, sala de direção, sala de coordenação, almoxarifado, sala de
tecnologia, dispensa cozinha, seis banheiros para atender os alunos e dois para
os professores e administradores, pátio coberto, quadra esportiva e áreas
livres, não possui biblioteca.
2.2. REGISTRO E ANÁLISE QUEIXA
Após uma análise e reflexão
dos dados coletados durante as entrevistas com grupo integrante da instituição (diretora,
coordenadora, professores e demais funcionários), observamos uma queixa comum
entre os mesmos, a indisciplina dos alunos, a falta de motivação e de interesse
pelas aulas e conteúdos ministrados e o pouco comprometimento da família no
processo ensino/aprendizagem dos mesmos.
Segundo a administração da
escola, devido a muitos alunos ser filhos de trabalhadores rurais (peões de
fazenda) e precisarem ficar meses fora de casa, por morarem em fazendas, uma
grande parcela dos alunos acabam sendo criados por avós, tios e outros. Muitos
são provenientes de famílias desestruturadas, pais analfabetos o que
conseqüentemente acabam acarretando muitos problemas, como por exemplo, o não
comprometimento escolar, violência e indisciplina.
Devido a pouca idade das crianças
muitas delas dependem de pais e/ou outras pessoas para os levarem à escola,
como muitas vezes a família, por motivos variados ás vezes não podem levá-los
os mesmos acabam faltando a muitas aulas, o que atrapalha o rendimento escolar
do aluno.
2.3. REGISTRO DESCRITIVO DOS ENCONTROS REALIZADOS
02 de Agosto de 2011
Autorização, junto à
coordenação da escola, para dar início à realização do estágio em Psicopedagoga
Institucional.
Inicialmente toda a equipe da
instituição, foi bastante receptiva, colocando-se a disposição e abrindo as
portas da escola para o nosso trabalho, embora notassem que a direção e a
coordenação se mostravam bastante preocupada em serem avaliados.
04 de Agosto de 2011
Entrevista com a Coordenadora
Pedagógica da Escola que se mostrou bastante receptiva e disposta a prestar
informações acerca da equipe que compõe a instituição e sobre o funcionamento
da escola.
Foi feito o reconhecimento do
espaço físico através da observação dos diferentes ambientes. A escola funciona
em dois prédios, o mais antigo, necessita de uma reforma e ampliação, possui
quatro salas de aula, amplas, porém pouco ventiladas. O prédio não
possui biblioteca, a área externa é bastante ampla, com bastantes árvores,
muitas delas frutíferas. Possui um parque infantil em situação de uso bem
precária com vários brinquedos quebrados (balanço, escorregados, gangorra,
etc.). A escola não possui refeitório, as crianças pegam a merenda e
retornam as salas de aula para se sentarem.
Na extensão (casa locada em
frente à escola) as salas de aula são pequenas para comportar o
número de alunos, estes ficam muito próximos uns dos outros o que facilita o
burburinho, a indisciplina e dificulta a locomoção entre as carteiras, uma das
salas de aula funciona dentro da residência, em uma sala aberta, sem porta
divisória e outra sala de aula na varanda da casa, onde as paredes foram
divididas por maderite e uma parede improvisada com lona para fazer a divisão.
Possui também banheiro e outras duas salas, mais devido ao pequeno espaço
físico não comporta muitos alunos, portanto não funciona como salas de aulas
apropriadas.
05 de Agosto de 2011
Aplicação do questionário aos
professores
Foi entregue um questionário
aos professores para que os mesmos respondessem em casa e nos entregassem na
próxima visita à escola. O questionário foi apresentado no horário do intervalo
das aulas para que todos os docentes pudessem participar. Todos se mostraram
interessados em responder o mesmo.
10 de Agosto de 2011
Aplicação da dinâmica de
grupo.
Aplicação da dinâmica com o
corpo docente da Escola Estadual Coronel Antônio Trindade.
No dia 10 do referido mês, às dezessete
horas, estivemos na escola à escola, onde fomos recebidos pela diretora Marina
e coordenadoras Aparecida e Suely juntamente com os professores que de acordo
com o calendário escolar se reuniram para realizarem o planejamento semanal.
Aproveitamos este momento para
realizarmos a dinâmica “amigo oculto” onde os professores participaram com
muito entusiasmo. No decorrer da dinâmica observamos que o jogo girava apenas
entre alguns participantes, o que não prejudicou o objetivo esperado, que era
observar o perfil do grupo, sem deixar transparecer essa observação e quebrar a
resistência que há entre professores e estagiários.
12 de Agosto de 2011
Visita a algumas salas de
aula
Em visita a sala de aula do
2º ano, percebemos que os alunos são alegres e espontâneos uns com outros,
falam o que pensam não tem medo de serem reprimidos e se relacionam muito bem
entre si e com a professora. A sala de aula é apertada devido o grande número
de alunos, um total de vinte e sete, a sala é decorada com vários
cartazes com o alfabeto e diversos textos.
