BEM-VINDO

15 de jun. de 2013

Situação de Aprendizagem baseada no conto Pausa de Moacyr Scliar

Situação de Aprendizagem baseada no conto Pausa de Moacyr Scliar (Fernanda Brandão de Assis)

Tempo previsto: 4 aulas

Público alvo: alunos da oitava série/nono ano

Objetivo Geral: Ampliar os conhecimentos que os alunos dessa série possuem sobre o gênero, explorando a prática de oralidade, leitura e escrita.

Aula 1: Retomada de conceitos referentes ao gênero;

             Informações sobre o autor (é interessante mostrar outros textos do autor;

             Inferências sobre o título do texto.

             Leitura compartilhada (fazendo pausas para elucidar trechos importantes e personagens).

Aula 2:  Retomada  do texto ( o professor deve reler algumas passagens);

             Leitura individual e silenciosa dos alunos;

             Análise e discussão de aspectos organizacionais e semânticos do texto (momento para que os alunos partilhem com os colegas as percepções da leitura).

Aula 3:  Reconto oral do texto ( alunos devem ser instruídos a respeitar a ordem seqüencial do texto e seus personagens);

            Discussão com foco no vocabulário (pertinente a inserção de aspectos gramaticais de forma contextualizada, tendo o texto como referência);

           Sistematização das informações (alunos devem fazer como tarefa, para aula seguinte, um fichamento do texto).

Aula 4: Produção escrita (alunos devem reescrever o texto dando finais diferentes para o mesmo).

           

 

 

 

            

            

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário