31 de agosto de 2008

Os Diabos vão à Festa


No passado dia 23 de Agosto, Amarante celebrou a festa "C'os Diabos".
Trata-se da comemoração do regresso a casa em 1915, por acção do Presidente da Câmara de então, Dr. António Lago Cerqueira, depois de um exílio forçado em Inglaterra.
Foi uma bonita festa de cor e alegria que atraiu milhares de pessoas e é já um cartaz turístico.

Entretanto, mexendo nas "coisas velhas", encontrei esta fotografia do Mestre Eduardo Teixeira Pinto, dos anos 60, onde se mostra os preparativos de um carro alegórico onde estão os Diabos e 3 belos figurantes vestidos a preceito e preparados para "ir para a festa".
PB

Austin A 90 Atlantic Convertible (1948-1952)


Humberto Delgado em Amarante

Homenagem da AAAA ao General Humberto Delgado
50 anos depois de um dia histórico

Em 8 de Junho de 1958 houve eleições Presidenciais em Portugal sendo candidato do regime Amércio Tomás, surgindo como candidato da oposição Humberto Delgado.
As eleições foram uma fraude generalizada com o poder de Salazar a silenciar pela força os seus opositores, acabando mesmo por assassinar Humberto Delgado em Espanha por uma brigada da Pide, a 13 de Fevereiro de 1965.
Em 22 de Maio de 1958, Humbero Delgado, a caminho de Trás-os-Montes, esteve em Amarante onde teve um verdadeiro banho de multidão.
Na foto vemos Humberto Delgado junto ao monumento a Lago Cerqueira onde proferiu um discurso.

Frederico Delgado Rosa é neto de Humberto Delgado e publicou o livro "Humberto Delgado - Biografia do General Sem Medo", onde na pag 671 refere: "A primeira paragem foi a vila de Amarante, "um baluarte da democracia", onde "todo o comércio e a indústria fecharam as portas e milhares de pessoas exteriorizaram sos seus sentimentos dentro da maior ordem". Ao percorrer a Rua 31 de Janeiro, de pé no automóvel descapotável, Humberto Delgado quase sufocou na densa chuva de pétalas lançadas dos varandins, conforme recordaria nas suas memórias e as fotografias poeticamente comprovam."


A obra apresenta uma fotografia do banho de multidão na rua 31 de Janeiro com a legenda "chuva de pétalas em Amarante".

"O automóvel descapotável" era um Austin A 90 Atlantic Convertible, tinha matrícula FL-16-12, e segundo informação recolhida junto do Sr Aristides Ribeiro, era propriedade do sr Manuel Ribeiro, da Lixa, e era conduzido pelo Sr José Pinheiro.

O Austin A 90 Atlantic Covertible tinha um motor de 2.660 cc, 4 cilindros e 4 velocidades, foi produzido entre 1948 e 1952, atingindo uma produção de 8.000 veículos.

As fotos que apresentamos são da Foto Arte/Mestre Eduardo Teixeira Pinto, sendo que as duas primeiras foram reproduzidas a partir do livro "Humberto Delgado em Amarante ou a carta aberta", de Pedro Alvellos, Amarante, 1984.

PB

V Salão do Automóvel Antigo do Vale do Sousa

A 13 e 14 de Setembro vai ter lugar a 5ª edição do Salão Automóvel do Vale do Sousa.
A AAAA vai organizar para os seus associados uma visita no dia 13, sábado, com entrada gratuita para os associados que se façam transportar nos seus clássicos.
A partida será às 14.30 horas no Parque junto às Piscinas Municipais, e o regresso às 18.30h.
Apareça.

24 de agosto de 2008

De Amarante à capital da Lusitânia, em sidecar - 3

O Vale do Douro, visto de Mesão Frio.
AMARANTE - TRANCOSO, 2008.06.11
Partimos de Amarante pela manhã, debaixo de um sol radioso, e tomamos a N101 em direcção a Mesão-Frio. Aqui, no entroncamento com a N108, temos o primeiro (re)encontro com a impressionante paisagem do Alto Douro; e seguimos, serpenteando a par do rio, até à Régua.
Primeira paragem, para tomar um café, no bar da Estação da capital vinhateira.
Estacionado sob a protectora sombra do arvoredo, frente à esplanada, o sidecar atrai a curiosidade dos passantes e algumas fotos. Acabo por ser abordado por uma senhora lisboeta e pelo seu amigo, turista americano, apaixonado por motocicletas e - segundo diz - possuidor de várias Harley, que quer saber onde se arranja uma coisa daquelas para levar para casa. Entabulamos uma animada conversa e esclareço-os que, actualmente, não faltam nos EUA importadores e aficionados destas máquinas de Leste. Na realidade, assiste-se ultimamente nos States a um verdadeiro culto coleccionista relativamente a estes engenhos do antigo país dos sovietes - espécie de espólio simbólico e nostálgico da "guerra fria" mantida durante quase toda a segunda metade do séc. XX com o seu extinto (ou hibernante?) "inimigo de estimação".

Bom, fim da pausa para o café. Programamos o GPS para a rota mais curta com destino a Penedono - aqui tenho de confessar que nunca preparámos minimamente os itinerários... - e arrancamos para a estrada que vai para o Pinhão.
O tempo está óptimo; a estrada, plana, segue suavemente a margem esquerda do Douro; e a Dnepr desliza sem esforço, com um agradável e tranquilizador ronronar do motor.
Estamos quase à vista do Pinhão quando, inesperadamente, o GPS dá indicação para cortar à direita para uma estrada secundária. Ainda hesito, mas, não há dúvida: a geringonça de posicionamento por satélite é peremptória quanto à direcção a tomar... e lá seguimos, obedientemente, para Valença do Douro, com seguimento para Castanheiro do Sul.
Chegados aqui, somos obrigados a parar por alguns momentos, pois tanto a moto como o condutor estão a arfar. Só a "pendura" se mantém, serena, no seu berço, do qual não faz, sequer, menção de sair para esticar as pernas. Os últimos quilómetros foram sempre a subir, a subir, curvas e contra-curvas, o motor a exigir frequentes mudanças de caixa e o calor a apertar; mas tudo compensado pela imponente e original paisagem dos socalcos de xisto e vinha da mais antiga região demarcada do Mundo: verdadeiros monumentos ao empreendedorismo visionário - sem o qual nunca teriam acontecido - e ao trabalho hercúleo de gente humilde - sem o qual nunca teriam sido feitos!
Com a esperança de termos atalhado alguns quilómetros, seguimos pela mesma estrada para Penedono, onde chegamos já com a hora do almoço avançada. Ainda se arranjam umas costeletas de vitela grelhadas - excelentes, por sinal - e a digestão é feita a deambular pelo encantador centro desta vila medieval e a visitar o seu castelo, digno da morada de uma qualquer bela adormecida, tão fantasistas são as suas linhas.

Castelo de Penedono, com o Pelourinho em primeiro plano.


Esta é a terra do Magriço - um dos Doze de Inglaterra - filho do alcaide de Trancoso, senhor de Penedono, cavaleiro andante especialista na barrela da honra de damas desvalidas - a acreditar em Camões... - que com o mesmo empenho com que seu pai e seu irmão investiam a lança contra o Sarraceno - com o firme propósito, dizia-se, de dilatar a Fé - também ele ia de pronto desancar em torneio um qualquer cavaleiro britânico; sem dúvida, com o firme propósito de, no mínimo, lhe dilatar alguma parte do corpo em que conseguisse acertar.

Custa-nos deixar Penedono com tanto por ver, mas o fim da jornada ainda está longe e a tarde avança. Mais uma vez, socorremo-nos do GPS para escolher o caminho mais curto até Marialva (26 km), que nos leva a uma breve passagem pela cidade da Mêda e nos introduz no "planalto das lendas".


Marialva

Marialva - aldeia histórica - é um caso sério, pela positiva, de preservação e recuperação do património edificado. As suas origens mais remotas são atribuídas à cidade Aravor, fundada pelos Túrdulos (onde é que os amarantinos já ouviram isto...?) no séc. VI a.C. Seguiram-se-lhes os Romanos, os Godos e os Árabes, que terão dado à cidadela o nome de Malva - transformado em Marialva aquando da sua reconquista por D. Fernando Magno de Leão, em 1063. A partir do séc. XIII, os Judeus começam a fixar-se em Marialva e, no reinado de D. Manuel, formam mesmo uma judiaria. D. Afonso V dá o título de Conde Marialva a D. Vasco Coutinho - irmão do Magriço - em 1440.