A professora nos apresentou um pequeno livro
que os alunos estavam escrevendo sobre provérbios e está ficando muito bonito.
O que nos chamou atenção foi às carteiras que não estavam enfileiradas e sim
uma ao lado da outra, facilitando a ajuda de um colega ao outro em caso de
dúvidas. A idade dos alunos é de 7
a 8 ano com exceção de um aluno que tem 14 anos e que
não se enturma muito com os demais, apesar dos esforços da professora.
Acreditamos que no início a
professora ficou um pouco apreensiva com a nossa presença, mas em nenhum
momento perdeu o controle com a turma e a aula seguiu normalmente, inclusive
ela desenvolveu um ditado com correção no quadro, tudo bem colorido com as
letras cursivas e de forma, encerrando com uma leitura compartilhada. Durante a
atividade, porém teve de chamar a atenção somente de um aluno que se mostrava
muito dispersa.
Com base em nossa observação
podemos citar Piletti (1996, p161) onde diz que certas qualidades do professor
como, paciência, dedicação, vontade de ajudar e atitude democrática, facilitam
a aprendizagem. Ao contrário do autoritarismo e a inimizade podem levar o aluno
a desinteressar-se e não aprender.
18 de Agosto de 2011
Realização da pesquisa a
cerca do Projeto Político Pedagógico da Escola.
Com o objetivo
de analisar o Projeto Político Pedagógico da instituição solicitamos o mesmo à direção e coordenação, onde
prontamente nos forneceram o material e nos levou até uma sala para que
pudéssemos fazer a análise do mesmo. Após uma análise identificamos que: é um
documento de duzentas páginas, contendo: Introdução; Histórico da escola; Dados
de identificação; Apresentação; Caracterização da escola, da clientela e da
comunidade que esta inserida; Perfil do corpo docente e técnico –
administrativo; Gestão escolar e comunidade escolar; Estrutura curricular,
funcionamento e regimento escolar; Organização e escrituração da vida escolar;
Organização e utilização do espaço físico; Princípios norteadores; Fundamentos
teóricos; Orientações pedagógicas para políticas específicas; A diversidade na
escola; Educação especial; Educação das relações étnicas raciais, objetivas e
metas da escola; Objetivos gerais do ensino fundamental; Objetivos gerais dos
anos iniciais; Objetivos por áreas de conhecimento; Metodologia de ensino;
Avaliação da aprendizagem; Recursos da escola, Projetos, Ações educativas a
serem desenvolvidas para a família e para a comunidade; Avaliação
institucional; Avaliação; Acompanhamento e controle da proposta pedagógica.
A escola deve
ser mediadora entre o aluno e o aluno da cultura, cumprindo esse papel pelo
processo de transmissão/assimilação crítica dos conhecimentos. A difusão de
conhecimentos é o papel principal da escola. A escola deve ser valorizada
como instrumento que é para a apropriação do saber. A instituição escolar,
portanto deve proporcionar aos seus alunos a ampliação das
ampliações das oportunidades educacionais, a difusão dos conhecimentos e a
reelaborarão crítica desconhecimentos.
O ensino deve
ser visto como transmissão intencional e sistemática de conteúdos culturais e
científicos, a partir do entendimento de cultura como expressão das
contradições e lutas concretas da sociedade.
Os conteúdos de
ensino devem ser conteúdos culturais universais incorporados pela humanidade,
mas reavaliados face às realidades sócias.
O conhecimento
resulta de trocas que se estabelecem na interação com o meio natural, social ou
cultural e o sujeito.
O professor é o
elemento do processo a quem cabe o papel de organizador da ação pedagógica que
visa à produção do conhecimento entendido como o estabelecimento da
relação entre o sujeito que conhece e o objeto a ser conhecido; é o mediador e
deve prover as condições em que os alunos e professores possam colaborar para
progredir as trocas necessárias para o aprendizado. O esforço do professor em
orientar e abrir novas perspectivas para seus alunos implica no envolvimento
com o estilo de vida das crianças, tendo consciência dos contrastes entre seus
alunos.
O professor
deve disciplinar os métodos de estudos, e propor modelos e conteúdos
compatíveis com experiências vividas por seus alunos. Deve ainda levar o aluno
a acreditar nas suas possibilidades.
Numa
perspectiva de educação crítica, direcionada para uma pedagogia social que
privilegia uma educação de classe no rumo de um novo projeto de sociedade, a
escola pública possui papel relevante e indispensável e para isso, é preciso
sim, dar aulas, fazer planos, controlar a disciplina, manejara classe, dominar
o conteúdo e tudo mais.
O aluno é um
ser educável, sujeito ativo do próprio conhecimento, que deixa de ser um mero
receptor de conhecimentos objetivos, transmitidos por alguém, para participar
ativamente do processo de aprendizagem proposto e desta forma um agente
transformador da sociedade.
A Escola
Estadual Coronel Antônio Trindade, visa proporcionar à sua comunidade educativa
uma vivência baseada em valores sociais tais como verdade, sensibilidade,
autonomia, competência, socialização e respeito.
26 de
Agosto de 2011
Devolutiva a Escola.
Descrição no item 7 do trabalho.
2.4. ENTREVISTA OPERATIVA CENTRADA NA MODALIDADE DE
ENSINO-APRENDIZGEM (E.O.C.M.E.A.)
O diagnóstico
institucional tem como primeiro instrumento de pesquisa a E.O.C.M.E. A –
Entrevista Operativa Centrada no Modelo de Ensino Aprendizagem ou E.O.C. A –
Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem – (VISCA, 1987 aput BARBOSA,
2001), que possibilita uma aproximação com objeto de estudo, bem como
identificar os sintomas e formular as hipóteses sobre as causas que coexistem
com os mesmos; Entrevista com os professores, diretor (a), coordenador (a);
Observação e análise do sintoma através da temática, da dinâmica e da produção
do sujeito e do grupo.
Dentre as atividades
desenvolvidas durante a realização do estágio citamos a entrevista com os
diferentes integrantes da instituição, a avaliação das características físicas
e burocráticas da escola (regimento interno, ficha de alunos, currículo
escolar); observação em sala de aula e recreio; entrevistas com alunos;
aplicação de questionário aos discentes e aplicação de uma dinâmica de grupo
com os mesmos.
Com base nas análises dos
materiais/métodos aplicados através da aplicação da E.O.C.A., levantamos o
nosso primeiro sistema de hipóteses que será detalhado a seguir, no informe
psicopedagógico. Para isso fizemos um entrelaçamento dos materiais coletados
para análise e as queixas apresentada pela instituição: a indisciplina dos
alunos, a falta de motivação e de interesse pelas aulas e conteúdos ministrados
e o pouco comprometimento da família no processo ensino/aprendizagem dos
mesmos.
3. INFORME
PSICOPEDAGÓGICO
À Escola Estadual
Coronel Antônio Trindade, Localizada a Rua Giovane Toscano de Brito, n 380,
Vila Trindade, Aquidauana, MS.
A queixa apresentada
pela instituição refere-se à indisciplina por parte dos discentes, a falta
de motivação e de interesse pelas aulas e conteúdos ministrados e o pouco
comprometimento da família no processo ensino/aprendizagem dos mesmos.
Para a realização do
diagnóstico institucional foram utilizados os seguintes instrumentos de
pesquisa:
a.
Entrevista com
alunos, professores, diretora, coordenação e demais funcionários.
b.
Observação dos
alunos em sala de aula e recreio.
c.
Observação do
convívio entre os funcionários e dos funcionários com os alunos.
d.
Análise do
espaço físico da instituição.
e.
Análise do
Projeto Político Pedagógico.
f.
Levantamento do
perfil dos alunos e de suas famílias.
g.
Aplicação de
questionário ao corpo docente da escola.
h. Realização de dinâmica de grupo.
i.
Roda de
conversação.
Através desses instrumentos
de pesquisa foi possível levantar as seguintes hipóteses diagnósticas:
Grande parte das crianças que
freqüentam a referida escola é proveniente de famílias de baixa renda, no qual
muitas delas encontram-se desestruturadas. Essas famílias, por diversos
motivos, vêm se eximindo de suas responsabilidades na educação tanto no que se diz
respeito a conteúdos escolares, quanto a valores éticos e sociais de seus
filhos, delegando assim a responsabilidade à escola. Já a escola encontra-se
impotentes diante da indisciplina dos discentes, e diante de tal fato
mostram-se desmotivados e pessimistas quanto ao futuro educacional dos mesmos.
Deste modo, para a solução
deste problema há a necessidade da união/interação entre professores
(instituição), alunos e familiares para que juntos encontrem o melhor caminho
para a solução de problema e assim consigam desempenhar com êxito suas funções.
Diante da problemática,
sugerimos algumas atividades para serem desenvolvias:
Reuniões e palestras ao corpo
docente da instituição, buscando embasamento teórico sobre as questões em foco
(indisciplina, violência, importância da família no processo
ensino-aprendizagem, etc.);
Promover reuniões com os pais
ou responsáveis de forma a envolvê-los no processo educativo de seus filhos,
ouvindo críticas e sugestões para a melhoria desse processo e
conscientizando-os da importância da família no sucesso escolar dos educando.
Promover palestras educativas
sobre temas diversos (drogas, saúde, família, etc.) envolvendo diversos
segmentos da sociedade (policiais, bombeiros, médicos, enfermeiros, psicólogos,
psicopedagogos, etc.), muitos deles são lotados nas Secretarias de Educação e
Saúde do Município.
