quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

A MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO ALTERNATIVO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

            Atualmente há uma grande dificuldade em atrair a atenção e a participação dos alunos às aulas, principalmente em Geografia como afirma Oliveira, Silva, Neto, Vlach 2005, através da utilização dos textos didáticos considerados recursos convencionais, visto que estamos inseridos em um outro contexto social e cultural, em que o novo paradigma educacional já se instalou na era da informação fácil, descartável, de utilidade e relevância muitas vezes duvidosa, mas que sem dúvida já impregnou a vida dos estudantes do século XXI.
            O desafio encontra, portanto, na escolha do meio, comino ou forma de estimular esses alunos a participarem ativamente de atividades e discussões de temas relacionados ao meio ambiente, sobretudo seus desdobramentos políticos econômicos, bem como as condições e os conflitos sociais, sendo essas informações e conhecimentos imprescindíveis à formação cidadã.
            Estamos imersos em um universo audiovisual cada vez mais complexo e somos expostos diariamente a linguagens audiovisuais, assim sendo, alguns autores propõem que estes recursos sejam utilizados como instrumentos facilitadores na superação de algumas barreiras do processo ensino aprendizagem, aproveitando as novas linguagens e a apropriação de recursos extraídos dos meios de comunicação.
            Introduzir recursos de comunicação e de multimídia também no âmbito escolar seria um meio de nos aproximar-mos da realidade dos educandos, resultando em uma mudança positiva perceptível em oposição à postura dos alunos frente à educação meramente verbalista e adotada pela maioria dos professores, na qual o aluno é mero expectador ou receptor, e não participa do seu processo de construção de conhecimento.
            Para que haja essa mudança, um dos possíveis recursos a serem utilizados é a musica em sala de aula como recurso didático alternativo nas práticas educativas no ensino de Geografia, objetivando com o uso racional e sistemático desse recurso uma maior interação e participação crítica entre os alunos na discussão proposta pelo professor, com grande chance de envolvê-los com diversos temas que complementam o uso do livro didático, transpondo-os da posição de meros expectadores para participantes ativos nas aulas, seguramente munidos de informações para que possam expor seu conhecimento e impressões sobre temas outrora considerados “indigestos”.
            A música é utilizada pela mídia para informar, convencer, formar opiniões, manter finalidade, chamar atenção do público. É uma linguagem potente para o estímulo do cérebro, desenvolve o raciocínio lógico-matemático, contribui para a compreensão da linguagem padrão e desenvolvimento da comunicação, além de outras habilidades.
            Por esse motivo alguns autores defendem o uso da mídia e especialmente entre os jovens, por fazer parte do cotidiano desses, nos momentos de lazer, de reflexão e até mesmo na definição do estilo de vida de alguns deles.

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