<body>
Animais Africanos

Zebra
CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Perissodactyla
Família: Equidae
Gênero: Equus

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
A zebra é um mamífero originário (nativo) do continente africano (região sul e central). As zebras são animais herbívoros, ou seja, alimentam-se de plantas. Elas possuem um comportamento pacato, porém, podem atacar quando estão em situação de risco. Elas vivem em manadas (famílias) compostas por machos, fêmeas e filhotes. Podem ser muito velozes, podendo atingir até 50 quilômetros por hora de velocidade. Quando vão ficando velhas, suas famosas listras vão sumindo. As zebras fazem parte da mesma família dos cavalos, burros e asnos. As espécies de zebras mais conhecidas são: Zebra-de-grevy, Zebra-das-planícies, Zebra-de-burchell, Zebra-de-chapmann, Zebra-de-grant, Zebra-das-montanhas (ameaçada de extinção) e Zebra-do-cabo. Os leões são os principais predadores das zebras nas savanas da África. Uma zebra adulta pode pesar até 200 quilos e sua gestação dura por volta de 360 dias. Em cada gestação, nasce apenas um filhote (os partos múltiplos são raros). Uma zebra saudável pode viver, em média, de 25 a 30 anos.
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:
Comprimento: de 2 a 2,3 metros (animal adulto)
Altura: de 1,4 a 1,6 metro
Cor: listrada em marrom escuro e branco
Habitat: savanas africanas



Girafa
A girafa é um mamífero de grande porte. Vive em regiões secas e com árvores dispersas situadas nas savanas africanas do sul no deserto do Saara.
Seu corpo todo é coberto por uma pele resistente e veludosa. Sua língua é longa (pode medir até 40 centímetros de comprimento) e flexível, e a utilizam junto ao lábio superior para arrancar as folhas dos ramos mais altos. Cada girafa pode alcançar 5,30 metros de altura, sendo boa parte dessa altura constituída pelo pescoço. Existe apenas uma espécie de girafa, porém há uma variedade de manchas e cor de sua pele. Apesar de serem grandes, as girafas correm com grande velocidade, podendo chegar a 50 km/h.
As fêmeas de girafa têm lugares específicos para parir dentro de seu território. Escolhem um determinado lugar para trazer ao mundo sua primeira cria e sempre voltarão a esse local para os partos seguintes, mesmo no caso de seu território ter sido destruído. Seus filhotes ao nascer costumam ser vítimas dos predadores durante o primeiro ano de vida. Após a amamentação, os filhotes fêmeas permanecem no território materno, enquanto os machos abandonam formando grupos separados.


Elefante
CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Proboscidea
Família: Elephantidae
INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
Os elefantes vivem em manadas, sendo que cada uma é dividida em famílias. Os elefantes africanos vivem nos territórios do Quênia, Tânzania e Uganda. Habitam regiões de florestas e savanas. O elefante é o maior animal terrestre do mundo, sendo que o elefante africano é muito maior que o elefante indiano. Possuem presas de marfim na boca muito duras e resistentes. São animais herbívoros, que se alimentam de folhas de árvores, ervas, raízes, frutos e de gramas. Um elefante adulto ingere, em média, 100 quilos de alimento por dia.
Os elefantes podem ter filhotes que ao nascer já podem pesar até 80 quilos. Por volta de 60 anos de idade, o elefante perde seus dentes molares (presas) impossibilitando sua alimentação e levando-o a morte. Os elefantes africanos estão em extinção atualmente, devido à caça indiscriminada à espécie.
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:
Expectativa de vida: em média 60 anos
Altura: varia de 3 a 4 metros
Cor: cinza escuro
Peso: em média 6 toneladas (os africanos podem atingir até 12 toneladas)
Gestação: de 20 a 22 meses


Leão
CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Felidae
Gênero: Panthera
Espécie: P. leo

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
Leão é o nome popular do felino cujo nome científico é Panthera leo. O leão pode ser encontrado em três continentes: África, Europa e Ásia. Porém, a grande a maioria desse animal habita as savanas africanas. A cor do leão varia entre o amarelo claro e o marrom. Os machos se diferenciam das fêmeas pelo tamanho, peso e presença da grande juba. Os leões são carnívoros e caçadores (principalmente as fêmeas). Os leões se alimentam de antílopes, gnus, búfalos, zebras, javalis e outros mamíferos. Um leão de grande porte consegue comer até 35 quilos de carne em apenas um dia. Eles vivem em grupos de 5 a 40 animais, formado na maioria por fêmeas. Essas fêmeas são responsáveis pela caça e cuidado dos filhotes, enquanto os machos são encarregados de proteger o grupo dos animais maiores. Existem muitas espécies de leões, porém as mais conhecidas são: leão-sul-africano, leão-do-atlas, leão-asiático, leão-do-cabo e leão-senegalês. Eles podem atingir até 55 km/h, porém só conseguem percorrer pequenas distâncias.

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:
Comprimento: entre 2,5 m e 3,0 m (macho) e entre 2,3 m e 2,7 (fêmea)
Peso: entre 150 e 230 kg para machos e entre 120 a 170 kg para fêmeas.
Cor: do amarelo claro ao marrom
Altura: aproximadamente 60 a 90 cm

Autor: Michel Rodrigues


África
na rede!


Um blog sobre a África
A turma 1203 do Colégio Pedro II - Unidade Tijuca - apresenta um blog com informações sobre cultura, economia, política e natureza do continente africano

Música
ritmos africanos!


Recados
solte o verbo!


Navegue
com rapidez!
ᴥ A História do Continente Africano
ᴥ A Política na África
ᴥ Conflitos Africanos
ᴥ Economia da África
ᴥ Doenças na África
ᴥ A Cultura na África
ᴥ Animais Africanos
ᴥ Os Climas Africanos
ᴥ A Vegetação Africana - Parte I
ᴥ A Vegetação Africana - Parte II
ᴥ A Vegetação Africana - Parte III
ᴥ Relevo Africano
ᴥ Hidrografia da África
ᴥ Desertos Africanos

Arquivo
posts anteriores!
outubro 2009

Design
quem projetou!
Aimée
Carla
Walter