Organizar momentos de lazer e
descontração na escola para pais, alunos e funcionários da instituição, na
forma de gincanas, concursos, jogos, etc.
Os procedimentos sugeridos
deverão ser executados pelo corpo docente da instituição escolar. Contudo, a
equipe Psicopedagógica responsável por esta coloca-se à disposição para
quaisquer esclarecimentos.
Atenciosamente,
Denair Ottoboni Maciel de
Castro
Aparecida de Sousa Santos
Débora Foltran Ishiyama
Sanches
5. PARECER PSICOPEDAGÓGICO
Com a elaboração do
diagnóstico psicopedagógico institucional realizado na Escola Estadual Coronel
Antônio Trindade, constatamos que não podemos relacionar
o problema simplesmente com o aluno, pois, a aprendizagem não é um processo
individual, ou seja, não depende só do esforço de quem aprende, mas sim de um
processo coletivo.
É o que ainda nos mostra
Fernández (2001) a importância da família, que por sua vez, também é
responsável pela aprendizagem da criança, já que os pais são os primeiros
ensinastes e os mesmos determinam algumas modalidades de aprendizagem dos
filhos.
Esta consideração também nos
remete a relação professor-aluno, para essa mesma autora, “quando aprendemos,
aprendemos com alguém, aprendemos daquele a quem outorgamos confiança e direito
de ensinar”. É no campo das relações que se estabelecem entre professor e o
aluno que se criam às condições para o aprendizado, seja quais forem os objetos
de conhecimentos trabalhados.
Não
existe ensinar sem aprender e com isto eu quero dizer mais do que diria se
dissesse que o ato de ensinar exige a existência de quem ensina e de quem
aprende. (FREIRE, 1993).
Essa
necessidade da existência de quem ensina e de quem aprende é fator importantíssimo
no processo educacional, pois é através dessa consciência que ambos, educador e
aluno constroem vínculos indispensáveis para a aprendizagem. É inegável que o
processo ensino-aprendizagem é um processo construído sócio internacionalmente,
entre ensinante-aprendente-meio, a fim de que todos os componentes possam
desfrutar do processo cognitivo, que é o processo de aprendizagem.
A interação entre o mestre
e o estudante é essencial para a aprendizagem, e o mestre consegue essa
sintonia, levando em consideração o conhecimento das crianças, fruto de seu
meio. (FREINET, 2002)
A participação efetiva dos pais no processo de aprendizagem facilita a
prática pedagógica dos professores. Isso evidencia a responsabilidade que a
escola tem em incentivar e apoiar sem articulação família-escola. As duas
instituições são responsáveis pela inserção do sujeito no contexto social,
devendo torná-lo capaz de alcançar o conhecimento com autonomia e acompanhar as
mudanças sociais, tecnológicas e econômicas.
A família, especialmente os pais, ocupa um importante papel na mudança
do comportamento de seus filhos. Ela intervém no desenvolvimento humano do
indivíduo, na relação
com o meio natural e social. O ideal é que se desenvolva um trabalho envolvendo
a escola e família, numa relação recíproca, pois as influências dos dois meios
são importantes para a formação de sujeitos.
6. PROPOSTA
DE INTERVENÇÃO
A intervenção psicopedagógica
representa um recurso importante, pois permite a aprendizagem e o
desenvolvimento do sujeito, prevenindo assim possíveis dificuldades. Além
disso, possibilita o desenvolvimento da aprendizagem de conteúdos escolares de
forma lúdica e significativa.
Diante do resultado contido
no Informe Psicopedagógico, se faz necessário uma reflexão a respeito dos
problemas enfrentados pela instituição e uma análise para elaboramos uma
proposta de intervenção que vise contribuir com o bom funcionamento da
instituição.
A proposta de intervenção
Psicopedagógica tem como objetivo promover junto a Instituição Escolar a
transformação da realidade existente na realidade desejada. Para tanto, visa-se
o despertar da necessidade de mudanças no sentido de fortalecer a educação com
o desenvolvimento de um espírito crítico e participativo. Para que isso se
efetive vamos propor aos docentes e demais funcionários momentos de reflexão
acerca de suas possibilidades e limites. Sendo assim, o objetivo primordial
concentra-se no desenvolvimento do educando e na efetivação da integração
escola-família- comunidade.
Diante da queixa apresentada
pela instituição referente à indisciplina por parte dos discentes e o
pouco envolvimento da família no processo educacional de seus membros
elaboramos uma proposta de intervenção objetivando assim a contribuir com o bom
funcionamento da instituição.
Para tratar destas questões
aqui expostas, propomos alguns trabalhos de intervenção psicopedagógica.
