segunda-feira, 6 de maio de 2013

MARIA CATIÇO "POMBA GIRA"

Dia 05 de Maio de 2013  - Domingo 22h30 - Após o Evangelho


     Maria Catiço  explicou que essa palavra,  significa "Gira de Caboclo". São chamados catiços de umbada, os "guias" caboclos que nela se apresentam. 
   Maria Katico eksplikis ke la vorto "Katico" significas "Rondiron de Kabokloj". Oni nomigxas "Katicoj de Umbando", la " kaboklajn gvdantojn       Essa Maria Catiço, em especial, é uma "pomba gira" que incorpora no médium Marcelo, meu filho. Brevemente contou sua história. Sua última encarnação ocorreu nos anos 1920, na Bahia. Era enfermeira, muito pobre, foi abandonada pelo companheiro com dois filhos para criar. Ganhava miseravelmente, e caiu na prostituição. Numa tarde de domingo resolveu não sair para se prostituir. Antes fosse pra rua, pois ficou em casa bebendo e no seu delírio, sufocou seus dois filhos pequenos com o travesseiro. Fugiu pra longe, escondeu-se em prostíbulos misérrimos e acabou paritcando a sua enfermagem com as pobre prostitutas. Um dia morreu e entrou em outra realidade. Para progredir, foi ao trabalho e opera hoje como enfermeira espiritual com grande desvelo. Faz parte atualmente de uma das equipes de cura de Bezerra de Menezes, atuando em grupos espíritas kardecistas que praticam a caridade da mediunidade de cura, estejam ou não afiliados à alguma Federação Espírita.

     Assim que incorporou, sem dizer nada, pôs-se ao trabalho com uma vela que haviamos acendido para um meu amigo que reside na Polonia, com o qual me comunico em esperanto regularmente. Ele está doente, com um mal dos trópicos. Esse amigo produz mel em sua propriedade na Polônia, e quando meu filho, esteve em estudos na Europa, passou uma noite na casa desse meu amigo e ele me presenteou com um pote de mel de sua produção. Como meu filho carregou na mochila esse pote desde a Polonia até o Circulo Polar Ártico e ainda o trouxe de volta a Portugal e depois atravessou com ele os ares até o Brasil, tive esse mel como um poderoso agente simpático para ligação com meu amigo no pedido de uma cura ou pelo menos uma qualidade melhor de saúde. Escrevi seu nome em um papel e untei-o com esse mel. Nesse dia o guia Sete Chamas, ou o Cigano, ou Bahiano não me lembro bem, veio e grudou esse papel com mel em uma vela que deveria ser acendida em cada evangelho até consumir-se. Os guias avisaram que a Maria Catiço já estava cuidando dele, mas ela não tinha vindo nenhuma vez ainda. Chegou hoje, pegou a vela melada com o mel e esfregou no braço esquerdo do médium, no local em que ele havia sido picado por uma abelha europa durante viagem recreativa de fim de semana.
      Então ela explicou: o trabalho de cura começou com o mel produzido pelo teu amigo, lá na Polonia. E termina hoje tratando a picada de abelha no braço do médium...médium sofre também para curar...  Achei maravilhoso isso!!!
      Não fez maiores comentários sobre meu amigo, mas falou muito sobre outras coisas. Preparou também uma vela vermelha,
grudando uma fita de papel com um nome, untada com o óleo de uma lamparina que resolvi acender. Essa vela, minha esposa deve acender até consumir-se em benefício de uma sua sobrinha que necessita amparo dela. Falando sobre isso ela esclareceu que uma caridade bem feita a uma pessoa próxima, muitas vezes é mais ouvida e eficaz do que velas acesas ou preces para todas as crianças ou à humanidade. É necessário foco das ações e sua energia...

