domingo, 28 de outubro de 2012


Projeto APS

Disciplina: Morfossintaxe Aplicada da Língua Portuguesa.



Introdução:
Nossa pesquisa  é baseada na morfossintaxe da Língua  Portuguesa. Destacando  as divisões destas classes gramaticais, e como cada sintagma se movimenta dentro de uma oração.
Exemplificando, segundo bibliografia digital:

1- As flores são um belo presente. ( sujeito simples)

2-Toda mulher aprecia ganhar flores. ( objeto direto)
3-Gostamos muito do perfume das flores. ( complemento nominal)
O mesmo sintagma , no caso, " flores", resignifica-se à
partir de seu deslocamento , alterando sua classe gramatical.

Gradativamente,  ao pesquisarmos os sintagmas, sujeitos  e períodos, chegaremos às classificações das orações coordenadas e subordinadas, 
compreendendo o vasto campo semântico , o qual é o foco de toda análise da  nossa  língua.

Metodologia: 
Para realização desta pesquisa utilizaremos  fontes escritas , e digitais,  bem como discussões sobre cada tópico, sua inclusão, desenvolvimento e conclusão.


Referências bibliográficas:

SAUTCHUK, Inês ,Prática de Morfossintaxe,Editora Manole, 2004

GAMA KURY. Seção: Idiomas e Linguística. Série fundamentos, 2 / 9ª edição.


FIORIN, José Luiz (org.) Introdução à Linguística. Vol. I (Objetos Teóricos) e Vol. II (Princípios de análise). São Paulo: Contexto, 2003.


 NASCIMENTO, Vânia M., Disponível em:
<http://www.portugues.com.br/gramatica/compreendendo-morfossintaxe.htm>.Acesso em: 10 nov.2012,21:00.




Morfossintaxe

Como resultado das análises sintática e morfológica temos a morfossintaxe, levando em consideração a diferença que há entre classe e função.

A morfossintaxe resulta das análises morfológica e sintática, realizadas simultaneamente
Na sua vida escolar você aprendeu (ou talvez ainda continue aprendendo) sobre os distintos fatos linguísticos, dentre eles: substantivo, adjetivo, sujeito, predicado, adjunto adverbial, etc. Contudo, é bem provável que não tenha aprendido como tais assuntos se dividem dentre as partes da gramática, tampouco acerca do que realmente sejamorfossintaxe. Em razão disso, dispomo-nos a levar a você os conhecimentos necessários sobre um assunto de tamanha importância – muitas vezes cobrado em provas de concursos e exames de vestibulares.
Desta feita, a morfossintaxe nada mais é do que a análise morfológica e sintática, realizada simultaneamente. Mas para que sua compreensão seja efetivada de forma plausível, faz-se necessário entender, antes de tudo, que a análise morfológica diz respeito às dez classes gramaticais; e a análise sintática faz referência às funções desempenhadas por uma dada palavra, estando ela inserida num contexto oracional.
Assim, colocando em prática tudo o que dissemos, analisemos o exemplo em questão, levando em consideração ambas as análises:
Os alunos foram vencedores.
Morfologicamente, temos:
Os – artigo definido (plural)
alunos – substantivo
foram – verbo ser (flexionado no pretérito perfeito do modo indicativo)
vencedores – neste contexto representa um adjetivo, mas pode também atuar como substantivo.
Sintaticamente, concluímos que:
Os alunos – sujeito simples
foram vencedores – predicado nominal, em função do verbo de ligação
vencedores – predicativo do sujeito
É preciso, pois, estabelecer a diferença entre classe e função para entender como se processa a morfossintaxe, pois uma palavra pode transitar entre uma posição e outra.

Graduada em Letras
Prática de Morfossintaxe