1. Trabalhar com projetos de
oficinas psicopedagógicas de histórias, contos e casos da cultura popular,
objetivando assim o fortalecimento da prática pedagógica dos professores,
estimulando os alunos no processo de ensino-aprendizagem; reforçando a
aprendizagem da oralidade, leitura e escrita e estabelecendo vínculos e
estreitar laços afetivos;
2. Realizar oficinas
pedagógicas onde serão feitos jogos pedagógicos com materiais de reciclagem;
3. Estabelecer um dia no mês
(pode ser nas aulas de artes ou educação física) para a realização de gincanas
com jogos pedagógicos.
4. Solicitar projetos
pedagógicos junto aos acadêmico-estagiários de diferentes cursos junto a
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campus de Aquidauana, assim
como a Universidade Estadual – UEMS, Campus de Aquidauana, para que os mesmos
realizem oficinas, projetos, palestras, etc. auxiliando assim a instituição
escolar.
5. Solicitar junto às
secretarias do município profissionais como médicos, dentistas, psicólogos,
etc. para ministrarem palestras sobre diversos temas, de acordo com a
necessidade dos alunos e da instituição.
4. Promover o fortalecimento
do vínculo com a família e a comunidade, criando processos de integração da
sociedade com a escola através de reuniões e palestras.
5. Organizar, em parceria com
os alunos, as atividades curriculares e extracurriculares visando o despertar
do interesse pelo convívio e aprendizado educacional, levando em consideração a
realidade e o contexto social onde a criança encontra-se inserida.
7.
DEVOLUTIVA À ESCOLA
Após a análise dos estudos e materiais por nós
coletados, foi dada a devolutiva à direção e coordenação da instituição, onde
foram prestados esclarecimentos a respeito das atividades a serem por eles
desenvolvidas para o alcance da superação da dificuldade por eles relatada:
Indisciplina dos alunos, a falta de
motivação e de interesse pelas aulas e conteúdos ministrados e o pouco
comprometimento da família no processo ensino/aprendizagem.
8.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O Psicopedagogo é
um profissional capacitado para atuar em diversas áreas, de forma preventiva e
terapêutica, a fim de compreender os processos de desenvolvimento e das
aprendizagens humanas, recorrendo a várias estratégias objetivando intervir na
problemática que esteja atravancando o processo de ensino aprendizagem do
indivíduo.
O presente trabalho colaborou
para o nosso aprendizado a cerca da prática da psicopedagoga
institucional. Portanto a realização deste trabalho nos forneceu uma base
para perceber o funcionamento global da instituição e assim interferir de modo
a auxiliar a união dos diferentes grupos que dela fazem parte oportunizando a
realização de um trabalho mais eficaz.
Diante disso, percebe-se que
essa participação dos pais é um grande desafio para aqueles que estão
envolvidos com o processo educativo de crianças, adolescentes e jovens. É preciso que a escola e a família busquem cada
vez mais uma relação de parceria com compromisso, a fim de superar as
dificuldades existentes nessa relação. Assim, pensamos que na relação
família/escola devem-se criar possibilidades para uma relação dialógica,
crítica e libertadora a fim de se fazer mais visível a participação dos pais no
espaço escolar.
O
educador enquanto mediador do processo ensino-aprendizagem, bem como
protagonista na resolução e estudo das dificuldades de aprendizagem deve obter
orientações específicas para que desenvolva um trabalho consciente e que
promova o sucesso de todos os envolvidos no processo
REFERÊNCIAS
BARBOSA,
Laura Monte S. A psicopedagogia no âmbito da instituição escolar. Curitiba,
Expoente, 2001.
FERNÁNDEZ, A. A Inteligência Aprisionada: Abordagem
Psicopedagógica Clínica da Criança e sua Família. Editora Arte Médicas
Sul LTDA. p.261. 1990.
FERNÁNDEZ, A. O Saber em jogo: a psicopedagoga
propiciando autorias de pensamento. Porto Alegre: Artmed, 2001.
FREINET. C. Uma escola
ativa e cooperativa. São Paulo. 2002. Disponível em
http://www.novaescola.abril.com.br. Acesso em 30 set. 2004
OLIVEIRA,
Maria Ângela Calderari. Psicopedagoga:
a instituição educacional em
foco. Curitiba : Ibipex, 2009.
PAÍN Sara. Diagnóstico e tratamento dos problemas
de aprendizagem. Porto Alegre, Artes Médica, 1985
PIAGET, J. Formações Jogo e Sonho: Imagem
Representação, Rio de Janeiro:
PILETTI, Nelson. Psicologia Educacional. São Paulo:
Ática, 1996.
WEISS,
M. L. Reflexões sobre o diagnóstico psicopedagógica. In: BOSSA, N.A. Psicopedagoga
no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2000.
Nome: Amigo oculto
Faixa etária: a partir de 10 anos
Objetivo
geral: Desenvolver o social do individuo e ajudá-la em sua
integração com o grupo.
Categoria: Sentado ou de pé
Material: recursos humanos e guloseima
Tempo: 15 a
20 minutos
Final: terminar quando todos forem contemplados.