E muito mais haveria a saber sobre a história de Marialva se não estivéssemos tão ocupados a encher os sentidos com a atmosfera das ruelas, das cangostas e de todos os recantos onde a força das pernas nos conseguiu levar.

As intervenções arquitectónicas mais recentes são, em regra, de uma qualidade assinalável, sem mimetismos pitorescos, mas também sem descabidas manifestações egóticas. O equilíbrio, a sensibilidade, o respeito pela História e o rigor da modernidade, são, felizmente, a marca dominante das obras que vemos - um caso de referência!

Entretanto, o céu começa a encobrir-se com pesadas nuvens vindas de noroeste e caem mesmo, espaçados, alguns gossos pingos de chuva.

A perspectiva de apanharmos com uma valente carga de água - nada agradável para um motard, mesmo em três rodas - faz-nos ponderar a hipótese de encontrar alojamento no local. As "casas de campo" (TER) disponíveis são de topo de gama e com preços correspondentes, mas não nos garantem o abrigo da nossa montada. A "pendura", forreta e empenhada em cumprir a etapa do dia - pudera, tem o pára-brisas e o tonneau do carrinho... - é de opinião que nos façamos à estrada. E assim fazemos, em andamento vivo, para sul, procurando fugir à intempérie.

As muralhas de Trancoso

Chegamos a Trancoso - secos - ao entardecer. Foi um longo dia, cheio de emoções - e ainda não acabou...
JM

Chrysler dos bombeiros S. João da Pesqueira






Os Bombeiros de S. João da Pesqueira têm em muito boa conta o seu património automóvel de tal modo que em frente ao seu quartel têm este belo Chrysler e um carro fechado de marca Opel.
Vale a pena atentar nos pormenores como o interior, nos manómetros, nos pedais, nos cromados, nos tampões das jantes. Um belo exemplar.
Há por aí muitos excelentes carros clássicos na posse dos bombeiros. Conhece algum?

PB

21 de agosto de 2008

De Amarante à capital da Lusitânia, em sidecar - 2

Sidecar DNEPR MT 16
A nossa máquina
Como estamos num blogue sobre automóveis antigos, será de bom tom iniciar esta série de pequenas crónicas de viagem pela apresentação do nosso veículo. Trata-se de um sidecar - motociclo com carro lateral, na definição legal portuguesa - Dnepr MT16 fabricado em finais da década de 1980 na (então) URSS; mais concretamente, em Kiev, na Ucrânia.

O Dnepr MT16 é uma das últimas versões civis de um engenho concebido inicialmente para fins militares no dealbar da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Com efeito, Molotov, Ministro das Relações Exteriores de Estaline, prevendo o inevitável confronto com as tropas de Hitler, tratou de dar réplica (em todos os sentidos do termo) aos sidecars BMW e Zundapp que tão eficazes se revelavam na táctica da blitzkrieg (guerra-relâmpago) nazi. Foram então instaladas linhas de fabrico especificamente destinadas à produção em larga escala dos sidecars militares soviéticos - em tudo idênticos aos modelos alemães. A principal dessas linhas situou-se em Irbit, bem no interior da Rússia, na região dos Montes Urais (cordilheira que divide a Europa da Ásia), e viria a dar origem à IMZ (marca Ural). Finda a guerra, e já por volta de 1960, o grosso da produção militar é transferida para Kiev, nas margens do rio Dnepr (lê-se denieper). Aqui nasce a KMZ, onde ainda hoje e com escassa evolução tecnológica são fabricados os motociclos Dnepr.

O Dnepr MT16 tem um motor de 4 tempos, refrigerado a ar, de 2 cilindros horizontais opostos com 649 cm3, que desenvolve uma potência máxima de 37 cv às 5250 rpm. A caixa é de 4 velocidades + marcha-atrás e a transmissão final, por cardan, faz-se também à roda do carro lateral. A velocidade máxima é de 120 km/h (nunca por mim atingida...) mas é aconselhável não ultrapassar os 90 km/h em cruzeiro. A esta velocidade, o consumo pode rondar os 7 l/100 km.

