28 de outubro de 2008

Passeio AAAA Por Terras d' Além Douro

Bonito cartaz para o Passeio por Terras d' Além Douro da autoria do Carlos Gallo.

27 de outubro de 2008

100 Associados - Parabéns à AAAA

Pouco mais de um ano após a sua constituição, a nossa AAAA acaba de atingir o belíssimo número de 100 associados o que demonstra a sua vitalidade e a justificação do seu aparecimento para agregar todos aqueles que nesta região gostam de automóveis antigos.
Certa disso, a Direcção lançou uma campanha de angariação de novos associados que acaba de alcançar o objectivo pretendido. Obrigado a todos os novos associados e a todos aqueles que deram o seu contributo para alcançar este êxito.
O associado nº 100 é o Sr Almerindo Cardoso. Parabéns.
Foram ainda admitidos os seguintes associados a quem cumprimentamos e damos as boas vindas:
Nº 99 - Artur José de Menezes Moreira da Fonseca;
Nº 100 - Almerindo Cardoso;
Nº 101 - Clube de Veículos Clássicos de Estremoz.

Passeio AAAA Por Terras d' Além Douro

"O Passeio Por Terras d' Além Douro", a 23 de Novembro, é a próxima iniciativa da AAAA e a última do programa de actividades de 2008.
Este evento terá, para além da grandiosidade do Rio Douro, uma vertente de cariz mais marcadamente cultural, com passagem por Mesão Frio e Régua, seguindo depois para a Murganheira, Salzedas, e Ucanha, com visita à Casa do Paço Dálvares. Segue-se a passagem por S. João de Tarouca a caminho de Lamego e da Sra dos Remédios onde será servido o almoço no Restaurante Parque.
A partida será dada do Mercado Municipal pelas 9.30h. A chegada à Casa do Paço Dálvares está prevista para as 11.00h onde haverá uma visita guiada e uma prova de vinhos e espumantes. Depois da visita à belíssima Ucanha a comitiva rumará a Lamego e à Sra dos Remédios onde será servido o almoço.
Inscrições (Na sede, Sr Hugo Cardoso)
Preço (inclui Visita guiada e prova de vinho e espumante e almoço)
Até 15 de Novembro
Crianças até 10 anos: €10; A partir de 11 anos: €20
A partir de 16 de Novembro
Crianças até 10 anos: €11; A partir de 11 anos: €23
Não perca este Passeio por Terras d'Além Douro.

26 de outubro de 2008

AAAA na Expo Classicos - Guimarães


Conforme anunciado, no post anterior, a Associação esteve presente na 1ª Expo Clássicos que decorreu no Pavilhão Multiusos de Guimarães, espaço acolhedor totalmente preenchido por expositores, nacionais e estrangeiros, amadores e profissionais de restauro, peças, miniaturas automobilia, literatura etc., todos evidentemente , ligados ao tema clássicos. Na área reservada aos Clubes coube à nossa Associação a boxe nº 7 onde o Rilley bem como o cartaz de apresentação da Associação estiveram expostos nos dias 25 e 26 de Outubro. Por lá passaram centenas de pessoas que mostraram curiosidade quer por Amarante quer pela nossa "mascote", o Rilley, que ficou bem na fotografia.

AA

21 de outubro de 2008

AAAA na Expo Clássicos - Guimarães

No próximo fim-de-semana (25 e 26 de Outubro) realiza-se no Multiusos de Guimarães a "Expo Clássicos - 1º Salão de Automóveis e Motos Antigos de Guimarães".

A organização está a cargo da Tempo Livre, Associação Comercial e Industrial de Guimarães e Clube de Automóveis Antigos de Guimarães, econta com cerca de uma centena de expositores, mostras temáticas e passeios. A Expo Clássicos terá à disposição do público veículos, peças, acessórios, miniaturas, livros, brinquedos e outros artigos e serviços relacionados com automóveis e motos.

Durante dois dias, vai respirar-se o ambiente dos velhos tempos e dos clássicos, estando confirmadas mostras temáticas de “Indian Motorcycle (Clube Portugal)”, “Volvo PV 544”, carros antigos de socorro e a realização de passeios de clássicos da Universidade do Minho e da “Bicavalaria do Minho”. A Expo Clássicos terá a participação de expositores de várias zonas do País e da vizinha Espanha.

Os clubes estarão representados pelo Clube de Automóveis Antigos de Guimarães, 4 Clube Portugal, Associação Amarante Automóveis Antigos, Associação dos Amigos dos Carochas de Aveiro, Bicavalaria do Minho – Clube 2cv e derivados, Clube Automóvel Antigo e Clássico de Braga, Clube de Automóveis Clássicos de Basto, Clube do Automóvel Antigo e Clássico de Vila Nova de Famalicão, Clube dos Mercedistas, Clube Fiat Portugal, Clube Mini de Portugal, Clube Oval Azul - Automóveis Antigos Clássicos Ford, Clube Português do Automóvel Antigo, Clube W123 Portugal, Confraria Amigos 4L, Indian Motocycle Clube Portugal, Núcleo de Motociclismo Antigo Grupo Desportivo Cavalões e Vespa Clube de Guimarães.

A Expo Clássicos estará aberta ao público das 10 às 23 horas do dia 25 de Outubro (sábado) e das 10 às 19 horas do dia 25 (domingo).

A entrada custará 2,5 euros (2,25 para portadores do Cartão Jovem Municipal de Guimarães), sendo gratuita para menores de 12 anos, maiores de 65 e deficientes.

19 de outubro de 2008

O Alba na Taça Cidade do Porto 1953



Grelha de partida da Taça Cidade do Porto 1953. Na 1ª Linha, o FAP de Abílio Barros (nº4), o Alba de Corte-Real Pereira (nº1) e o FAP de Fernando Palhinhas (nº3).
Dos 20 inscritos, 13 eram carros portugueses: 5 DM para Elísio de Melo, Duarte Lopes, José Ferreira Baptista, Júlio Simas, e Ferreira da Silva; 4 FAP para Fernando Palhinhas (pai), Abílio Barros, Henrique Prata, e Esteban Oliveira; 2 Alba para Corte-Real Pereira e Nunes dos Santos; 1 PE para Matos Gil; 1 ETNERAP para João Castelo Branco.
Destaque para a inscrição de Jean Redelé, em Renault 4 cv, futuro criador da Alpine.

Momento da glória para o Alba de Francisco Corte-Real Pereira

Foto do Alba

Foto do interior do ALBA exposto no Museu do Caramulo

Fotos do Alba

Fotografias da Taça Cidade do Porto ACP 1953 onde se pode ver o ALBA de Corte Real Pereira em plano de destaque. Nesta corrida participaram ainda 3 FAP (Abílio Barros, Henrique Prata e Palhinhas Pai) e 3 DM, todos de fabrico nacional.





16 de outubro de 2008

Alba - Um carro português II

O Alba é um dos mais importantes automóveis portugueses de competição tendo sido concebido e construído por António Martins Pereira, dono da Indústria Metalúrgica Alba, de Albergaria-a-Velha.

Ao todo foram construídos 5 carros sendo que apenas um, o que vemos na foto do post anterior, o OT-10-54, teve um motor Alba. Os outros tiveram motor Fiat e do Peugeot 203.

O motor Alba era um quatro cilindros com um diâmetro e curso iguais de 78 mm, 1500 cc, duas árvores de cames à cabeça, duas válvulas por cilindro, duas velas por cilindro, distribuidores movidos directamente pelas árvores de cames e bloco e cabeça construídos em alumínio. Este motor foi fundido e acabado na Fábrica Alba.

O primeiro Alba foi desenhado e construído sobre um chassis Fiat 508 C, em 1952, com um motor Fiat de 1089 cc. Em 1954, foi construído o motor Alba para, nas palavras de Martins Pereira, "ganhar aos Porsches que eram os mais velozes da época."

15 de outubro de 2008

Alba - Um carro português






Fotos recolhidas do site www.portalclassico.com

Lembra-se do nome de algum carro português?

Se lhe perguntasse pelo nome de uma marca de automóveis portuguesa, que resposta daria?
- Hummm, não me estou a lembrar. Não reconheço nenhuma.
Esta seria a resposta da maioria dos portugueses.
Alguns, quando muito, ainda se lembrarão dos jipes UMM.
Pois bem, há carros portugueses... muitos e, alguns, bons e bonitos!
Primeiro, na década de 30, foi Eduardo Ferreirinha, do Porto, a construir o lindíssimo EDFOR, e mais tarde na década de 50, surgiriam várias marcas de automóveis portugueses que disputavam os lugares nas grelhas de partida das corridas nacionais.
Para se ter uma ideia, na Taça Cidade do Porto de 1953, disputada no circuito da Boavista (perímetro de 7.407 m), dos 13 pilotos que alinharam na categoria B, 8 corriam em carros de concepção portuguesa, cujas marcas passamos a referir: FAP, ALBA, DM e PE.
A vitória pertenceu a Corte Real Pereira, num ALBA, à média de 120,6 Km/h.
Iremos tentar dar algumas informações destas marcas começando pelos ALBA (um exemplar exposto no Museu do Caramulo), marca que surgiu do impulso de António Augusto Martins Pereira, filho do proprietário da metalúrgica ALBA, de Albergaria-a-Velha.
Depois, falaremos do MARLEI, marca de Mário Moreira Leite, também do Porto, carros que está exposto no Museu dos Transportes e Comunicações, e por aí adiante.

14 de outubro de 2008

Galeria de Fotos - Denzel Roadster de António Herédia


O associado e amigo Mário Pinto cedeu-nos esta belíssima fotografia de um dos muitos ralis que passavam em Amarante nos anos 60.
A foto é certamente de seu pai, o grande fotógrafo Eduardo Teixeira Pinto a quem rendemos aqui a nossa singela homenagem pela sua brilhante carreira.
O local é claramente a Rua Joaquim Leite de Carvalho, junto ao "Nosso Café", vindos provavelmente dos lados de Celorico de Basto, depois de fazerem a Senhora da Graça e a Cabreira.
Admitimos, pelos carros junto à Praça de Táxis e pelo próprio carro de ralis que estaremos nos anos sessenta.
Quantos ao mais, desconhecemos; o carro, o piloto e a prova.
Alguém que saiba destas coisas pode ajudar-nos?
PB
Em 9 de Agosto publicamos este post. Mais tarde, o mesmo Mário Pinto disse-nos que talvez fosse um Denzel do António Herédia.
A boa notícia é que é mesmo um Denzel Roadster 1300, um carro construído na Áustria por Wolfgang Denzel, com algums semelhanças com o VW e o Porsche 356.
O motor era um 1281 cc com 52 cv, havendo uma versão competição com 1290 cc e 64 cv, utilizando dois carburadores Solex 40 PH-4.
O Denzel venceu em 1954 o Alpine Rally. Terão sido fabricados 350 exemplares tendo a produção cessado em 1959.
Em Portugal, António Bandeira Herédia correu com este competitivo carro, sendo provavelmente o carro e o piloto da fotografia, um exemplar de 1954 com que recentemente apareceu no Festival do Caramulo. Repare-se na foto nas jantes de 15".
Fica ainda a correcção de que se trata de um rali dos anos cinquenta.
Voltaremos proximamente a este Denzel Roadster e ao tema dos carros de fabricação portuguesa, Edfor, Alba, Marlei.

12 de outubro de 2008

Rali de Portugal Histórico 2008


Vitória para José Grosso e João Sismeiro

A dupla vencedora em Ermelo

José Grosso e João Sismeiro (BMW 2002) venceram a 3ª edição do Rally Portugal Histórico, conseguindo, deste modo, defenderem-se da melhor forma dos ataques dos seus principais adversários, mantendo uma vantagem amealhada no segundo dia e que se revelou preciosa.
Para José Grosso, «Foi uma prova muito dura, na qual sabíamos que era importante começar bem. Foi isso que procurámos fazer e a vantagem conseguida no segundo dia de prova acabou por se revelar decisiva. Tivemos pequenos problemas, sobretudo a nível da bomba de óleo, que nos desconcentraram um pouco e quase nos fizeram perder o nosso avanço, mas tudo acabou bem, pois forçámos de novo para penalizar o mínimo possível e conseguir garantir o triunfo. Foi bom, porque já precisava de um triunfo assim, depois de duas participações em que não fui feliz.»
A presença maioritária de pilotos espanhóis entre a 106 equipas que alinharam na prova ficou ainda bem evidente na classificação final provisória, com Aitor Pereda a fazer um último dia de prova muito bom, conseguindo chamar a si a segunda posição e relegar o seu compatriota Jose Zarate para a quarta posição, depois deste último ter comprometido as suas aspirações nas passagens pelas provas de Sintra.
Quem beneficiou com tudo isto foi Nuno Rodrigues, que concretizou uma notável recuperação iniciada na segunda etapa, e que conseguiu ainda chegar ao último lugar do pódio, depois de uma actuação em que justificou amplamente a sua terceira posição final.
Este último dia de prova foi amargo para as pretensões de Aníbal Rolo, que largara de Viseu no segundo lugar. Partindo os cabos do acelerador na prova do Kartódromo de Fátima, o piloto do Datsun 240Z seria forçado a abandonar no final da primeira ronda pelas provas de Sintra, depois do motor ter cedido.
Pedro Jerónimo, vencedor do ano passado, terminou agora na quarta posição, sendo ainda de assinalar a espectacular etapa feita pelo belga Jose Lareppe, que conseguiu uma recuperação notável, que o levaria à sexta posição final.
De destacar o grande sucesso que a prova constituiu, com os concorrentes muito agradados com estes quatro dias vividos em belas paisagens portuguesas e reconfortados por uma notável moldura humana ao longo da noite de Sintra.
Classificação final provisória:
1.º José Grosso-João Sismeiro (BMW 2002), 434,8 pontos;
2.º Aitor Pereda/Victor Garay (Alfa Romeo 1750 GTV), a 12,6;
3.º Nuno Rodrigues-Ana Queiroz (BMW 2002), a 25,9;
4.º Jose Zarate-Diego Gonzalez (Porsche 911), a 42,4;
5.º Pedro Jerónimo/Carlos Hipólito (Porsche 911), a 29,4;
6.º José Lareppe-Joseph Lambert (Opela 1904 SR), a 90,5;
7.º Juan Breda-Angela Hoz (Ford Escort), a 110,7;
8.º Paulo Grosso-Susana Cordeiro (Ford Escort), a 125,1;
9.º Gustavo Martel-Nicolas Sanchez (Porsche 911), a 149,7;
10.º João Mexia Leitão-Nuno Machado (Porsche 911), a 215,8."

Rali de Portugal Histórico 2008 - Dia 3

José Grosso-João Sismeiro mantêm a liderança!
José Grosso-João Sismeiro (BMW 2002) defenderam da melhor forma a sua liderança no Rally de Portugal Histórico ao longo do 3º dia da prova que passou por lugares emblemáticas de outros tempos como as zonas da Freita, Marão, Senhora da Graça e Lamego, onde houve a neutralização da etapa.
José Grosso não foi o mais regular nesta fase, mas dos pilotos que ocupavam os lugares cimeiros acabou por ser o que menos penalizações averbou, o que lhe permitiu dilatar o seu avanço sobre os adversários.
As grandes “vítimas” foram João Mexia Leitão que partindo de Viseu na segunda posição acabou por cair para o 11.º posto da geral, e ainda Paulo Grosso, que depois de ocupar a sexta posição, também acabou por sair do “top ten”.
Em sentido oposto, referência para a boa etapa de Aníbal Rolo que ascendeu ao 2º lugar da geral, pelo espanhol José Zarate, sem dúvida autor da “performance” do dia, subindo do 8º para o 3º lugar, e para Nuno Rodrigues, que já ocupa a 5ª posição.
Classificação no final da 3ª etapa:
1.º José Grosso-João Sismeiro (BMW 2002), 237.8;
2.º Aníbal Rolo-António Caldeira (Datsun 240 Z), a 27,9;
3.º Jose Zarate-Diego Gonzalez (Porsche 911), a 42,4;
4.º Aitor Pereda/Victor Garay (Alfa Romeo 1750 GTV), a 49,9;
5.º Nuno Rodrigues-Ana Queiroz (BMW 2002), a 52,7;
6.º Gustavo Martel-Nicolas Sanchez (Porsche 911), a 62,0;
7.º Pedro Jerónimo/Carlos Hipólito (Porsche 911), a 62,2;
8.º Raymond Horgnies-Robert Vanderorst (Opel Manta), a 78,6;
9.º José Luís Nunes-José Marques (Alfa Romeo 2000 GTV), a 89,6;
10.º Miguel Martin-Alvarez Pestana (Opel Kadett GTE), a 103,4.

10 de outubro de 2008

Fotos Rali de Portugal Histórico 2008 VI

Fim de festa!








Fotos Rali de Portugal Histórico 2008 V

A Diferença, ou a tradição que vem de longe...







Fotos Rali de Portugal Histórico 2008 IV

Navegadores conhecidos

Pedro Roriz

Fifé/Filipe Fernandes

Nuno Rodrigues da Silva

Fotos Rali de Portugal Histórico 2008 III




... Vistos de qualquer lado!


Fotos Rali de Portugal Histórico 2008 II

Muitos, lindos e... bons

Aníbal Rolo/António Caldeira

José Ortiz Zarate/Diego Gonzalez

Nuno Rodrigues/Pipa Queirós

Fotos Rali Portugal Histórico nas Fisgas I

Delegação da AAAA foi ver o Rali de Portugal Histórico 2008 às Fisgas


O Director da Prova, Pedro Barbosa da Gama, com a delegação da AAAA

Os primeiros na estrada: José Grosso/João Sismeiro

Pedro Jerónimo/Carlos Hipólito

João Mexia Leitão/Nuno Sales Machado

Rali de Portugal Histórico 2008 - Dia 2

José Grosso - João Sismeiro lideram no final do segundo dia (5ª feira)

Como se esperava, os 391,2 Km percorridos da segunda etapa do Rally de Portugal Histórico, entre Tomar e Viseu, com dez provas de regularidade, acabaram por trazer alguma alterações importantes na classificação, com a dupla José Grosso-João Sismeiro (BMW 2002), a ascenderem ao comando, embora numa altura em que as classificações estejam longe de se encontrarem definidas.
As grandes vítimas desta etapa foram João Queiroz, que liderava no final do primeiro dia, e obrigado a parar com um triângulo de suspensão partido no seu BMW 2002, e Jean Pierre Nicolas, com a caixa de velocidades do Alpine Renault encravada, na sequência de uma ligeira saída de estrada protagonizada pelo vencedor do Rali de Portugal de 1971.
Muito regular ao longo deste segundo dia de prova, José Grosso conseguiu construir uma vantagem de 24,1 pontos sobre João Mexia Leitão, com o segundo classificado de 2007 já numa excelente posição, numa altura em que o rali se encaminha para a sua fase decisiva. O espanhol Aitor Pereda também esteve em plano de particular realce, conseguindo uma prestação no conjunto das provas disputadas que o colocou no último lugar do pódio provisório, com um escasso avanço de 1,3 pontos sobre Pedro Jerónimo, o vencedor da edição do ano passado.
De salientar ainda o equilíbrio pontual entre Aníbal Rolo, Paulo Grosso e Nuno Rodrigues, com este último a protagonizar uma bela recuperação, entrando de forma decidida para os dez primeiros da geral
Classificação no final do segundo dia: 1.º José Grosso-João Sismeiro (BMW 2002), 1.51.8; 2.º João Leitão-Nuno Machado (Porsche 911), a 24,1; 3.º Aitor Pereda/Victor Garay (Alfa Romeo 1750 GTV), a 33,9; 4.º Pedro Jerónimo/Carlos Hipólito (Porsche 911), a 35,2; 5.º Aníbal Rolo-António Caldeira (Datsun 240 Z), a 40,9; 6.º Paulo Grosso-Susana Cordeiro (Ford Escort), a 42,7; 7.º Nuno Rodrigues-Ana Queiroz (BMW 2002), a 49,7; 8.º Jose Zarate-Diego Gonzalez (Porsche 911), a 53,4; 9.º Miguel Otegui-Norberto Fernandez (Mercedes Benz 450 SLC), a 55,6:; 10.º Gustavo Martel-Nicolas Sanchez (Porsche 911), a 76,0; etc.
O REGRESSO DA NOITE DE SINTRA
Amanhã, a quarta etapa larga de Viseu pelas 08.30 horas com passagem por Arganil, decorrendo a primeira neutralização do dia no Montalto, entre as 12.20 e as 14.15 horas. Segue-se uma PRS no Kartódromo de Fátima (1,9 Km), pelas 17.55h, entrando os participantes em parque fechado até às 20.00 horas.
Será depois a ligação para o reviver da noite de Sintra e dos inesquecíveis troços da Lagoa Azul e da Peninha, que obrigarão a um andamento bastante vivo para evitar fortes penalizações. A passagem do primeiro concorrente está prevista para cerca das 22.45 horas e entre as duas rondas haverá um reagrupamento na Praça da Maratona do Autódromo do Estoril, entre as 23.40 e as 00.20 horas.
A chegada à Marina de Cascais está agendada para as 01.30 horas de domingo, dia 12, no final de um longo dia de competição, com 622,11 quilómetros percorridos, 201,43 dos quais em provas de regularidade.
A prova conclui-se com o slalom na Marina de Cascais, a partir das 10.35 horas de domingo, disputada por ordem inversa à da classificação geral.
Hoje o Rali de Portugal Histórico andou pelo Marão e Alvão e contou com a presença de uma delegação animada da AAAA.
Ainda hoje publicaremos algumas fotografias.

