Ementa
Criação de partitura de ações físicas fundamentadas em situações experimentadas pelo ator. A observação mimética. Partituras alternativas. Reinvenção de processos.
Conteúdo Programático
A performance. O ato cênico como espaço-tempo de problematização da realidade. Construção de um percurso de trabalho autoral. Estruturação de uma “cartografia de si” baseada na poética pessoal e nos objetivos pessoais enquanto artista.
Objetivos
– Desenvolver as potencialidades expressivas do corpo cênico em ação performativa;
– Possibilitar a experiência de processos criativos através da estruturação de uma “cartografia de si”;
– Compor trabalhos artísticos autorais baseados nas poéticas e objetivos pessoais.
Metodologia
O trabalho será desenvolvido a partir de encontros práticos nos quais serão trabalhados alguns princípios de construção do corpo cênico, bem como o processo de elaboração de uma “cartografia” pessoal. Baseando-se tanto na poética pessoal identificada como nos objetivos propostos, será estruturado o processo de atuação/intervenção cênica de cada estudante.
Avaliação
– Assiduidade e participação (2);
– Qualidade das proposições em aula e participação nas discussões (3);
– Composição final (5).
Textos
A associação entre arte e política
Campo de estudos chamado Performance Studies
De Volta à Sala Fechada: o meu diálogo com Jerzy Grotowski
Bibliografia
BONFITTO, Matteo. Cinética do invisível: processos de atuação no teatro de Peter Brook. São Paulo: Perspectiva, 2009.
BURNIER, Luís Otávio. A arte de ator: da técnica a representação. Campinas: Unicamp, 2001.
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