Como desenvolver a dinâmica:
Estabelece-se o número de participantes e seleciona-se o mesmo número de
qualidades para serem abordadas durante a dinâmica. Poderão ser introduzidas
algumas que achar relevante dentro da situação em que vive. A pretensão é que
todos escolham uns aos outros durante a mesma, podendo acontecer de algum
participante não ser escolhido.
O Presente: O organizador pode escolher como presente alguma guloseima como uma caixa de bombom com o mesmo número de participantes, ou outro que possa ser distribuído uniformemente no final da dinâmica. Este presente deve ser leve e de fácil manejo, pois irá passar de mãoem mão. Tente embrulhá-lo
bem atrativo com um papel bonito e brilhante para aumentar o interesse dos
participantes em ganhá-lo.
Disposição e local: os participantes devem estar em roda ou descontraidamente próximos.
Início: O organizador com o presente nas mãos diz (exemplo): Caros amigos, eu gostaria de aproveitar este momento para satisfazer um desejo que há muito venho querendo fazer. Eu queria presentear uma pessoa muito especial que durante o ano foi uma grande amiga e companheira e quem eu amo muito. Abraça a pessoa e entrega o presente. Em seguida pede um pouquinho de silêncio e lê o parágrafo 1:
1. PARABÉNS!
*Você tem muita sorte. Foi premiado com este presente. Somente o amor e não o ódio é capaz de curar o mundo. Observe os amigos em torno e passe o presente que recebeu para quem você acha mais ALEGRE.
Ao repassar o presente, a pessoa que recebe deve ouvir o parágrafo 2 e assim por diante:
2. ALEGRIA! ALEGRIA!
Hoje é festa, pessoas como você transmitem otimismo e alto astral. Parabéns, com sua alegria passem o presente a quem acha mais INTELIGENTE.
3. A inteligência nos foi dada por Deus. Parabéns por ter encontrado espaço para demonstrar este talento, pois muitas pessoas são inteligentes e a sociedade, com seus bloqueios de desigualdade, impedem que eles desenvolvam sua própria inteligência. Mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem lhe transmite PAZ.
4. O mundo inteiro clama por paz e você gratuitamente transmite esta tão grande riqueza. Parabéns! Você está fazendo falta às grandes potências do mundo, responsáveis por tantos conflitos entre a humanidade. Com muita Paz, passe o presente a quem você considera AMIGO.
5. Diz uma música de Milton Nascimento, que "amigo é coisa para se guardar do lado esquerdo do peito, dentro do coração". Parabéns por ser amigo, mas o presente. . . Ainda não é seu. Passe-o a quem você considera DINÂMICO.
6. Dinamismo é fortaleza, coragem, compromisso e irradia energia. Seja sempre agente multiplicador de boas idéias e boas ações em seu meio. Parabéns! Mas passe o presente a quem acha mais SOLIDÁRIO.
7. Parabéns! Você prova ser continuador e seguidor dos ensinamentos de CRISTO. Solidariedade é de grande valor. Olhe para os amigos e passe o presente a quem você considera ELEGANTE (bonito etc...).
8. Parabéns! Elegância (beleza, etc...) completa a criação humana e sua presença torna-se marcante, mas o presente ainda não será seu, passe-o a quem você acha mais SEXY.
9. Parabéns! A sensualidade torna a presença ainda mais marcante e atraente. Mas o presente não será seu. Passe-o a quem você acha mais OTIMISTA.
10. Otimista é aquele que sabe superar todos os obstáculos com alegria, esperando o melhor da vida e transmite aos outros a certeza de dias melhores. Parabéns por você ser uma pessoa otimista! É bom conviver com você, mas o presente ainda não será seu. Passe-o a quem você acha COMPETENTE.
11. Competentes são pessoas capazes de fazer bem todas as atividades a elas confiadas e em todos os empreendimentos são bem sucedidas, porque foram bem preparadas para a vida. Essas são pessoas competentes como você. Mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem você considera CARIDOSO.
12. A caridade é como diz São Paulo aos Coríntios: "ainda que eu falasse a língua dos anjos, se não tiver caridade sou como o bronze, que soa mesmo que conhecesse todos os mistérios, toda a ciência, mesmo que tomasse a fé para transportar montanhas, se não tiver caridade de nada valeria. A caridade é paciente, não busca seus próprios interesses e está sempre pronta a ajudar, a socorrer. Tudo desculpa tudo crê, tudo suporta tudo perdoa". Você que é assim tão perfeito na caridade, merece o presente. Mas mesmo assim, passe o presente a quem você acha PRESTATIVO.
13. Prestativo é aquele que serve a todos com boa vontade e está sempre pronto a qualquer sacrifício para servir. São pessoas agradáveis e todos se sentem bemem conviver. Você
bem merece o presente. Mas ele ainda não é seu. Passe-o a quem você acha que é
um ARTISTA.
14. Você que tem o dom da Arte e sabe transformar tudo, dando beleza, luz, vida, harmonia a tudo que toca. Sabe suavizar e dar alegria a tudo que faz. Admiramos você que é realmente um artista, mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem você acha que tem FÉ.
15. Fé é o dom que vem de Deus. Feliz de você que tem fé, pois com ela você suporta tudo, espera e confia porque sabe que Deus virá em socorro nas horas difíceis e poderá ser feliz. Diz o salmo 26 “O Senhor é a minha luz e minha salvação, de quem terei medo?" Se você acredita e espera tanto de Deus, sabe também esperar e ter fé nos homens e na vida e assim será feliz. Mas o presente não é seu, pois você não precisa dele. Passe-o a quem você acha que tem o espírito de LIDERANÇA.
16. Líderes são pessoas que sabem guiar, orientar e dirigir pessoas ou grupos, com capacidade, dinamismo e segurança. Junto de você que é líder sentimos seguros e confiamos em tudo o que você diz e resolve fazer. Confiamos muito em você, que é líder, mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem você acha mais JUSTO.
17. Justiça! Foi o que Cristo mais pediu para o seu povo e por isso foi crucificado. Mas não desanime. Ser justo é colaborar com a transformação de nossa sociedade. Mas já que você é muito justo, não vai querer o presente só para você. Abra e distribua com todos, desejando-lhes FELICIDADES!
E assim o presente é distribuído entre todos!
O Presente: O organizador pode escolher como presente alguma guloseima como uma caixa de bombom com o mesmo número de participantes, ou outro que possa ser distribuído uniformemente no final da dinâmica. Este presente deve ser leve e de fácil manejo, pois irá passar de mão
Disposição e local: os participantes devem estar em roda ou descontraidamente próximos.
Início: O organizador com o presente nas mãos diz (exemplo): Caros amigos, eu gostaria de aproveitar este momento para satisfazer um desejo que há muito venho querendo fazer. Eu queria presentear uma pessoa muito especial que durante o ano foi uma grande amiga e companheira e quem eu amo muito. Abraça a pessoa e entrega o presente. Em seguida pede um pouquinho de silêncio e lê o parágrafo 1:
1. PARABÉNS!
*Você tem muita sorte. Foi premiado com este presente. Somente o amor e não o ódio é capaz de curar o mundo. Observe os amigos em torno e passe o presente que recebeu para quem você acha mais ALEGRE.
Ao repassar o presente, a pessoa que recebe deve ouvir o parágrafo 2 e assim por diante:
2. ALEGRIA! ALEGRIA!
Hoje é festa, pessoas como você transmitem otimismo e alto astral. Parabéns, com sua alegria passem o presente a quem acha mais INTELIGENTE.
3. A inteligência nos foi dada por Deus. Parabéns por ter encontrado espaço para demonstrar este talento, pois muitas pessoas são inteligentes e a sociedade, com seus bloqueios de desigualdade, impedem que eles desenvolvam sua própria inteligência. Mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem lhe transmite PAZ.
4. O mundo inteiro clama por paz e você gratuitamente transmite esta tão grande riqueza. Parabéns! Você está fazendo falta às grandes potências do mundo, responsáveis por tantos conflitos entre a humanidade. Com muita Paz, passe o presente a quem você considera AMIGO.
5. Diz uma música de Milton Nascimento, que "amigo é coisa para se guardar do lado esquerdo do peito, dentro do coração". Parabéns por ser amigo, mas o presente. . . Ainda não é seu. Passe-o a quem você considera DINÂMICO.
6. Dinamismo é fortaleza, coragem, compromisso e irradia energia. Seja sempre agente multiplicador de boas idéias e boas ações em seu meio. Parabéns! Mas passe o presente a quem acha mais SOLIDÁRIO.
7. Parabéns! Você prova ser continuador e seguidor dos ensinamentos de CRISTO. Solidariedade é de grande valor. Olhe para os amigos e passe o presente a quem você considera ELEGANTE (bonito etc...).
8. Parabéns! Elegância (beleza, etc...) completa a criação humana e sua presença torna-se marcante, mas o presente ainda não será seu, passe-o a quem você acha mais SEXY.
9. Parabéns! A sensualidade torna a presença ainda mais marcante e atraente. Mas o presente não será seu. Passe-o a quem você acha mais OTIMISTA.
10. Otimista é aquele que sabe superar todos os obstáculos com alegria, esperando o melhor da vida e transmite aos outros a certeza de dias melhores. Parabéns por você ser uma pessoa otimista! É bom conviver com você, mas o presente ainda não será seu. Passe-o a quem você acha COMPETENTE.
11. Competentes são pessoas capazes de fazer bem todas as atividades a elas confiadas e em todos os empreendimentos são bem sucedidas, porque foram bem preparadas para a vida. Essas são pessoas competentes como você. Mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem você considera CARIDOSO.