Em termos de condução, um sidecar não se parece com nada: nem com uma moto, nem com um carro, nem sequer com uma moto-4. Um sidecar é um veículo assimétrico: na geometria, na maneira de curvar, na forma como trava... A sua condução requer uma atenção especial e alguma prática; mas, depois de adquirido o necessário à-vontade, é extremamente aprazível.
Quanto à experiência de viajar como passageiro no side, li algures que, para se gostar, é necessário ter pelo menos uma das seguintes qualidades: ser romântico, destemido... ou completamente inconsciente! Não sei bem em qual delas se encaixa melhor a minha mulher, mas tem-se revelado uma "pendura" entusiasta.
JM
(A seguir, a 1.ª etapa: Amarante-Trancoso)

20 de agosto de 2008

I EXPOSIÇÃO DE AUTOMÓVEIS ANTIGOS


I Exposição de Automóveis Antigos - Amarante
14 de Setembro de 2008

Programa

14.00 h - Partida do Parque Estacionamento das Piscinas Municipais para passeio pelo concelho.

Trajecto: Amarante; EN 15 até Alto da Lixa, Serrinha, Árvores, Ataíde, Campo da Feira com neutralização de 15', Real, Manhufe, Pidre, Fregim (EN 211), Amarante.

15.30 h - Exposição dos automóveis participantes no Parque do Ribeirinho.

18.30 h - Fim da Exposição.

INSCRIÇÃO GRATUITA

Participe e traga um amigo!

Próximo evento: II PASSEIO DAS VINDIMAS, dia 28 de Setembro.

De Amarante à capital da Lusitânia, em sidecar - 1

Desde que participámos, em Março deste ano, num encontro ibérico de motos clássicas e sidecars, com passeio por Terras de Basto, a minha mulher e eu ficámos a sonhar com uma verdadeira viagem, digna desse nome, no nosso velho sidecar Dnepr.
Assim, logo que tivemos uns dias de férias, em Junho, resolvemos aparelherar o nosso "motociclo com carro" e partir à descoberta de algumas das aldeias históricas, castelos e fortalezas da Beira Interior.
A nossa ideia era percorrermos a zona raiana beirã e chegarmos às Termas de Monfortinho, para uns dias de descanso - sim, que isto de conduzir estes arcaicos engenhos puxa um bocadinho pelo físico!... Mas, para ser franco, conhecendo a caprichosa mecânica da Dnepr, a expectativa de alcançarmos o nosso objectivo sem precalços era algo reduzida.
Sem stress: adaptámos um GPS e uma tomada (de isqueiro) à moto, para ligar aquele e manter os telemóveis "carregados"; repartimos a bagagem pessoal por duas mochilas ligeiras, prontas a carregar às costas se necessário; arrumámos uma tenda e dois sacos-cama sobre o pneu sobressalente, para qualquer eventualidade; e lá partimos, com fé em S. Cristóvão... e na assistência em viagem!
Afinal, o nosso velho sidecar não só se portou magnificamente, levando-nos alegremente até ao destino programado, como nos deu ânimo para ir um pouco mais além... como me proponho relatar nas próximas notas de viagem.
JM

18 de agosto de 2008

1914 . Automóvel de Aluguer





Isota Fraschini 1911, modelo B 28


35 CV, motor à frente, 4 cilindros. Ignição por magneto de alta tensão. 4 velocidades. Peso 1.110kg. Admite-se que possa ter sido este o primeiro carro de aluguer de Amarante


A um século de distância, é espantoso ler as reacções das pessoas aos primeiros contactos com o automóvel, conhecer as primeiras sensações das primeiras viagens, o alvoroço com a chegada de um automóvel a uma aldeia ou vila do interior, ou a forma de ultrapassar as primeiras avarias.

Um dia falaremos do livro "A Beira (num relâmpago)" onde Teixeira de Pascoaes conta o passeio que em 1915 o levou até Arganil relatando as sensações que o assaltaram na relação com a paisagem e o movimento.

Hoje ficaremos por Amarante trazendo um relato publicado no jornal amarantino "O Pirolito" que teve como primeiro director Alberto Lima e editor e proprietário José Navega e teve redacção e administração na Rua 31 de Janeiro, 106.

No seu nº 7, de 4 de Novembro de 1914, publicava "O Pirolito" a seguinte notícia:


AUTOMÓVEL DE ALUGUER


Os amarantinos estavam ansiosos por ter um destes veículos de aluguer para transportar mais cómoda e rapidamente.

No Hotel Príncipe há um magnífico e luxuoso automóvel, um valente Isota Fraschini que nos levou no sábado, cécere, à Lixa. Ao volante ía o seu proprietário, o hábil e arrojado Macedo que S. Gens acima fazia sibilar o vento noso ouvidos como em dia de grande carnaval. Devido à perícia do chauffeur, ou ao ir connosco o Abade da Lomba, o certo é que fomos e viemos sem o menor incidente.

Ao Macedo, pela iniciativa que teve, um chi muito apertado.


PB

Faltam 10 para os 100

Já só faltam 10 sócios para chegarmos aos 100.
Colabore e traga mais um amigo.

Últimos sócios:
88 – David Manuel Pinto Ribeiro
89 – Luís Fernando Teixeira Silva
90 – Agostinho José da Silva Ribeiro

16 de agosto de 2008

Parceria com a Casa Museu Acácio Lino

A Direcção da AAAA e a Casa Museu Acácio Lino, representada pelo Arqto Rui Brochado, estabeleceram no passado dia 11 um acordo de princípio para a criação de uma parceria entre as duas instituições que, entre outras iniciativas, irá permitir a realização dos "Encontros de Clássicos na Casa Museu Acácio Lino", de Março a Julho, no primeiro sábado de cada mês.
No âmbito desta parceria está ainda o apoio à criação de um espaço museológico de automóveis clássicos.
Brevemente daremos mais informações.

15 de agosto de 2008

Galeria de Fotos 12 - Anabela Matias











Já aqui publicamos 2 fotos de carros de praça de S. Gonçalo cedidas pela Prof. Anabela Matias que no seu blog (http://www.anabelapmatias.blogspot.com/) fez um simpático apelo para a divulgação de fotografias antigas de Amarante com carros antigos.


Entretanto, publicou um conjunto de fotos diversificadas do arquivo familiar dos anos 40 a 60, com carros dos bombeiros, passeios à neve no Marão, um acidente junto à estação de comboio, e exibição de troféu de prova desportiva (?) que aqui reproduzimos com gosto e com o agradecimento devido.

PB

Galeria de Fotos 11 - Lancia Stratos no Marão (1976)


Sandro Munari no Rali de Portugal Vinho do Porto 1976 Troço do Marão
Fotografia de Mário Machado

O Lancia Stratos foi o primeiro automóvel desenvolvido para a competição não resultando da adaptação de uma modelo em produção pelo que se pode considerar como "o primeiro verdadeiro carro de ralis".
O Stratos resultou de um concept-car desenhado por Marcelo Gandini para Bertone apresentado no Salão de Turim de 1970. Cesare Fiorio acreditou no conceito e com o apoio de Gian Paolo Dallara desenvolveu um projecto revolucionário.
Dotado com o potente motor do Ferrari V6 de 2,4 litros, com 270 cv, montado em posição central e com a caixa acoplada, foi imbatível em asfalto.
Foi campeão do Mundo em 1974, 75 e 76 estando a ele associados os nomes de pilotos como Sandro Munari, Bernard Darniche e Bjorn Waldegaard.
Sandro Munari venceu o Rali Vinho do Porto em 1976 com quase 3 minutos de vantagem sobre o Toyota Celica de Ove Andersson, ano em que Mêquêpê, em Opel Kadett GTE de grupo 1 conseguiu um excelente 3º lugar da geral, à frente do Stratos de Rafaelle Pinto.

A 1ª fotografia do Lancia Stratos, autografada por Sandro Munari, é no Safari, terreno onde a par do RAC o super carro italiano nunca venceu.
A 2ª fotografia com o Lancia Stratos da Alitalia foi tirada pelo nosso amigo Mário Machado no troço do Marão, na Sapinha como gostamos de dizer, e revelada no laboratório do Mário onde, recordo, as tinas de revelação e de fixação eram as embalagens da marmelada que o pai vendia na mercearia.
PB

Estradas do Douro e Trás-os-Montes



Por volta dos anos 50 a Livraria Lello, do Porto, editou um conjunto de volumes sobre as Estradas de Portugal.
O volume nº 9, da responsabilidade de Sant'anna Dionísio e Raul Proença, deu especial tratamento às "Estradas do Douro e Trás-os-Montes", com mapas de Bastos Lima e fotos da Fotografia Beleza.
A proposta de viagem começa pela ligação do Porto a Amarante, seguindo-se a ligação de Amarante a Vila Real. Trata-se de uma edição de elevada qualidade, com referências cuidadas aos locais de passagem e, sobretudo, com um conjunto de fotos "expressamente tiradas para esta publicação pela Fotografia Beleza" de grande qualidade.
Depois a viagem segue de Vila Real a Chaves, de Chaves a Bragança, por Vinhais, de Bragança a Miranda do Douro, por Vimioso, de Mirandela a Mirandela, por Mogadouro e Macedo de Cavaleiros, de Mirandela a Vila Real, de Mirandela a Chaves, por Valpaços, de Chaves a Venda Nova (Braga), por Sapião (Boticas) e barracão (Montalegre), de Valpaços a Arco de Baúlhe, fafe e Guimarães, pela Padrela e Vila Pouca de Aguiar.
Deixamos aqui a capa e página que mostra a qualidade dos mapas.
Uma excelente proposta para um dos passeios do próximo ano.
PB

14 de agosto de 2008

Galeria de Fotos 10 - Largo de S. Gonçalo

Largo de S. Gonçalo por Eduardo Teixeira Pinto

Esta é uma das muitas fotografias fantásticas do Mestre Eduardo Teixeira Pinto.
Trata-se de uma fotografia designada "Últimos", tirada no Largo de S. Gonçalo nos anos 50, com uma máquina Rolleicord V com uma objectiva Xenar 3,5, com uma exposição do diafragma 11, obturador 2 minutos, usando película Kodak Tri-x.
Com esta fotografia Eduardo Teixeira Pinto concorreu ao Concurso de fotografia "Popular Photography", em Nova Iorque, no ano de 1956.
Os Últimos são Joaquim Coelho Oliveira, Maurício Machado e Luisinho do "Osório".
Os carros são os táxis dos irmãos Queirós.
PB

Galeria de Fotos 9 - Táxis em Amarante

Memória/Memórias - Amarante
Fotografia de não sei quem
"Da esquerda para a direita: Belchior, Rodrigo, não sei, Américo Sabacho, Ismael."
In http://www.anabelapmatias.blogspot.com/

Calças Arregaçadas - Largo de S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Não Sei Quem
In www.anabelapmatias.blogspot.com

Com a devida autorização e o natural agradecimento, apresentamos duas fotografias belíssimas de táxis de Amarante da Praça de S. Gonçalo, propriedade de familiares seus, publicadas por Anabela Magalhães no seu blog.
PB

13 de agosto de 2008

Galeria de Fotos 8 - Neve no Marão

Voltamos a apresentar um postal da Pousada do Marão, editado pela Confeitaria Amarantina de Alcino dos Reis (da colecção do autor), de cor sépia, impresso na Neogravura, Lda, Lisboa.

Trata-se do nº 9 de uma colecção de dez postais promocionais da Pousada do Marão, editados nos anos 40, e tem a seguinte legenda: "Pousada do Marão sob o manto alvo de neve" e pode ver-se junto ao acesso à Pousada um camião em dificuldades e o um automóvel que nos parece ser um Citroen "arrastadeira".
PB

12 de agosto de 2008

Exposição de Automóveis Antigos - 14 de Setembro

A Direcção da AAAA reunida em 11 de Agosto aprovou o programa da "Exposição de Automóveis Antigos" que se realizará no próximo dia 14 de Setembro.
Do Programa consta um passeio cujo trajecto começa no Parque das Piscinas Municipais, com partida pelas 14.00 horas.
Os participantes seguirão pela EN 15 até ao Alto da Lixa, Serrinha, Árvores, virando depois para Ataíde e Vila Meã regressando por Real, Manhufe, Pidre, Fregim, pela EN 211, até Amarante, onde deverão chegar pelas 15.30h.
Os carros ficarão em exposição entre as 15.30 e as 18.30h, no Parque do Ribeirinho.

A inscrição é gratuita e aberta a sócios e não sócios da AAAA.

Pretende-se que esta "I Exposição de Automóveis Antigos" seja uma festa pelo que lançamos o desafio a todos os associados para que convidem para participar outros possuidores de clássicos.

Está também em marcha o "II Passeio das Vindimas" que se realiza no dia 28 de Setembro. Brevemente divulgaremos o programa deste sempre animado passeio. Reserve já a data.

Faltam 12 sócios para chegarmos aos 100.

10 de agosto de 2008

Galeria de Fotos 7 - Rua Cândido dos Reis anos 30

O postal apresentado (da colecção do autor) pertence a uma edição de 29 postais da Casa das Lérias dos anos 30, publicado sob o nº 28.
De cor sépia, foi impresso na Alemanha, e tem a legenda "Rua Cândido dos Reis - Á direita a Casa das Lérias e outros doces da Confeitaria Amarantina de Alcino Reis". Não identifica a autoria do cliché embora nesta colecção aparecem os primeiros clichés do fotógrafo amador Joaquim Teixeira Pinto que iniciou a actividade em 1930.
Trata-se de um postal curioso por representar a localização inicial da Casa das Lérias/Confeitaria Amarantina, no edifício anterior aos dos Correios, mesmo ao lado da Casa Branco, e em frente do Grande Hotel Silva e próximo da última localização que haveria de ter a partir de meados de 40.
Igualmente curioso é o automóvel parado em frente à Casa Branco de que não conseguimos identificar a marca e modelo.
Aqui fica mais um desafio para os nossos amigos especialistas em automóveis antigos deste período.
PB

Galeria de Fotos 6 - Largo do Arquinho



O postal apresentado (da colecção do autor) é o nº 5 de uma colecção de 24 postais editados nos anos 30 pela Casa das Lérias, com cliché de Fotografia Alves, de Chaves, e representa o "movimento" do Largo Conselheiro António Cândido no final dos anos 20 princípio dos anos 30.
Para além das casas do lado direito do postal, entretanto demolidas, destacamos os 2 automóveis que admitimos sejam táxis da Praça do Arquinho e 3 motas.
Ajude-nos a identificar as marcas e os modelos dos carros e das motas.
PB

9 de agosto de 2008

Galeria de Fotos 5 - "Máquinas" na Pousada


Atravessar a Serra do Marão foi durante décadas uma verdadeira aventura.

A ligação entre o litoral e interior fazia-se quase exclusivamente pela Estrada Nacional 15 que ligava Amarante a Vila Real. Por aqui passava todo o tráfego de ligeiros e pesados de mercadorias, num traçado sinuoso, apertado onde as condições climatéricas contribuíam muitas vezes para que esta travessia fosse um verdadeiro tormento. Falamos da chuva, do nevoeiro e, muitas vezes, de nevões que impedia o trânsito.

Em contraponto, as belezas da Serra do Marão permitiam a alguns agradáveis passeios que muitas vezes terminavam em merendeiros prolongados e bem regados no Viveiro das Trutas, ou na Senhora de Moreira.

Nos anos 40, apareceu a Pousada do Marão num arrojado projecto cheio de clarividência servindo de pausa e de refúgio para os aventureiros destas travessias.

Por alturas de nevões, como ainda hoje, o Marão virava autêntica romaria.

A comprovar o que vem de ser dito apresenta-se um postal (da colecção do autor) de uma edição da Casa das Lérias de Alcino dos Reis dos anos 40 com o título: "Pousada do Marão - Um dia de movimento" em que podemos ver um conjunto de "grandes máquinas" no Parque da Pousada.

PB

Galeria Documentos 1 - 1º Carro em Amarante






Publicamos documento de especial importância para a história do automóvel em Amarante. Trata-se da acta da Câmara Municipal de Amarante de 13 de Outubro de 1927 onde se faz uma referência expressa à entrada em Amarante a 2 de Setembro de 1900 do primeiro automóvel. Faz ainda referência à entrega de "quadro com um gráfico do 1º automóvel trazido para Amarante.

Transcrevemos o texto completo:


"Carta ofício do Sr. António Celestino de Vasconcellos, fazendo à Câmara a oferta de um quadro com um gráfico do 1º automóvel trazido para Amarante e bem assim a fotografia de um triciclo com carrinho apenso, um e outro que foram propriedade do oferente podendo a Câmara assim contribuir para a história do automobilismo neste paíz onde tal locomoção tinha muito poucos adeptos à data da entrada do 1º automóvel nesta Vila de Amarante em 2 de Setembro de 1900. "Resolvido agradecer a interessante oferta a qual terá bom cabimento no Muzeu municipal d'arte e história regional que esta Câmara Municipal deseja organizar na primeira oportunidade. Esta Comissão aproveita o ensejo de pedir a colaboração de todos os que para tal fim queiram oferecer a esta Câmara objectos de valor artístico ou histórico, sobretudo de carácter regional, os quais ella aceitará com muito reconhecimento."



Infelizmente, não foi possível encontrar este importante documento. Agradecemos eventuais informações sobre este assunto.


PB
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Galeria de Fotos 4 - Carlos Alves


Carlos Alves foi sempre um grande apaixonado pelos carros e motas pertencendo a uma geração de luxo de Amarante onde se recorda, entre muitos outros, o Zé Soares, o Arlindo Bastos, e o Luís Abreu.

O Carlos começou por fazer um Mini Cooper S vermelho para as gincanas muito em voga na época, que "voava baixinho" e que mais tarde foi para o Manel Pop, da Lixa.
Depois foi o Datsun 240Z, carro do dia a dia em que pôs um arco de segurança e com o qual fez os Iniciados.
A seguir foi a grande aventura de fazer com o Té Tuna, e toda a "malta" da Diabolique (Kikas, Salgado, Pereira, entre outros), um Ford Escort dos "bravos", como diria o Fifé.
Lembro-me que todas as noites íamos ver o andar dos trabalhos nas oficinas da empresa do pai, junto ao actual estádio municipal.
E quando ficou pronto, parecia de fábrica, o ar racing com os alargamentos do grupo 4, o som daquele motor...
E íamos todos em romaria vê-lo passar vezes sem conta para os locais combinados. Um deles era a curva do Nosso Café feita a descer. Espantoso. Inesquecível.
O navegador era o Fernando Silveira. Bons tempos!!!
O Carlos fez bons resultados neste excelente carro - DM-39-05 - numa altura em que pontificava o Joaquim Santos, no Escort da Diabolique, o Carlos Bica, o Joaquim Moutinho, e o Rui Lages.
Este Escort haveria de ser vendido para o António Coutinho que, com sucesso, fez nele os Iniciados sagrando-se campeão.
Depois o Carlos haveria de dar espectáculo no Opel 1904. Mas fica para outro dia
PB

Galeria de Fotos 2 - João Vasconcelos


O pintor João Vasconcelos, da Casa de Pascoaes, era um apaixonado por bons carros, tendo tido alguns belíssimos exemplares.

Hoje apresentamos uma fotografia de um belíssimo Alpine A 110 1600, cedida por seu filho João Vasconcelos.

Este carro tem história, muita história e muitos se lembrarão dele, sobretudo quando o "Joãozinho" o parava junto ao Café Bar, provocando autênticas romarias de curiosos.
Tinha nessa altura 11 ou 12 anos e recordo o fascínio e o espanto de todos os que pela primeira vez viam um carro pequeno, tão pequeno que pareceia de brincar, azul França, diferente de todos, belo de morrer. E ninguém ficava indiferente quando o Joãozinho arrancava e subia a 5 de Outubro e a Teixeira de Vasconcelos.
Também por essa altura Amarante teve a possibilidade de ver os carros de ralis da equipa oficial que ganharam o Tap em 71 e 73, quer durante os treinos que nesse tempo eram diferentes do que é hoje, quer nas passagens pelo troço do Marão e na neutralização em Amarante.
Lembram-se: Nicolas, Darniche e Therier.
Que saudades dos ralis daqueles tempos!
Este carro, AF-35-18, segundo informação disponível em várias fontes (nem toda confirmada), foi matriculado em Portugal em 3 de Abril de 1973 e foi um dos 20 que permitiram a homologação do motor 1605 cc, sendo que 16 foram entregues à Renault e só 4 a clientes particulares.
Este veio para Portugal para um membro da família Pereira Coutinho rumando depois a Amarante.
Mais tarde, este carro foi vendido e fez o 8º Rali Tap 1974 com António Borges, com o nº 55.
Depois seria comprado por Júlio Parente que o utilizou em várias provas de rampas e clássicos.
Em 2001 foi comprado por Pedro Sena da Silva que procedeu a um rigoroso restauro do carro na "Companhia dos Clássicos".
Dispõe de um motor 1.774cc, com 170 cv, velocidade máxima de 220 Km/h, sendo um dos melhores e mais valiosos exemplares Grupo 4 existente na actualidade, com um valor estimado muito acima dos €100.000.

PB