sábado, 10 de setembro de 2011

Sobre a Endometriose e Adenomiose

A "Endometriose é uma doença ginecológica definida pelo desenvolvimento e crescimento de estroma e glândulas endometriais fora da cavidade uterina, o que resulta numa reação inflamatória crônica" (conforme descrito no Protocolo Clínico do Ministério da Saúde). Já a adenomiose pode ser resumida como este desenvolvimento acontecendo na parede do útero. Com o acúmulo das glândulas, forma-se o adenomioma, que no meu caso chega a atingir aproximadamente um terço do útero.http://www.blogger.com/img/blank.gif

- Veja o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Endometriose - Portaria SAS/MS nº 144, de 31 de março de 2010. (retificada em 27/08/2010).

Encontrei na internet, em um dos vários fóruns que já li, o seguinte trecho explicativo, por uma médica:

"Endometriose é uma doença benigna, que acomete a pelve e decorre da implantação do endométrio (tecido que forra o útero) em áreas que habitualmente não deveria estar, ou seja, fora da cavidade interna do útero. Já a adenomiose é uma endometriose interna, quando parte deste endométrio invade a musculatura uterina, determinando aumento de volume uterino e/ou aumento de fluxo menstrual, dificultando a implantação do feto e aumentando risco de abortamento.

A gravidez depende de inúmeros fatores, e não só da cavidade uterina. Entre esses fatores estão a fertilidade do parceiro, idade da mulher, tempo de doença, seis meses a um ano de tentativas, etc. A boa notícia é que pode engravidar, mesmo com adenomiose."

Nenhum comentário:

Postar um comentário