       Falando sobre muitas coisas, até ensinou a utilizar empregar as lampadinhas de óleo, uando líquidos coloridos na água, groselha ou vinho, cocacola, café etc. Líquido Vermelho para pombas giras, preto para os exus etc..  Pois eles adequam o seu trabalho espiritual de acôrdo com nossos costumes e até mesmo conforme nossas bases de crenças. Se somos kardecista vem com a linguagem kardecista, se for umbandista  vêm com seu simbolismo, se forem evangélicos vêm trabalhar conforme sua palavra, se reverenciam ascencionados usam a nomenclatura destes etc.. O que interessa é trabalhar para o Bem.



    Falou sobre os suicidas e o tão comentado "vale dos suicidas". Uma pessoa que se mata para doar seus órgãos a outra pessoa não necessariamente vai para o temido vale. Existem sim pessoas que não encontram nenhuma saída na vida, e acham que a única coisa boa que têm são os seus órgãos e como não encontram o seu caminho, acham melhor doar seus órgãos a quem pode utilizá-los melhor. Essa pessoa é má??? No vale do sofrimento são encontrados muitos que nem suicidaram, mas usaram mal a encarnação, fazendo os outros sofrerem.  Existe até gente que se mata para não matar outra pessoa. Por exemplo, um marido que descobre a traição da esposa, não se conforma com isso e sabe que vai matá-la e então mata-se para não matar.. É muito diferente do caso daquele que se mata para agredir e inculpar alguém.
     Como o tema do evangelho foi "A verdadeira propriedade", é o que levamos dessa terra. Não interessa declarar que foi dono de coisas, mas o que fez de positivo com as riquezas materiais. Melhor riqueza é a capacitação para exercer trabalhos espirituais e isso já podemos conseguir aqui, melhorando nossa capacidade de julgar com justiça aos nossos irmãos. Muitos desencarnam e parece que regrediram, mas a verdade é que não avançaram efetivamente. Por exemplo, aquela filha que matou o pai e a mãe para ficar com a herança. Os pais ainda não estão recuperados. Provavelmente ela foi morta por eles em outras encarnações e agora veio para ficar junto deles, mas acabou se vingando. Mas o plano da sua encarnação não foi para vingança, foi para conviver com eles durante uma encarnação, mas os tóxicos eram muitos e as relações ficaram envenenadas. Eles virão novamente para ficar juntos, e virá um tempo em que virão para ficar juntos na pobreza, pelo menos a riqueza não será motivo para mortes.

14 de Julho de 2013

        Hoje veio novamente Maria Catiço, apos a realização do "evangelho no lar", para dar sua contribuição, pois há tempos que ela não vem.

Falou bastante, e pedia para que fizessemos perguntas. 


Falou sobre a mulher, que é o portal da vida, sendo a vagina o portal por onde entra e sai a vida humana. O espírito que vai reencarnar, aproxima-se do pai, para produzir o material genético da sua matéria, liga-se a este e através do "portal" encontra o material genético da mãe, o óvulo, e ocorre a concepção. (Lembremos que existem outras concepções sobre o assunto). Maria Catiço foi mãe que, num acesso de loucura provocado pela bebida e pela miséria, matou seus dois filhos. Isto lhe causa muita dor e hoje trabalha intensamente  para progredir espiritualmente e preparar nova encarnação em bases mais seguras. Contou que trabalha muito nos hospitais onde crianças desencarnam, para conduzí-las aos mundos mais elevados. Nesses desencarnes necessita também confortar as mães que perderam seus filhos, e as angústias, mágoas, e revolta são muito grandes e então ela converte esses sentimentos em sangue, um sangue diferente, sangue doente, que se derrama na sua saia, por isso ela diz que "pisa em sangue". Sua saia tem a barra vermelha para indicar esse fato. Trabalha há muito tempo nesse ofício e não sabe como, nem quando vai sair dele. Mas disse que já não lhe acrescenta muito esse ofício. Comparou-o ao meu sofrimento no trabalho como professor, mas que eu me considere feliz por isso, porque eu tenho a liberdade de largar esse trabalho e também ele terá um fim, seja por aposentadoria ou morte. Portanto que eu exerça esse ofício com alegria,  e não com mágoa e mau humor. Se o fizer alegre, posso conseguir sair dele mais rapidamente.
Ela contou uma passagem de seu trabalho como guia espiritual, porque nós seriamos bons ouvintes de estórias. Esse fato ocorreu quando ela estava em cuidados de uma criança que terminava seus dias por caisa do cancer. Os pais da criança eram frequentadores de um centro de umbanda e já sabiam como seria o desenlace. Uma vez os integrantes do centro foram visitar o garoto no hospital, e lá estava a Maria Catiço. Havia um médium jovem no grupo, acho que havia começado naquela semana. Esse médium foi também ao hospital e durante a visita, logo  ao adentrar à sala, viu a Maria Catiço e passou a perguntar para ela alguns detalhes sobre o garoto enfermo. Os outros viam-no falar mas não viam a Maria, que era um espírito em trabalho naquele local. Então ficou sabendo que a criança desencarnaria naquele momento. O jovem médido foi esclarecido de que falava com um espírito pelo próprio espírito Maria Catiço. A comoção foi muito forte para todos. Posteriormente esse médium trabalhou incorporando a Maria Catiço também.

