quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Alimento sem milho: Sumo 100% Continente




Descobrimos este sumo recentemente que indica ser constituído 100% por sumo. Existe, pelo menos, na variedade Ananás e Uva, Pêssego e Uva, Maçã, e, como mostra esta fotografia, Laranja. Pose ser adquirido em embalagens de 20cl ou de 1l.
Ingredientes: Sumo do fruto em questão à base de concentrado

NOTA: Até agora, e segundo as nossas pesquisas, não encontrámos nenhuma presença de milho em concentrados de fruta.
Este artigo não tem intenção publicitária, apenas pretende mostrar um produto que pode ser consumido por quem é alérgico ao milho.

sábado, 27 de agosto de 2011

Site da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica disponibiliza-nos, no seu site, várias informações sobre alergias e os seus sintomas, bem como sobre iniciativas que decorrem neste âmbito, entre outros. Tem também uma zona onde é possível colocar as nossas dúvidas. É um óptimo site para quem quer aprender algo mais sobre este assunto. Visitem aqui http://www.spaic.pt/.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Lista de produtos que podem conter milho

De seguida apresenta-se uma lista de produtos que usamos no nosso quotidiano e que podem conter milho na sua constituição:
Alimentos para bebés
Cerveja
Cereais de pequeno almoço
Pastilhas elásticas
Cosméticos
Fraldas descartáveis
Corantes
Farinha
Fermento em pó
Alimentos congelados
Café instantâneo
Chás
Margarina
Maionese
Creme de barbear
Produtos de limpeza
Refrigerantes
Iogurtes
Molho bechamel
Manteiga de amendoim
Doces
Produtos de pastelaria
Aspirina

Barra lateral com ingredientes que contêm milho


Na parte lateral deste blog pode-se observar uma lista de ingredientes que contêm ou podem conter milho. À medida que soubermos de mais ingredientes, acrescentaremos à nossa lista. Para esta lista lhe ser útil, é importante, sempre que comprar algum produto, verificar os seus ingredientes e confirmar se algum destes está presente.

domingo, 21 de agosto de 2011

Alergia

O que é a alergia?
Quando o nosso corpo é "invadido" por micróbios ou substâncias prejudiciais ao nosso organismo, o nosso  Sistema Imunitário, através dos anticorpos, identifica e elimina essas ameaças. A alergia é a reacção do nosso corpo a uma substância, a que chamamos alergénio, que é identificada como estranha ao nosso organismo, pelo nosso Sistema Imunológico. No entanto, essa substância não é prejudicial, como é o caso, por exemplo, dos pólens de plantas. É produzido então um anticorpo especial, a imunoglobulina E (IgE). Depois, segundo a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica, "esta IgE liga-se a células especiais (mastócitos) muito abundantes na pele e nas mucosas (o revestimento do aparelho respiratório e do tubo digestivo) 'à espera' do seu alergénio. Quando o encontram, provocam a libertação imediata e explosiva de substâncias químicas dos mastócitos que provocam rapidamente (15 a 30 minutos) uma intensa inflamação e que origina os sintomas da alergia. Se a exposição a esse alergénio é intensa e muito prolongada essa inflamação, e a doença alérgica, pode tornar-se crónica e persistente."
As reacções alérgicas podem manifestar-se por espirros, tosse, comichões, nariz a pingar, entre outros.