domingo, 19 de outubro de 2008

Tipos e Declarações de Variavéis

Todas as variavéis em ABAP tem que explicitamente declaradas. A declaração de variavéis começa sempre com o comando DATA. A sintaxe tem que ser assim:
DATA TYPE .
Os tipos padrão do SAP são:
No tipos C e P é necessário declarar o tamanho da variavél, se não declarar é considerado tamanho 1. O tamanho é declaro entre parênteses junto com o nome da variável, exemplo data var(10) type c.

As datas são armazenadas da seguinte maneira , então 20081019 é igual a 19/10/2008.

Tem 2 tipos muito usados no ABAP, que são:
  • Tabelas internas como o próprio nome diz são como se fosse tabelas do banco de dados, com vários registros e vários campos, como se fosse uma Matriz/Array NxN.
  • Estruturas é como se fosse 1 registro de uma tabela interna, seria uma Matriz/Array 1xN.
Declaração de Estrutura/Tabelas Internas
O código abaixo está declarando uma estrutura com 2 campos, para acessar esses campos no ABAP, é utilizado <nome_estr>- <campo_estr> conforme o comando WRITE utilizado abaixo.
DATA:
Begin of estrutura,
campo1 type d,
campo2 type i,
end of estrutura.
WRITE: estrutura-campo1, estrutura-campo2.
Agora você vai me dizer não teria que finalizar cada linha com "."(ponto-final), não necessariamente, existe está maneira acima pra evitar repetir os comandos, no caso eu evitei de escrever DATA no início de cada linha, para fazer isto basta usar o ":"(dois-pontos) após o comando ABAP e colocar ","(virgula) para separar cada comando.

No caso de Declaração de Tabela interna é bem parecido, conforme você pode ver abaixo:
DATA:
Begin of tab OCCURS 0,
campo1 type d,
campo2 type i,
end of tab.
Como você pode ver a única diferença é o OCCURS 0 que indica que vai ter mais de uma linha, no lugar do 0 você pode definir qualquer número, este número é utilizado pelo SAP pra reservar área na memória.

Para acessar dados numa tabela interna seria necessário um loop para ver cada linha, mas a maneira é a mesma de uma estrutura <nome_tab>-campo_tab>

Nenhum comentário: