sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Prefeitura do Recife divulga serviços para o Carnaval 2013, conta com 550 agentes de trânsito

A Prefeitura do Recife divulgou os serviços que serão disponibilizados para o folião durante as semanas de carnaval e pré-carnavalesca. Em coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (30), representantes das oito secretarias envolvidas na organização da festa destacaram as principais ações que serão postas em prática nos principais pólos da capital pernambucana.
Turismo e Lazer
Para o turista e para o recifense, a Central do Carnaval, no Armazém 14, no Marco Zero, vai ficar à disposição das 16h às 22h, entre os dias 2 e 7 de fevereiro. Entre os dias 8 e 12, durante o carnaval, o centro de serviços vai ficar aberto das 16h até a meia-noite.  Lá, o folião vai encontrar setores de achados e perdidos, informações turísticas, fraldário, caixas eletrônicos, arena gastronômica, recreação infantil, distribuição de preservativos, coleta seletiva, atendimento à imprensa e delegacia. A inauguração da Central do Carnaval vai acontecer na sexta-feira (1º), com pocket shows de Gustavo Travasso, Naná Vasconcelos, Nena Queiroga, Ricardo Alegria, entre outros artistas que se apresentarão nos palcos recifenses ao longo da programação.
Saúde
A Secretaria de Saúde vai disponibilizar postos avançados do Samu, com equipe completa e unidade móvel. O ponto fixo será no Marco Zero, disponível entre os dias 8 e 12 de fevereiro, sempre entre as 19h às 7h, com reforço especial durante o Galo da Madrugada, no sábado de Zé Pereira. "Postos fixos estarão distribuídos ao longo do percurso. Os pontos vão contar com equipes completas do Samu, com ambulância e suporte básico para remoção se necessário", explica Camila Matos, secretária executiva de Saúde do Recife. Um helicóptero do Samu fará ponto na Estação Central do Metrô, no bairro de São José, área central do Recife.
Na prevenção, os turistas e recifenses vão usufruir da distribuição gratuita de 800 mil camisinhas masculinas, 10 mil preservativos femininos e lubrificantes. Testes rápidos de HIV poderão ser realizados na Praça do Arsenal, no Pólo do Ibura e em unidades do Posto de Saúde da Família de Casa Amarela e Jardim São Paulo. O resultado fica pronto em cerca de uma hora.
Também será mantido o Projeto Mais Saúde no Carnaval 2013, para conscientização sobre o uso de álcool e outras drogas, além da substituição de recipientes de vidro por garrafas de plástico. Técnicos da Vigilância Sanitária vão observar manuseio e comercializaçao de comidas e bebidas durante os festejos na cidade.
Bases do Samu na folia:
- Marco Zero (Avenida Alfredo Lisboa)
- Avenida Dantas Barreto (em frente ao Edifício San Rafael)
- Rua Matias de Albuquerque (calçada do Edifício Trianon)
- Praça Sérgio Loreto
- Rua 1º de Março (em frente à Policlínica Centro)
- Pátio do Carmo
Estacionamento
Serão disponibilizadas 1.272 vagas de estacionamento gratuitas no Bairro do Recife, como medida inédita no Carnaval do Recife. Além das 600 vagas do governo municipal, outras 347 estarão no prédios do Tribunal Regional Federal (TRF) e mais 325 no prédio do Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Eles funcionarão 24 horas por dia, de sexta (8) a quarta (13).
Trânsito
Quinhentos e cinquenta agentes de trânsito estarão presentes nos principais pólos de animação do Recife. Para o desfile do Galo da Madrugada, um efetivo de mais 200 agentes estarão responsáveis pelo fechamento das avenidas que fazem parte do percurso do bloco nos bairros de São José, Santo Antônio e Boa Vista, a partir das das 20h da sexta-feira (8).
"A CTTU está presente desde o dia 5 de janeiro na montagem das estruturas e vamos estender os serviços até o dia 20 de fevereiro, com operações especiais relacionadas ao trânsito", afirma o gerente de operações da CTTU, Wagner Rodrigues. Ele explicou que, este ano, o shopping Riomar também vai contar com o serviço de Expresso Folia, colaborando para diminuir o fluxo de veículos particulares que desejam chegar ao centro da cidade e disponibilizando ônibus para levar os foliões. "Ano passado, os Expressos da Folia transportaram mais de 20 mil pessoas para o bairro do Recife. Isso evita o trânsito, que já fica bastante complicado nessa época do ano", detalha. Ao todo, serão 51 veículos saindo dos shoppings Riomar, Tacaruna, Plaza e Boa Vista. A tarifa por pessoa é de R$ 4, ida e volta.
A Central de Trânsito também montou postos de táxi-evento, específicos para a folia. Ao todo, através de um convênio entre as prefeituras do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata e Camaragibe, estarão disponíveis mais de 7.800 veículos. Duas linhas de ônibus terão o itinerário ampliado para o Galo da Madrugada. A linha San Martin/Lagoa do Araçá/Boa Viagem vai contar com 15 veículos e a linha Campo Grande-Afogados terá 17 ônibus em atividade. Ao todo, serão 70 viagens durante o desfile.
Infraestrutura e serviços urbanos
Cerca de 1.165 garis estarão no centro da cidade entre a sexta-feira (8) e a Quarta-feira de Cinzas (13) para garantir a limpeza e higiene dos grandes pólos. Na área de iluminação, foram instalados 5 mil metros de rede de eletricidade, 1.055 projetores e 35 quilômetros de 'gambiarras'.
Segurança
Durante a semana pré-carnavalescas, 50 guardas municipais vão reforçar a segurança na Praça do Arsenal, Marco Zero e Pátio de São Pedro. Durante o Carnaval, serão mais 200 homens, sendo 90 deles destinados aos pólos descentralizados da cidade. De acordo com o comandante da Guarda Municipal do Recife, Flávio Romárico, a guarda estará presente em praticamente todos os trabalhos específicos apresentados. "Estaremos em quase todos. Vigiância Sanitária, Central do Carnaval, Galo, estacionamentos, entre outros".
Desenvolvimento e Planejamento Urbano
Como forma de apoio aos artesãos e comerciantes de bebidas e alimentos, o Programa de Desenvolvimento do Artesanato (Prodarte) vai convidar 30 artesãos para comercializar adereços produzidos por eles na Central do Carnaval, no Marco Zero. O comércio de produtos alimentícios vai funcionar próximo aos pólos do Bairro do Recife e nos pólos descentralizados de Brasília Teimosa, Ibura, Nova Descoberta, Chão de Estrelas, Jardim São Paulo, Várzea, Casa Amarela, Bomba do Hemetério e Alto José do Pinho
Desenvolvimento Social e Direitos Humanos
Para promover os direitos humanos durante o carnaval, a Prefeitura promove ações como o Baile Municipal da Pessoa Idosa, no dia 5 de fevereiro, no Chevrolet Hall; o Bloco "Me Segura Se não eu caio", para pessoas com necessidades especiais, na Praça da Torre, no dia 6 de fevereiro; o Dia da Diversidade, um encontro público LGBTT no dia 9 de fevereiro, com shows no pátio de São Pedro; e a Central de Direitos, aberta na Central do Carnaval. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Rita Suassuna, toda a programação é para garantir o direito de brincar e respeitar. "Vamos atuar ativamente nas campanhas contra exploração sexual, trabalho infantil e no combate à homofobia, para sensibilizar a população", afirma.
Apoio financeiro
Por fim, a Prefeitura anunciou que realizou o pagamento da primeira parcela de apoio a 309 agremiações carnavalescas nesta quarta-feira (30). Foram mais de R$ 1.151.813 distribuídos para seis associações que representam as agremiações. São elas: Associação de Maracatus de Baque Solto, Associação Carnavalesca de Caboclinhos e índios de Pernambuco, Federação das Escolas de Samba de Pernambuco, Federação Carnavalesca de Bois, Bonecos e Afins, Associação Musical de Areias e Associação de Maracatus Nação de Pernambuco. A segunda parcela será paga no dia 1º de março para aquelas que prestarem contas do uso do dinheiro deste primeiro recurso.
Fonte: G1 portal de notícias Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário