quinta-feira, 24 de junho de 2010

Dia Municipal do Rock em Salvador e no interior
Além de Salvador, a ACCRBA também participará da comemoração na cidade de Valente (BA) com shows, exposição e exibição de documentários

da ACCRBA

No dia 26 de junho a Associação Cultural Clube do Rock da Bahia (ACCRBA) promoverá as comemorações pela passagem do Dia Municipal do Rock em Salvador. No dia 27 também fará, em parceria com a ACCRBA/Valente (BA), na mesma cidade. Entre as ações programadas estão shows, exposição e mostra de documentários relacionados à temática musical. Em Salvador, o Anfiteatro do Parque Costa Azul, no Costa Azul, será o palco das apresentações que começarão no dia 26 a partir das 14 horas, e dia 27 na cidade de Valente, na Praça da Prefeitura, também a partir das 14h, ambos com entrada franca.

O Dia Municipal do Rock foi criado em 1998, através de uma ação da Associação Cultural Clube do Rock da Bahia. O projeto foi aprovado na Câmara dos Vereadores de Salvador sob a Lei Municipal 5.404/98. O Dia Municipal do Rock, em Salvador, já não é uma surpresa para os amantes do estilo. Desde que a Lei Municipal 5404/98 foi sancionada, o dia 28 de junho tem um significado mais amplo para os rockers da primeira capital do Brasil. É de Salvador o primeiro dia municipal do rock brasileiro, idealizado pela ACCRBA, idéia que hoje se expande em diversas cidades do país. Doze anos se passaram e mais uma vez as comemorações pela passagem desse importante dia terão diversas atividades relacionadas e dessa vez, além da capital, a cidade de Valente, no interior do Estado da Bahia, terá ações multiculturais em conjunto com o mais novo braço da ACCRBA, representado pela ACCRBA/Valente.

Estão programados shows das bandas Mensageiros do Vento, que receberá como participação especial o primeiro guitarrista de Raul Seixas, Thildo Gama; Fridha, Minus Blindness, No Name (Valente), Paz de Espírito (Coité) e Human (Santa Bárbara). A Exporock, que desde instituído o dia municipal do rock leva informação, começará em Salvador, no sábado e partirá para Valente, onde ficará por uma semana, sempre acompanhada da exibição de documentários.

Para Sandra de Cássia, presidenta da ACCRBA, "a integração com o interior do Estado e o intercâmbio de bandas e ações culturais do segmento fortalece o prosseguimento das atividades em nome da disseminação de um trabalho e movimenta a cadeia produtiva da música rock autoral." A presidenta ressalta que as ações não ficarão apenas localizadas na cidade de Valente, devendo partir para cada vez mais municípios. Mas, em primeira sequência, as cidades do Território Sisaleiro deverão ser agregadas para ajudarem a fortalecer uma grande rede de produtividade local, sempre com música autoral de qualidade.

Valente - Para a realização deste Dia Municipal do Rock na cidade, após a aprovação do projeto de Lei 025/2009, de autoria da vereadora Leninha (PT), um grande passo foi dado para a integração e movimentação da cadeia produtiva da música rocker autoral. Segundo Leninha, "a iniciativa apenas buscou reconhecer a tradição de bandas de rock existentes no município na promoção de diversos eventos. Foram e são momentos musicais protagonizados sempre pelos grupos e bandas do município."

Através de um grupo local, uma filial da ACCRBA foi criada na cidade e outras cidades da região do Território Sisaleiro deverão ser agregadas em breve. Valente entra no rol das cidades baianas que conseguiram o reconhecimento da produção cultural local, assim como Salvador (que deu início) e Camaçari, uma das caçulas nesse empreendedorismo. No Brasil, cidades como Itapira (SP), Niterói (RJ), Campinas (SP) e Salesópolis (SP) também conquistaram suas datas respectivas. Isso sem contar com Rio Claro (SP), que foi mais além e instituiu o Dia Municipal do Rock Feminino.

Expo Rock - Dando sequência ao projeto de circulação da Expo Rock e integração com o interior baiano, na cidade de Valente - de 28/06 à 03/07, na Casa da Cultura/Casa Brasil, à partir das 09h -, uma exposição marcante com materiais que revisitam a vida e a obra de Raul Seixas (material doado por Thildo Gama) bem como do cenário local através de arquivo da ACCRBA, que passeia por atividades promovidas pela associação, bem como suas atrações. Será uma oportunidade gratuita de presenciar um grande capítulo da história do rock baiano. A Expo Rock será sempre acompanhada da exibição de documentários relacionados à música independente em geral.

Documentários e Pocket Show - O projeto Rockumentário, da ACCRBA, foi incorporado ao Dia Municipal do Rock e terá uma única exibição em Salvador, no dia 26/06, do documentário Ruído das Minas. Já em Valente, durante uma semana, dentro da programação da Expo Rock, o mesmo Ruído das Minas será exibido, além dos docs Três ou Quatro Riffs, Botinada (a história do Punk no Brasil), Global Metal, entre outros, todos na Casa da Cultura/Casa Brasil, a partir das 18h. Na abertura, está programado um pocket show com a banda No Name.

Em Salvador, o Dia Muncipal do Rock é apoiado pela Prefeitura da cidade do Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos e Conder, e em Valente tem o apoio da vereadora Leninha (PT), Prefeitura Municipal, Ismael Ferreira, Casa da Cultura/Casa Brasil e SICOOB.

Saiba mais sobre as bandas e atividades: www.accrba.com.br

Mensageiros do Vento - www.mensageirosdovento.com.br
Paz de Espírito - http://www.bandapazdeespirito.com/site/

Serviços:

Show Comemorativo
Dia Municipal do Rock em Salvador
Data: 26/06, sábado
Local: Anfiteatro do Parque Costa Azul, no Costa Azul
Horário: 14h
Atrações: Fridha, No Name (Valente/BA) Minus Blindness, Mensageiros do Vento (com a participação de Thildo Gama, 1º guitarrista de Raul Seixas)
Expo Rock no Local

Exibição do Documentário "Ruído das Minas" após os shows.
Show Comemorativo
Dia Municipal do Rock em Valente (BA)

Data: 27/06, domingo
Local: Praça Principal - Prefeitura
Horário: 14h
Atrações: Paz de Espírito (Coité), Human (Santa Bárbara), No Name (Valente), Minus Blindness, Mensageiros dos Ventos (com a participação de Thildo Gama, 1º guitarrista de Raul Seixas)

Expo Rock 2010 em Valente (BA)

De 28/06 à 03/07
Local: Casa Brasil
Horário: das 09h até às 20h.
Aberta ao público

** Todos os dias, às 18:30h, pocket show e exibição de documentários:

Segunda, 28/06 - Pocket Show com a banda No Name
Terça, 29/06 - Botinada - A história do movimento punk no Brasil
Quarta, 30/06 - Ruído das Minas - O heavy metal mineiro do Brasil para o mundo
Quinta, 01/07 - Skinhead Attitude - A verdadeira história sobre o movimento skinhead
Sexta, 02/07 - 3 ou 4 riffs - Um panorama sobre a cena rocker independente nacional
Sábado, 03/07 - Global Metal - Panorama sobre o heavy metal em diferentes culturas pelo mundo

Mais informações:

ACCRBA - Associação Cultural Clube do Rock da Bahia
E-mail: diretoria@accrba.com.br / cleber@accrba.com.br (Assessoria de Imprensa)
Telefones: (71) 3286-1255 / (71) 9263 5017 / (71) 8742-1733 / (71) 8817-9005