12. A caridade é como diz São Paulo aos Coríntios: "ainda que eu falasse a língua dos anjos, se não tiver caridade sou como o bronze, que soa mesmo que conhecesse todos os mistérios, toda a ciência, mesmo que tomasse a fé para transportar montanhas, se não tiver caridade de nada valeria. A caridade é paciente, não busca seus próprios interesses e está sempre pronta a ajudar, a socorrer. Tudo desculpa tudo crê, tudo suporta tudo perdoa". Você que é assim tão perfeito na caridade, merece o presente. Mas mesmo assim, passe o presente a quem você acha PRESTATIVO.
13. Prestativo é aquele que serve a todos com boa vontade e está sempre pronto a qualquer sacrifício para servir. São pessoas agradáveis e todos se sentem bem
14. Você que tem o dom da Arte e sabe transformar tudo, dando beleza, luz, vida, harmonia a tudo que toca. Sabe suavizar e dar alegria a tudo que faz. Admiramos você que é realmente um artista, mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem você acha que tem FÉ.
15. Fé é o dom que vem de Deus. Feliz de você que tem fé, pois com ela você suporta tudo, espera e confia porque sabe que Deus virá em socorro nas horas difíceis e poderá ser feliz. Diz o salmo 26 “O Senhor é a minha luz e minha salvação, de quem terei medo?" Se você acredita e espera tanto de Deus, sabe também esperar e ter fé nos homens e na vida e assim será feliz. Mas o presente não é seu, pois você não precisa dele. Passe-o a quem você acha que tem o espírito de LIDERANÇA.
16. Líderes são pessoas que sabem guiar, orientar e dirigir pessoas ou grupos, com capacidade, dinamismo e segurança. Junto de você que é líder sentimos seguros e confiamos em tudo o que você diz e resolve fazer. Confiamos muito em você, que é líder, mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem você acha mais JUSTO.
17. Justiça! Foi o que Cristo mais pediu para o seu povo e por isso foi crucificado. Mas não desanime. Ser justo é colaborar com a transformação de nossa sociedade. Mas já que você é muito justo, não vai querer o presente só para você. Abra e distribua com todos, desejando-lhes FELICIDADES!
E assim o presente é distribuído entre todos!
QUESTIONÁRIO
PARA FUNCIONÁRIOS DA INSTITUIÇÃO
EDUCACIONAL.
Prezado senhor (a)
Somos estagiários do curso especializado
em Psicopedagogia clinica e institucional e contamos com sua colaboração para o
preenchimento deste questionário, pois suas informações e opiniões serão de
grande valia para o nosso estagio.
Certos de sua colaboração desde já
agradeceram.
ROTEIRO
PARA A DIRETORA/COORDENADORA
1-Existe problemas na instituição, e
quais são os maiores problemas enfrentados hoje?
___________________________________________________________
2-Quais as principais causas?
_______________________________________________________________
3-Como a escola trabalha essa questão?
_____________________________________________________________
4-Quais os profissionais que estão diretamente
envolvidos para ministrar essas assessorias, reflexões ou capacitações aos
educadores dessa unidade escolar?
______________________________________________________________
5-Como é a participação do aluno no projeto da
escola?
_____________________________________________________________
6-Fale um pouco sobre os seguimentos escolares grêmio
estudantil, associação de pais e mestre, colegiado escolar e p.p.
_____________________________________________________________
7-A escola tem alunos Portadores de necessidade
especiais? Quantos?
______________________________________________________________
8-Em sua opinião qual é a causa da dificuldade de
aprendizagem?
_______________________________________________________________
9-Você acredita que um psicopedagogo pode ajuda a
unidade?
______________________________________________________________
DIALOGO COM O PROFESSOR
1-A organização da escola oportuniza a preparação do
professor para empenhar-se na formação do aluno?
_______________________________________________________________
2-Como a coordenação apóia o professor para que este
efetive um trabalho pedagógico de qualidade?
_______________________________________________________________
3-Os professores apresentam sugestões para atividades
pedagógicas que venham superar dificuldades do aluno ou enriquecimento dos
conteúdos apresentados?
___________________________________________________________
4-A escola trabalha o currículo de forma interdisciplinar?
________________________________________________________
5-No casa de aluno não acompanhar o conteúdo, o que
lhe é proposto para superar suas dificuldades?
________________________________________________________
6-O aluno, ao ingressar no ensino fundamental
apresenta pré-requisito necessário para acompanhar o conteúdo?
_______________________________________________________________
7-O que a escola tem feito para quebrar as barreiras
a fim de favorecer a inclusão e quais os recursos, matérias disponíveis para
apoio?
_____________________________________________________________
8-Você acredita estar realizando sua meta, no ensino
aprendizagem, ou tem algo que esta deixando a desejar?
_____________________________________________________________
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