segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Mentes Brilhantes

Marc Yu é uma criança de sete anos que se distingue inequivocamente de todas as outras, pela sua exponencial capacidade intelectual. Quando tinha dois anos, ele ouviu a canção "Mary had a little Lamb" e pouco depois a tocou no piano, impecavelmente. No ano seguinte, Marc era já capaz de tocar grandes peças de Beethoven. Hoje em dia,  ele é capaz de tocar mais de 40 clássicos sem olhar a partitura.  Crianças como Marc parecem desafiar as regras do desenvolvimento cerebral.
As questões que se colocam são: Os génios nascem com um cérebro brilhante ou é através de trabalho intenso que se tornam talentosos? Nascem assim ou são moldados? A genialidade é inata ou resultante do meio ambiente?
Grandes estudiosos chegaram a conclusão de que algumas crianças nascem com o cérebro fisicamente distinto e especificamente direccionado para a música, contudo é necessário aperfeiçoar a habilidade de cada criança prodígio.
Os músicos exercitam muitas partes do cérebro pois exigem a realização de várias  tarefas em simultâneo dentro da área visual, sensorial, motora e auditiva.
Marc era incentivado pela mãe e tinha uma enorme curiosidade pelo saber, foi considerado um génio, uma criança prodígio que depertou várias pesquisas e estudos acerca da sua capacidade intelectual. O seu cérebro era constantemente cultivado e estava sempre activo.
Apesar de não se saber se a genialidade é inata ou não, de uma coisa à certeza: É importantíssimo que uma criança nasça num meio  ambiente que lhe estimule o cérebro para que este funcione correctamente.
Um bom exemplo é o caso de Genie, um adolescente de 13 anos que passou toda a sua vida fechada num quarto sem qualquer contacto com o mundo exterior. Este facto levou á sua estagnação (ou morte) do cérebro pois a esta criança nunca lhe foi incutido qualquer tipo de conhecimento ou modos de vida. Os cérebros activos sobrevivem, mas os que não praticam qualquer acção expiram porque as ligações não utilizadas são cortadas.
O cérebro de Genie nunca foi estimulado nem amadurecido no tempo adequado, esta rapariga não passava de um ser descoordenado e intelectualmente pouco dotado. Os genes e estímulos fornecidos pelo meio ambiente interligam-se e desenvolvem o cérebro, facto que não aconteceu com Genie devido ao isolamento a que esteve sujeito e à história de vida que não pôde construir por falta de experiência.



Ana Martins

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