FILHO DE OBALUAYÊ

   Para chamar minha atenção ao fato de eu não haver firmado vela nem saudação na tronqueira para fazer o evangelho, ela disse que, por ser filho de Obaluayê, não dou muita importância a rituais devido à proteção da couraça de palhas contra as baixas vibrações dos eguns, mas nem todos são pouco sensíveis assim e que eu fizesse um sacrifícios para por luz na tronqueira, porque isso facilita o trabalho dos exus guardiões.(Isso foi uma preparação para a bronca que viria depois pelo "Seu Sete Chamas". Pois fiz um envangelho no lar sem acender luz na tronqueira e começado com um mal estar devido aos cânticos. Isso causou problemas e invasão de eguns).
    Disse que filhos de Obaluyê têm a proteção das palhas grossas, pois também ele conduz as almas dos eguns dos cemitérios para serem tratados nos ambientes espirituais, e não se intimida com suas ameaças nem se emociona com seus gemidos. Também seu aspécto atemoriza, pois tem a cabeça e o tronco coberto de palhas longas, que ocultam seu olhar e fica sendo um mistério a ação desse orixá. E foi por causa dessa proteção que eu consegui levar um jovem dependente químico para fazer um tratamento com ayahuaska e kambo na cidade de Sorocaba. Ela disse que muitos eguns que não queriam que ele sarasse, tentaram impedir o tempo todo essa tarefa, mas que não senti esse impedimento, porque tinha escudo (de palha)e também muitos protetores me ajudando. Felizmente a viagem foi muito tranquila e junto foi também a mãe do jovem, que no último momento resolveu tomar a vacina kambo para se livrar do tabagismo. Eles gostaram muito dessa atividade e uma nova expectativa positiva surgiu para esse jovem e sua mãe. 

4 comentários:

  1. Tre interesa artikolo, sed mi devas tion pripensi.
    Mielon la homaro de pratempoj uzadis kiel medikamento, sed nun...
    Koran saluton sendas, Piotr menciita en artikolo, Ĝis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de ler este artigo, com muito respeito deixo algo para ser refletido a Luz da Bíblia, que é a Palavra de Deus. Ao homem é dado somente uma chance, depois disso o juízo. Hebreus 9:27 . Portanto o conceito de reencarnação feito a Luz da Bíblia é jogado por terra.

      Excluir
    2. Não nos interessa sua colocação sobre bíblia , pois não seguimos sua religião . Logo , não temos a sua opinião . O mundo é diversificado , há quem pense diferente da senhora .

      Excluir
    3. Essas respostas não estão ligadas ao comentário acima de 18 de setembro de 2013. São apenas comentários independentes! Cxi tiaj 2 respondoj ne konektigxas al komento de 18 de agosto de 2013. Gxi estas nur sendependaj komentoj erare posxtita kiel Respondo. Korekte estus se posxtita sube kiel Adicii komenton.

      Excluir