CLASSIFICAÇÃO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Diversas são as características dos Sistemas de Informações. Uma das peculiaridades é a relação desses sistemas com as informações com que ele trabalha.
Assim como as empresas tipicamente atuam em 3 segmentos: operacional, tático (gerencial) e estratégico, os SI também podem ser assim classificados.
Nota: Já existem autores mais modernos que dividem a organização somente em 2 segmentos: Estratégico e Operacional.
Sistemas de Informação Operacionais, vão lidar com informações mais pontuais, como quantidades vendidas, etc.
Os Sistemas Gerenciais, pegam os dados dos sistemas operacionais, processam e geram informações para poder entender o que está acontecendo.
O estratégico pegam essas informações, as agrupam e criam novas informações que irão auxiliar nas tomadas de decisões por criar cenários.
Analogamente, temos, DADOS, INFORMAÇÃO e CONHECIMENTO.
Operacionais tem foco no curto prazo, os táticos são de decisões de médio prazo e os estratégios já atuam de forma de longo prazo.
Obviamente, devemos ter em mente que a qualificação entre curto, médio e longo prazo vai depender diretamente do negócio em questão.

Outra forma de qualificar os sistemas é pela ABRANGÊNCIA.
Os de uso pessoal, são mais diretamente os computadorizados como planilhas, agendas eletrônicas..
Os de uso grupal tem como diferença a preocupação que pessoas podem acabar entrando em mesmos pontos e é preciso ter questões de segurança pois pessoas diferentes irão usá-lo.
Os organizacionais tem caráter mais amplo, já tentando integrar todos os departamentos, os pequenos grupos dentro da empresa. Para isso, ele precisa que cada departamento faça a sua parte e enviem seus trabalhos para que possam ser linkados. Exemplos são os ERP e SIGE.
Por ultimo com abrangência ainda maior são os sistemas interorganizacionais que podem proporcionar até mesmo vantagem competitiva, pois irão proporcionar informações do mercado para a empresa como novas exigências e outras.

Em se tratando de SI, devemos ter atenção e combater a desinformação, ou seja, a utilização errada das informações. Para isso, é importante que todos os que possuem acesso ao SI tenham conhecimento dos termos, trabalhem com informações objetivas, evitem informações paralelas, ou seja, efetuem o trabalho com SINERGIA para que se possa otimizar os resultados.



Figura extraida do livro Tecnologia da Informação - Aplicada a Sistemas de Informação Empresariais de Denis Alcides Rezende e Aline França de Abreu. Editora: Atlas - 6ª Edição

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