9 de outubro de 2008

Rali de Portugal Histórico 2008

De 8 a 12 de Outubro estará na estrada o Rali de Portugal Histórico que reune mais de uma centena de carros que fizeram as delícias dos ralis dos 60 e 70.

"Família Queiroz comanda no final do primeiro dia

João e Marta Queiroz (BMW 2002) chegaram a Tomar, no final do primeiro dia da terceira edição do Rally de Portugal Histórico, como comandantes da prova, justificando, deste modo, o papel de potenciais candidatos ao triunfo de que eram apontados à partida.Esta etapa de abertura, que ligou o Autódromo do Estoril a Tomar, incluiu uma prova de regularidade por sectores (PRS), na distância de 11,82 Km (três voltas à pista) e a primeira prova de regularidade absoluta (PRA), num percurso que totalizava 194,64 Km.Aníbal Rolo-António Caldeira (Datsun 240Z) foram os mais eficazes nas três voltas ao circuito, seguidos de muito perto por José Grosso-João Sismeiro (BMW 2002) e por João Queiroz.No entanto, a prova de regularidade disputada nas proximidades de Tomar possibilitou a Queiroz a ascensão ao primeiro lugar, com os vencedores da edição do ano passado, Pedro Jerónimo-Pedro Hipólito (Porsche 911), a terem igualmente uma bom início de competição e a ascenderem ao segundo lugar, à frente de José Grosso, que fechava um pódio provisório.No entanto e face aos poucos quilómetros de provas realizados, as diferenças eram ainda muito escassas, embora seja de salientar que os principais interessados ao triunfo final começaram de imediato a demonstrar os seus predicados.Hoje, quinta-feira, os concorrentes saíram de Tomar pelas 08.30 horas para a segunda etapa, com 391,2 Km, com uma PRS (1,96 Km) no Kartódromo de Poiares, pelas 11.45 horas. A neutralização da hora do almoço terá lugar no Luso, entre as 12.30 e as 14.30 horas, e chegada a Viseu está agendada para as 19.00 horas, depois de efectuadas 9 PRA, somando 147,67 Km."

Amanhã, 6ª feira o Rali andará pelos nossos lados, fazendo o troço do Marão a partir das 10.15h.

Quem puder, a não perder.


Jean-Luc Thérier, Alpine A 110, troço de Quiaios, 1973

3 de outubro de 2008

Passeio das Vindimas / CACBasto



Pedem-nos os nossos amigos de Celorico de Basto para divulgarmos junto dos nossos associados o seu Passeio das Vindimas que terá lugar no próximo domingo:

O Clube de Automóveis Clássicos de Basto organiza a 1ª edição do Passeio das Vindimas, no dia 5 de Outubro (Domingo).
As inscrições são limitadas.
O preço por pessoa é de 21€, inclui:- Bilhete para visita ao Museu Automóvel de Fafe- Almoço (Comida e bebida à descrição)Ementa: Entradas variadas / Presunto na tábua / Uma vitela no espeto / Vinho verde novo / Caldo verde- Animação musical
Crianças até aos 10 anos de idade não pagam; Crianças dos 10 aos 15 anos pagam 10.50€;
Quem estiver interessado em participar pode utilizar os seguintes contactos:962 446 915936 798 499961 909 954
classicosdebasto@gmail.com
Para mais informações visitar: